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21 de out. de 2010

GABARITO 1º ANO - HISTÓRIA

01 - (UFMG)
Leia este trecho do documento:

Eu el-rei faço saber a vós [...] fidalgo de minha casa que vendo eu quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as capitanias e povoações das terras do Brasil e dar ordem e maneira com que melhor e seguramente se possam ir povoando para exaltamento da nossa santa fé e proveito de meus reinos e senhorios e dos naturais deles ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente para daí se dar favor e ajuda às outras povoações e se ministrar justiça e prover nas coisas que cumprirem a meus serviços e aos negócios de minha fazenda e a bem das partes [...]

É CORRETO afirmar que, nesse trecho de documento, se faz referência

a) à criação do Governo Geral, com sede na Bahia.
b) à implantação do Vice-Reinado no Rio de Janeiro.
c) à implementação da Capitania-sede em São Vicente.
d) ao estabelecimento de Capitanias Hereditárias, no nordeste.

Gab: A

02 - (FFFCMPA RS)
Observe a charge abaixo.

NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César. História do Brasil para
principiantes. São Paulo. Editora Ática, 2005.

A charge acima satiriza a exploração do território brasileiro pelos portugueses durante o Período Pré-Colonial. São características econômicas desse período:
a) latifúndios – escravidão – monocultura – exportação.
b) servidão coletiva – policultura – subsistência – sesmarias.
c) escravidão – policultura – mercado externo – minifúndios.
d) extrativismo – escambo – mercado externo – monopólio.
e) monocultura – mercado externo – mercantilismo – escravidão.

Gab: D

03 - (UNESP SP)
Observe a figura e leia o texto.


(Reprodução da tela Primeira Missa no Brasil. Vítor Meireles, 1861.)

Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa Alteza, que primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique (...). Ali estiveram conosco (...) cinqüenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim como nós. (...) [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal (...) Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
(Pero Vaz de Caminha. Carta do Achamento do Brasil, 10.05.1500.)

A respeito da tela e do texto, é correto afirmar que
a) Demonstram a submissão da monarquia portuguesa à contra-reforma católica.
b) Expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra.
c) Atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios.
d) Representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.
e) Apresentam uma leitura do passado na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.

Gab:E

04 - (UEPB)
Sobre o trabalho no engenho, na América Portuguesa do Século XVI, é correto afirmar:

a) Não eram encontrados trabalhadores livres nos engenhos.
b) A escravização de índios não era admitida quando nativos eram aprisionados durante a guerra justa.
c) A princípio, a solução mais viável e barata aos olhos dos portugueses foi utilizar a mão-de-obra indígena para a produção açucareira.
d) Os escravos africanos que eram trazidos para o trabalho com a cana pertenciam ao mesmo grupo étnico para melhor dinamizar a produção.
e) Os escravos que serviam a Casa Grande eram apenas os indígenas porque os africanos trabalhavam exclusivamente no campo.

Gab: C

05 - (UESPI)
Ocupar as terras era fundamental para garantia dos domínios portugueses depois do descobrimento do Brasil. Por exemplo, a expedição de Martim Afonso de Souza:
a) fundou a rica capitania de Pernambuco.
b) introduziu a lavoura da cana-de-açúcar.
c) facilitou a ocupação da região amazônica.
d) distribuiu sesmarias onde hoje se encontra o Piauí.
e) lançou o cultivo do algodão na região sudeste.

Gab: B

06 - (UFOP MG)
No período chamado colonial, na América Portuguesa, houve predominância do uso de trabalho escravo. Entre os escravos, havia uma série de distinções relativas ao tipo e ao local de trabalho que exerciam. Outras distinções diziam respeito à etnia, à cor da pele ou à permanência do escravo no país. Por exemplo, chamava-se de “crioulo” o escravo nascido no Brasil.
Marque a alternativa que apresenta a forma como eram chamados os cativos africanos recém-chegados à América Portuguesa.

a) ladinos
b) boçais
c) mulatos
d) broncos

Gab: B

07 - (UDESC SC)
A Companhia de Jesus foi importante instrumento da Igreja Católica e da Corte Portuguesa no processo de colonização, a partir do século XVI.

Sobre sua atuação no período colonial, em território brasileiro, é incorreto afirmar:

a) Os jesuítas vieram para o território, hoje brasileiro, junto com o primeiro governadorgeral e, a partir de então, exerceram forte influência na vida colonial.
b) Os jesuítas foram responsáveis pela fundação de inúmeros colégios no Brasil colonial; seus métodos e forma de organizar os cursos permaneceram como herança importante na história da educação.
c) Pode-se aferir que os jesuítas também foram responsáveis pela exploração do trabalho indígena, considerando que as missões foram organizadas de modo a se tornarem unidades produtoras de bens comercializados pelos padres.
d) Ao organizar os indígenas em missões ou reduções e catequizá-los, os jesuítas defenderam o universo cultural desses indígenas e os protegeram da escravização e do processo português de expansão e colonização.
e) A catequização dos indígenas gerou sérios conflitos entre os colonos e os jesuítas, pois os colonos viam nos jesuítas um entrave à utilização da força do trabalho indígena.

Gab: D

08 - (UFOP MG)
Sobre o papel das Câmaras Municipais, no Brasil Colonial, não podemos afirmar:

a) Eram responsáveis pela administração pública e pelo exercício da justiça nas vilas e cidades.
b) Eram compostas pelos chamados homens bons que constituíam a sociedade colonial.
c) Exerciam controle sobre o comércio de abastecimento dos aglomerados urbanos.
d) Foram responsáveis pelo processo de centralização política que ocorreu na colônia.

Gab: D

09 - (UEPA)
“Nessa terra, até agora, não pudemos saber se existe ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro. Porém, a terra em si é de bons ares, assim frios e temperados. As águas são muitas, infinitas. A terra é tão grandiosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem”.
Fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha. Adaptado por Adriana Torres e André Pereira. Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro: 1994.

O relato de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal evidencia aspectos naturais da terra recém- descoberta e revela:
a) A política econômica do Estado português interessado em transformar a nova Colônia em grande potência agrícola.
b) A descoberta de metais preciosos, encontrados na costa Atlântica, pelos tripulantes da expedição cabralina.
c) A decisão dos portugueses em ficar na terra e desenvolver o projeto da Igreja, que era o de catequizar os índios.
d) O caráter explorador da conquista portuguesa interessada principalmente em descobrir na nova terra metais preciosos.
e) A necessidade de o rei português enviar uma expedição de exploração para descobrir ouro e prata no solo brasileiro.

Gab: D

10 - (UFRGS)
Observe o Cartum abaixo:


(Fonte: "Primeira Missa" de Sampaio. ln: "Humores nunca dantes navegados: o Descobrimento segundo os cartunistas do sul do Brasil". Porto Alegre: SEC-RS, 2000.)

Considerando a situação histórica e os significados expressos no cartum acima, analise as seguintes afirmações.

I - O cartum retrata o momento inicial da conquista portuguesa, demonstrando aspectos do "choque cultura" ocorrido entre os conquistadores e os indígenas.
II - A dominação portuguesa do Brasil não se deu unicamente com base na exploração dos recursos naturais e do trabalho indígena, mas também apresentou aspectos nitidamente ideológicos, como a imposição da religião católica aos autóctones.
III - O cartum apresenta o momento inicial do contato interétnico como sendo de tensão e conflito armado e econômico, visto que os nativos reagiram às tentativas de vigilância impostas pelos conquistadores.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Gab: B

11 - (ETAPA SP)
O historiador Caio Prado Júnior ao realizar um balanço dos três séculos de colonização portuguesa no Brasil assinala: “... trata-se de uma situação que ainda não existe, que não tem conteúdo próprio, mas é apenas um estado latente que se revela por alguns fatos precursores, sintomáticos, mas isolados. Tais fatos vêm de longe, desde o início da colonização, se quiserem. E em rigor, poderíamos apanhá-los em qualquer altura de nossa evolução histórica.
(...) O historiador, ao ocupar-se dela, enfrenta o risco de tratar o assunto anacronicamente, isto é, conhecedor que é da fase posterior, em que ocorre seu desenlace, em que ela se define, projetar esta fase no passado.”
Caio Prado Júnior. – Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1963. pp. 357-358.
*anacronismo = consiste em usar termos e conceitos de um período histórico em um outro período que não corresponde ao analisado.
Segundo o texto:
a) anacronismo consiste em projetar o presente no passado.
b) todos os historiadores praticam o anacronismo.
c) o anacronismo é um método de investigação.
d) os estados latentes geralmente são anacrônicos.
e) a colonização é uma manifestação de anacronismo.

Gab: A

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