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11 de mar. de 2013

GABARITO 2º ANO - AP1 - HISTÓRIA E SOCIOLOGIA


HISTÓRIA

Questão 01)  
Na Inglaterra, por volta de 1640, a monarquia dos Stuart era incapaz de continuar governando de maneira tradicional. Entre as forças sociais que não podiam mais ser contidas no velho quadro político, estavam aqueles que queriam obter dinheiro, como também aqueles que queriam adorar a Deus seguindo apenas suas próprias consciências, o que os levou a desafiar as instituições de uma sociedade hierarquicamente estratificada. (Adaptado de Christopher Hill, “Uma revolução burguesa?”. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 4, nº 7, 1984, p. 10.)

a)     Conforme o texto, que valores se contrapunham à forma de governo tradicional na Inglaterra do século XVII? (1,0)
b)     Quais foram as consequências da Revolução Inglesa para o quadro político do país? (1,0)

Gab:
a)     De acordo com o texto de Christopher Hill, os valores que inspiravam a oposição à tradicional monarquia inglesa dos Stuart eram: “a busca por dinheiro”, que caracterizava as práticas capitalistas da burguesia mercantil, e a adoração a Deus baseada no individualismo e na livre interpretação da Bíblia, típica de alguns grupos protestantes, como os puritanos.
b)     A Revolução Inglesa transforma em definitivo a estrutura política do país, na medida em que converte-o em uma monarquia parlamentar, em que o poder legislativo estaria sob controle de representantes eleitos, fortemente influenciados por interesses da ascendente burguesia, e as atribuições do monarca e os direitos dos cidadãos estariam definidos em uma Constituição, a “Bill of Rights”.

Questão 02)  
O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída “moderada”; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a Câmara dos Lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem precedentes, proclamada a República; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.
RENATO JANINE RIBEIRO
In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante
a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

O texto faz menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell. Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro Ato de Navegação.
Explique a importância do Ato de Navegação para a economia inglesa e aponte duas ações políticas da República Puritana. (1,0)

Gab:
A decretação do primeiro Ato de Navegação (1651) determinou que o transporte de produtos importados pela Inglaterra deveria ser feito apenas em navios ingleses ou pertencentes aos países de origem dos respectivos produtos, ampliando o processo de acumulação de capitais.
Duas das ações:
• dissolução do Parlamento
• conquista da Jamaica à Espanha
• supressão da Câmara dos Lordes
• vitórias militares contra a Holanda e a Espanha
• submissão da Irlanda e da Escócia, outra vez, à Inglaterra
• confisco e leilão das terras pertencentes à Igreja Anglicana e aos nobres que apoiaram o rei
• autoproclamação de Cromwell como Lorde Protetor das Repúblicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda

Questão 03)   (3,0)
 “Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal alargado e reforçado, destinado a fixar as massas camponesas na sua posição social tradicional (...) Por outras palavras, o Estado absolutista nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, ainda menos um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaça política de uma nobreza atemorizada (...).”
ANDERSON, Perry, Linhagens do Estado Absolutista. Trad. Porto: Afrontamento, 1984, pp. 16-17.

a)     Na perspectiva de Anderson, o Estado absolutista significou um rompimento drástico com relação à fragmentação política característica do período feudal? Justifique. (1,0)
b)     Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique. (1,0)
c)      Além dos elementos apontados no texto, ofereça mais duas características constitutivas dos chamados Estados absolutistas. (1,0)

Gab:
a)     Não significou um rompimento drástico, se pensarmos que, para Perry Anderson, a nobreza mantém-se como grupo dominante no Absolutismo, que ganha a conotação de “Estado feudal transformado e ampliado”. Opera-se uma centralização do poder nas mãos do rei, cuja significação é garantir a estrutura social, a dominação da nobreza e sua hegemonia sobre os demais setores, sobretudo para se opor às ameaças dos camponeses (rebeliões). Os privilégios estamentais do clero e da nobreza são mantidos e esses grupos é que participam da gestão do novo Estado.
b)     O grupo dominante era a nobreza – juntamente com o clero -, que manteve os privilégios sociais e passou a exercer o controle da burocracia por meio da ocupação dos cargos do aparelho de Estado. Garantiu-se, assim, a submissão de camponeses e burgueses ao poder real centralizado.
c)      São características do Estado Absolutista:
- centralização do poder político nas mãos do rei absoluto;
- Direito Divino como fundamento do poder real;
- política econômica mercantilista e colonialista;
- manutenção de uma estrutura social estamental;
- unificação de pesos, medidas e tributos;
- formação de exércitos permanentes sob o comando do rei;
- afirmação das línguas nacionais dentro das fronteiras estabelecidas.

Questão 04)  
O Iluminismo foi um movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, apesar da diversidade de leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem, a qual seria imanente em sua essência.
FALCON, F. J. C. Iluminismo, São Paulo: Ática, 1986. Adaptado.

Suas principais linhas de força foram: (1,0)

a)     o pensamento crítico, o primado da razão, a antropologia e a pedagogia.
b)     a ideia de progresso, a antropologia, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
c)      o direito coletivo, o direito à propriedade, o primado da razão, a ideia de progresso.
d)     o sentimento humanitário, a futilidade da guerra, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
e)     a ideia de socialismo, o pensamento crítico, o antropocentrismo e o naturalismo.

Gab: C

Questão 05)     
“O Estado sou eu”. A célebre frase atribuída ao rei francês Luís XIV, também conhecido como Rei-Sol, sintetiza o período absolutista na Europa moderna. Em relação ao Estado absolutista, assinale a afirmativa correta. (1,0)

a)     A política econômica do absolutismo estava baseada no livre comércio que era controlado pela burguesia.
b)     A nobreza havia perdido seus privilégios políticos e sociais devido às constantes guerras entre os Estados absolutistas.
c)      Os poderes de governos e a autoridade política encontravam-se centralizados nas mãos do soberano.
d)     A burocracia foi reduzida em decorrência da atuação burguesa que defendia a diminuição da presença estatal na vida dos súditos.
e)     As diversas revoltas camponesas, ocorridas naquele momento, conquistaram melhorias nas condições de trabalho no meio rural.

Gab: C


Questão 06)  


Sobre a Revolução Gloriosa na Inglaterra (1688/1689) é correto afirmar que (1,0)

a)    foi uma Revolução política que pôs fim ao Absolutismo, consolidando a supremacia do parlamento sobre a autoridade real.
b)    constituiu-se na vitória de setores reacionários no aspecto político inglês e o retorno à descentralização política típica do mundo medieval.
c)    o holandês Guilherme de Orange foi coroado como Guilherme III, depois de ter assinado a Bill Of Rights imposta pelo Parlamento, que ampliava os poderes da monarquia sobre este.
d)    solapou a supremacia da teoria da separação dos três poderes e de um Estado democrático baseado no sufrágio.
e)    representou uma vitória da teoria do direito divino sobre a teoria do contrato entre o soberano e o povo.

Gab: A
Questão 07)  
O movimento iluminista, cujas idéias começam a ser difundidas na Europa no século XVII, é baseado nos valores da burguesia. Entre os conceitos que formam a base dessa ideologia, pode-se destacar

a)    a aceitação da autoridade divina do rei absolutista como forma de se garantir o respeito aos direitos individuais.
b)    a defesa da propriedade privada vista como o resultado da transformação da natureza por meio do trabalho.
c)    a crença na necessidade de se controlar a informação e os meios de comunicação para evitar rebeliões populares.
d)    a importância dada ao equilíbrio entre a razão e o sentimento como forma de conhecimento do mundo.
e)    o repúdio à meritocracia e a valorização da democracia popular, baseada na participação do povo no poder.

Gab: B

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SOCIOLOGIA

Sociologia – AP1
Questão 01)  
Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército.
(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro.
A Revolução Russa de 1917, 1974.)

O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos

a)     czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder.
b)     bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes.
c)      social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório.
d)     mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo.
e)     militares, que tentavam controlar a revolta popular.

Gab: B

Questão 02)  
A Revolução Russa de 1917 é considerada um dos episódios mais importantes da história do século XX. Também reconhecida como Revolução Socialista Russa, ela exerceu considerável influência na vida de centenas de milhões de seres humanos. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.

1)     O cenário desolador composto na Rússia após sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial emoldurou o quadro da Revolução de 1917.
2)     A disputa entre russos e japoneses pela posse dos territórios da Coréia e da Manchúria constituiu uma das motivações imediatas para se deflagrar a Revolução.
3)     Os partidos de esquerda que se encontravam na clandestinidade ressurgiram na conjuntura revolucionária, fazendo eco às exigências de derrubada da monarquia russa.
4)     Os Bolcheviques liderados por Lênin preferiam adotar estratégias de negociação, mas foram vencidos pelo bloco liderado por Trotski.
5)     Os soldados russos encarregados de conter os movimentos grevistas aderiram a eles, desobedecendo às ordens dos generais czaristas.

Estão corretas apenas:

a)     1, 2 e 3
b)     1, 3 e 4
c)      1, 4 e 5
d)     1, 3 e 5
e)     2, 4 e 5

Gab: D

Questão 03)  
A Revolução Russa de outubro/novembro de 1917 implantou no país um regime socialista baseado nas idéias marxistas de Estado proletário. No entanto, além da classe operária, outro grupo social participou ativamente da luta pela queda do governo czarista. Foi
a)    a burguesia, buscando desatrelar seu desenvolvimento da ajuda francesa.
b)    o campesinato, explorado e sofrendo os efeitos da 1.ª Grande Guerra.
c)    a nobreza, contrariada com a interferência das potências estrangeiras no país.
d)    o clero, descontente com a influência do monge Rasputin nas decisões políticas.
e)    a intelectualidade, partidária da implantação do liberalismo econômico na Rússia.

Gab: B
Questão 04)   
No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, a doutrina econômica dominante foi o mercantilismo.

Assinale a alternativa que apresenta uma de suas características.

a)    Laissez-faire ou liberdade de comércio e de produção: o Estado não deveria intervir nas atividades econômicas ou, no máximo, poderia atuar de forma subsidiária e complementar em setores cuja exploração não fosse lucrativa ou não interessasse aos particulares.
b)    Livre-câmbio: pregava a abolição das tarifas alfandegárias protecionistas, defendendo que cada país deveria se especializar na produção daqueles artigos que pudesse produzir em melhores condições que os outros, dando início à divisão internacional do trabalho.
c)    Inviolabilidade da propriedade privada: a propriedade privada era um direito natural do ser humano, sagrado e inviolável, e o que fosse herdado ou adquirido conferia ao indivíduo o direito de usá-lo em seu proveito.
d)    Liberdade de contrato: o montante do salário e a extensão da jornada de trabalho deveriam ser fixados livremente através de negociação direta entre o empregador e o empregado, sem nenhuma interferência do governo, da legislação ou dos sindicatos.
e)    Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar; dessa forma entrariam mais moedas do que sairiam, deixando o país em boa situação financeira.

Gab: E

Questão 05)   

A Rússia, madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o primeiro dos regimes da Europa Central e Oriental a ruir sob as pressões e tensões da Primeira Guerra Mundial (...) tão pronta estava a Rússia para a revolução social que as massas de Petrogrado imediatamente trataram a queda do czarismo como uma proclamação de liberdade, igualdade e democracia direta universais. O feito extraordinário de Lenin foi transformar essa incontrolável onda anárquica popular em poder bolchevique.
(E. J. Hobsbawm, Era dos extremos.)

A partir do texto, explique as condições estruturais que permitem ao autor considerar a Rússia madura para a revolução social.

Gab:
Em primeiro lugar, cabe observar que os processos revolucionários são bastante complexos e que, sob pena de simplificação, é discutível comparar uma revolução a um produto que, em um certo momento, esteja "pronto para ser colhido". Portugal estava "maduro" para a Revolução de Avis? A França estava "madura" para a Revolução Francesa? A Rússia estava "madura" para a Revolução Russa?
Um processo revolucionário supõe, entre outros aspectos, um contexto de crise do sistema político vigente, a existência de uma oposição minimamente organizada que se propõe à tomada do poder, uma conjuntura interna que possibilite a canalização do descontentamento popular identificando-o à ineficiência do regime político vigente e, por fim, uma determinada conjuntura internacional propícia para que o movimento revolucionário não seja abortado.
Nesse contexto pode-se afirmar que o regime czarista estava passando por uma profunda crise de autoridade, as sucessivas derrotas no plano internacional, a política sistematicamente repressiva em relação às vozes discordantes, a crise econômica, o descontentamento popular e um conjunto variado de organizações políticas que se opunham ao regime vigente. Uma conjuntura internacional favorável – a Alemanha interessada em eliminar sua frente de guerra no Front Oriental – possibilitou a chegada de Lênin à Rússia em 1917 que catalisa as oposições e consegue derrubar o regime. A Rússia era e é o maior Estado em extensão territorial. Para consolidar o poder, os bolcheviques contavam com o apoio dos variados grupos de oposição ao czarismo. Terminada a guerra civil e consolidado o poder, os bolcheviques trataram de eliminar os demais grupos de oposição e fundaram um regime de partido único centralizado e autoritário.


Questão 06)  
A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.
(Rosa Luxemburgo. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.)

A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrência da Revolução Russa com a Primeira Guerra Mundial.

Indique e analise possíveis vínculos entre os dois processos, destacando os efeitos da Guerra na vida interna da Rússia.

Gab:
Antes de 1914, o regime czarista russo já apresentava graves contradições internas: o atraso econômico, devido à preponderância da agricultura, praticada aliás de forma arcaica; a enorme desigualdade social, com o predomínio da aristocracia fundiária, uma burguesia ainda pouco desenvolvida e a miséria do proletariado e sobretudo do campesinato; e a autocracia do czar, apesar da recente existência de uma assembleia (Duma) com poderes limitados. Essas contradições agravaram-se com as derrotas do exército russo na Primeira Guerra Mundial, que levaram à queda do czar Nicolau II e a tomada do poder pelos bolcheviques, que implantariam o primeiro Estado socialista da História.

Questão 07)     (2,0)
O liberalismo econômico, que incorporou a máxima “deixai fazer, deixai passar”, criada em meados do século XVIII, objetivava romper com as práticas tradicionais do mercantilismo.
a)    Aponte duas características do liberalismo que o diferenciavam do mercantilismo.
b)    Explique como o liberalismo econômico contribuiu para o fim do sistema colonial.

Gab:
a)    Duas dentre as características:
–livre comércio
–livre concorrência
–divisão internacional do trabalho
–condenação da intervenção do Estado na economia
–afirmação do trabalho humano como fonte geradora das riquezas
–ênfase no mercado interno como elemento do desenvolvimento econômico
b)    O liberalismo econômico, ao condenar as idéias de monopólio e de pacto colonial, características essenciais do sistema colonial, propiciou uma série de reivindicações que resultou no processo de independência das colônias americanas, pondo fim ao sistema colonial.


Questão 08)  
Explique, em aproximadamente 5 linhas, o que foi a NEP, adotada na União Soviética entre 1921 e 1927.

Gab:
A nova política econômica, adotada por Lênin, visava o comunismo de guerra, e incentivo a produção industrial voltada para o abastecimento interno
Questão 10)  
A obra, "A Riqueza das Nações", escrita em 1776 por Adam Smith, constitui-se no marco de concepção do liberalismo, uma corrente de pensamento político e econômico que desde então se espalhou pelo mundo. A respeito do liberalismo, explique alguns aspectos dessa teoria.

Gabarito:
Uma das ideias centrais do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia da interferência do Estado ou de qualquer outro instrumento que estabeleça regras e limites. Na concepção liberal, a "mão invisível do mercado" seria a única responsável por trazer benefícios para a sociedade e promover o desenvolvimento econômico das nações.





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