Postagens mais visitadas

24 de out. de 2011

GABARITO - 2º ANO - AP3 - HISTÓRIA

01 - (UFPR)


Com relação ao Estado Novo, de 1937 a 1945, é correto afirmar:



a) Foi um período de desenvolvimento do liberalismo democrático no país, permitindo com isso a consolidação da liderança política de Getúlio Vargas.

b) Ampliou os conflitos oligárquicos e a pressão do capital internacional, culminando com o suicídio de Vargas.

c) A política desenvolvimentista de abertura ao capital estrangeiro permitiu o crescimento das alianças políticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

d) A proximidade política de Vargas com os regimes totalitários nazi-fascistas levou o Brasil a apoiar militarmente os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

e) Foi marcado pela crítica à democracia liberal e pela organização de um estado autoritário, encarregado de promover o progresso dentro da ordem.



Gab: E



02 - (UFRN)

As imagens abaixo fazem referência a duas das mais ativas agremiações políticas brasileiras da década de 1930.





Disponível em: Acesso em: 28 ago. 2009.





Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2009.



Sobre as agremiações políticas às quais essas imagens estão vinculadas, é correto afirmar:



a) Eram profundamente influenciadas pelos ideais anarquistas e comunistas, que, a partir da Europa, se difundiram para o Brasil.

b) Estavam em posições ideológicas antagônicas, que refletiam o contexto de polarização existente na Europa.

c) Participaram de um governo de coalizão com Vargas, após o golpe de 1937, que instituiu o Estado Novo no Brasil.

d) Difundiram o ideário nazifascista, proposto pelos comunistas e integralistas, base ideológica do Estado Novo.



Gab: B



03 - (UNIR RO)

Em 1937, o Governo Vargas implantou o Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar:



a) Foi um período de intenso combate ao crime organizado, no qual as quadrilhas de tráfico internacional de armas e drogas estiveram desarticuladas.

b) Foi um período de intenso avanço das liberdades democráticas, no qual o Partido Comunista Brasileiro lançou a candidatura de Luis Carlos Prestes a uma vaga na Câmara dos Deputados.

c) Foi marcado por uma ditadura política violenta na qual os direitos e liberdades democráticos foram severamente limitados e os opositores presos, tendo sido alguns deportados.

d) Foi um período marcado por rigorosa política de segurança nas ruas do Rio de Janeiro, protegendo os cidadãos da ação de assaltantes e inibindo a prostituição.

e) Foi um período de grandes avanços na política externa, notadamente pelo estreitamento de relações entre o Brasil e os países do Leste Europeu.



Gab: C



04 - (UNICID SP)

Demagogo e populista, deixou o magistério para desenvolver uma carreira política meteórica, saindo do quase anonimato e chegando à presidência da República em um curto espaço de tempo. Nunca manteve fidelidade partidária, e moldou sua imagem aos anseios populares, apresentando-se como um homem de hábitos simples, vigoroso guardião da moral e defensor da honestidade. O político em questão é



a) Juscelino Kubitschek.

b) Getúlio Vargas.

c) Fernando Henrique Cardoso.

d) Jânio Quadros.

e) Fernando Collor de Melo.



Gab: D



05 - (MACK SP)

Em fins de agosto de 1961, a imprensa anunciava que Ranieri Mazzilli assumia o governo em seguida à inesperada renúncia de Jânio Quadros. O presidente vinha sendo alvo de agudas críticas, entre outras razões, porque

a) a política econômica adotada por Jânio assumia cada vez mais uma orientação efetivamente socialista, visível na aproximação das relações diplomáticas e comerciais com Cuba e com a URSS.

b) acirrava-se o desacordo entre o presidente e seu vice, João Goulart, eleito por outro partido, tornando impossível a permanência de um e outro, juntamente, no comando político do país.

c) grande parte do empresariado nacional se descontentara com a política demasiado democrática do presidente, que pusera em execução um sem-número de planos de melhorias sociais, tanto nas cidades como no campo.

d) setores conservadores da sociedade se opunham ao caráter “independente” da política externa de Jânio, sobretudo após a inopinada condecoração, pelo presidente, do ministro cubano Ernesto Guevara.

e) havia claros indícios de que, com o apoio das Forças Armadas, Jânio pretendia articular um golpe contra o Congresso Nacional (as “forças ocultas” da carta-renúncia), fechá-lo e governar ditatorialmente.



Gab: D



06 - (FATEC SP)

Considere o texto.



A posse de João Goulart na presidência significava a volta do esquema populista, em um contexto de mobilizações e pressões sociais muito maiores do que no período Vargas. Os ideólogos do governo e os dirigentes sindicais trataram de fortalecer o esquema. (...) O Estado seria o eixo articulador dessa aliança, cuja ideologia básica era o nacionalismo e as reformas sociopolíticas denominadas de reformas de base.

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE, 1996. p. 447)



As reformas de base a que o texto se refere tinham como objetivo, entre outros,



a) garantir o acesso de trabalhadores do campo à propriedade, atendendo a parte das reivindicações de sindicatos rurais.

b) realizar uma ampla reforma tributária, ampliando as taxas de juros dos bancos privados nacionais e internacionais.

c) vender aos trustes e cartéis internacionais algumas empresas nacionais como forma de obter receita para o Estado Brasileiro.

d) conceder aos fazendeiros os títulos de propriedade de terras que estavam ocupadas há muito tempo pelos posseiros.

e) mudar a legislação eleitoral com o objetivo de restringir a candidatura dos analfabetos aos cargos do poder executivo.



Gab: A



07 - (PUC RS)

No combate à inflação, o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) buscou direcionar os gastos públicos em investimentos nos setores considerados prioritários. Nasceu, então, o plano SALTE, destinado a investir em saúde, alimentação, transporte e energia. Mas o desenvolvimento brasileiro, especialmente da indústria, ficou abaixo das aspirações dos industriais brasileiros. Isso ocorreu em razão



a) de políticas econômicas que regulavam os preços dos produtos essenciais, para proteger a indústria nacional.

b) das facilidades à exportação de bens duráveis, promovidas pelas políticas econômicas do governo.

c) da abertura do mercado brasileiro à importação de bens supérfluos.

d) de políticas econômicas voltadas para a seleção das importações, priorizando os bens duráveis.

e) da captação de recursos a partir da construção das indústrias de base e da política econômica nacionalista do governo.



Gab: C



08 - (UNISC RS)

A chamada “Era Vargas” começa com a Revolução de 30, que depôs Washington Luís, e termina com a deposição de Getúlio Vargas em 1945. O período foi marcado pelo aumento gradual da intervenção do Estado na economia e na organização da sociedade. Durante o Estado Novo (1937-1945), houve um crescente autoritarismo e a centralização do poder.



Refere-se a esse período

a) a decretação do AI-5, que fechou o Congresso e estabeleceu a censura prévia.

b) a Revolução Federalista liderada pela oposição paulista em 1932.

c) o suicídio de Vargas em 1945, que abriu caminho para a redemocratização.

d) o controle sobre os sindicatos, com exceção das confederações como a CUT e a CGT.

e) a promulgação da Constituição de 1937, que considerava o Executivo “órgão supremo do Estado”.



Gab: E



09 - (MACK SP)

A renúncia de Jânio deixou o país à beira do caos e de uma guerra civil. A ameaça à legalidade institucional poderia trazer conseqüências drásticas para o país.

O Rio Grande do Sul, cujo governador era Leonel Brizola, se transformou no foco principal da luta pró João Goulart.

Francisco de Assis Silva, História do Brasil



Essa crise política foi temporariamente controlada em 1961, por meio:

a) do suicídio de Jango.

b) do Ato Institucional número 5.

c) da Emenda Parlamentarista.

d) das Reformas de Base.

e) do golpe Militar.



Gab: C



TEXTO: 1 - Comum à questão: 10





Na década de 50 do século passado, quando a necessidade de reconstrução de parte do mundo obrigava a pensar em novos projetos, ou quase mesmo em uma nova civilização, o Brasil viveu com alguma euforia seus compromissos com uma ampla modernização. Não por acaso, as artes também deram voz a esse desejo de modernidade, o que se refletiu, por exemplo, em “planospilotos” de uma nova poesia. Imbuídos da supremacia de um senso técnico da linguagem, os poetas do Concretismo se apresentaram como porta-vozes de novas necessidades, entendendo que para atendê-las era preciso superar de vez não apenas os traços líricos da poesia tradicional, mas a existência mesma do verso como unidade definidora de um poema. Propunham-se, por assim dizer, a investir numa espécie de infraestrutura revolucionária da poesia brasileira, uma espécie de indústria siderúrgica básica que enterraria de vez o passadismo de um Brasil bucólico e sentimental.



(Aderbal Tourinho Veiga, inédito)



10 - (PUCCamp SP)

É possível associar a euforia vivida no Brasil, a que Aderbal Tourinho faz referência, ao Plano de Metas, de Juscelino Kubitschek. Pode-se afirmar que embora o êxito desse Plano, tenha sido inegável, alguns de seus resultados ficaram a desejar, pois,



a) o planejamento econômico produziu o desenvolvimento industrial e empobreceu a população por meio do arrocho salarial dos trabalhadores.

b) a expansão econômica favoreceu os grupos mais ricos da sociedade e promoveu extrema desigualdade na distribuição de renda.

c) o processo de criação da moderna legislação social brasileira foi interrompida e conduziu a um retrocesso do movimento operário sindical.

d) a concentração de renda gerou a miséria e preparou a onda de violência urbana que explodiria uma década depois nas grandes cidades.

e) a expansão industrial beneficiou apenas algumas regiões do país e alimentou as desigualdades regionais, as migrações e o êxodo rural.



Gab: E

Nenhum comentário: