Postagens mais visitadas

21 de out. de 2010

GABARITO 2º ANO - HISTÓRIA

01 - (UFRN)
A eclosão de movimentos sociais rurais ocorridos durante a República Velha decorreu, dentre outros fatores, do quadro de injustiça social e violência a que estavam submetidas as camadas populares.

A Guerra de Canudos foi representativa desse contexto, pois

a) os rebeldes de Canudos, além de se oporem a algumas leis republicanas, insurgiam-se contra o Estado e as lideranças eclesiásticas, os quais os excluíam, privando-os dos direitos mais elementares.
b) a existência de uma comunidade sertaneja, em Canudos, controlada pelos coronéis e pela Igreja, foi imediatamente entendida como uma ameaça à ordem vigente.
c) a participação do campesinato, em Canudos, um elemento de ruptura entre o mundo rural e o urbano, decorreu da acentuada influência das idéias do movimento socialista no campo.
d) o fanatismo milenarista deu um caráter religioso ao movimento, por isso ele foi reprimido pelo governo monárquico, que o percebeu como ameaça à ordem.

Gab: A

02 - (UNIFOR CE)
Na noite de 22 de novembro de 1910, o marechal Hermes da Fonseca completava sua primeira semana como presidente da República. Neste dia, no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, marinheiros da Armada brasileira protagonizaram o início de um movimento que defendia, entre outras coisas, o fim dos castigos físicos aplicados aos graduados da Marinha.

Pode-se inferir que se trata da

a) Revolta da Chibata;
b) Revolta da Marinha;
c) Revolta das Forças Armadas;
d) Revolta da Vacina;
e) Revolução Constitucionalista.

Gab: A

03 - (UEMG)
Leia o trecho da letra da música, abaixo:

O MESTRE-SALA DOS MARES
Composição: João Bosco e Aldir Blanc


Há muito tempo
Nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como navegante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala

E ao acenar pelo mar
Na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por
Batalhão de mulatas (...)

Esta composição foi feita em homenagem a João Candido, o Almirante negro, um dos lideres da Revolta da Chibata que, em 2010, completará seu centenário.

Considerando o trecho acima e o contexto do Brasil na época da eclosão da revolta, assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE este fato histórico:

a) A revolta era uma reação da população contra o “bota abaixo” e a reforma sanitária promovidos pelo prefeito da capital federal, Pereira Passos, pelo sanitarista Osvaldo Cuz e pelo presidente da república, Hermes da Fonseca.
b) A revolta foi uma reação das classes médias urbanas, insatisfeitas com a política do café com leite, com a corrupção e com a exclusão política da maior parte da população.
c) A revolta configurou-se como um grito dos negros que, inspirados nos ideais da revolta dos malês, visavam derrubar o governo e criar uma república que defendesse uma reforma política e social radical.
d) A revolta foi um protesto contra o trabalho excessivo, os baixos salários, o recrutamento forçado e os castigos corporais sofridos pelos marinheiros, reproduzindo as discriminações sociais ainda existentes na sociedade brasileira.

Gab: D

04 - (UDESC SC)
Durante a Proclamação da República no Brasil, as idéias do positivismo se disseminaram na sociedade brasileira, a ponto do lema “Ordem e Progresso” ser colocado na bandeira do novo regime. A respeito das ideias positivistas e de seus defensores, é CORRETO afirmar:

a) permitiam que novos setores políticos, como o dos militares, assumissem o poder com o discurso de restauração da ordem social.
b) demonstravam a necessidade de uma nova estrutura econômica, política e social no Brasil, pautada nos interesses da Igreja.
c) representavam os anseios da burguesia européia interessada em estabelecer a ordem capitalista no Brasil do século XIX.
d) indicavam o fim do poder das oligarquias cafeeiras paulista e mineira, além da ascensão das classes médias urbanas.

Gab: A

05 - (UFAC)
A Proclamação da República, no Brasil, em 1889, ou seja, um ano depois da abolição da escravatura, gerou expectativas em partes significativas da população, de que a partir daquela data poderiam participar das decisões governamentais. Contudo, a Constituição de 1891 frustrou essas expectativas. Entre as disposições que limitavam a participação popular, podemos identificar:

a) O estabelecimento do voto universal masculino, não secreto, que excluía analfabetos, mendigos, mulheres, padres, soldados e menores de 21 anos.
b) O sistema federativo, pois os estados saíram fortalecidos, podendo cada um indicar seu próprio candidato à Presidência da República.
c) A adoção do sistema parlamentar de representação bicameral.
d) As correntes jacobinistas, pois eram formadas por setores intelectualizados da jovem república.
e) O próprio Marechal Deodoro da Fonseca, que por ser militar, queria estender o voto aos soldados.

Gab: A

06 - (FGV)
Durante a chamada República Velha, ficou conhecida com o nome de Encilhamento:

a) a necessidade de validação dos diplomas recebidos pelos deputados eleitos em seus estados pela Câmara dos Deputados Federais.
b) a política que visava ampliar o volume de moeda em circulação no país, com o objetivo de financiar a indústria e a agricultura.
c) a coação violenta exercida sobre a população votante pelos fazendeiros que exerciam a chefia política local.
d) a campanha eleitoral de Rui Barbosa, que condenava a participação dos militares na política e criticava a inexistência do voto secreto.
e) a atuação de grupos armados no Nordeste, que assaltavam fazendas, saqueavam armazéns e adquiriam prestígio junto à população carente.

Gab: B

07 - (UNESP SP)
Na Primeira República (1889-1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século XIX e início do XX conviveram, simultaneamente, transformações e permanências históricas.
(Francisco de Oliveira. Herança econômica do Segundo Império, 1985.)

O texto sustenta que a Primeira República brasileira foi caracterizada por permanências e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu até 1930, foi caracterizado

a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a exportação de bens duráveis e de capital.
b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.
c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia de exportação de produtos primários.
d) pela instituição de uma democracia socialista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.
e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.

Gab: C

08 - (MACK SP)
“A prática política baseada na troca de favores e em interesses pessoais, destituída de caráter programático-partidário, que deixa de lado até mesmo as concepções ideológicas e os princípios gerais básicos, é caracterizada como fisiologismo.”
Elza Nadai e Joana Neves

Desde o período conhecido como República Velha (1889-1930) até hoje, a política brasileira é imensamente marcada pela prática fisiológica. Tal presença é evidenciada, ao longo da nossa história republicana,

a) nas alianças político-eleitorais, quando o objetivo de ganhar as eleições supera o compromisso partidário e ideológico, levando a acordos que privilegiam interesses particulares .
b) nas negociações predominantemente pacíficas, entre o eleitorado brasileiro e os chefes políticos nacionais, estaduais e federais, baseadas no patriarcalismo e no coronelismo.
c) sobretudo após a confirmação, pela Constituição de 1988, do voto censitário, favorecendo o sistema de troca de favores pessoais entre os cidadãos e seus representantes, em todos os níveis de poder.
d) nas negociações violentas que ainda se manifestam nas regiões mais industrializadas do Brasil, durante o período eleitoral, entre os chefes políticos locais e os seus eleitores, constrangidos por jagunços.
e) na predominância de uma política nacional que, ainda hoje, possui bases familiares e rurais, sempre em defesa dos interesses nacionais e visando à autonomia do país.

Gab: A

09 - (FGV)
7 de julho [1922] – Com um saldo de 17 mortos, todos entre os rebeldes, tropas leais ao presidente Epitácio Pessoa sufocaram hoje uma revolta de oficiais que há dois dias haviam tomado o Forte de Copacabana. Eles protestavam contra o fechamento do Clube Militar e a prisão de seu presidente (e também ex-presidente da República) Hermes da Fonseca.
(Jayme Brener, Jornal do século XX)

Sobre o tenentismo, é correto afirmar que:
a) apesar das divergências ideológicas em relação às correntes revolucionárias – como o anarquismo, o movimento dos oficiais fez uma série de alianças com o movimento operário, como na greve geral de 1917.
b) esse movimento não tinha uma clara proposta de reformulação política e defendia um poder centralizado e a purificação das instituições republicanas, além da diminuição do poder das oligarquias regionais.
c) foi um movimento inspirado no nazifascismo, que defendia o fortalecimento das instituições liberais-democráticas, como as eleições gerais e diretas, ao mesmo tempo em que apoiavam o federalismo.
d) teve como principal liderança em São Paulo o capitão Luis Carlos Prestes, mais tarde organizador da Ação Integralista Brasileira – AIB, defensor de uma ordem centralizada e de uma economia internacionalizada.
e) a ação de julho de 1922 foi contida com facilidade pelas tropas leais ao governo federal e se constituiu na única ação importante relacionada com os militares rebeldes, que passaram a apoiar uma saída negociada para a crise.

Gab: B

10 - (ESPM)
O Brasil foi abalado, em outubro de 1930, por uma revolução que assinalou o fim da chamada República Velha. Essa revolução pode ser explicada

a) pela ação dos integralistas brasileiros, que, liderados por Plínio Salgado, derrubaram o presidente Washington Luís.
b) pelo fracasso da política econômica decidida no Convênio de Taubaté e implementada no governo de Washington Luís.
c) pela infiltração, no país, do comunismo, o que levou Washington Luís a pretender continuar no poder através de um golpe de Estado.
d) pelas oposições entre os grupos da própria oligarquia dominante, resultantes principalmente do rompimento da “Política dos Estados” ou “Política dos Governadores”.
e) pelas aspirações militares favoráveis à preservação da “Política do Café com Leite”, projeto apoiado pelo líder da revolução, Getúlio Vargas.

Gab: D

11 - (UFCG PB)
“... meia dúzia de retratos, lanche, passagem. Fora a distribuição de máquinas de costura, empréstimos de vaca com cria pra quem tá carecendo de leite, casa de graça para morar, mula pra quem precisa de montaria. E depois de tudo isso, no dia da eleição, ainda tem matuto querendo ver direito o nome dos candidatos. Pode não, oxente!”
(RIBEIRO, Marcus Venício et alii. Brasil
Vivo. Petrópolis, Ed. Vozes, 1992.)

No fragmento textual acima, o historiador Marcus Venício Ribeiro faz uma crítica à prática política brasileira identificada como:

a) Política do café-com-leite, conforme ironiza na frase “empréstimos de vaca com cria pra quem tá carecendo de leite”.
b) Indústria da Seca, em que a figura da mula é utilizada pelo historiador para criticar os fazendeiros que fazem os pobres de “burros de carga” no período de estiagem.
c) Voto de cabresto, representado no texto em tom caricatural através dos favores políticos e do controle dos eleitores.
d) Lei de Terras, que desde 1850 vem normatizando o acesso à terra no Brasil, prejudicando o homem do campo que precisa de “casa de graça para morar”.
e) Migração, em que os nordestinos, sem conhecerem os candidatos do centro-sul, votam em qualquer um, conforme diz o autor: “no dia da eleição, ainda tem matuto querendo ver direito o nome dos candidatos”.

Gab: C

Nenhum comentário: