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11 de mar. de 2013

GABARITO AP1 - 1º ANO - HISTÓRIA E SOCIOLOGIA


Ap1 - sociologia
Questão 01)  
O Renascimento representou uma ruptura com o pensamento predominante na Idade Média. Assinale a alternativa que melhor caracteriza essa situação.

a)     As universidades surgiram com o Renascimento. Desde o início, elas estiveram envolvidas com a produção do conhecimento.
b)     O latim foi abandonado, sendo substituído pelo inglês, predominante entre os escritores renascentistas de toda a Europa.
c)      Somente após o movimento renascentista, os europeus entraram em contato com as obras da Antiguidade clássica. Inclusive os monges ignoravam a cultura helênica, restringindo-se à literatura sacra.
d)     Os renascentistas acreditavam que a verdade era revelada, sendo, portanto, mais uma questão de fé do que de investigação.
e)     Para os renascentistas, o homem deveria ser o centro de tudo, em oposição ao pensamento medieval, que privilegiava o teocentrismo.

Gab: E

Questão 02)  
O Renascimento na Europa foi marcado pelo desenvolvimento de ideias, tais como:

a)     o antropocentrismo e a preocupação com o individualismo.
b)     o teocentrismo associado ao mecenato.
c)      a escolástica e o naturalismo.
d)     a negação completa da existência de Deus e o individualismo.
e)     o racionalismo associado aos valores da aristocracia rural.

Gab: A


Questão 03)  
Pode ser entendida como uma característica do chamado Humanismo, desenvolvido durante a Renascença, em contraposição à perspectiva medieval, especificamente na Península Ibérica, a atitude favorável à

I.     observação e à experiência.
II.    contestação da autoridade papal e da unidade da fé.
III.   laicização dos princípios morais.
IV.  livre leitura e interpretação da Bíblia.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

a)    I, apenas.
b)    II e IV, apenas.
c)    II, apenas.
d)    III, apenas.
e) todas estão corretas.

Gab: A

Questão 04)  
Maquiavel é considerado o fundador da ciência política. Das alternativas a seguir, assinale aquela em que o enunciado NÃO corresponde ao seu pensamento.

a)    Maquiavel torna a política autônoma ao desvinculá-la da ética e da religião.
b)    Maquiavel procurou explicar as lutas políticas não pela vontade divina mas pelas contradições entre os interesses humanos.
c)    Para Maquiavel a unidade política era fundamental para a grandeza de uma nação.
d)    Maquiavel desenvolve em sua teoria política as normas que definem o bom regime e as virtudes do bom governante como um bom democrata.
e)    A grande novidade do pensamento de Maquiavel está na sua reavaliação entre ética e política, pois apresenta uma moral laica e estabelece a autonomia da política.

Gab: D
Questão 05)  
Três maneiras há de preservar a posse de Estados acostumados a serem governados por leis próprias; primeiro, devastá-los; segundo, morar neles; terceiro, permitir que vivam com suas leis, arrancando um tributo e formando um governo de poucas pessoas, que permaneçam amigas. Sucede que, na verdade, a garantia mais segura da posse é a ruína. Os que se tornam senhores de cidades livres por tradição, e não as destroem, serão destruídos por elas. Essas cidades costumam ter por bandeira, em suas rebeliões, tanto a liberdade quanto suas antigas leis, jamais esquecidas, nem com o passar do tempo, nem por influência dos favores que receberam.
Por mais que se faça, e sejam quais forem os cuidados, sem promover desavença e desagregação entre os habitantes, continuarão eles a recordar aqueles princípios e a estes irão recorrer em quaisquer oportunidades e situações.
(Nicolau Maquiavel. Publicado originalmente em 1513. Adaptado.)

Partindo de uma definição de moralidade como conjunto de regras de conduta humana que se pretendem válidas em termos absolutos, responda se o pensamento de Maquiavel é compatível com a moralidade cristã. Justifique sua resposta, comentando o teor prático ou pragmático do pensamento desse filósofo.

Gab:
Em O Príncipe, seu mais famoso escrito sobre política, Maquiavel rompe com a moralidade cristã. Na obra, Maquiavel apresenta uma visão da política essencialmente realista — portanto, pragmática —, colocando os objetivos da ação política para além das restrições impostas pela moralidade cristã, que a via como uma forma de “fazer o bem”. No fragmento apresentado percebe-se o caráter pragmático de suas ideias, bem como na opinão sobre o próprio sentido da política (uma vez que se dedica a aconselhar sobre formas de obter e preservar o poder).



