Ap2 – 2º ano história
1 - (UNIRIO RJ)
“ As elites
brasileiras que tomaram o poder em 1822 compunham-se de fazendeiros,
comerciantes e membros de sua clientela, (...) optaram por um regime
monárquico, mas, uma vez conquistada a Independência, competiram com o
Imperador pelo controle da nação, cuja liderança assumiram em 1831(...),onde os
grupos no poder sofreram a oposição de liberais radicais (...)”
(Adaptação. Costa da, Emília. Da Monarquia à República:
momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense;1985; p.7/8.)
a) Identifique os períodos da
história do Brasil a que o texto se refere, descrevendo uma continuidade que
pode ser percebida entre esses períodos.
Gab:
a) I e II Reinados, durante o
período regencial conservadores se mantiveram no poder, até assegurarem a
coroação de D. Pedro II.
2- (UFRRJ)
O texto a seguir refere-se
ao período da política regencial no Brasil .
A Câmara que se reunia em
1834 trazia poderes constituintes para realizar a reforma constitucional
prevista na lei de 12 de outubro de 1832. De seu trabalho resultou o Ato
Adicional publicado a 12 de agosto de 1834 (...) O programa de reformas já fora
estabelecido na lei de 12 de outubro, o Senado já manifestara sua concordância
em relação ao mesmo e só havia em aberto, questões de pormenor. No decorrer das
discussões poder-se-ia fixar o grau maior ou menor das autonomias provinciais,
mas já havia ficado decidido que não se adotaria a monarquia federativa, o que
marcava como que um teto à ousadia dos constituintes. CASTRO, P. P. de. A
experiência republicana, 1831-1840.
In:
HOLANDA, S. B. de. História Geral da Civilização Brasileira. v. 4. São Paulo:
Difel, 1985, p. 37.
a) Cite duas reformas
instituídas pelo Ato Adicional de 12 de agosto de 1834.
Gab:
a) O candidato poderá citar
dos seguintes itens: extinção do Conselho de Estado, substituição da Regência
Trina pela Regência Una, criação de Assembléias Legislativas nas províncias.
3 - (UERJ)
Com base nas reflexões abaixo, responda a questão.
Os acontecimentos do final do século XVIII deram
corpo e alma a uma série de mudanças que possibilitaram o nascimento, embora em
ritmos diversos, segundo as regiões, do mundo contemporâneo. A gestação da
Revolução Industrial inglesa, a independência dos Estados Unidos e a Revolução
Francesa constituíram-se nos marcos dessa modernidade. As idéias e práticas
abalaram os alicerces do Antigo Regime, ainda que de formas diversas, tanto na
maior parte do continente europeu quanto no universo colonial americano.
Explique por que a Revolução Francesa é considerada
um importante marco da crise do Antigo Regime.
Gab:
A Revolução Francesa ao
implementar, na prática, os temas de uma política liberal, através de uma
monarquia constitucional, que estabelecia a liberdade, a igualdade civil e a
divisão dos três poderes contribuiu para a crise do Antigo Regime.
4 - (UNICAMP SP)
Sobre a Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, o historiador inglês Eric
Hobsbawn escreveu:
Este documento
é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um
manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.
(Eric Hobsbawn, A era das Revoluções)
Utilizando-se
dos seus conhecimentos sobre a revolução Francesa, explique a afirmação do
autor.
Gab:
A Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão (agosto de 1789) significa um golpe no
antigo regime, pois garante a todos os franceses o direito de cidadania, o que
põe fim ao privilégio de nascimento, base da perpetuação do domínio político da
nobreza.
Observa-se,
entretanto, que a conquista advinda da Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão refere-se à igualdade jurídica, isto é, todos são iguais perante a lei.
A propriedade,
no entanto, permanece intocável e “Sagrada” e é ela que estabelece, na prática,
o limite da igualdade jurídica, pois as classes pauperizadas permanecem
impossibilitadas de melhorar suas condições reais de vida (materiais e
intelectuais), elemento imperativo para a conquista da Democracia Plena.
5- (UNIRIO RJ)
“Uma descrição
simples dos objetivos dos revolucionários foi feita por um de seus líderes, o
Abbé Sieyès, num folheto
popular
intitulado O que é o Terceiro Estado? Devemos formular três perguntas:
Primeira: O
que é o Terceiro Estado? Tudo. Segunda: O que tem ele sido em nosso sistema
político? Nada. Terceira: O que pede ele? Ser alguma coisa.”
(HUBERMAN,
Leo. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974, p.
73.)
a) Identifique a que
acontecimento histórico o texto se refere.
b) Descreva os objetivos do
Terceiro Estado no começo desse acontecimento.
Gab:
a) Revolução Francesa;
b) Fim dos privilégios
feudais; busca de representação política; igualdade jurídica e fiscal; voto
censitário; separação entre Estado e Igreja; Estado laico; fim das práticas e
políticas de Estado Absolutista (liberalismo).
6 - (UFMG)
O Código Civil
Napoleônico, promulgado em 1804 e inspirado no Direito Romano, foi fonte de
diretrizes legais para os países ocidentais capitalistas porque:
a) assegurava a igualdade
civil entre os indivíduos.
b) extinguia a escravidão nas
colônias.
c) instituia o direito de
greve.
d) limitava o direito à
propriedade.
Gab:A
7- (UNIFOR CE)
O Congresso de Viena, realizado com o apoio de países
como a Áustria, a Inglaterra, a Rússia, a Prússia e a França nos anos de 1814 e
1815, foi considerado de cunho conservador na medida em que se opôs aos ideais
de "liberdade, igualdade e fraternidade".
Corresponde às principais medidas tomadas pelo
Congresso de Viena, a:
a) aprovação do Código Napoleônico elaborado para
atender parte das aspirações da burguesia como forma de mantê-la sob o domínio
e o controle dos reis absolutistas.
b) reformulação das constituições das
monarquias absolutistas que, convertidas em repúblicas, passaram por profundas
transformações estruturais.
c) formação de uma Liga das Nações para impedir
o avanço imperialista do exército revolucionário de Napoleão Bonaparte, que
pretendia dominar toda a Europa.
d) união política e militar entre as
tradicionais monarquias européias com a intenção de reprimir as revoluções
liberais e nacionais inspiradas pela Revolução Francesa.
e) concessão de empréstimos à França para
reconstruir o país após os prejuízos e danos causados, em virtude da Revolução
e das sucessivas guerras napoleônicas.
Gab: D
8- (UFRN)
Em 1789, no
contexto da Revolução Francesa, na Assembleia Nacional, os representantes do
povo elaboraram a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que, entre
outras proposições, enunciou:
Os homens nascem
livres e iguais em
direitos. As distinções sociais só podem ter fundamento na
utilidade comum.
O fim de toda
associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do
homem. Estes direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e a
resistência à opressão.
A lei é a
expressão da vontade geral. Deve ser igual para todos, protegendo ou punindo.
Sendo todos os
cidadãos iguais perante a lei, são, igualmente, admitidos a todas as
dignidades, cargos e empregos públicos, segundo a capacidade de cada um e sem
outra distinção que não seja a das suas virtudes ou talentos.
In: PAINE, T. Os direitos do homem. Petrópolis:
Vozes, 1989. [Adaptado].
As proposições
citadas, de ampla repercussão no Mundo Contemporâneo, estão fundamentadas
a) nas ideias
liberais, defensoras do intervencionismo estatal com a adoção de minuciosa
regulamentação de todos os aspectos da vida social.
b) nos valores
defendidos pelos adeptos do liberalismo, em oposição aos governos autoritários
e à organização social baseada em privilégios.
c) nas posições
políticas burguesas, favoráveis à harmonia coletiva garantida pelo acesso de
todos os grupos sociais à propriedade privada dos meios de produção.
d) nos princípios iluministas, alicerçados na defesa da
igualdade econômica como um direito que garantiria a cidadania proletária.
Gab: B
9- (UEL PR)
O fim da Monarquia foi um dos
momentos mais importantes da Revolução Francesa.
Sobre ela é correto afirmar
que:
a) a República marca o início de um período de
mobilização popular liderado pelos girondinos; esse é o momento em que se
constituem os comitês revolucionários e onde se destaca a figura de
Robespierre.
b) com a República foram abolidos os direitos
feudais e assinada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pondo um
fim nos privilégios da aristocracia.
c) o novo regime caracterizou-se pela adoção de
uma Constituição conservadora onde o voto era censitário e o poder executivo
era entregue a cinco Diretores.
d) ameaçado pela contra-revolução externa e
pressionado pelas massas populares, o Governo Republicano girondino perde o
poder para o grupo jacobino, que dá inicio ao período conhecido como
"Terror".
e) a tomada da Bastilha marca o inicio do
Período Republicano onde se consolidam as conquistas burguesas obtidas durante
a Monarquia Constitucional, com direito à propriedade, à liberdade e à
igualdade perante a lei.
Gab: D
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