6 de set. de 2010

RESUMO - REFORMA RELIGIOSA

REFORMA RELIGIOSA



Na Europa do século XVI, a Igreja passaria pela maior crise de sua história. A indisciplina e a leviandade de muitos membros do clero haviam gerado descrença e repulsa entre os fiéis. O sentimento nacionalista, desenvolvido pelas monarquias, estimulava o desejo de expropriar as terras da Igreja espalhadas por todas as nações da Europa. A burguesia, desgostosa com as restrições que o catolicismo fazia ao comércio, ao lucro, à usura, estava ávida por uma ética religiosa que justificasse suas atividades. Nessas condições a Igreja passaria por uma divisão que levou ao aparecimento de inúmeras seitas religiosas protestantes. Esse movimento foi chamado de Reforma. A reação católica ficaria conhecida como Contra-Reforma.

Fatores que originaram a Reforma:

 Críticas à Igreja Católica:

 Os membros da alta hierarquia do clero viviam luxuosamente, totalmente alheios ao povo;
 Quebra do celibato por parte de alguns membros do clero;
 Venda de cargos da Igreja;
 Venda de “dispensas” (isenções de algumas regras da Igreja ou de votos feitos anteriormente);
 Venda de objetos religiosos;
 Venda de Indulgências (perdão de alguns pecados);

 Cisma do Ocidente: fruto de divisões internas na Igreja que provocaram a eleição de dois papas – um em Roma e outro na França) Cativeiro de Avignon
 Combate da Igreja à usura (empréstimo de dinheiro à juros altos) A igreja defendia o “preço justo” (teoria imcompatível com o sistema econômico da época)
 Questionamento da riqueza da Igreja

A Reforma na Alemanha

 A Alemanha não era um Estado centralizado. Encontrava-se geograficamente no Sacro-Império Romano-Germânico
 O comércio só havia se desenvolvido no litoral norte e no sudeste. Sendo assim, a Alemanha era um estado praticamente feudal com a Igreja sendo detentora de um terço das terras



Teorias de Lutero:

 O homem se justifica somente pela fé; (crença na predestinação);
 Só existem dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (negação da transubstanciação);
 Bíblia: única fonte de verdade divina;
 Não existe uma hierarquia religiosa, o celibato e o uso do latim nos cultos religiosos

 Em 1517 Lutero publicou as “95 teses”. Nesse documento Lutero expunha sua doutrina e opunha-se à venda de indulgências
 Em 1520 foi excomungado pelo papa Leão X
 Em geral a Alemanha ficou dividida em duas áreas religiosas: ao norte o luteranismo e ao sul, onde a influência do imperador era maior, prevaleceu o catolicismo. Isso fez com que a Igreja perdesse grande parte de suas terras e os tributos que recebia.
 O luteranismo apresentava poucos atrativos para a burguesia. O comércio, segundo Lutero, foi criado do Diabo e sancionado pelo papa.


A Reforma na Suíça


 Suíça: região de grande desenvolvimento comercial e poder descentralizado;
 Zwinglio: foi o iniciador da Reforma na Suíça
 João Calvino: chegou à Suíça em 1536 e em 1541 ele e seus partidários tomaram o poder em Genebra até a data de sua morte em 1564.

Teorias de Calvino

 O homem nasce predestinado e se salva apenas pela fé;
 Encorajava o trabalho e o lucro como vocação dada por Deus

 Segundo tais princípios a burguesia encontrou a ética protestante de que necessitava. Sendo assim o Calvinismo se espalhou pela França, Inglaterra, Escócia e na Holanda.

Reforma na Inglaterra

 O rompimento com a Igreja Católica deu-se no reinado de Henrique VIII. O rei estava casado há 18 anos com Catarina de Aragão e não tinha nenhum filho homem. Decidiu anular seu casamento, para se casar com Ana Bolena, pedindo ao papa Clemente VII o divórcio. O papa negou o pedido do rei e Henrique VIII fundou sua própria Igreja.
 A Igreja Anglicana permaneceu idêntica à Igreja Católica, sendo diferente na autoridade máxima dos anglicanos, que passou a ser o rei e não o papa.

A Contra-Reforma

 Foi um movimento de reação por parte da Igreja Católica em oposição ao protestantismo
 Concílio de Trento (1545-1563): reafirmação dos dogmas, proibiu-se a venda de indulgências, fundou-se seminários e exigiu-se disciplina do clero.
 Reestabelecimento dos tribunais da Santa Inquisição
 Index Librorum Prohibitorum: Livros cuja leitura era proibida pelos fiéis.
 Criação da Companhia de Jesus em 1534 por Inácio de Loyola

14 comentários:

Anônimo disse...

valeu me ajudou

Unknown disse...

me ajudou bastante valew !

Unknown disse...

me ajudou bastante valew

luahanna(circo caravana da alegria) disse...

Ôh vey me ajudou eh mt nossa nem sei como te agradecer mt obrigrado thenkś varry much. :)

Arnaldo Ribeiro disse...


REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
Urge propagarmos a certeza de que Jesus Cristo já vive espiritualmente na terra pelejando por nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade original da eternidade:. E por princípio da nossa sublimação, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – AINDA DORMIS E REPOUSAI! BASTA! CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES:: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal Amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vegetando na de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta: (NM.24.4)-PALAVRA DAQUELE QUE OUVE OS DITOS DE DEUS, O QUE TEM A VISÃO DO TODO-PODEROSO E PROSTA-SE, PORÉM DE OLHOS ABERTOS....

andrêina disse...

ouwwwww muito obrigada fazer prova dissu ai nun éfacil não

Anônimo disse...

valeu cara me ajudou
pode me ajudar em expansao maritima e comercial

Anônimo disse...

muito bom gostei mim ajudo muito !!!

Anônimo disse...

Muito bom cara , me ajudou muito valeu !

Unknown disse...

eu queria saber qual foi a contribuição da reforma religiosa para a filosofia moderna. Obg!

Anônimo disse...

Agradeço, pois ajudou em nossa pesquisa junto ao Grande Oriende de São Paulo.

Anônimo disse...

Muito obrigado me ajudou muito no meu trabalho de história :-)☆

Anônimo disse...

Vlw ajudou ai parça é nois na copa do MUNDO!

Unknown disse...

Nooossa... me ajudou mt, obg kk Deus te abençoe