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5 de jun. de 2013

GABARITO - HISTÓRIA - AP2 - 2º ANO

Ap2 – 2º ano história
1 - (UNIRIO RJ)
  
“ As elites brasileiras que tomaram o poder em 1822 compunham-se de fazendeiros, comerciantes e membros de sua clientela, (...) optaram por um regime monárquico, mas, uma vez conquistada a Independência, competiram com o Imperador pelo controle da nação, cuja liderança assumiram em 1831(...),onde os grupos no poder sofreram a oposição de liberais radicais (...)”
(Adaptação. Costa da, Emília. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense;1985; p.7/8.)

a)    Identifique os períodos da história do Brasil a que o texto se refere, descrevendo uma continuidade que pode ser percebida entre esses períodos.

Gab:
a)    I e II Reinados, durante o período regencial conservadores se mantiveram no poder, até assegurarem a coroação de D. Pedro II.
2-  (UFRRJ)
  
O texto a seguir refere-se ao período da política regencial no Brasil .

A Câmara que se reunia em 1834 trazia poderes constituintes para realizar a reforma constitucional prevista na lei de 12 de outubro de 1832. De seu trabalho resultou o Ato Adicional publicado a 12 de agosto de 1834 (...) O programa de reformas já fora estabelecido na lei de 12 de outubro, o Senado já manifestara sua concordância em relação ao mesmo e só havia em aberto, questões de pormenor. No decorrer das discussões poder-se-ia fixar o grau maior ou menor das autonomias provinciais, mas já havia ficado decidido que não se adotaria a monarquia federativa, o que marcava como que um teto à ousadia dos constituintes. CASTRO, P. P. de. A experiência republicana, 1831-1840.
In: HOLANDA, S. B. de. História Geral da Civilização Brasileira. v. 4. São Paulo: Difel, 1985, p. 37.
a)    Cite duas reformas instituídas pelo Ato Adicional de 12 de agosto de 1834.
Gab:
a) O candidato poderá citar dos seguintes itens: extinção do Conselho de Estado, substituição da Regência Trina pela Regência Una, criação de Assembléias Legislativas nas províncias.

3 - (UERJ)
      
Com base nas reflexões abaixo, responda a questão.
Os acontecimentos do final do século XVIII deram corpo e alma a uma série de mudanças que possibilitaram o nascimento, embora em ritmos diversos, segundo as regiões, do mundo contemporâneo. A gestação da Revolução Industrial inglesa, a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa constituíram-se nos marcos dessa modernidade. As idéias e práticas abalaram os alicerces do Antigo Regime, ainda que de formas diversas, tanto na maior parte do continente europeu quanto no universo colonial americano.
Explique por que a Revolução Francesa é considerada um importante marco da crise do Antigo Regime.

Gab:
A Revolução Francesa ao implementar, na prática, os temas de uma política liberal, através de uma monarquia constitucional, que estabelecia a liberdade, a igualdade civil e a divisão dos três poderes contribuiu para a crise do Antigo Regime.

4 - (UNICAMP SP)
    
Sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, o historiador inglês Eric Hobsbawn escreveu:
Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.
(Eric Hobsbawn, A era das Revoluções)
Utilizando-se dos seus conhecimentos sobre a revolução Francesa, explique a afirmação do autor.

Gab:
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (agosto de 1789) significa um golpe no antigo regime, pois garante a todos os franceses o direito de cidadania, o que põe fim ao privilégio de nascimento, base da perpetuação do domínio político da nobreza.
Observa-se, entretanto, que a conquista advinda da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão refere-se à igualdade jurídica, isto é, todos são iguais perante a lei.
A propriedade, no entanto, permanece intocável e “Sagrada” e é ela que estabelece, na prática, o limite da igualdade jurídica, pois as classes pauperizadas permanecem impossibilitadas de melhorar suas condições reais de vida (materiais e intelectuais), elemento imperativo para a conquista da Democracia Plena.

5- (UNIRIO RJ)
  
“Uma descrição simples dos objetivos dos revolucionários foi feita por um de seus líderes, o Abbé Sieyès, num folheto
popular intitulado O que é o Terceiro Estado? Devemos formular três perguntas:

Primeira: O que é o Terceiro Estado? Tudo. Segunda: O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada. Terceira: O que pede ele? Ser alguma coisa.”
(HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974, p. 73.)

a)    Identifique a que acontecimento histórico o texto se refere.
b)    Descreva os objetivos do Terceiro Estado no começo desse acontecimento.

Gab:
a)    Revolução Francesa;
b)    Fim dos privilégios feudais; busca de representação política; igualdade jurídica e fiscal; voto censitário; separação entre Estado e Igreja; Estado laico; fim das práticas e políticas de Estado Absolutista (liberalismo).

6 - (UFMG)
    
O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804 e inspirado no Direito Romano, foi fonte de diretrizes legais para os países ocidentais capitalistas porque:
a)    assegurava a igualdade civil entre os indivíduos.
b)    extinguia a escravidão nas colônias.
c)    instituia o direito de greve.
d)    limitava o direito à propriedade.

Gab:A

7- (UNIFOR CE)
  
O Congresso de Viena, realizado com o apoio de países como a Áustria, a Inglaterra, a Rússia, a Prússia e a França nos anos de 1814 e 1815, foi considerado de cunho conservador na medida em que se opôs aos ideais de "liberdade, igualdade e fraternidade".
Corresponde às principais medidas tomadas pelo Congresso de Viena, a:
a)    aprovação do Código Napoleônico elaborado para atender parte das aspirações da burguesia como forma de mantê-la sob o domínio e o controle dos reis absolutistas.
b)    reformulação das constituições das monarquias absolutistas que, convertidas em repúblicas, passaram por profundas transformações estruturais.
c)    formação de uma Liga das Nações para impedir o avanço imperialista do exército revolucionário de Napoleão Bonaparte, que pretendia dominar toda a Europa.
d)    união política e militar entre as tradicionais monarquias européias com a intenção de reprimir as revoluções liberais e nacionais inspiradas pela Revolução Francesa.
e)    concessão de empréstimos à França para reconstruir o país após os prejuízos e danos causados, em virtude da Revolução e das sucessivas guerras napoleônicas.

Gab: D

8- (UFRN)
 
Em 1789, no contexto da Revolução Francesa, na Assembleia Nacional, os representantes do povo elaboraram a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que, entre outras proposições, enunciou:

Os homens nascem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter fundamento na utilidade comum.
O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
A lei é a expressão da vontade geral. Deve ser igual para todos, protegendo ou punindo.
Sendo todos os cidadãos iguais perante a lei, são, igualmente, admitidos a todas as dignidades, cargos e empregos públicos, segundo a capacidade de cada um e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes ou talentos.
In: PAINE, T. Os direitos do homem. Petrópolis: Vozes, 1989. [Adaptado].

As proposições citadas, de ampla repercussão no Mundo Contemporâneo, estão fundamentadas

a)      nas ideias liberais, defensoras do intervencionismo estatal com a adoção de minuciosa regulamentação de todos os aspectos da vida social.
b)      nos valores defendidos pelos adeptos do liberalismo, em oposição aos governos autoritários e à organização social baseada em privilégios.
c)      nas posições políticas burguesas, favoráveis à harmonia coletiva garantida pelo acesso de todos os grupos sociais à propriedade privada dos meios de produção.
d)     nos princípios iluministas, alicerçados na defesa da igualdade econômica como um direito que garantiria a cidadania proletária.

Gab: B
9- (UEL PR)
    
O fim da Monarquia foi um dos momentos mais importantes da Revolução Francesa.
Sobre ela é correto afirmar que:
a)    a República marca o início de um período de mobilização popular liderado pelos girondinos; esse é o momento em que se constituem os comitês revolucionários e onde se destaca a figura de Robespierre.
b)    com a República foram abolidos os direitos feudais e assinada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pondo um fim nos privilégios da aristocracia.
c)    o novo regime caracterizou-se pela adoção de uma Constituição conservadora onde o voto era censitário e o poder executivo era entregue a cinco Diretores.
d)    ameaçado pela contra-revolução externa e pressionado pelas massas populares, o Governo Republicano girondino perde o poder para o grupo jacobino, que dá inicio ao período conhecido como "Terror".
e)    a tomada da Bastilha marca o inicio do Período Republicano onde se consolidam as conquistas burguesas obtidas durante a Monarquia Constitucional, com direito à propriedade, à liberdade e à igualdade perante a lei.

Gab: D


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