Postagens mais visitadas

26 de out. de 2010

GABARITO - 9º ANO - HISTÓRIA

01 - (FATEC SP)  
Considere o texto.

GDANSK - O presidente e o primeiro-ministro da Polônia, Lech Kaczynski e Donald Tusk, comandaram nesta terçafeira, 1, em Gdansk, a cerimônia que lembrou o momento exato dos 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Às 4h45 de 1º de setembro de 1939, o encouraçado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra a guarnição da península de Westerplatte, nas cercanias de Gdansk, dando início à Segunda Guerra Mundial. “Westerplatte é o símbolo da luta do fraco contra o forte”, assinalou Kaczynski, em discurso no qual reivindicou o papel de vítima da Polônia contra “os totalitarismos nazista e bolchevique”.
(http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,polemica-historica-marca-cerimonia-de-70-anos-da-2-guerra, 427842, 0.htm acessado em 05.09.2009)

(http://www.integral.br/zoom/imgs/324/image001.jpg, acessado em 01.09.2009)

O trecho do artigo e a charge de Belmonte remontam a um importante e polêmico episódio ligado à 2ª Guerra Mundial. Esse episódio foi

a)   a divisão da Alemanha, logo após a 2ª Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista.
b)   a operação Barba Ruiva, executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar a Europa do bolchevismo judaico.
c)   a batalha de Stalingrado, em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado do ataque alemão, interessado no domínio do centro industrial existente às margens do rio Volga.
d)   o Dia D, momento que marcou o avanço da força aliada, liderada pela Rússia, sobre o exército alemão, ocorrido na região da Normandia.
e)   a assinatura do pacto de não-agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.

Gab: E

02 - (UEL PR)  
Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razões alegadas por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atômica contra as cidades de Hiroshima e Nagazaki em agosto de 1945.

a)   Apesar das vitórias dos EUA no Pacífico, os japoneses apresentaram notável resistência devido ao emprego de kamikazes, gerando a perspectiva de prolongamento da guerra.
b)   A base industrial do Japão não fora destruída pelos bombardeios convencionais, permitindo ao país a continuidade da produção de armamentos em pé de igualdade com os aliados.
c)   A despeito das vitórias sobre os alemães na Europa, os exércitos dos EUA e da URSS não tinham condições de promover uma invasão no Japão devido ao seu caráter insular.
d)   A resposta negativa do Japão aos EUA e à Inglaterra, que buscavam negociar o fim da guerra e evitar o crescimento da ofensiva nipônica.
e)   Para garantir a supremacia dos interesses liberais e capitalistas no pós-guerra, era necessário impedir a conquista do Japão pela URSS, evitando que o Pacífico ficasse sob a influência soviética.

Gab: A

03 - (IBMEC SP)  
"COMEÇO DA GUERRA

Quando a Alemanha estiver armada até os dentes
Uma grande injustiça lhe acontecerá
E o tocador de tambor fará sua guerra.

Vocês, porém, defenderão a Alemanha
Em terras estranhas, de vocês desconhecidas
E lutarão contra homens seus iguais.

O tocador de tambor soltará disparates sobre liberdade
Mas a opressão no país será sem igual.

E ele poderá vencer todas as batalhas
Exceto a última,

Quando o tocador de tambor perder sua guerra
A Alemanha ganhará a sua."
(BRECHT, Bertolt. Poemas. 1913-1956. SP: Brasiliense, 1987, p. 145)

Bertolt Brecht foi um dos maiores dramaturgos da Alemanha contemporânea. Perseguido pelos nazistas viveu entre 1933 e 1949 no exílio em Paris, Praga, Helsinque, Moscou e Nova York até seu retorno para a Alemanha. Suas peças de teatro e seus poemas são importantes referências na literatura contemporânea.
Considerando o poema, podemos deduzir que para Bertolt Brecht a (o):
a)   Vitória alemã na segunda guerra seria importante para a consolidação da liberdade.
b)   Propaganda nazista sobre a liberdade dos alemães representava uma verdade parcial.
c)   Derrota do projeto expansionista nazista traria benefícios para a própria Alemanha.
d)   Exército alemão conseguiria vencer todas as batalhas impulsionado pelo fervor nazista.
e)   Contato com outros povos favoreceria a consolidação de um desejo de paz entre os soldados alemães.

Gab: C

04 - (UESPI)  
Com o final da 2ª. Guerra Mundial, novas recomposições nas relações de poder aconteceram no mundo, massacrado pelas perdas. Dois países se afirmaram com lideranças expressivas na condução da política internacional. Foram eles:

a)   a Inglaterra e a França.
b)   a União Soviética e a Bélgica.
c)   a França e os Estados Unidos.
d)   a Inglaterra e os Estados Unidos.
e)   os Estados Unidos e a União Soviética.

Gab: E

05 - (UFAC)  
O Dia “D” durante a II Guerra Mundial ocorreu quando:

a)   A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1944, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
b)   A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1945, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
c)   A frente aliada desembarcou na Inglaterra no dia 06 de junho de 1945, derrotando o exército alemão;
d)   Hitler suicidou-se;
e)   Hitler entregou-se às forças aliadas no dia 06 de junho de 1945;

Gab: A

06 - (UNIFEI SP)  
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os norte-americanos, com o Plano Marshall, promoveram uma intensa ajuda econômica para a reconstrução do mundo capitalista. O Plano Marshall objetivava ajudar:
a)   a Europa
b)   a Ásia
c)   a América do Sul
d)   a África

Gab: A

07 - (UNIFOR CE)  
Considere o mapa histórico.
(Almanaque Abril. Atualidades Vestibular. 2006. p. 25)

Ele apresenta informações importantes para a compreensão de fatos históricos ocorridos na Europa, no século XX. Com base no conhecimento desses fatos, é possível afirmar que
a)   os países perdedores da Primeira Guerra Mundial cumpriram fielmente as cláusulas do Tratado de Versalhes.
b)   a França e a Alemanha se aliaram com o objetivo de ocuparem regiões em litígio, no início da Primeira Guerra Mundial.
c)   os países aliados retomaram territórios ocupados pelos fascistas, no período da Segunda Guerra Mundial.
d)   um dos países do Eixo desrespeitou limites de fronteiras na sua ofensiva, durante a Segunda Guerra Mundial.
e)   os governos fascistas foram vitoriosos na invasão sobre os países socialistas na Segunda Guerra Mundial.

Gab: D
08 – Explique o que foi o Plano Marshall.
Resp. Plano de reconstrução econômica da Europa Ocidental promovida pelos EUA. O objetivo era evitar que o socialismo se espalhasse pela Europa.

09 – (UERJ)   
 

A derrubada do Muro de Berlim completará vinte anos em 2009. Construído em agosto de 1961, sua destruição é lembrada como marco do fim de uma época.
Indique o significado político da queda do Muro de Berlim para a Alemanha e o significado simbólico desse acontecimento para o contexto político internacional.

Gab:
Significado político: para a Alemanha, a destruição do Muro de Berlim definiu o início do processo de sua reunificação política.
Significado simbólico: no contexto político internacional, a queda do Muro de Berlim simbolizou o fim da Guerra Fria, do domínio soviético sobre a Europa do leste e, sobretudo, um marco do descrédito da via socialista como contraponto à via capitalista.

10 – Explique o que foi o Macarthismo.

resp.: Foi um programa  elaborado pelo senador Joseph Macarth que tinha por objetivo perseguir perseguir nos Estados Unidos os simpatizantes do socialismo. Esse momento foi conhecido como caça às bruxas. Macartismo é o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista, perseguição política e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950.

Nenhum comentário: