6 de set. de 2010

RESUMO - CONJURAÇÃO BAIANA

Conjuração Baiana (1798)

Motivos:

 Transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro (1763)
 Aumento das dificuldades econômicas (empobrecimento da maioria da população)

Influências:

 Idéias Iluministas  “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”
 Independência dos Estados Unidos
 Maçonaria

Objetivos:

 Criação de uma República
 Independência
 Fim da escravidão
 Impostos mais eqüitativos
 Aumento de salários das tropas
 Eleições públicas
 Luta contra o clero, o rei e as autoridades.

Circulação de panfletos “subversivos” em 12/08/1798

Líderes:

Luiz Gonzaga das Virgens (soldado)
Lucas Dantas de Amorim Torres ( soldado)
João de Deus (alfaiate)
Cipriano Barata ( Médico)  fundou o Jornal o Sentinela da Liberdade
Manuel Faustino dos Santos ( alfaiate)
Hermógenes Pantoja ( militar)
Agostinho Gomes ( padre)

Loja maçônica: Cavaleiros da Luz ( padres, comerciantes e militares)

Movimento foi considerado de Lesa-majestade = crime contra a coroa

Observação: o movimento não chegou a eclodir.

 Cronistas da época chamavam de “associação de mulatos”

 07/11/1799 foram condenados a forca e ao esquartejamento
João de Deus do Nascimento ;
Luiz Gonzaga das Virgens;
Lucas Dantas de Oliveira;
Manuel Faustino dos Santos ( o lira)

 Execução deveria servir de exemplo para inibir atos como do Haiti.

19 comentários:

Taay Lima disse...

otimo resumo amei pq mim ajudou muito no meu trabalho de historia obrigado

J. C. Ismerim disse...

gostei muito do blog, foi muito útil =} estou seguindo seu blog achei muito bacana e super interessante, se puder me seguir eu agradeço, o meu blog é formado por vários textos a maioria eu que escrevo, recomendarei seu blog para meus amigos tbm

GIH KANZLER disse...

Muito boa sua matéria me serviu muito
recomendei seu blog para muitos vallew GIH KANZLER

GIH KANZLER disse...

Foi muito boa sua matéria e tambem muito util
vallew by giiiiih

Anônimo disse...

adorei o site estava pro curando um resumo dessa matéria grande e achei no seu site parabens gih!!

Camila disse...

Muito obrigada pela ajuda ! Ajudou muito no meu trabalho e nem precisei copiar muito ! Parabéns !

Anônimo disse...

obrigado foi de muita ajuda

Anônimo disse...

Adorei! Foi muito útil. Mas,acho que vocês poderiam não resumir tanto da próxima vez. Mas mesmo assim, foi incrível.
Obrigada!!!!!!!!!!!!!!
By: Mirella!

mirielen disse...

salvou minha pelee
trabalho de recuperaçao eh fodaa
vlwws

Anônimo disse...

Muito bom adorei tem tudo que preciso em poucas palavras
obrigado

Anônimo disse...

um muito bom o blog,foi muito ultil pra mim estudar para a recuperaçao

Anônimo disse...

MUITO BOM OBG:) SEUS NB

Gabi disse...

brigada ja vou usar no trabalho da escola

Sophie disse...

Esse Blog foi util demais pra mim ! Obg a quem postou XD!!

Anônimo disse...

amei parabéns me ajudou mto no meu trabalho de escola procurei em outros sites e só achei resumos enormes vlw =)

igor disse...

muito bom mesmo!valew cara!continue postando!

igor disse...

valew cara!ajudo muito!continue postando pra galera!

Anônimo disse...

Ótimo blog estava a procura de um resumo desta matéria para um trabalho escolar e pude ter como fundamento alguns trechos deste blog.obrigada.

Anônimo disse...

valeu gente ...gostei bastante e me ajudou mtooo! uma dica pra vcs eh esplicar um poukinho melhor a parte que fala da maçonaria".bjossss
cris