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18 de abr. de 2011

GABARITO - 1º HISTÓRIA

01 - (UFSCAR SP)



Analise a imagem.














É correto afirmar que a imagem representa






a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.


b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.


c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.


d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.


e) deuses egípcios da época da antiga dinastia ptolomaica: Amóm-Rá à direita, Thot acima e Set e Aton ao centro.






Gab: D






02 - (UNESP SP)


Observe a figura.






TUMBA DE SENEDJEM






(Egito. Século XIII a. C.)






A respeito do contexto apresentado, é correto afirmar:






a) a imagem demonstra que os agricultores das margens férteis do rio Nilo desconheciam a escrita.


b) ao contrário da economia da caça de animais, que exigia o trabalho coletivo, a agricultura não originava sociedades humanas.


c) a imagem revela uma apurada técnica de composição, além de se referir à economia e à cultura daquele período histórico.


d) os antigos egípcios cultivavam cereais e desconheciam as atividades econômicas do artesanato e da criação de animais.


e) a imagem comprova que as produções culturais dos homens estão desvinculadas de suas práticas econômicas e de subsistência.






Gab: C






03 - (UFC CE)


Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta).


Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo.


a) Viviam num sistema político teocrático.


b) Suas principais atividades econômicas eram agrícolas.


c) Praticavam uma religião maniqueísta.


d) Eram especializados no comércio marítimo.


e) Seu alfabeto foi elaborado a partir do alfabeto grego.






Gab: D






04 - (MACK SP)


Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Snyder, com o título “300”. A respeito do contexto das Guerras Médicas (500-479 a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta.














a) O domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da Grécia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formação de uma aliança defensiva grega.


b) Desenvolvendo uma política imperialista, Atenas entrou em conflito com Esparta que, agrária e oligárquica, permaneceu fechada à expansão territorial.


c) O expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o conflito grego-pérsico.


d) Esparta, por priorizar a formação física e militar, cultivando no indivíduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva grega contra os assírios, que ameaçavam as instituições democráticas gregas.


e) O forte espírito militarista presente na cultura helenística e difundido em todas as pólis gregas permitiu que, no conflito contra os medos, a Grécia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse vencedora.






Gab: C






05 - (UFPB)


Com relação ao Império Persa, é INCORRETO afirmar:


a) Os persas desenvolveram uma administração relativamente descentralizada, com base nas satrapias.


b) As estradas e os correios foram bastante aperfeiçoados durante esse Império.


c) A religião persa era o zoroastrismo, que pregava a existência de uma luta entre o mal e o bem, na qual o bem só seria vencedor no dia do juízo final.


d) Os persas perseguiram ferozmente as religiões de outros povos, matando sacerdotes e destruindo templos, como foi o caso do templo de Salomão em Jerusalém.


e) Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar tributos e fornecer homens para os exércitos do Grande Rei.






Gab: D






06 - (UEL PR)


Entre os séculos VIII e VI a.C. os gregos e a civilização grega conheceram uma notável expansão, com a criação de cidades ou “colônias” em torno do Mediterrâneo e do Mar Negro.






Sobre esse processo, é correto afirmar:






a) As colônias gregas eram entrepostos comerciais dependentes e administrados por membros das famílias residentes na metrópole, que asseguravam a transferência de matérias-primas e de riquezas da periferia para o centro.


b) As colônias gregas, a exemplo das colônias romanas, eram povoações constituídas a partir da transferência de indivíduos num objetivo de controlar administrativamente uma cidade ou região recentemente conquistada pela metrópole.


c) A fundação de colônias pelos gregos, como aconteceria depois com os romanos, visava, antes de tudo, à conquista de novas terras para assegurar o assentamento dos veteranos dos exércitos metropolitanos.


d) A colonização grega insere-se no contexto da expansão imperialista de cidades-Estado como Atenas, pois assegurava a exação de tributos e o controle político da metrópole sobre suas antigas cidades aliadas.


e) As colônias gregas, embora conservassem laços culturais e comerciais com suas metrópoles, eram povoações completamente independentes, constituídas pelos excluídos por diversos motivos que deixavam suas cidades à procura de novas terras para se instalar.






Gab: E






07 - (UFT TO)


A criança quando nascia era examinada pelos anciãos. Se fosse fraca ou apresentasse algum defeito físico era lançada para a morte do alto do monte Taigeto. Caso fosse aprovada no exame ficava com a mãe até os sete anos, quando era entregue ao Estado para receber uma educação cívica. Aos 17 anos os rapazes passavam por um ritual de iniciação chamado de Kriptia para demonstrar suas habilidades. Espalhavam-se pelos campos munidos de punhais, e teriam que degolar a maior quantidade de escravos possíveis. Os aprovados recebiam um lote de terra. Aos trinta anos, o soldado tornava-se cidadão e aos 60 tomava parte do Conselho de Anciãos.


ARRUDA, J. Jobson de A; PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática, 1999, p. 46






A transcrição acima refere-se aos cidadãos que habitavam:






a) Creta.


b) Roma.


c) Chipre.


d) Babilônia.


e) Esparta.






Gab: E






08 - (FGV)


Quando diminuiu a ameaça persa, o ódio ao imperialismo ateniense cresceu particularmente entre os espartanos e seus aliados, que criaram (...) uma força militar terrestre, e se decidiram pela guerra por sentirem sua independência ameaçada pelo imperialismo de Atenas. A guerra representou o suicídio da Grécia das pólis independentes.


(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda,


Oficina de História – história integrada)






O texto apresenta






a) as Guerras Médicas.


b) a Guerra de Tróia.


c) a Guerra do Peloponeso.


d) a Primeira Guerra Púnica.


e) a Segunda Diáspora Grega.






Gab: C






09 - (UNISA SP)


Ao longo da história ateniense, ganharam grande notoriedade os legisladores, entre os quais, Sólon, que estabeleceu






a) o ostracismo, ou seja, o exílio de Atenas por dez anos, sem perda dos bens, a todos os indivíduos que cometessem crimes contra a democracia.


b) a permissão para o casamento entre eupátridas e periécos, eliminando as diferenças entre as classes sociais atenienses.


c) o fim da escravidão por dívidas, tornando livres aqueles que haviam sido escravizados por esse motivo.


d) a implantação da democracia, ou seja, uma forma de governo em que todos os cidadãos teriam direito à participação política.


e) o pagamento, em dinheiro, a todos os cidadãos que participassem ativamente da vida política da cidade.






Gab: C






10 - (UNCISAL AL)


Observe o mapa:






No território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades-estados, destacando-se Atenas, Tebas, Mégara, Esparta, Corinto, Mileto e Argos.






Acerca das cidades-estados, é correto afirmar que


a) compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas.


b) possuíam uma organização econômica solidária.


c) mantinham política e administração comuns.


d) possuíam princípios religiosos antagônicos.


e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.






Gab: A






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