Questão 06)  

A reflexão histórica e social e a ciência política (...) nasceram juntas no Renascimento, num encontro que não foi meramente casual. Desse mesmo cruzamento de interesses nasceria uma outra corrente de pensamento tão original quanto ousada: os utopistas. As obras mais notáveis nesse gênero são a Utopia (1516), de Thomas Morus, entre outras...
(Nicolau Sevcenko, O Renascimento)
       Explique quais são as idéias contidas na obra de Thomas Morus.
Gab: Trata de uma comunidade ideal e imaginária, na qual os homens vivem com fartura e em paz e com o poder centralizado e pautado pela racionalidade.

Questão 07)  
De acordo com o que foi estudado em sala de aula, explique como é que o homem se torna humano.
Gabarito:
Através da aprendizagem, pois ele não nasce humano, adquire a humanidade com a convivência com os outros indivíduos.
Questão 08)  
Explique como foi o processo de mudança do conhecimento mítico para  o “milagre grego” . Quais foram as transformações ocorridas nesse processo até atingir o Renascimento.
Gabarito:
Nos primordios da humanidade o conhecimento mítico explica a vida e os fenômenos da natureza, mas no período clássico com o “milagre grego” a razão pasou a imperar, sendo submetida novamente na Idade Média ao universo mítico, teocentrismo, perdendo espaço na Idade Moderna , com o Renascimento para a razão novamente.

Questão 09)
Explique como a burguesia se apropriou do conhecimento científico para seu próprio beneficio na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.



Questão 10 )
Diferencie o saber Laico do saber Teológico. Na passagem da Idade Média para a Moderna, qual saber passou a ser predominante, por quê?

laico = leigo conhecimento que se distancia das questões míticas e teológicas. 

Argumentar a como pensamento teocêntrico foi perdendo espaço para o saber científico.

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HISTÓRIA
Questão 01)  
A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que  (1,0)

a)      no início da domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características desejáveis.
b)     a produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio natural com fins produtivos.
c)      a grande concentração de plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de sedentarização das populações.
d)     no processo de domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial.
e)     a chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações sociais escravistas.

Gab: D

Questão 02)  

Observe o mapa abaixo.


Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com as diversas hipóteses de origem do homem americano. (1,0)
a)     O mapa justifica a hipótese de o homem americano apresentar características mongolóides ou pré-mongolóides, povos oriundos da Mongólia e Sibéria que penetraram no continente americano pelo Estreito de Bering.
b)     Segundo o que demonstra o mapa, o homem chegou à América em migrações esporádicas, navegando pelo Pacífico, vindo da Ásia, Polinésia Oceania.
c)     Segundo o mapa, o homem americano é Autóctone, ou seja, surgiu no próprio continente, embora não exista nenhum fóssil anterior ao Homo Sapiens Sapiens.
d)     Observando o mapa, fica evidente que o Ser Humano não chegou no continente americano pelo oceano Atlântico, apesar de esse ser o caminho mais curto .
e)     No continente sul-americano, o fóssil mais antigo é de uma mulher conhecida por Luzia, encontrada em 1975 próximo a Lagoa Santa/MG, datada de 11500 anos.

Gab: C

Questão 03)  
Durante a Guerra do Iraque, entre março e abril de 2003, a capital desse país do Oriente Médio, Bagdá, foi intensamente bombardeada por forças dos Estados Unidos e da Inglaterra. Além de inúmeros habitantes mortos e feridos, muitos de seus prédios e estabelecimentos comerciais foram saqueados. Um desses prédios foi o Museu de Antiguidade, de onde foram roubados ou destruídos cerca de 170 mil objetos de incalculável valor histórico e artístico. Essa perda representou um golpe irreparável para o patrimônio cultural da humanidade, pois esses artefatos foram produzidos por povos que ocuparam a região há milhares de anos.
(SERIACOPI, Gislaine; SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Ática, 2005. p. 21 – Texto adaptado.)

Assinale a alternativa que apresenta de forma correta alguns dos povos que ocuparam, na Antiguidade, a região conhecida como Mesopotâmia, onde hoje localizam-se o território do Iraque e terras próximas. (1,0)

a)    Hebreus, persas, hititas e babilônios.
b)    Assírios, fenícios, persas e cartagineses.
c)    Assírios, caldeus, hebreus e cartagineses.
d)    Sumérios, babilônios, assírios e caldeus.
e)    Caldeus, babilônios, acadianos e persas.

Gab: D
Questão 04)     
A partir do  III milênio  a.C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia.
Uma explicação para seu surgimento é: (1,0)
a)    a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição de governos autoritários.
b)    a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c)    a influência das grandes civilizações do Extremo  Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.
d)    a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
e)    a introdução de instrumentos de ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à centralização do poder.

Gab: B

Questão 05)  
O primeiro código de leis de que se tem conhecimento foi estabelecido pelos babilônios por volta de XVIII a. C.
Quais os princípios fundamentais do chamado “Código de Hamurábi”? (1,0)

Gab:
O “Código de Hamurábi” foi um conjunto de leis tradicionais supostamente reunidas pelo rei babilônico de mesmo nome. Ao contrário da lei romana, base do Direito moderno, partia da suposição da culpa do acusado, que deveria provar sua inocência. Sua estrutura baseava-se na Lei de Talião: olho por olho, dente por dente. A punição deveria ser equivalente ao crime cometido.

Questão 06)     
No mundo antigo o homem encontrava-se quase totalmente submetido aos desígnios da natureza, que determinava seu destino. Mas, à medida que o homem deixou de ser apenas um elemento natural e passou a ser social, ou seja, dotado de cultura, a natureza passou a condicionar, e não a determinar a ação do homem. Assim considerando, explique a relação entre homem e natureza nas sociedades do Oriente Próximo. (1,0)

Gab:
O caráter da relação entre homem e natureza nas sociedades do Oriente Próximo pode ser exemplificado pela importância das cheias periódicas do rio Nilo, no Egito, e dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia (“terra entre rios”). Nessas sociedades, criou-se uma verdadeira deificação da natureza. A dependência do homem em relação à natureza ajudou a construir um universo simbólico e religioso, capaz de gerar explicações sobrenaturais para seus momentos de fertilidade e de fome. A crença egípcia na imortalidade e o politeísmo antropozoomórfico das duas sociedades têm vínculos profundos com o seu desenvolvimento econômico, cultural e religioso, que ajudam a explicar a longa duração de suas histórias.

Questão 07)     

A busca por melhores condições de vida – tanto espaciais quanto socioculturais – tem sido uma constante na história de homens e mulheres em todos os tempos. (1,0)

a)     O que significou para o povo hebreu o episódio da sua história reconhecido como o Êxodo?

Gab:
a)     O episódio reconhecido como Êxodo significou, para o povo hebreu, a libertação de sua condição de povo escravo, submisso aos caprichos dos mandatários egípcios, e, contrariamente, a possibilidade de acesso a uma vida social, político-religiosa, e econômica, livre, autônoma e produtiva.

Questão 08) 
Grande parte da presença humana na Terra é explicada pelos historiadores tendo como referência o termo “préhistória”. Sobre esse período, discorra sobre os seguintes tópicos:

a)    o significado da revolução neolítica; (1,0)
b)    as limitações conceituais do termo “pré-história”. (1,0)

Gab:
a)    Espera-se que o candidato aponte os seguintes significados da Revolução Neolítica:
- Sedentarização
- Agricultura
- Cidades
b)    Espera que o candidato possa apontar os seguintes problemas conceituais:
- Está permeado de eurocentrismo.
- Utiliza um critério restrito de classificação cultural – a escrita.
- Classifica as sociedades ágrafas como sendo a-históricas.
Questão 09)  
Entre as primeiras Civilizações Orientais, a Civilização Egípcia sobressaiu-se como uma das mais grandiosas e a mais duradoura. As necessidades de desenvolvimento da agricultura irrigada nas margens do rio Nilo exigiam uma direção centralizada. Nessas circunstâncias, a Civilização do Egito Antigo organizou-se em torno de uma Monarquia.

Entre as imagens mais populares ligadas ao Egito Antigo, estão as pirâmides. As mais conhecidas são as de Gizé, construídas no primeiro período da história política do Estado Egípcio, entre 3200 e 2300 a.C., conhecido como “Antigo Império”, retratadas na Figura abaixo.


Explique o significado das pirâmides, relacionando-as ao poder no Egito Antigo. (1,0)

Gab:

         Significado das pirâmides / poder
A crença na vida após a morte levou à construção de grandes túmulos, sendo os mais importantes aqueles destinados aos faraós, cujo poder estava acima de todos. Os mais imponentes túmulos eram as pirâmides, que serviam de sepultura para os faraós e membros de sua família. Os faraós eram mumificados e embalsamados. Os egípcios acreditavam que todos se utilizariam do corpo e dos bens materiais numa outra vida. Aos faraós cabia a melhor mumificação, os mais decorados sarcófagos e os mais ricos rituais funerários. Tudo isso para reforçar e imortalizar seu poder.






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