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18 de abr. de 2011

GABARITO HISTÓRIA - 9º ANO



Conteúdo


Cap. 3 - Crise de 29


Cap. 4 - Nazismo / Fascismo






9º Ano


01 - (FUVEST SP)


Franklin D. Roosevelt assumiu a presidência dos Estados Unidos, no ano de 1933, em meio a uma grave crise econômica, iniciada em 1929; também Barak Obama deparou com um problema similar ao se tornar presidente do mesmo país, em 2009.






a) Com relação ao governo Roosevelt, indique as medidas adotadas por ele para fazer frente à crise de 1929.


Gab:


a) Com o objetivo de promover a retomada do consumo e da produção através do aumento do índice de emprego, o presidente Franklin D. Roosevelt lançou a política intervencionista do New Deal, fundada em maciços investimentos estatais. Tal política incluía: grandes obras de engenharia civil, crédito à indústria e à agricultura, regulamentação financeira, protecionismo e medidas sociais de caráter assistencialista lançando as bases do Welfare State (Estado de bem-estar social). Tal política foi em grande parte financiada através do emissionismo.


02 - (UFOP MG)


Em 1929, o mundo foi fortemente atingido pela crise na bolsa de Nova Iorque, o que colocou a economia mundial em grande depressão. Com a crise, novas propostas de organização econômica foram desenvolvidas, e muitas se mostraram críticas em relação às idéias defendidas pelo liberalismo clássico.


Analise a crise de 1929, identificando a principal causa que a desencadeou.






Gab:


O crescimento industrial alcançado pelos estados Unidos, bem como o isolacionismo que impuseram à Europa flagelada, ao término da I Guerra Mundial ocasionou grave crise de superprodução. O consumo era decrescente, os preços caíam, automaticamente as ações nas bolsas de valores são desvalorizadas, sobretudo em New York – “Coração” econômico do mundo capitalista – gerando grave crise econômica mundial, “quebrando” as bolsas de valores do mundo capitalista.






03 - (UFRJ)


“O fascismo rejeita na democracia o embuste convencional da igualdade política, o espírito de irresponsabilidade coletiva e o mito da felicidade e do progresso indefinido [...] Não se deve exagerar a importância do liberalismo no século passado, nem convertê-lo numa religião da humanidade para o presente e o futuro, quando na realidade ele foi apenas uma das muitas doutrinas daquele século [...] Agora o liberalismo está prestes a fechar as portas de seu templo deserto [...] O presente século é o século da autoridade, um século da direita, um século fascista” (Benito Mussolini)


Fonte: MAZOWER, Mark. Continente sombrio: a Europa no século XX.


São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 29.






O discurso proferido por Mussolini explicita a concepção política fascista nos anos 20 e 30 do século passado.


Cite dois aspectos do regime fascista contrários aos princípios liberais.






Gab:


O aluno deverá citar, dentre outras, as seguintes características dos regimes fascistas que se opõem aos princípios liberais: Estado totalitário, corporativismo, unipartidarismo, culto à personalidade.






4 -(UNICID SP)


A implantação do New Deal, plano econômico elaborado com o objetivo de combater os efeitos da Crise de 29, pelo presidente F. D. Roosevelt, foi inspirada na teoria de






a) Adam Smith que pregava a não intervenção do Estado na economia, visto que ela se auto-regulava.


b) John Keynes, pela qual o intervencionismo estatal sobre a economia deve ser substituído pelo liberalismo econômico.


c) Adam Smith, pela qual o Estado deveria atuar como o coordenador da economia, intervindo sempre que julgasse necessário.


d) Quesnay, principal ideólogo da escola fisiocrata, pela qual o Estado deveria entregar a solução da crise à iniciativa privada.


e) John Keynes e marcou a substituição do modelo econômico liberal por um modelo baseado na intervenção do Estado na economia.






Gab: E


5- (UEMS)


Dentre os principais reflexos da Crise de 1929, pode–se citar como corretos:


a) Favorecimento do crédito no mundo inteiro, estimulando logo em seguida a recuperação econômica interna nos Estados Unidos e externamente, em níveis elevados.


b) Aumento considerável dos índices de produção mundial, propiciando aos países em desenvolvimento a oportunidade de afirmarem suas economias com base no aumento de exportação para os Estados Unidos.


c) Crack da Bolsa de Nova Iorque, desemprego, quebra de bancos, lojas, etc. – enfim, queda da economia interna dos Estados Unidos, com repercussões nas economias do mundo todo, inclusive na do Brasil.


d) Uma quebradeira na economia dos Estados Unidos, mas sem grandes reflexos nas economias dos outros países do mundo.


e) Uma crise que acabou logo em seguida, favorecendo a economia interna dos Estados Unidos por promover o aumento do poder aquisitivo da população e, conseqüentemente, o aquecimento da produção de bens de consumo.






Gab: C










06 - (MACK SP)


“O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.”


Benito Mussolini










O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era






a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar.


b) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.


c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.


d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.


e) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.






Gab: A






07 - (UECE)


A obra chamada Mein Kampf, cuja tradução é “Minha Luta”, escrita por Adolf Hitler, foi um veículo de propagação dos ideais nazistas e constitui-se em um documento importante para a compreensão da ideologia difundida pelo Partido Nacional Socialista alemão. Assinale o correto.






a) O ideal nazista não exaltou o nacionalismo, a pureza da raça alemã e a necessidade de crescimento e expansão da Alemanha.


b) O ideal nazista baseou-se na perspectiva nacionalista, na construção de um novo mundo e na superioridade do povo alemão.


c) O ideal nazista defendeu a união entre todos os povos, assim como, a extinção das fronteiras e a mistura das raças.


d) O Partido Nacional Socialista alemão foi contrário a difusão dos ideais nacionalistas pregados pelo ideal nazista






Gab: B






08 - (UESPI)


O fascismo propaga a violência política e destrói as liberdades democráticas. Na Itália, a chegada de Mussolini ao poder, com suas idéias fascistas:






a) fortaleceu as tendências militaristas, embora não abalasse a vida parlamentar.


b) afirmou o nacionalismo radical, atacando as idéias liberais e socialistas.


c) facilitou o surgimento de uma classe operária com autonomia sindical.


d) desfavoreceu a força da Igreja Católica, contrária à violência dos fascistas.


e) trouxe a recuperação econômica do país, sem a ajuda política dos industriais.






Gab: B






09 - (UECE)


O Fascismo pode ser definido como uma ideologia e um sistema político. Foi introduzido na Itália por Mussolini e vigorou no período de 1922 a 1945.


Assinale a alternativa que apresenta suas principais características.


a) Anti-arianismo e nacionalismo exacerbado.


b) Corporativismo, totalitarismo, nacionalismo e anti-comunismo.


c) Tolerância religiosa e pluralismo cultural.


d) Desenvolvimento econômico e não intervenção do Estado.






Gab: B






10 - (FGV)


“A revolução de Hitler é uma garantia suficiente de que o Comunismo russo não irá se propagar em direção ao Ocidente. A sólida burguesia alemã é uma fortaleza central da Europa.”


H.A.L.Fisher, History of Europe, 1936






O autor:


a) mostra isenção diante dos acontecimentos políticos que estavam ocorrendo naquele momento.


b) toma posição em favor da futura aliança entre democratas e comunistas na luta contra fascismo e nazismo.


c) manifesta uma visão pessimista sobre o futuro político da Europa, antevendo o período da guerra-fria.


d) expressa a política de apaziguamento praticada pelas democracias européias com relação ao regime nazista.


e) revela afinidade ideológica com o nazismo, ao silenciar sobre o seu caráter militarista e expansionista.






Gab: D






Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, isso me ajudou muito. Realmente o professor que fez este blog é nada + nada - que um gênio!! Está de parabéns, muito obrigado Prof. Fabio Salvari!!