Postagens mais visitadas

22 de out. de 2010

DISCURSO COLAÇÃO DE GRAU - 3º ANO - DIA 21/10/2010




Boa noite a todos !!!!

Queridos alunos,

Antes de mais nada gostaria de agradecer à Direção, supervisão, coordenação, professores, funcionários e alunos do Colégio Madre de Deus por permitir que neste dia tão importante para os nossos alunos do 3º ano, seja eu o “escolhido” para representar o corpo docente do Colégio.
Eu também não poderia deixar de agradecer a minha grande musa inspiradora, minha esposa Lúcia Salvari que sempre foi a minha maior incentivadora.
Alguns de nossos alunos estão comigo desde o 6º ano, outros desde o 9º ano, por isso, os laços extrapolaram a relação professor/aluno.
O que foi construído durante nossa vida escolar foi uma história de respeito mútuo que ficará marcado no tempo e na história. O que fica desta vida são os momentos bons e as amizades, pois a realidade nos deixa, muitas vezes, ácidos e descrentes.
Lembro-me das varias discussões sobre o futuro do Brasil e do mundo.
Nós chegamos a conclusões interessantes sobre o papel da educação no processo de adequação e conformação do indivíduo à sociedade.
Vimos que nesse processo não há determinismos, por isso, somos capazes de construir nossa própria história, promovendo a nossa “libertação”. Como dizia aquela “velha” canção de Vandré:
... na boiada já fui boi,
Mas um dia me montei
As visões se clareando...
Até que um dia acordei...
porque gado a gente marca,
tange, ferra, engorda e mata,
mas com gente é diferente... ,

Somos livres e conscientes de nosso papel nesse mundo.
Devemos dizer não a corrupção, aos desvios éticos, mesmo que nosso caminho seja mais longo e mais tortuoso. Lembrem-se, vocês não foram educados para serem espectadores, mas protagonistas, por isso, serão agentes transformadores de nossa realidade.
Nesse sentido, a verdadeira Revolução já começou, pois não se baseia em enfrentamentos manchados de sangue, mas numa mudança subjetiva capaz de transformar o mundo e as pessoas.
Uma Revolução, que não estaria na ação armada, mas nas ideias. Uma Revolução do Ser em um mundo em que o Ter ainda tem um peso.
Desde os tempos mais remotos o homem busca a felicidade. E, felizmente a encontramos nesses momentos.
São as ideias que transformaram e transformam o mundo. Esse poder de pensar, refletir e mudar velhos paradigmas ninguém pode nos tirar.
Todos os dias estamos sujeitos a lidar com os pequenos e grandes “ditadores” que podem nos fazer calar, mas jamais serão os donos de nossas idéias... Somos sujeitos de nossa história.


E, vocês alunos do 3º A e B estão entrando numa nova fase de suas vidas. O vestibular é importante, mas vocês são muito mais, haja vista que vocês são únicos. São seres Humanos fantásticos que sofrem e sonham com um futuro melhor.
Espero que não sejam cooptados pelo desânimo e pelo fatalismo que permeiam nossas vidas.
Vocês estão no auge de seus questionamentos sobre a vida e o que ela representa. Muitas dúvidas estão surgindo,

Qual vai ser a minha profissão?
Eu vou me dar bem?
Dá dinheiro?
Eu vou ser feliz?

Tanto nós professores quanto seus pais gostaríamos de evitar esses questionamentos, mas a vida não é tão simples assim.
Não podemos criá-los em uma bolha, isolando-os de todas as angústias. Lembrem-se da célebre frase: “ o sofrimento eleva a alma”.
Acreditem, vocês vão sair fortalecidos desse processo. Vocês estão entrando em contato com o mundo adulto e, isso dá muito medo. É normal !!!




Os anos que estão por vir trarão novas perspectivas, novas amizades e novos amores. Os anos que passei na universidade foram os melhores de minha vida, pois foi lá que percebi que o meu mundo de certezas foi se desmoronando, descobri que o radicalismo de minhas ideias eram apenas o reflexo de um contexto de incertezas.
Tive que mudar.
E, assim como vocês tive medo de enfrentar o novo, a minha profissão. Sabia da responsabilidade e não fugi dela. Hoje sinto muito orgulho de ser professor e, luto todos os dias para mostrar que essa profissão, às vezes, tão maltrata pelos próprios colegas é tão digna quanto as outras.
Queridos alunos do 3º A e B. Espero que esse dia fique marcado em nossa memória. Como o dia em que demos o primeiro passo rumo a nossa autonomia intelectual e financeira, fundamentados numa postura ética, respeitando o nosso meio.
Lembrem-se:
“ não tem como esquecer que faço parte da vida de vocês, assim como vocês já fazem parte da minha”.
Estarei sempre por perto quando precisarem de um ombro amigo. Sejam felizes para voar e abrancem o mundo que os espera, pois para sempre vocês serão os primeiros. Amo vocês !!!

Deus abençoe todos vocês.


Fábio Salvari

Nenhum comentário: