HISTÓRIA
Questão 01)
Na Inglaterra, por volta de 1640, a monarquia dos
Stuart era incapaz de continuar governando de maneira tradicional. Entre as
forças sociais que não podiam mais ser contidas no velho quadro político,
estavam aqueles que queriam obter dinheiro, como também aqueles que queriam
adorar a Deus seguindo apenas suas próprias consciências, o que os levou a
desafiar as instituições de uma sociedade hierarquicamente estratificada.
(Adaptado de Christopher Hill, “Uma revolução burguesa?”. Revista Brasileira
de História, São Paulo, vol. 4, nº 7, 1984, p. 10.)
a) Conforme o texto, que valores se
contrapunham à forma de governo tradicional na Inglaterra do século XVII? (1,0)
b) Quais foram as consequências da Revolução
Inglesa para o quadro político do país? (1,0)
Gab:
a) De acordo com o texto de Christopher Hill,
os valores que inspiravam a oposição à tradicional monarquia inglesa dos Stuart
eram: “a busca por dinheiro”, que caracterizava as práticas capitalistas da
burguesia mercantil, e a adoração a Deus baseada no individualismo e na livre
interpretação da Bíblia, típica de alguns grupos protestantes, como os
puritanos.
b) A Revolução Inglesa transforma em
definitivo a estrutura política do país, na medida em que converte-o em uma
monarquia parlamentar, em que o poder legislativo estaria sob controle de
representantes eleitos, fortemente influenciados por interesses da ascendente
burguesia, e as atribuições do monarca e os direitos dos cidadãos estariam
definidos em uma Constituição, a “Bill of Rights”.
Questão 02)
O rei é
vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar
o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia
do Parlamento somam-se para impedir essa saída “moderada”; o rei foge do cativeiro,
afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O
resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os
presbiterianos são excluídos do Parlamento, a Câmara dos Lordes é extinta, o
rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem
precedentes, proclamada a República; mas essas bandeiras radicais são tomadas
por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo
social.
RENATO
JANINE RIBEIRO
In: HILL, Christopher. O
mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante
a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Companhia
das Letras, 1987.
O texto faz
menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a
Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra
viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell.
Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro
Ato de Navegação.
Explique a
importância do Ato de Navegação para a economia inglesa e aponte duas ações
políticas da República Puritana. (1,0)
Gab:
A decretação
do primeiro Ato de Navegação (1651) determinou que o transporte de produtos
importados pela Inglaterra deveria ser feito apenas em navios ingleses ou
pertencentes aos países de origem dos respectivos produtos, ampliando o
processo de acumulação de capitais.
Duas das
ações:
• dissolução
do Parlamento
• conquista da
Jamaica à Espanha
• supressão da
Câmara dos Lordes
• vitórias
militares contra a Holanda e a Espanha
• submissão da
Irlanda e da Escócia, outra vez, à Inglaterra
• confisco e
leilão das terras pertencentes à Igreja Anglicana e aos nobres que apoiaram o
rei
•
autoproclamação de Cromwell como Lorde Protetor das Repúblicas da Inglaterra,
Escócia e Irlanda
Questão 03) (3,0)
“Essencialmente, o absolutismo era apenas
isto: um aparelho de dominação feudal
alargado e reforçado, destinado a fixar as massas camponesas na sua
posição social tradicional (...) Por outras palavras, o Estado absolutista
nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, ainda menos um
instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova
carapaça política de uma nobreza atemorizada (...).”
ANDERSON, Perry, Linhagens
do Estado Absolutista. Trad. Porto: Afrontamento, 1984, pp. 16-17.
a) Na perspectiva de
Anderson, o Estado absolutista significou um rompimento drástico com relação à
fragmentação política característica do período feudal? Justifique. (1,0)
b) Na visão de Anderson,
qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista?
Justifique. (1,0)
c) Além dos elementos
apontados no texto, ofereça mais duas características constitutivas dos
chamados Estados absolutistas. (1,0)
Gab:
a) Não
significou um rompimento drástico, se pensarmos que, para Perry Anderson, a
nobreza mantém-se como grupo dominante no Absolutismo, que ganha a conotação de
“Estado feudal transformado e ampliado”. Opera-se uma centralização do poder
nas mãos do rei, cuja significação é garantir a estrutura social, a dominação da
nobreza e sua hegemonia sobre os demais setores, sobretudo para se opor às
ameaças dos camponeses (rebeliões). Os privilégios estamentais do clero e da
nobreza são mantidos e esses grupos é que participam da gestão do novo Estado.
b) O grupo dominante era a
nobreza – juntamente com o clero -, que manteve os privilégios sociais e passou
a exercer o controle da burocracia por meio da ocupação dos cargos do aparelho
de Estado. Garantiu-se, assim, a submissão de camponeses e burgueses ao poder
real centralizado.
c) São
características do Estado Absolutista:
-
centralização do poder político nas mãos do rei absoluto;
- Direito
Divino como fundamento do poder real;
- política
econômica mercantilista e colonialista;
- manutenção
de uma estrutura social estamental;
- unificação
de pesos, medidas e tributos;
- formação de
exércitos permanentes sob o comando do rei;
- afirmação
das línguas nacionais dentro das fronteiras estabelecidas.
Questão 04)
O Iluminismo foi um movimento intelectual,
portador de uma visão unitária do mundo e do homem, apesar da diversidade de
leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade
do mundo e do homem, a qual seria imanente em sua essência.
FALCON, F. J. C. Iluminismo, São
Paulo: Ática, 1986. Adaptado.
Suas principais linhas de força foram: (1,0)
a) o pensamento crítico, o
primado da razão, a antropologia e a pedagogia.
b) a ideia de progresso, a
antropologia, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
c) o direito coletivo, o
direito à propriedade, o primado da razão, a ideia de progresso.
d) o sentimento humanitário, a
futilidade da guerra, a manutenção das tradições e a explicação racional para
tudo.
e) a ideia de socialismo, o
pensamento crítico, o antropocentrismo e o naturalismo.
Gab: C
Questão 05)
“O Estado sou eu”. A célebre frase atribuída
ao rei francês Luís XIV, também conhecido como Rei-Sol, sintetiza o período
absolutista na Europa moderna. Em relação ao Estado absolutista, assinale a
afirmativa correta. (1,0)
a) A política econômica do absolutismo estava baseada no livre comércio que
era controlado pela burguesia.
b) A nobreza havia perdido seus privilégios políticos e sociais devido às
constantes guerras entre os Estados absolutistas.
c) Os poderes de governos e a autoridade política encontravam-se
centralizados nas mãos do soberano.
d) A burocracia foi reduzida em decorrência da atuação burguesa que defendia
a diminuição da presença estatal na vida dos súditos.
e) As diversas revoltas camponesas, ocorridas naquele momento, conquistaram
melhorias nas condições de trabalho no meio rural.
Gab: C
Questão 06)
Sobre a
Revolução Gloriosa na Inglaterra (1688/1689) é correto afirmar que (1,0)
a) foi uma Revolução política
que pôs fim ao Absolutismo, consolidando a supremacia do parlamento sobre a
autoridade real.
b) constituiu-se na vitória de
setores reacionários no aspecto político inglês e o retorno à descentralização
política típica do mundo medieval.
c) o holandês Guilherme de
Orange foi coroado como Guilherme III, depois de ter assinado a Bill Of
Rights imposta pelo Parlamento, que ampliava os poderes da monarquia sobre
este.
d) solapou a supremacia da
teoria da separação dos três poderes e de um Estado democrático baseado no
sufrágio.
e) representou uma vitória da
teoria do direito divino sobre a teoria do contrato entre o soberano e o povo.
Gab: A
Questão 07)
O movimento
iluminista, cujas idéias começam a ser difundidas na Europa no século XVII, é
baseado nos valores da burguesia. Entre os conceitos que formam a base dessa
ideologia, pode-se destacar
a) a aceitação da autoridade
divina do rei absolutista como forma de se garantir o respeito aos direitos
individuais.
b) a defesa da propriedade
privada vista como o resultado da transformação da natureza por meio do
trabalho.
c) a crença na necessidade de
se controlar a informação e os meios de comunicação para evitar rebeliões
populares.
d) a importância dada ao
equilíbrio entre a razão e o sentimento como forma de conhecimento do mundo.
e) o repúdio à meritocracia e
a valorização da democracia popular, baseada na participação do povo no poder.
Gab: B
SOCIOLOGIA
Sociologia – AP1
Questão 01)
Os
operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem
escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório,
que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do
exército.
(Manifesto
de 27 de fevereiro de 1917,
in Marc Ferro.
A Revolução Russa de 1917,
1974.)
O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na
Rússia, revela a posição dos
a) czaristas,
que buscavam organizar a luta pela retomada do poder.
b) bolcheviques,
que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes.
c) social-democratas,
que pretendiam controlar o governo provisório.
d) mencheviques,
que defendiam o caráter democrático do novo governo.
e) militares, que tentavam
controlar a revolta popular.
Gab: B
Questão 02)
A Revolução
Russa de 1917 é considerada um dos episódios mais importantes da história do
século XX. Também reconhecida como Revolução Socialista Russa, ela exerceu
considerável influência na vida de centenas de milhões de seres humanos. Sobre
esse tema, analise as afirmações a seguir.
1) O cenário desolador composto
na Rússia após sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial emoldurou
o quadro da Revolução de 1917.
2) A disputa entre russos e
japoneses pela posse dos territórios da Coréia e da Manchúria constituiu uma
das motivações imediatas para se deflagrar a Revolução.
3) Os partidos de esquerda que
se encontravam na clandestinidade ressurgiram na conjuntura revolucionária,
fazendo eco às exigências de derrubada da monarquia russa.
4) Os Bolcheviques liderados
por Lênin preferiam adotar estratégias de negociação, mas foram vencidos pelo
bloco liderado por Trotski.
5) Os soldados russos
encarregados de conter os movimentos grevistas aderiram a eles, desobedecendo
às ordens dos generais czaristas.
Estão
corretas apenas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 3 e 4
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 5
e) 2, 4 e 5
Gab: D
Questão 03)
A Revolução
Russa de outubro/novembro de 1917 implantou no país um regime socialista
baseado nas idéias marxistas de Estado proletário. No entanto, além da classe
operária, outro grupo social participou ativamente da luta pela queda do
governo czarista. Foi
a) a burguesia, buscando
desatrelar seu desenvolvimento da ajuda francesa.
b) o campesinato, explorado e
sofrendo os efeitos da 1.ª Grande Guerra.
c) a nobreza, contrariada com
a interferência das potências estrangeiras no país.
d) o clero, descontente com a
influência do monge Rasputin nas decisões políticas.
e) a intelectualidade,
partidária da implantação do liberalismo econômico na Rússia.
Gab: B
Questão 04)
No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o
fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, a doutrina econômica
dominante foi o mercantilismo.
Assinale a alternativa que apresenta uma de suas características.
a) Laissez-faire
ou liberdade de comércio e de produção: o Estado não deveria
intervir nas atividades econômicas ou, no máximo, poderia atuar de forma
subsidiária e complementar em setores cuja exploração não fosse lucrativa ou
não interessasse aos particulares.
b) Livre-câmbio:
pregava a abolição das tarifas alfandegárias protecionistas, defendendo que
cada país deveria se especializar na produção daqueles artigos que pudesse
produzir em melhores condições que os outros, dando início à divisão
internacional do trabalho.
c) Inviolabilidade
da propriedade privada: a propriedade privada era um direito natural do ser
humano, sagrado e inviolável, e o que fosse herdado ou adquirido conferia ao
indivíduo o direito de usá-lo em seu proveito.
d) Liberdade
de contrato: o montante do salário e a extensão da jornada de trabalho
deveriam ser fixados livremente através de negociação direta entre o empregador
e o empregado, sem nenhuma interferência do governo, da legislação ou dos
sindicatos.
e) Balança
Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar;
dessa forma entrariam mais moedas do que sairiam, deixando o país em boa
situação financeira.
Gab: E
Questão 05)
A Rússia,
madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o
primeiro dos regimes da Europa Central e Oriental a ruir sob as pressões e
tensões da Primeira Guerra Mundial (...) tão pronta estava a Rússia para a
revolução social que as massas de Petrogrado imediatamente trataram a queda do
czarismo como uma proclamação de liberdade, igualdade e democracia direta
universais. O feito extraordinário de Lenin foi transformar essa incontrolável
onda anárquica popular em poder bolchevique.
(E. J. Hobsbawm, Era dos extremos.)
A partir do
texto, explique as condições estruturais que permitem ao autor considerar a
Rússia madura para a revolução social.
Gab:
Em primeiro
lugar, cabe observar que os processos revolucionários são bastante complexos e que,
sob pena de simplificação, é discutível comparar uma revolução a um produto
que, em um certo momento, esteja "pronto para ser colhido". Portugal
estava "maduro" para a Revolução de Avis? A França estava
"madura" para a Revolução Francesa? A Rússia estava
"madura" para a Revolução Russa?
Um processo
revolucionário supõe, entre outros aspectos, um contexto de crise do sistema
político vigente, a existência de uma oposição minimamente organizada que se
propõe à tomada do poder, uma conjuntura interna que possibilite a canalização do
descontentamento popular identificando-o à ineficiência do regime político
vigente e, por fim, uma determinada conjuntura internacional propícia para que
o movimento revolucionário não seja abortado.
Nesse contexto
pode-se afirmar que o regime czarista estava passando por uma profunda crise de
autoridade, as sucessivas derrotas no plano internacional, a política
sistematicamente repressiva em relação às vozes discordantes, a crise
econômica, o descontentamento popular e um conjunto variado de organizações
políticas que se opunham ao regime vigente. Uma conjuntura internacional
favorável – a Alemanha interessada em eliminar sua frente de guerra no Front
Oriental – possibilitou a chegada de Lênin à Rússia em 1917 que catalisa as
oposições e consegue derrubar o regime. A Rússia era e é o maior Estado em
extensão territorial. Para consolidar o poder, os bolcheviques contavam com o
apoio dos variados grupos de oposição ao czarismo. Terminada a guerra civil e
consolidado o poder, os bolcheviques trataram de eliminar os demais grupos de
oposição e fundaram um regime de partido único centralizado e autoritário.
Questão 06)
A Revolução
Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.
(Rosa
Luxemburgo. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.)
A frase de
Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a
ocorrência da Revolução Russa com a Primeira Guerra Mundial.
Indique e
analise possíveis vínculos entre os dois processos, destacando os efeitos da
Guerra na vida interna da Rússia.
Gab:
Antes de 1914, o regime czarista russo já
apresentava graves contradições internas: o atraso econômico, devido à
preponderância da agricultura, praticada aliás de forma arcaica; a enorme
desigualdade social, com o predomínio da aristocracia fundiária, uma burguesia
ainda pouco desenvolvida e a miséria do proletariado e sobretudo do
campesinato; e a autocracia do czar, apesar da recente existência de uma
assembleia (Duma) com poderes limitados. Essas contradições agravaram-se com as
derrotas do exército russo na Primeira Guerra Mundial, que levaram à queda do
czar Nicolau II e a tomada do poder pelos bolcheviques, que implantariam o primeiro
Estado socialista da História.
Questão 07) (2,0)
O liberalismo econômico, que
incorporou a máxima “deixai fazer, deixai passar”, criada em meados do século
XVIII, objetivava romper com as práticas tradicionais do mercantilismo.
a) Aponte duas características do liberalismo
que o diferenciavam do mercantilismo.
b) Explique como o liberalismo econômico
contribuiu para o fim do sistema colonial.
Gab:
a) Duas dentre as características:
–livre
comércio
–livre
concorrência
–divisão
internacional do trabalho
–condenação da
intervenção do Estado na economia
–afirmação do
trabalho humano como fonte geradora das riquezas
–ênfase no
mercado interno como elemento do desenvolvimento econômico
b) O liberalismo econômico, ao condenar as
idéias de monopólio e de pacto colonial, características essenciais do sistema
colonial, propiciou uma série de reivindicações que resultou no processo de
independência das colônias americanas, pondo fim ao sistema colonial.
Questão 08)
Explique, em
aproximadamente 5 linhas, o que foi a NEP, adotada na União Soviética entre
1921 e 1927.
Gab:
A nova
política econômica, adotada por Lênin, visava o comunismo de guerra, e
incentivo a produção industrial voltada para o abastecimento interno
Questão 10)
A obra,
"A Riqueza das Nações", escrita em 1776 por Adam Smith, constitui-se
no marco de concepção do liberalismo, uma corrente de pensamento político e
econômico que desde então se espalhou pelo mundo. A respeito do liberalismo, explique
alguns aspectos dessa teoria.
Gabarito:
Uma das ideias
centrais do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia da
interferência do Estado ou de qualquer outro instrumento que estabeleça regras
e limites. Na concepção liberal, a "mão invisível do mercado" seria a
única responsável por trazer benefícios para a sociedade e promover o
desenvolvimento econômico das nações.
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