Ap1 - sociologia
Questão 01)
O
Renascimento representou uma ruptura com o pensamento predominante na Idade
Média. Assinale a alternativa que melhor caracteriza essa situação.
a) As universidades surgiram com
o Renascimento. Desde o início, elas estiveram envolvidas com a produção do
conhecimento.
b) O latim foi abandonado, sendo
substituído pelo inglês, predominante entre os escritores renascentistas de
toda a Europa.
c) Somente após o movimento
renascentista, os europeus entraram em contato com as obras da Antiguidade
clássica. Inclusive os monges ignoravam a cultura helênica, restringindo-se à
literatura sacra.
d) Os renascentistas acreditavam
que a verdade era revelada, sendo, portanto, mais uma questão de fé do que de
investigação.
e) Para os renascentistas, o
homem deveria ser o centro de tudo, em oposição ao pensamento medieval, que
privilegiava o teocentrismo.
Gab: E
Questão 02)
O
Renascimento na Europa foi marcado pelo desenvolvimento de ideias, tais como:
a) o antropocentrismo e a
preocupação com o individualismo.
b) o teocentrismo associado ao
mecenato.
c) a escolástica e o
naturalismo.
d) a negação completa da
existência de Deus e o individualismo.
e) o racionalismo associado aos
valores da aristocracia rural.
Gab: A
Questão 03)
Pode ser
entendida como uma característica do chamado Humanismo, desenvolvido durante a
Renascença, em contraposição à perspectiva medieval, especificamente na
Península Ibérica, a atitude favorável à
I. observação e à
experiência.
II. contestação da autoridade
papal e da unidade da fé.
III. laicização dos princípios
morais.
IV. livre leitura e
interpretação da Bíblia.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
a) I, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) todas estão corretas.
Gab: A
Questão 04)
Maquiavel é
considerado o fundador da ciência política. Das alternativas a seguir, assinale
aquela em que o enunciado NÃO corresponde ao seu pensamento.
a) Maquiavel torna a política
autônoma ao desvinculá-la da ética e da religião.
b) Maquiavel procurou explicar
as lutas políticas não pela vontade divina mas pelas contradições entre os
interesses humanos.
c) Para Maquiavel a unidade
política era fundamental para a grandeza de uma nação.
d) Maquiavel desenvolve em sua
teoria política as normas que definem o bom regime e as virtudes do bom
governante como um bom democrata.
e) A grande novidade do
pensamento de Maquiavel está na sua reavaliação entre ética e política, pois
apresenta uma moral laica e estabelece a autonomia da política.
Gab: D
Questão 05)
Três maneiras há de preservar a posse de Estados
acostumados a serem governados por leis próprias; primeiro, devastá-los;
segundo, morar neles; terceiro, permitir que vivam com suas leis, arrancando um
tributo e formando um governo de poucas pessoas, que permaneçam amigas. Sucede
que, na verdade, a garantia mais segura da posse é a ruína. Os que se tornam
senhores de cidades livres por tradição, e não as destroem, serão destruídos
por elas. Essas cidades costumam ter por bandeira, em suas rebeliões, tanto a
liberdade quanto suas antigas leis, jamais esquecidas, nem com o passar do
tempo, nem por influência dos favores que receberam.
Por mais que se faça, e sejam quais forem os
cuidados, sem promover desavença e desagregação entre os habitantes, continuarão
eles a recordar aqueles princípios e a estes irão recorrer em quaisquer
oportunidades e situações.
(Nicolau Maquiavel. Publicado
originalmente em 1513. Adaptado.)
Partindo de uma definição de moralidade como conjunto
de regras de conduta humana que se pretendem válidas em termos absolutos,
responda se o pensamento de Maquiavel é compatível com a moralidade cristã.
Justifique sua resposta, comentando o teor prático ou pragmático do pensamento
desse filósofo.
Gab:
Questão 06)
A reflexão histórica e social e a ciência política
(...) nasceram juntas no Renascimento, num encontro que não foi
meramente casual. Desse mesmo cruzamento de interesses nasceria uma outra
corrente de pensamento tão original quanto ousada: os utopistas. As obras mais
notáveis nesse gênero são a Utopia (1516), de Thomas Morus, entre outras...
(Nicolau Sevcenko, O
Renascimento)
Explique quais são as idéias contidas na
obra de Thomas Morus.
Gab: Trata de uma comunidade ideal e imaginária, na qual os homens
vivem com fartura e em paz e com o poder centralizado e pautado pela
racionalidade.
Questão 07)
De acordo com o que foi estudado em sala de aula, explique
como é que o homem se torna humano.
Gabarito:
Através da aprendizagem, pois ele
não nasce humano, adquire a humanidade com a convivência com os outros
indivíduos.
Questão 08)
Explique como foi o processo de mudança do conhecimento mítico
para o “milagre grego” . Quais foram as
transformações ocorridas nesse processo até atingir o Renascimento.
Gabarito:
Nos primordios da humanidade o conhecimento mítico explica a vida e os
fenômenos da natureza, mas no período clássico com o “milagre grego” a razão
pasou a imperar, sendo submetida novamente na Idade Média ao universo mítico, teocentrismo,
perdendo espaço na Idade Moderna , com o Renascimento para a razão novamente.
Questão 09)
Explique como a burguesia se apropriou do conhecimento científico para
seu próprio beneficio na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.
Questão 10 )
Diferencie o saber Laico do saber Teológico. Na passagem da Idade
Média para a Moderna, qual saber passou a ser predominante, por quê?
laico = leigo conhecimento que se distancia das questões míticas e teológicas.
Argumentar a como pensamento teocêntrico foi perdendo espaço para o saber científico.
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HISTÓRIA
Questão 01)
A passagem do
modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há
cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas.
Com base nessa informação, é correto afirmar que (1,0)
a) no início da
domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para
obter sementes com características desejáveis.
b) a produção de excedentes
agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das
intervenções humanas no meio natural com fins produtivos.
c) a grande concentração de
plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que
prejudicou o processo de sedentarização das populações.
d) no processo de
domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram
escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial.
e) a chamada Revolução
Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo
a eliminação progressiva de relações sociais escravistas.
Gab: D
Questão 02)
Observe o
mapa abaixo.
Assinale a
alternativa que NÃO se relaciona com as diversas hipóteses de origem do
homem americano. (1,0)
a) O mapa justifica a hipótese
de o homem americano apresentar características mongolóides ou pré-mongolóides,
povos oriundos da Mongólia e Sibéria que penetraram no continente americano
pelo Estreito de Bering.
b) Segundo o que demonstra o
mapa, o homem chegou à América em migrações esporádicas, navegando pelo
Pacífico, vindo da Ásia, Polinésia Oceania.
c) Segundo o mapa, o homem
americano é Autóctone, ou seja, surgiu no próprio continente, embora não exista
nenhum fóssil anterior ao Homo Sapiens Sapiens.
d) Observando o mapa, fica
evidente que o Ser Humano não chegou no continente americano pelo oceano
Atlântico, apesar de esse ser o caminho mais curto .
e) No continente sul-americano,
o fóssil mais antigo é de uma mulher conhecida por Luzia, encontrada em 1975
próximo a Lagoa Santa/MG, datada de 11500 anos.
Gab: C
Questão
03)
Durante a Guerra do Iraque, entre março e abril de 2003, a capital desse país
do Oriente Médio, Bagdá, foi intensamente bombardeada por forças dos Estados
Unidos e da Inglaterra. Além de inúmeros habitantes mortos e feridos, muitos de
seus prédios e estabelecimentos comerciais foram saqueados. Um desses prédios
foi o Museu de Antiguidade, de onde foram roubados ou destruídos cerca de 170
mil objetos de incalculável valor histórico e artístico. Essa perda representou
um golpe irreparável para o patrimônio cultural da humanidade, pois esses
artefatos foram produzidos por povos que ocuparam a região há milhares de anos.
(SERIACOPI, Gislaine;
SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Ática, 2005. p. 21 – Texto
adaptado.)
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta alguns dos povos
que ocuparam, na Antiguidade, a região conhecida como Mesopotâmia, onde hoje
localizam-se o território do Iraque e terras próximas. (1,0)
a) Hebreus,
persas, hititas e babilônios.
b) Assírios,
fenícios, persas e cartagineses.
c) Assírios,
caldeus, hebreus e cartagineses.
d) Sumérios,
babilônios, assírios e caldeus.
e) Caldeus,
babilônios, acadianos e persas.
Gab: D
Questão 04)
A partir do
III milênio a.C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do
Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos,
fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia.
Uma explicação
para seu surgimento é: (1,0)
a) a revolta dos camponeses e
a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela
imposição de governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar
o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c) a influência das grandes
civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através
das caravanas de seda.
d) a expansão das religiões
monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto
do monarca.
e) a introdução de
instrumentos de ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a
agricultura dos vales e levou à centralização do poder.
Gab: B
Questão 05)
O primeiro
código de leis de que se tem conhecimento foi estabelecido pelos babilônios por
volta de XVIII a. C.
Quais os
princípios fundamentais do chamado “Código de Hamurábi”? (1,0)
Gab:
O “Código de
Hamurábi” foi um conjunto de leis tradicionais supostamente reunidas pelo rei
babilônico de mesmo nome. Ao contrário da lei romana, base do Direito moderno,
partia da suposição da culpa do acusado, que deveria provar sua inocência. Sua
estrutura baseava-se na Lei de Talião: olho por olho, dente por dente. A
punição deveria ser equivalente ao crime cometido.
Questão 06)
No mundo
antigo o homem encontrava-se quase totalmente submetido aos desígnios da
natureza, que determinava seu destino. Mas, à medida que o homem deixou de ser
apenas um elemento natural e passou a ser social, ou seja, dotado de cultura, a
natureza passou a condicionar, e não a determinar a ação do homem. Assim
considerando, explique a relação entre homem e natureza nas sociedades do
Oriente Próximo. (1,0)
Gab:
O caráter da
relação entre homem e natureza nas sociedades do Oriente Próximo pode ser
exemplificado pela importância das cheias periódicas do rio Nilo, no Egito, e
dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia (“terra entre rios”). Nessas
sociedades, criou-se uma verdadeira deificação da natureza. A dependência do
homem em relação à natureza ajudou a construir um universo simbólico e
religioso, capaz de gerar explicações sobrenaturais para seus momentos de
fertilidade e de fome. A crença egípcia na imortalidade e o politeísmo
antropozoomórfico das duas sociedades têm vínculos profundos com o seu
desenvolvimento econômico, cultural e religioso, que ajudam a explicar a longa
duração de suas histórias.
Questão 07)
A busca por
melhores condições de vida – tanto espaciais quanto socioculturais – tem sido
uma constante na história de homens e mulheres em todos os tempos. (1,0)
a) O que significou para o povo
hebreu o episódio da sua história reconhecido como o Êxodo?
Gab:
a) O episódio reconhecido como
Êxodo significou, para o povo hebreu, a libertação de sua condição de povo
escravo, submisso aos caprichos dos mandatários egípcios, e, contrariamente, a
possibilidade de acesso a uma vida social, político-religiosa, e econômica,
livre, autônoma e produtiva.
Questão 08)
Grande parte da presença humana na Terra é explicada
pelos historiadores tendo como referência o termo “préhistória”. Sobre esse
período, discorra sobre os seguintes tópicos:
a) o significado da revolução neolítica; (1,0)
b) as limitações conceituais do termo
“pré-história”. (1,0)
Gab:
a) Espera-se que o candidato aponte os
seguintes significados da Revolução Neolítica:
- Sedentarização
- Agricultura
- Cidades
b) Espera que o candidato possa apontar os
seguintes problemas conceituais:
- Está permeado de
eurocentrismo.
- Utiliza um critério
restrito de classificação cultural – a escrita.
- Classifica as
sociedades ágrafas como sendo a-históricas.
Questão 09)
Entre as primeiras
Civilizações Orientais, a Civilização Egípcia sobressaiu-se como uma das mais
grandiosas e a mais duradoura. As necessidades de desenvolvimento da
agricultura irrigada nas margens do rio Nilo exigiam uma direção centralizada.
Nessas circunstâncias, a Civilização do Egito Antigo organizou-se em torno de
uma Monarquia.
Entre as imagens mais populares ligadas ao Egito Antigo,
estão as pirâmides. As mais conhecidas são as de Gizé, construídas no primeiro
período da história política do Estado Egípcio, entre 3200 e 2300 a .C., conhecido como
“Antigo Império”, retratadas na Figura abaixo.
Explique o significado das pirâmides,
relacionando-as ao poder no Egito Antigo. (1,0)
Gab:
Significado das pirâmides / poder
A crença na
vida após a morte levou à construção de grandes túmulos, sendo os
mais importantes aqueles destinados aos faraós, cujo poder estava acima de
todos. Os mais imponentes túmulos eram as pirâmides, que serviam de sepultura
para os faraós e membros de sua família. Os faraós eram mumificados e embalsamados.
Os egípcios acreditavam que todos se utilizariam do corpo e dos bens materiais
numa outra vida. Aos faraós cabia a melhor mumificação, os mais decorados
sarcófagos e os mais ricos rituais funerários. Tudo isso para reforçar e
imortalizar seu poder.
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