Ap2 – sociologia 2º ano
1 - (Unesp 2012) Cada cultura tem suas
virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas
ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar
a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor
de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente
segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua
Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus
vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua
colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma
barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos
fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente
segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua
barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012.
Adaptado.)
No texto
citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve
a)
reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre
outras culturas.
b) um
ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na
história.
c)
argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores
culturais.
d) uma
reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas
na história.
e) uma
defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.
Gabarito: D
2 - “Não quero que a minha casa seja
cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas.
Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha
casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por
qualquer outra.”
GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia;
COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.
Considerando-se
as ideias pressupostas, o texto
a) afirma
que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união
entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças
socioculturais.
b) critica
a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns
neste novo século.
c) indica o
reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de
identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
d) nega a
existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a
superação/eliminação de fronteiras culturais.
Gabarito: C
3 - (Enem 2012) Na regulamentação de
matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os
currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades
religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas
também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e
dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou
a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas
o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por
motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo
dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de
direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias
desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS,
J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
A
reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas,
encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança
a) a
secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na
condição da sua concentração espacial, num tipo de independência
nacional.
b) a reunificação
da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades
étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma
cultura política nacional.
c) a
coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de
autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão
vinculados à coerção do melhor argumento.
d) a
autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se
libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política
nacional.
e) o
desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou
distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser
compartilhada.
Gabarito: C
4 - A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de
marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos
labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e
cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das
técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as
formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente
são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros
grupos.
Essa
atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente
como
a)
preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética
corporal.
b)
relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
c) etnocentrismo:
só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
d)
etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
Gabarito: C
5 – Explique de que forma ocorre a difusão cultural.
• Difusão cultural – ocorre por intermédio dos meios de
comunicação. O enriquecimento cultural ocorre muito mais pela difusão do que
pela invenção.
6 – Caracterize as três funções do Controle Social. (1,0)
3 funções:
• Ordem social
(Leis e normas)
• Proteção social
(cumprimento das normas è direitos humanos)
• Eficiência Social
( procedimentos para melhorar o bem estar social)
Objetivo:
Manter o equilíbrio social,
7 – Explique a diferença entre marginalidade cultural e o
processo de aculturação. (1,0)
• Marginalidade
cultural - É caracterizado pela não integração do indivíduo a nenhuma cult
• Aculturação - Imposição
de uma cultura em relação a outra. Ex.: índios no processo de colonizaçãoura
que o rodeia, ficando à margem do processo.
8 - Caracterize:
(2,0)
Complexo cultural
|
Área Cultural
|
Complexo Cultural = é a combinação de traços
culturais em torno de uma atividade básica.Exemplo: o futebol é um complexo cultural que pode
ser desmembrado em vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os
jogadores...
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Área cultural = a região em que predominam
determinados complexos culturais. Ex. : Salvador, o Axé, o candomblé, a
capoeira.
|
9 – De acordo com o que foi estudado em sala de aula e seus
conhecimentos explique o que é cultura.
Segundo o antropólogo Clyde Kluckhohn:
“ cultura é a vida total de um povo, a herança social que o
indivíduo recebe de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que
o próprio homem criou.”
Malinowski,
“artefatos, bens , processos técnicos, ideias, hábitos e
valores herdados.”
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