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18 de abr. de 2011

GABARITO HISTÓRIA - 2º ANO

Conteúdos



Capítulo 26 – A Revolução Francesa


Capítulo 27 – O Império Napoleônico e o Congresso de Viena


Capítulo 28 – Independência dos Estados Unidos


Capítulo 29 – O processo de Independência da américa portuguesa






At 1 – 2º Ano


01 - (UFG GO)


No século XVIII, os colonos anglo-americanos enfrentaram os franco-americanos na chamada Guerra dos Sete Anos (1756- 1763). Na década seguinte, os colonos anglo-americanos rebeldes lutaram lado a lado com voluntários franceses na guerra de independência dos Estados Unidos da América (1775- 1781). Nesses dois contextos, as diferentes alianças dos colonos anglo-americanos tiveram como motivação comum






a) o controle e a ampliação do comércio colonial.


b) a realização dos ideais iluministas franceses.


c) a defesa dos interesses dos índios americanos.


d) o sentimento de revolta contra o pacto colonial.


e) o desejo de independência política e econômica.






Gab: A






02 - (UFPEL RS)


O texto da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América é revelador de uma série de mudanças importantes que estavam ocorrendo no mundo ocidental ao longo do século XVIII.






“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.[...]”






Sobre esse tema, relacione a primeira coluna com a segunda.






1 Movimento intelectual que fundou as bases do moderno conhecimento científico e propôs modelos políticos e econômicos alternativos


2. Regime vigente na maioria dos Estados da Europa Ocidental até a Revolução de 1789


3. Conjunto de práticas econômicas que previam a diminuição da intervenção do Estado na Economia, típica do mercantilismo


4. Movimento posterior ao da Guerra de Independência dos EUA e que foi influenciado por esta em vários aspectos, adotando o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”






( ) Revolução Francesa


( ) Liberalismo


( ) Absolutismo ou Antigo Regime


( ) Iluminismo










A ordem correta é:






a) 3-4-2-1


b) 4-2-3-1


c) 1-2-4-3


d) 1-3-2-4


e) 4-3-2-1










Gab: E






03 - (UEPB)


Grande número de historiadores se referem à independência dos EUA como a “Revolução Americana”, em contraponto à Revolução Francesa. Em função de seu ideário filosófico, os norte-americanos justificavam sua independência pela grandeza e universalidade de sua mensagem revolucionária, de cunho iluminista.


Refletindo sobre o ideário da independência dos EUA, indique V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O projeto das comunidades pioneiras implicava na construção de uma sociedade independente e autônoma, com padrões semelhantes aos da Inglaterra.


( ) A declaração de independência defendeu a liberdade individual e os direitos fundamentais do homem. Apesar disso, foi mantida a escravidão negra.


( ) As colônias de povoamento do centro-norte foram fundamentais em sua organização, para quebrar as regras do pacto colonial, inaugurando o anti-colonialismo no continente americano.


( ) O caráter anti-protestante e absolutista dos norte-americanos permitiu a incorporação dos ideais absolutistas naquela revolução.






Assinale a alternativa correta:


a) VFFV


b) FVFV


c) FVVV


d) VFFF


e) FVVF






Gab: E






04 - (UERGS)


São consequências da Revolução Francesa:






I. A vitória dos ideais e aspirações da burguesia.


II. A queda do Absolutismo e a derrocada do Antigo Regime.


III. A consolidação da sociedade estamental e dos privilégios do clero e da nobreza.


IV. O fortalecimento da política-econômica mercantilista que dificultou o desenvolvimento do capitalismo.






Quais estão corretas?






a) Apenas a I e II.


b) Apenas a I e III.


c) Apenas a I e IV.


d) Apenas a I, II e III.


e) Apenas a II, III e IV.






Gab: A






05 - (UFG GO)


Analise a gravura a seguir.










Disponível em: . Acesso: em 10 mar. 2009.






Essa caricatura é obra de um artista francês anônimo, produzida no século XVIII, tematizando o contexto da Revolução Francesa. Nessa cena, a composição das personagens e de outros símbolos evoca a






a) posição privilegiada do Exército na Era Napoleônica, representada pelo soldado posicionado em cima da pedra.


b) superioridade do Primeiro Estado em relação ao Segundo, expressa pela posição ocupada pelas personagens na gravura.


c) promessa da Primeira República em punir a desigualdade entre os Estados, simbolizada pela vestimenta das personagens.


d) permanência, após a Revolução, dos privilégios do clero e da nobreza, retratados nos dois sujeitos que se encontram sobre a pedra.


e) pressão sobre o Terceiro Estado para o pagamento de mais impostos, traduzida pelo homem que se encontra esmagado pela pedra.






Gab: E






06 - (UFC CE)


Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.


a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.


b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.


c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.


d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.


e) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.






Gab: B






07 - (PUC MG)


O mapa a seguir mostra a Europa Ocidental nos anos iniciais do século XIX. A situação assinalada resultou na vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808.






Portanto, o mapa retrata:


a) O Tratado de Comércio e Navegação, assinado entre D. João e lord Strangford, que garantia liberdade comercial para ingleses e portugueses.


b) O Tratado de Fontainebleau, assinado por França e Espanha, que supunha a invasão de Portugal e divisão de suas colônias.


c) A Convenção Secreta, acordo entre Inglaterra e Portugal, que determinava a defesa marítima dos lusitanos pelos ingleses.


d) o Bloqueio Continental determinado por Napoleão Bonaparte, que proibia os países europeus de comercializarem com os ingleses.


e) O Tratado de Methuen que permitiu a comercialização entre Portugal e a Inglaterra através de taxas alfandegárias mais altas a Portugal permitindo uma balança de comércio favorável.


Gab:D






08 - (UFTM MG)


Há quase 200 anos, a transferência da Corte portuguesa para o Brasil deu início a uma série de transformações, principalmente no Rio de Janeiro. Constituem exemplos de mudanças na economia, política e cultura, respectivamente,


a) a ruptura do Pacto Colonial, a transferência da capital do Vice-Reino para o Rio e a criação da primeira universidade no Brasil.


b) a introdução do cultivo de café, a supremacia do Rio como sede do Império Português e a publicação do primeiro jornal brasileiro.


c) o fim do monopólio comercial, a elevação do Brasil a Reino Unido e a influência de costumes estrangeiros no cotidiano do Rio.


d) o início da dependência à Inglaterra, o estabelecimento do Poder Moderador no governo e o apogeu do estilo barroco nas artes.


e) o alvará de proibição industrial, o fim do sistema de capitanias hereditárias e a fundação da Biblioteca Real na capital.






Gab: C






- (UFPEL RS)


O Terceiro Estado sustentava as ordens privilegiadas.






In: ARRUDA, José Jobson de A. História Moderna e


Contemporânea. 12ª ed. São Paulo: Ática, 1980.






A situação expressa na charge foi um dos fatores da


a) Revolução Francesa, iniciada pelos burgueses, proletários e camponeses, indignados com a ordem monárquica feudal.


b) Revolução Inglesa, promovida pelos radicais de Cromwell que buscavam a igualdade de todos perante a lei.


c) Revolução Gloriosa, idealizada pelo holandês Guilherme de Orange, com o objetivo de chegar ao trono inglês.


d) Revolta do 18 Brumário, planejado pelos jacobinos, aliados da aristocracia rural francesa, para chegar ao poder.


e) Revolução de 1789, quando a pobreza urbana e rural insurgiram-se contra as classes burguesas, proclamando a Comuna de Paris.






Gab: A






10 - 01 - (UNESP SP)


Leia as assertivas sobre a independência das 13 colônias inglesas na América do Norte.






I. Foi um movimento que manteve as bases da estrutura da sociedade colonial, preservando a escravidão.


II. A resistência interna das colônias foi fortalecida com o apoio externo dos países ibéricos.


III. Sofreu influência das idéias iluministas francesas, baseadas nos princípios da liberdade, propriedade e igualdade civil.


IV. A união das 13 colônias inglesas contra a Inglaterra objetivou a ruptura do pacto colonial.






Estão corretas as afirmativas






a) I e IV, apenas.


b) II e III, apenas.


c) I e II, apenas.


d) I, III e IV, apenas.


e) I, II, III e IV.






Gab: D














2 comentários:

Anônimo disse...

LoL. Mto interessante...
Sabia td [ aliás, quase tudo ]...
kkkkkkkkkkkkk' :D Mto massa ;)

Anônimo disse...

Legal ,poderia apenas mudar a cor das letras..!