Postagens mais visitadas

23 de nov. de 2011

GABARITO AT3 - HISTÓRIA - 2º ANO

At3 - história


01 - (PUC RS)

Considere os versos do refrão da música Para Não Dizer que Não Falei das Flores (“Caminhando”) de Geraldo Vandré, lançada em um festival de música popular, em 1968, e que se tornaria símbolo da canção de protesto do engajamento político no Brasil.



“Vem, vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

Não espera acontecer”



Considerando o contexto político específico em que é lançada a canção de Vandré, a exortação do artista no refrão constitui um dramático chamamento:

a) Ao abandono do país pelos artistas e intelectuais.

b) À resistência armada ao regime militar.

c) À mobilização nacional na campanha das Diretas-Já.

d) À unificação das oposições em um só partido no Congresso.

e) À organização de passeatas contra a lentidão da Abertura.



Gab: B



02 - (UFG GO)

Entre 1974 e 1978, o governo do presidente Ernesto Geisel sinalizou o início do processo de abertura, definindo o seu ritmo e a sua forma: lento, gradual e seguro. Nessa perspectiva, a abertura exigia



a) a elaboração de um novo projeto constitucional, por um experiente grupo de juristas, a ser submetido ao governo.

b) o fortalecimento do bipartidarismo como forma de controle dos agentes políticos.

c) a contenção do movimento feminista, que advogava a aprovação do divórcio.

d) a redefinição das funções do Estado, em razão das dificuldades econômicas advindas da crise do petróleo.

e) o controle das instituições repressivas, que ameaçavam o processo de distensão política.



Gab: E



03 - (UFTM MG)

Observe a charge, de autoria do caricaturista Fortuna, publicada em 2 de novembro de 1965, Dia de Finados, no jornal carioca Correio da Manhã.







A charge deve ser remetida ao contexto



a) da proliferação de siglas partidárias, que disputavam a hegemonia no Congresso Nacional, via eleições parlamentares.

b) de crise econômica internacional, que ameaçava os organismos encarregados de prestar ajuda humanitária.

c) de crescimento das organizações sindicais nacionais, que lutavam por aumentos salariais e combatiam a inflação.

d) da mobilização dos camponeses, que lutavam pela reforma agrária e pelo reconhecimento de suas terras.

e) do regime de força recém-implantado que, por meio de Ato Institucional, extinguiu os partidos políticos.



Gab: E



04 - (UECE)

No que tange à relação estado e sociedade civil no Brasil, no período de 1964 a 1978, são feitas as seguintes afirmações.



I. É um período em que foram amplamente respeitados os direitos e as garantias fundamentais do cidadão por parte dos poderes instituídos.

II. Foram observadas, ações de resistência por parte de alguns segmentos da sociedade brasileira ao poder ditatorial-militar instaurado, inclusive com luta armada.

III. No período citado, a exclusão de amplos setores da sociedade civil do processo decisório nacional ficou fortemente evidenciada.



É correto o que se afirma em



a) I, II e III.

b) II apenas.

c) II e III apenas.

d) I e III apenas.



Gab: C



05 - (FEPECS DF)

Observe o demonstrativo sobre a TAXA DE CRESCIMENTO DO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) – 1964/1973:





(Fonte: ALVES, Maria Helena M. Estado e Oposição no Brasil (1964/1984). 5ª Ed. Petrópolis. Vozes, 1989. p. 145.)



Analisando-se os dados da tabela acima, pode-se evidenciar o grande crescimento do PIB brasileiro após o início do Regime Militar a partir de 1964. Esse processo gerou o chamado “milagre econômico brasileiro”. A partir da relação direta entre o “milagre econômico” e a conjuntura internacional do período, pode-se afirmar que a economia brasileira entre 1968 e 1971 se caracterizou:



a) pelo nacionalismo do Regime Militar, que impedia a participação do capital estrangeiro no Brasil através do fechamento do nosso mercado aos interesses econômicos norte-americanos;

b) pelo forte fluxo de capital estrangeiro no Brasil através de empresas estrangeiras e de empréstimos feitos pelos EUA ao governo brasileiro devido ao clima de Guerra Fria;

c) pela presença exclusiva do capital estrangeiro através da política liberal do governo militar que reduzia impostos e liberava créditos com juros baixos;

d) pela parceria do capital estrangeiro com o capital privado nacional através da ajuda financeira dos EUA para evitar o avanço comunista no Brasil;

e) pela exclusiva participação do capital privado nacional a partir do incentivo fiscal do governo militar brasileiro, que recebia ajuda dos EUA em função da Guerra Fria.



Gab: B



06 - (UESPI)

Os governos militares, pós-64, conseguiram impor um sistema atuante e inibidor de rebeldias contra os excessos de violência. Na época do general Médici, houve:



a) lutas democráticas importantes, com o fim da censura e a abertura do Congresso Nacional.

b) a exploração acentuada pelas propagandas oficiais de eventos sociais, como a vitória do Brasil na Copa do Mundo de futebol, em 1970.

c) o fim da censura aos jornais, mas a extinção de partidos socialistas ainda atuantes.

d) a reformulação da Constituição, garantindo o autoritarismo e a prevalência dos governos militares.

e) o inicio da formação de grupos ligados à luta contra a ditadura, com grandes passeatas em cidades do Sudeste.



Gab: B



07 - (FGV)

A cor amarela foi escolhida como símbolo da campanha das diretas. Mais do que a mensagem de sabedoria que muitos quiseram sustentar, tratava-se de uma forma de não deixar o vermelho das bandeiras de esquerda dominar as praças e avenidas.

(Flavio de Campos, Oficina de história: história do Brasil)



O objetivo do movimento Diretas Já! era o restabelecimento das eleições diretas para a presidência da República, daí a luta pela aprovação de uma emenda constitucional, a Dante de Oliveira. Acerca desse processo, assinale a alternativa correta.



a) Com a aprovação da emenda Dante de Oliveira, articulou- se uma chapa encabeçada por Ulisses Guimarães, tendo como vice, Itamar Franco, que representavam todas as forças políticas de oposição ao regime autoritário nascido em 1964.

b) A aprovação da emenda Dante de Oliveira permitiu uma ampla articulação política de oposição ao regime de exceção, a Aliança Liberal, que venceu as eleições diretas de 1985, com a chapa José Sarney (PMDB) e Leonel Brizola (PDT).

c) A emenda Dante de Oliveira não foi aprovada e o PMDB, em aliança com setores dissidentes do partido governista, por meio do Colégio Eleitoral, elegeram Tancredo Neves como presidente do Brasil, em janeiro de 1985.

d) A derrota da emenda Dante de Oliveira enveredou o movimento Diretas Já! para caminhos mais radicais, como o apoio à Greve Geral de junho de 1984 e a recusa em participar do Colégio Eleitoral em janeiro de 1985.

e) Para a aprovação da emenda Dante de Oliveira, as forças de oposição à Ditadura Militar foram obrigadas a aceitar as eleições diretas apenas em 1989 e o Colégio Eleitoral elegeu o senador Itamar Franco para presidente do Brasil.



Gab: C



08 - (PUC RS)

Referentes às políticas econômicas dos governos pós-abertura política, isto é, posteriores a 1985, julgue as afirmativas abaixo.



I. O ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco (1992-1994), Fernando Henrique Cardoso, criou o Plano Real, que tinha como objetivo acabar com a inflação e estabilizar a economia, através de um mecanismo de desindexação.

II. No governo de Fernando Collor de Melo (1990-1992), foi proposto o Plano Cruzado Novo, que criava nova referência monetária, o cruzado, colocava fim na correção monetária, congelava o preço das mercadorias e reajustava salários automaticamente, através de gatilho salarial.

III. No governo de José Sarney (1985-1990), foram criados o Plano Bresser e o Plano Verão, considerados “choques econômicos” para combater a inflação, que voltava a crescer.

IV. No governo José Sarney, foi lançado um plano caracterizado por medidas drásticas de combate à inflação, mediante bloqueio de contas e aplicações financeiras, confisco do dinheiro e criação de nova moeda – o cruzeiro.



Estão corretas apenas as afirmativas



a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.



Gab: B



09 - (PUC RS)

Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito após o período da ditadura militar. Sua trajetória política se deu em Alagoas, onde era conhecido como “Caçador de Marajás”. Ao assumir a presidência, em 15 de março de 1990, anunciou medidas de cunho econômico, tais como:



a) aumento de impostos e tarifas, congelamento de salários e preços, adoção de política de juros altos, redução de tarifas de importação e corte nos gastos públicos.

b) livre mercado, fim de subsídios, amplo programa de privatização, extinção do cruzado novo, reintrodução do cruzeiro e confisco do saldo das cadernetas de poupança, contas correntes e investimentos com valores acima de 50 mil cruzeiros.

c) instituição do seguro-desemprego, correção da poupança e aplicações financeiras pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), adoção do “gatilho salarial”, com reajuste automático do salário mínimo quando com inflação superior a 20%.

d) redução dos gastos públicos, aumento da arrecadação por meio de impostos, incentivos ao crescimento das exportações e renegociação dos acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

e) funcionamento do mercado sem interferências estatais, corte nos benefícios sociais, privatizações em larga escala, descongelamento de preços e serviços e alteração do cálculo da inflação.



Gab: B



10 - (FGV)

Assinale a alternativa que apresente apenas presidentes eleitos pelo voto direto dos cidadãos brasileiros.



a) José Sarney, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

b) Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva.

c) Tancredo Neves, Itamar Franco e Luis Inácio Lula da Silva.

d) Ulysses Guimarães, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

e) José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva.



Gab: B

Nenhum comentário: