At3 – 9º ano
01 - (IBMEC RJ)
“1968 transforma-se no ano do protesto contra os rumos a que o país estava sendo levado. Os estudantes travam choques com tropas da polícia, exigindo o fim do regime político”.
(Retrato do Brasil, 1985)
Sobre a ditadura militar brasileira, que vigorou de 1964 a 1985, em relação ao período citado (o ano de 1968) são feitas as seguintes afirmativas:
I. em função de tantos protestos, o governo militar recua e assina a Lei da Anistia;
II. como forma de demonstrar a vontade de permitir a volta do país à democracia, foi permitida a atuação de diversos partidos políticos como o MDB, a ARENA e o PDS;
III. no mês de dezembro entra em vigor o AI-5 que possibilita ao governo fechar o Congresso Nacional e a promover uma ampla cassação de mandatos e direitos políticos.
Assinale:
a) se apenas a afirmativa I for correta;
b) se apenas a afirmativa II for correta;
c) se apenas a afirmativa III for correta;
d) se as afirmativas I e III forem corretas;
e) se as afirmativas II e III forem corretas.
Gab: C
02 - (ESPM)
A imagem apresentada deve ser relacionada à uma das alternativas:
(O Pasquim: antologia. Volume I – 1969-1971)
a) ditadura do Estado Novo comandada por Getúlio Vargas;
b) implantação do Estado autoritário pelo governo de Marechal Castelo Branco;
c) imposição do Ato Institucional no 5 pelo governo de Marechal Costa e Silva;
d) campanha das Diretas-Já no governo do general João Figueiredo;
e) período do milagre econômico brasileiro no governo do general Garrastazu Médici.
Gab: E
03 - (PUC RS)
Considere os versos do refrão da música Para Não Dizer que Não Falei das Flores (“Caminhando”) de Geraldo Vandré, lançada em um festival de música popular, em 1968, e que se tornaria símbolo da canção de protesto do engajamento político no Brasil.
“Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer”
Considerando o contexto político específico em que é lançada a canção de Vandré, a exortação do artista no refrão constitui um dramático chamamento:
a) Ao abandono do país pelos artistas e intelectuais.
b) À resistência armada ao regime militar.
c) À mobilização nacional na campanha das Diretas-Já.
d) À unificação das oposições em um só partido no Congresso.
e) À organização de passeatas contra a lentidão da Abertura.
Gab: B
04 - (UFG GO)
Entre 1974 e 1978, o governo do presidente Ernesto Geisel sinalizou o início do processo de abertura, definindo o seu ritmo e a sua forma: lento, gradual e seguro. Nessa perspectiva, a abertura exigia
a) a elaboração de um novo projeto constitucional, por um experiente grupo de juristas, a ser submetido ao governo.
b) o fortalecimento do bipartidarismo como forma de controle dos agentes políticos.
c) a contenção do movimento feminista, que advogava a aprovação do divórcio.
d) a redefinição das funções do Estado, em razão das dificuldades econômicas advindas da crise do petróleo.
e) o controle das instituições repressivas, que ameaçavam o processo de distensão política.
Gab: E
05 - (UFTM MG)
Observe a charge, de autoria do caricaturista Fortuna, publicada em 2 de novembro de 1965, Dia de Finados, no jornal carioca Correio da Manhã.
A charge deve ser remetida ao contexto
a) da proliferação de siglas partidárias, que disputavam a hegemonia no Congresso Nacional, via eleições parlamentares.
b) de crise econômica internacional, que ameaçava os organismos encarregados de prestar ajuda humanitária.
c) de crescimento das organizações sindicais nacionais, que lutavam por aumentos salariais e combatiam a inflação.
d) da mobilização dos camponeses, que lutavam pela reforma agrária e pelo reconhecimento de suas terras.
e) do regime de força recém-implantado que, por meio de Ato Institucional, extinguiu os partidos políticos.
Gab: E
06 - (UESPI)
Os governos militares, pós-64, conseguiram impor um sistema atuante e inibidor de rebeldias contra os excessos de violência. Na época do general Médici, houve:
a) lutas democráticas importantes, com o fim da censura e a abertura do Congresso Nacional.
b) a exploração acentuada pelas propagandas oficiais de eventos sociais, como a vitória do Brasil na Copa do Mundo de futebol, em 1970.
c) o fim da censura aos jornais, mas a extinção de partidos socialistas ainda atuantes.
d) a reformulação da Constituição, garantindo o autoritarismo e a prevalência dos governos militares.
e) o inicio da formação de grupos ligados à luta contra a ditadura, com grandes passeatas em cidades do Sudeste.
Gab: B
07 - (UDESC SC)
Assinale a alternativa correta sobre a expressão “Milagre Econômico”.
a) Remete a um período em que houve de fato crescimento econômico no país, mas o preço foi elevado: inflação, endividamento ao FMI e redução drástica das liberdades individuais.
b) Remete a um período em que o crescimento econômico ocorreu junto com o avanço de projetos sociais criados pelo Estado brasileiro, preocupado em “dividir melhor o bolo”.
c) Remete especificamente à década de 1980, a de maior crescimento econômico do país.
d) O Milagre foi, na realidade, uma grande revolução social tomada como meta de campanha pelos governos militares.
e) A Luta Armada é uma forte expressão da política do “Milagre Econômico”.
Gab: A
08 - (UNESP SP)
A campanha pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República do Brasil, em 1984, intitulada “Diretas Já!”,
a) tentava garantir que o primeiro presidente pós-regime militar fosse escolhido, em 1985, pelo Colégio Eleitoral.
b) defendia a continuidade dos militares no poder, desde que fossem escolhidos pelo voto direto dos brasileiros.
c) foi a primeira mobilização pública de membros da sociedade civil brasileira desde o golpe militar de 1964.
d) reuniu diferentes partidos políticos em torno da aprovação de emenda constitucional que reintroduzia o voto direto para presidente.
e) teve sucesso, pois contou com apoio oficial da Igreja Católica, dos sindicatos, das forças armadas e do partido situacionista.
Gab: D
9 - (FGV)
Observe atentamente as duas imagens abaixo:
a) Identifique e analise a mensagem política dirigida aos cidadãos brasileiros em cada uma delas.
b) Em qual contexto histórico cada uma dessas mensagens foi formulada?
c) Qual foi o desfecho da campanha referida na segunda imagem?
Gab:
a) Na primeira, há uma mensagem autoritária, no imperativo, que corresponde a uma ordem que não deve ser questionada e que, pela intimidação, estabelece a equivalência entre a Pátria e o Regime; recomenda, ainda, o exílio para os seus críticos.
Na segunda mensagem, faz-se a convocação para uma manifestação pública e enfatizam-se os elementos coletivos para uma mudança específica (eleições diretas para a Presidência) e mudanças gerais também referidas a formas coletivas de uma cidadania participativa (São Paulo, Brasil, povo, voto popular).
b) A primeira foi formulada durante o governo Médici (1969-1974), período mais duro da ditadura militar. A segunda, a chamada campanha das Diretas Já! em 1984, durante o governo Figueiredo (1979-1985), já no final da ditadura e no contexto da transição democrática.
c) A emenda constitucional Dante de Oliveira, que estabeleceria as eleições diretas para a Presidência da República, obteve 22 votos a menos que o necessário para a sua aprovação (320). A sucessão do general João Baptista Figueiredo foi decidida pelo Colégio Eleitoral, numa eleição indireta que escolheu Tancredo Neves e José Sarney para ocuparem, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da República em 15 de janeiro de 1985.
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