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24 de out. de 2011

GABRITO SOCIOLOGIA 1º ANO

1º ano sociologia




1 ) Para a sociologia, grupo social é:

a) toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação

b) qualquer associação de pessoas que tem um objetivo comum.

c) A organização formada por individuos que tem por objetivo o enriquecimento pessoal.

d) a união de todos os indivíduos da sociedade capitalista. Essa união é estável e numerosa.

e) Formada por indivíduos que se unem através apenas da identificação de outros membros da comunidade.



Gabarito: A

2 ) Entre os diversos grupos existentes indique e comente sobre quatro.





Grupos





Definição



































3 ) Nas mais diversas sociedades existentes no mundo temos diferentes formas de grupos socias. Dentre as principais características dos grupos sociais, podemos excluir:

a) interação social – para que haja grupo é preciso a interação.

b) organização – necessita de uma certa ordem interna (estabilidade).

c) Flexibilidade – as pessoas podem se relacionar com as outras livremente.

d) Consciência Grupal ou sentimento de “nós” – Compartilhamento de uma série de ideias, valores e modos de agir.

e) Pluralidade de indivíduos – grupo da ideia de coletivo



Gabarito : C



4 ) Escreva abaixo a diferença entre:



Grupo Secundário

Grupo intermediário



















5 ) Entre as características de multidão, não podemos atribuir:



a) Falta de Organização – pode até contar com um líder, mas falta normas a serem seguidas e hierarquia definida;

b) Anonimato – Os componentes são anônimos – suas referências se perdem no contexto.

c) Objetivos comuns – os interesses, emoções e os atos são coletivos numa multidão;

d) Diferenciação - os indivíduos são vistos como parte da multidão;

e) Proximidade física – os componentes ficam próximos uns dos outros, mantendo contato direto e temporário.



Gabarito: D



6 ) Explique a diferença entre público e massa.



Público

Massa

















7 ) - (UERJ)

A charge se refere criticamente aos processos de transformação tecnológica de serviços públicos tradicionais, tais como o ensino.





(Folha de São Paulo, 29/11/2000)



Essa crítica se baseia no pressuposto de que a eficácia das novas tecnologias depende do seguinte fator:

a) Encarecimento de custos do ensino público.

b) Revolução nas condições de vida locais.

c) Tendência à privatização do ensino.

d) Contexto social de seus usuários.



Gab: D



8 ) (UERJ)

A televisão tornou-se, nos últimos trinta anos, o principal meio de comunicação na sociedade brasileira. As duas imagens possibilitam a identificação da seguinte característica dessa expansão e um de seus efeitos:



SCHWARCZ, Lilia M. (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.



a) difusão tecnológica – aumento da inclusão social

b) substituição da radiodifusão – ampliação dos direitos de cidadania

c) popularização dos programas transmitidos – massificação dos hábitos de consumo

d) diminuição do consumo de materiais impressos – alienação em relação aos valores culturais



Gab: C



02 - (UESC BA)

A charge denuncia, de forma satírica,



a) a desigualdade social e as deficientes condições de moradia da população pobre do país.

b) o alto preço da implantação da televisão digital.

c) a deficiência na transmissão de sinais de TV, nas favelas brasileiras.

d) os gastos supérfluos da população suburbana, que compra televisão toda vez que há um lançamento no mercado.

e) os problemas de saneamento básico e falta de escolas nas áreas de moradia da população pobre das grandes cidades brasileiras.



Gab: a

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