Postagens mais visitadas

5 de jun. de 2013

gabarito Sociologia - 1º ano - AP2

Ap2 – sociologia  1º ano
1 ) Explique a diferença entre Solidariedade Mecânica e Organica. (2,0)
Solidariedade Mecânica
Solidariedade Orgânica
l  Liga diretamente o indivíduo à sociedade, sem nenhum intermediário;
l  A sociedade é um conjunto mais ou menos organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo: É O TIPO COLETIVO – sociedades pre-capitalistas;

l  A sociedade é um sistema de funções diferentes e especiais que unem relações definidas.
l  É produzida pela divisão do trabalho;
l  Supõe que os indivíduos difiram entre si;
l  Só é possível se cada um tem uma esfera própria de ação e, por conseguinte, uma personalidade;
Sociedades capitalistas






2 ) Durkheim não nega a importância da teoria de Comte, no entanto, abriu as portas para os sociólogos ampliarem sua percepção diante da sociologia. Caracterize a teoria de Emile Durkheim.
Para Durkheim o objeto de estudo da sociologia é o fato social. Segundo, Durkheim o fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”
3 ) Leia o texto abaixo:
Um homem com idade por volta dos 60 anos cometeu suicídio nesta quinta-feira com um tiro na frente de uma dúzia de crianças na entrada de um jardim de infância em Paris, indicou uma fonte da polícia. De acordo com investigações preliminares, o homem entrou na escola em um bairro nobre da capital francesa, perto da Torre Eiffel, e virou a escopeta para si mesmo na frente das crianças e de um adulto. O desesperado teria entrado na escola "sem dificuldades", segunda a fonte. A polícia ainda não descobriu a identidade e nem as razões que o levaram a agir neste local.
 De acordo com os estudos em sala de aula essa notícia, dentro da perspectiva de Durkheim, tem um caráter “patológico” ou não. Argumente.
Não é patológico, pois o suicídio e algo “normal” haja vista que de forma geral ocorre em várias regiões, perdendo seu caráter de anormalidade.
4 ) Explique porque Durkheim afirma que a História pode ser descartada diante da análise de um objeto de estudo proposto por sua teoria.
Porque Durkheim busca um modelo universal para o entendimento da sociedade. Desta forma as particularidades são apagadas. O objeto de estudo deve ser analisado pelo cientista de forma neutra, ou seja, como “coisas”.

5 ) Diferencie: (1,0)
Coerção Social
Generalidade
l  A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades/escolhas;
l  Sanções: podem ser legais ou espontâneas;
l  Legais: são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de LEIS, nas quais se identifica a infração e a penalidade subseqüente;
Espontâneas: afloram como decorrência de uma conduta NÃO ADAPTADA à estrutura do grupo ou da sociedade à qual pertence o indivíduo

l  É todo fato que é geral, ou seja, que se repete em todos os indivíduos, ou, pelo menos, na maioria deles; Os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo;
l  Exemplos: formas de habitação; arquitetura das casas; formas de comunicação; os sentimentos e a moral coletiva.



6) A tirinha de Quino acima ilustra a concepção de fato social, segundo Durkheim. Para o autor, é característica do fato social 
a) ser geral e igual em todas as sociedades. 
b) dar liberdade ao indivíduo, em uma dada sociedade, de praticar ações e atitudes ligadas ao seu senso crítico. 
c) ser particular de cada indivíduo, sem interferência do grupo social no qual está inserido. 
d) exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. 

Gabarito : D
7 )  (Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim. 
a) Fatos sociais. 
b) Expressões culturais. 
c) Ações sociais. 
d) Estruturas políticas. 
e) Relações sociais. 

Gabarito: A

8 ) De acordo com Durkheim, para se garantir a objetividade do método científico sociológico, torna-se necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como “coisas”. 
Considerando a frase acima, assinale a alternativa correta sobre fato social. 
a) Corresponde a um conjunto de normas e valores que são criados diretamente pelos indivíduos para orientar a vida em sociedade. 
b) Corresponde a um conjunto de normas e valores criados exteriormente, isto é, fora das consciências individuais. 
c) É desprovido de caráter coercitivo, uma vez que existe fora das consciências individuais. 
d) É um fenômeno social difundido apenas nas sociedades cuja forma de solidariedade é orgânica. 

Gabrito: B

9 ) Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da Sociologia, segundo Emile Durkheim. 
a) A cultura, resultado das relações de produção e da divisão social do trabalho. 
b) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos. 
c) O conflito de classes, base da divisão social e transformação do modo de produção. 
d) A sociedade, produto da vontade e da ação de indivíduos que agem independentes uns dos outros. 
e) A ação social que define as inter-relações compartilhadas de sentido entre os indivíduos. 

Gabarito: B




Nenhum comentário: