Postagens mais visitadas

5 de jun. de 2013

GABARITO - HISTÓRIA - 1º ANO - AP2

Ap2 – história
1 - As Guerras Púnicas, entre romanos e cartagineses, duraram de 264 a 146 a.C. Entre seus resultados finais, podemos considerar que elas

a)     contiveram a expansão romana em direção ao mar Mediterrâneo, pois as ilhas ao sul da península itálica passaram ao controle cartaginês.
b)     fortaleceram a presença romana na região do mar Mediterrâneo, com o estabelecimento de províncias nas terras conquistadas.
c)      eliminaram os gastos militares do Império Romano, pois impediram o surgimento de revoltas e tensões sociais.
d)     permitiram a expansão comercial de Roma por toda a península itálica e em direção ao ocidente, com a decorrente conquista da Gália.
e)     reduziram consideravelmente o número de escravos no Império Romano, pois a maioria deles foi alistada nas tropas e morreu em combate.

Gab: B

2 -      “Durante a década de 1970, Asterix, um personagem de histórias em quadrinhos, alcançou grande popularidade. Gaulês, Asterix liderava, com a ajuda de uma poção mágica e de seu companheiro Obelix, a resistência de sua tribo contra os invasores romanos.”
ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson.
Toda a História: História Geral e História do Brasil.
São Paulo: Ática, s.d., p.95.

Por Tutatis! Digestivo Cultural. Disponível em:
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1387.

O quadrinho acima apresenta a imagem de Asterix e Obelix, personagens de Uderzo e Goscinny. Ao observá-los e ler o texto, podemos compreender que:

a)     O expansionismo do Império Romano não significou alteração nos ordenamentos territoriais e políticos europeus.
b)     Os gauleses combatiam o imperialismo grego.
c)      Os gauleses foram responsáveis pelo crescimento da usura, que seria uma das causas de decadência do Império Romano.
d)     Os romanos tentavam dominar os povos bárbaros para a erradicação do helenismo.
e)     A expansão do Império Romano ocorreu com oposição dos povos bárbaros.

Gab: E
3- A civilização romana exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, e dentre os maiores legados deixados por ela temos:
a)    o direito romano, que continua ainda hoje a ser a base da ciência jurídica, e o idioma.
b)    a organização social e sua estrutura administrativa.
c)    a cultura clássica, as ciências e as artes, além da religião politeísta e do idioma.
d)    o sistema econômico e a religião dualista copiada dos persas.
e)    a religião politeísta, bastante semelhante à grega, e a educação, que valoriza a escrita e a leitura.

Gab: A
4- (UNIPAR PR)
    
Entre os fatores que levaram o Império Romano à decadência, podemos apontar corretamente:
a)    a invasão dos macedônios que destruíram o modo de vida romano através da introdução de novos costumes trazidos do Oriente.
b)    a estabilização das fronteiras que levaram a uma crescente falta de mão-de-obra escrava desorganizando a estrutura econômica.
c)    a constante revolta de escravos que provocaram a ruína dos grandes proprietários de terras.
d)    a divisão do Exército que enfraqueceu as defesas dos territórios ocupados não evitando as revoltas de províncias rebeladas.
e)    a instabilidade política provocada pelas constantes revoltas dos plebeus que acarretaram a eliminação do escravismo.

Gab: B

5 - (UEM PR)
  
Na história de Roma, é no período republicano, que vai do século VI ao século I a.C., que a escravidão se torna uma importante instituição. Mostre como eram recrutados os escravos romanos e qual era a situação dos mesmos em relação aos direitos políticos.

Gab:
A escravidão em Roma se dava através de dívidas, e sobretudo por guerras. Os sujeitos sociais submissos a essa condição eram tidos como a força produtiva de seu proprietário, sem gozar da condição de cidadania.

6 - (FUVEST SP)
    
Quem foram os cartagineses e qual sua importância na trajetória histórica romana?

Gab:
Cartago, antiga colônia fenícia no norte da África, vivenciava um processo de expansão comercial e territorial durante o século III a.C., enquanto Roma, também em semelhante expansão, consolidava seu domínio sobre a Península Itálica. Nesse sentido, a pretensão pela hegemonia comercial no Mediterrâneo Ocidental colocou em choque os dois expansionismos, sendo a disputa pela ilha da Sicília - importante centro produtor de trigo de localização estratégica - o pretexto para o início das Guerras Púnicas (264 a.C. - 146 a.C.). O conflito foi vencido por Roma, que se tornou também uma potência marítima e definiu sua política imperialista: efetivou inúmeras conquistas, atraiu grande afluxo de riquezas e generalizou a escravidão, consolidando sua hegemonia no mar Mediterrâneo Ocidental e sua estrutura escravista.


7 (UNICAMP SP)
  
Se Roma existe, é por seus homens e seus hábitos. Sem nossas instituições antigas, sem nossas tradições venerandas, sem nossos singulares heróis, teria sido impossível aos mais ilustres cidadãos fundar e manter, durante tão longo tempo, a nossa República.
(Adaptado de Cícero, Da República, em Os Pensadores, v. 5. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 184).
a)    Nomeie e caracterize uma das instituições políticas da República romana (509-31ª.C.).

Gab:
Dentre as instituições que poderiam ser caracterizadas, encontram-se o Senado Romano; a Assembléia Curiata (dos cidadãos patrícios); a Assembléia Centuriata (dos soldados); os Cônsules e os Tribunos da plebe. Ainda, o candidato deveria notar que a cultura helenística da qual Roma incorporou costumes políticos e práticas culturais, resultou da fusão entre elementos culturais gregos e traços dos impérios orientais; de preceitos da cultura helenística, particularmente, o despotismo político, o luxo, e as religiões orientais que ameaçaram as instituições tradicionais de Roma. Por outro lado, o helenismo pode ser observado em Roma através da filosofia, da retórica, da valorização da cultura, do humanismo e da “universalização”.


8 - (UFG GO)
 
“Um exame franco mas judicioso do avanço e estabelecimento do cristianismo pode ser considerado parte deveras essencial da história do império romano. Enquanto esse grande organismo era invadido pela violência sem freios ou minado pela lenta decadência, uma religião pura e humilde se foi brandamente insinuando na mente dos homens, crescendo no silêncio e na obscuridade; da oposição, tirou ela novo vigor para finalmente erguer a bandeira triunfante da Cruz por sobre as ruínas do Capitólio.”
GIBBON, Edward. Declínio e queda do império romano. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.194.
Como no exemplo do texto de Gibbon, toda uma linhagem da historiografia estabeleceu estreitas ligações entre o declínio do império romano e a ascensão da religião cristã.

Sobre esta relação, responda às perguntas:
a)    quais práticas do cristianismo, no século I, eram vistas pelo império romano como uma ameaça à ordem política?
b)    quais mudanças criaram, no século IV, as condições para a oficialização do cristianismo no império romano?

Gab:
a)    O culto a um único Deus, o que suprimia o poder do César.
b)    Em 313, o Imperador Constantino criou o Édito de Milão, que concedia, liberdade de culto aos cristãos. Em 395, o Imperador Teodósio criou o Édito de Tessalônica, que oficializou o cristianismo no Império Romano.
9 ) Além de reflexão sobre o passado humano, a História é também reflexão sobre o nosso presente. A partir  do que se estudou em sala de aula explique no que se configurava a Política do Pão e Circo. a citação acima, analise pelo menos um elemento do mundo atual, comparável ao contexto citado.

Gab: A política do “pão e circo” consistia na distribuição de trigo à população mais pobre, além de oferecer espetáculos que a divertissem, como jogos, lutas, etc. Assim, Otávio agradava aos pobres sem, contudo, resolver o problema da miséria reinante em Roma.







Nenhum comentário: