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23 de nov. de 2011

GABARITO - AT3 - 1º ANO

At3 – 1º ano - história


01 - (PUC RJ)

“Meu falecido pai, de memória abençoada, fez todo esforço para que eu pudesse alcançar excelência mental e técnica. O fruto dos meus estudos e trabalhos alcançou o seu desejo mais querido. Mas você pode perceber que, para a educação, as condições não eram favoráveis como são hoje. Nem eu tive professores tão capazes como você.

Nós ainda estávamos na idade das trevas. (...) Agora, pela graça de Deus, a luz e a dignidade foram restituídas às letras e eu vivi para vê-lo.

Hoje as antigas ciências estão restauradas (...). As línguas restituídas: o grego (...); o hebraico e o latim (...). Hoje o mundo está repleto de homens sábios (...).

Mas lembre-se disso, a sabedoria de nada lhe servirá se você não amar e temer a deus (...).

Seu pai, Gargantua.”

François Rabelais, Carta de Gargantua a Pantagruel, 1532



São características do humanismo renascentista indicadas nesse texto, EXCETO:



a) a crítica à Idade Média, percebida como período de trevas.

b) a valorização de uma educação laica e a abertura das bibliotecas monásticas.

c) o desejo de renovar a fé cristã mediante a tradução e circulação dos textos sagrados.

d) a retomada do patrimônio cultural e literário da Antiguidade Clássica.

e) o otimismo em relação aos avanços humanos no campo da educação.



Gab: B



02 - (UNIMONTES MG)

Acerca da chamada Contrarreforma da Igreja Católica no século XVI, é INCORRETO afirmar que



a) o Concílio de Trento afirmou a dupla origem das crenças da Igreja Católica, fundamentadas em sua interpretação das Escrituras e nas suas próprias tradições.

b) a Companhia de Jesus, fundada em moldes semelhantes aos militares, foi uma das estratégias de expansão da fé católica na Ásia e América.

c) o Concílio de Trento decidiu por uma renovação administrativa, descentralizando o poder eclesiástico com o objetivo de enfrentar a expansão protestante.

d) a Igreja tomou medidas de caráter “repressivo” em relação às chamadas heresias como a reativação do Tribunal de Inquisição e o estabelecimento do Índex, lista de livros proibidos.



Gab: C



03 - (PUC RJ)

Sobre o conjunto de idéias que marcou o Renascimento é correto afirmar que:

a) a Renascença contribuiu para o reforço de valores humanistas em toda a Europa. A valorização do Homem como “medida para todas as coisas” se tornou uma idéia importante para os pensadores renascentistas.

b) as idéias dos pensadores renascentistas tornaram-se populares, influenciando movimentos revolucionários. Esses ideais seriam retomados no século XIX pelos socialistas.

c) os pensadores do Renascimento recuperaram idéias da Antigüidade clássica, estando de acordo com as orientações religiosas da Igreja Romana.

d) a Igreja Católica, como principal compradora de obras de arte, se tornou uma defensora das idéias renascentistas.

e) como movimento intelectual, o Renascimento provocou uma ruptura na Igreja, dividida a partir de então em Igreja Ortodoxa e Igreja Romana.



Gab: A



04 - (UNIFOR CE)

Considere o desenho que Leonardo da Vinci esboçou no século XVI.



(In: Gislaine Campos Azevedo e Reinaldo Seriacopi.

História. São Paulo: Ática, 2007.p. 136)



O desenho expressa valores culturais de uma época histórica e que pode ser associado ao

I. individualismo, que valorizava a capacidade de o ser humano fazer escolhas livremente, valendo-se apenas de suas próprias forças, sem apelar para o sobrenatural.

II. racionalismo, que enfatizava a razão como principal instrumento para compreender o universo e a natureza, mas sem desprezar os ensinamentos cristãos.

III. teocentrismo, que reforçava a concepção medieval fortemente difundida nos mosteiros e colocava o homem como um ser submisso a Deus.

IV. humanismo, que procurava mostrar que o homem, feito à semelhança de Deus, estava subordinado a forças imateriais da qual não poderia se libertar.



Estão corretas SOMENTE

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.



Gab: A



05 - (UNIFOR CE)

Considere as ilustrações abaixo.





(Jean-Michel Lambin. Histoire. Paris: Hachette, 1995. p. 115)



A sociedade européia do século XVI vivenciou mudanças de paradigmas em relação à concepção do universo. Identifique a alternativa que contenha características trazidas por essas mudanças, relacionadas adequadamente às ilustrações.



a) Copérnico descobriu, conforme a ilustração I, que as estações do ano têm intrínsecas relações com os astros que giram em torno do sistema solar.

b) Ptolomeu argumentou que o planeta Terra é uma estrela que gira em torno do Sol, conforme ilustração I, fazendo um intenso movimento uniforme e circular.

c) Ptolomeu, assim como a Igreja Católica, considerava a teoria do heliocentrismo como fundamento para justificar a concepção presente na ilustração II.

d) Copérnico acreditava que a Terra era um planeta que concluía uma órbita em torno de um sol fixo todo ano, conforme ilustração II, e que girava em torno de seu eixo todo dia.

e) o Tribunal de Inquisição condenou Copérnico à morte quando este começou a divulgar a hipótese de que a Terra era o centro do universo, conforme ilustração I.



Gab: D



06 - (FMJ SP)

Leia as afirmativas.



I. O termo Renascimento refere-se ao florescimento artístico e científico iniciado na Itália, por volta do século XV, e teve como referência cultural as civilizações da Grécia e Roma antigas.

II. Entre as características do período renascentista, podem-se destacar a valorização do homem e a plena aceitação dos valores da Igreja Católica, como forma de se opor ao antropocentrismo do mundo medieval.

III. A importância dada à capacidade racional do ser humano serviu como estímulo para o desenvolvimento de uma ciência baseada na experimentação e na observação dos fenômenos do mundo natural.

IV. Apesar de revelar ao mundo grandes artistas, nas áreas da literatura, pintura, escultura e arquitetura, o movimento renascentista teve pouca expressão fora dos limites das principais cidades italianas.



Estão corretas apenas as afirmativas



a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.



Gab: B



07 - (UEFS BA)

Calvino [...] introduziu a noção de progresso e sucesso. Para o reformador genebrês, o indivíduo era responsável perante Deus. De acordo com suas possibilidades, devia tentar utilizar os meios que Deus lhe dera para se aperfeiçoar, dar a seus filhos chances de sucesso (principalmente por meio da educação) e trabalhar de maneira a se tornar um exemplo para seus próximos, seus vizinhos e sua congregação. (GARRISSON, s.d, p. 60).



A concepção calvinista quanto à relação entre o homem e os bens resultantes do esforço do trabalho propiciou, de acordo com o texto, a



a) superação do medo da acumulação de riquezas, vista anteriormente como pecado, e, a partir daí, como sinônimo de progresso.

b) condenação do lucro resultante da circulação do capital usurário, incentivado pelas nascentes casas bancárias da época.

c) defesa do justo preço e do lucro limitado, como eram praticados nas corporações de ofícios das cidades medievais.

d) queda dos antagonismos econômicos entre comerciantes católicos e protestantes, na Europa da época.

e) valorização do ócio e do lazer, como sinais de riqueza, prestígio e felicidade.



Gab: A



08 - (UFCG PB)

Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das possibilidades de cidadania.



Sobre as conquistas intelectuais advindas com a Reforma é INCORRETO afirmar que:



a) A Reforma nasceu no próprio seio da Igreja e procurou dar visibilidade ao conjunto de valores que preconizavam o retorno às origens do cristianismo.

b) Os clérigos reformistas renovaram a abordagem da teologia pastoral a fim de responder às angústias dos crentes, elaborando obras curtas sobre a moral e a prática da fé.

c) As traduções da Bíblia (como a de Gutenberg, 1456) difundiram-se na Europa, permitindo aos leigos acesso mais fácil às escrituras.

d) A nova relação mais direta, mas íntima entre os fiéis e Deus, intermediada pelos textos sagrados, incomodava a Igreja, porque diminuía fortemente a autoridade do Papa e do clero e quebrava a ordem social do mundo medieval.

e) As traduções mais livres da Bíblia permitiram a liberalidade dos costumes, fazendo com que alguns protestantes não seguissem mais os valores morais pregados pelo Cristianismo.



Gab: E



09 - (UNIR RO)

Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.



05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.

27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].

28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.

(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm. Acesso em 23/10/2009.)



Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à



a) prática da simonia.

b) intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.

c) proibição da tradução da Bíblia para o alemão.

d) venda de indulgências.

e) adoção pelo papa do nicolaísmo.



Gab: D



10 - (PAS DF)

Pelo Ato de Supremacia (1534), Henrique VIII criou uma Igreja Nacional na Inglaterra, tornando-se o seu chefe. As alternativas abaixo referem-se aos motivos políticos e econômicos da Reforma Anglicana, EXCETO:

a) Oposição do papa ao divórcio do rei.

b) Vontade do rei em escapar do controle político do papa

c) Interesse do rei nos bens da Igreja Católica.

d) Interesse em eliminar a venda de indulgências e a simonia.

e) Desejo do rei em submeter a Igreja ao Estado.



Gab: D

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