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26 de ago. de 2011

GABARITO - HISTÓRIA - 2º ANO

AT2 – HISTÓRIA 2º ANO


01 - (UNIFOR CE)

Analise cuidadosamente as informações do mapa.





(Elaine Senise Barbosa, Newton Nazaro Junior e Silvio Adegas Pêra.

Panorama da História. Curitiba: Positivo, 2005. p. 112)



O mapa apresenta indicações que podem ser relacionadas a um fato histórico que



a) colocou em lados opostos comunistas e capitalistas.

b) representou um confronto entre potências imperialistas.

c) provocou a derrota dos governos liberais pelos fascistas.

d) terminou com a vitória dos comunistas sobre os nazistas.

e) resultou na luta direta entre nazi-fascistas e bolcheviques.



Gab: B



02 - (CEFET PR)

Chamamos de “Primeira Guerra Mundial” uma série de conflitos ocorridos principalmente na Europa entre 1914 até 1918. Sobre esse assunto, estabeleça correspondência entre a coluna I e a coluna II.



Coluna I



( 1 ) Tríplice Entente

( 2 ) Tríplice Aliança

( 3 ) Tratado de Versalhes

( 4 ) Tratado de Saint Germain

( 5 ) Catorze Pontos



Coluna II



( ) Bloco liderado pelo Império Britânico, França e Império Russo.

( ) Acordo proposto pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson para a reconstrução européia.

( ) Bloco liderado pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano.

( ) Acordo que impunha à Alemanha perda de parte de seu território, restrição do seu exército e pagamento de indenização.

( ) Acordo que declarava dissolvida a Monarquia Austro-Húngara.



A seqüência correta é:



a) 2, 3, 5, 4 e 1 .

b) 1, 2, 5, 4 e 3 .

c) 1, 5, 2, 4 e 3 .

d) 1, 5, 2, 3 e 4.

e) 4, 5, 2, 3 e 1.



Gab: D



03 - (UNICID SP)

A implantação do New Deal, plano econômico elaborado com o objetivo de combater os efeitos da Crise de 29, pelo presidente F. D. Roosevelt, foi inspirada na teoria de



a) Adam Smith que pregava a não intervenção do Estado na economia, visto que ela se auto-regulava.

b) John Keynes, pela qual o intervencionismo estatal sobre a economia deve ser substituído pelo liberalismo econômico.

c) Adam Smith, pela qual o Estado deveria atuar como o coordenador da economia, intervindo sempre que julgasse necessário.

d) Quesnay, principal ideólogo da escola fisiocrata, pela qual o Estado deveria entregar a solução da crise à iniciativa privada.

e) John Keynes e marcou a substituição do modelo econômico liberal por um modelo baseado na intervenção do Estado na economia.



Gab: E



04 - (FGV)

“A revolução de Hitler é uma garantia suficiente de que o Comunismo russo não irá se propagar em direção ao Ocidente. A sólida burguesia alemã é uma fortaleza central da Europa.”

H.A.L.Fisher, History of Europe, 1936



O autor:

a) mostra isenção diante dos acontecimentos políticos que estavam ocorrendo naquele momento.

b) toma posição em favor da futura aliança entre democratas e comunistas na luta contra fascismo e nazismo.

c) manifesta uma visão pessimista sobre o futuro político da Europa, antevendo o período da guerra-fria.

d) expressa a política de apaziguamento praticada pelas democracias européias com relação ao regime nazista.

e) revela afinidade ideológica com o nazismo, ao silenciar sobre o seu caráter militarista e expansionista.



Gab: D



05 - (MACK SP)

“O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.”

Benito Mussolini





O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era



a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar.

b) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.

c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.

d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.

e) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.



Gab: A



06 - (UFCG PB)

“Os sinais principais que nos levam a reconhecer o judeu são pois: esse famoso nariz recurvado, olhos que piscam sem parar, dentes acavalados, orelhas salientes, unhas quadradas, em vez de serem arredondadas em forma de amêndoa, torso excessivamente longo, pé chato, joelhos redondos, tornozelos extraordinariamente para fora, mão mole e derretida de hipócrita e traidor. Frequentemente tem um braço mais curto que o outro”.

Marpon & Flamarion, apud FONTENE, François de. História do Anti-Semitismo. Rio de

Janeiro: Zahar Editor, 1989, p. 75.



O fragmento acima apresenta uma descrição sobre a identidade do judeu, construída por uma obra francesa datada do final do século XIX, que credita argumentos à política anti-semita do nazismo alemão. É INCORRETO afirmar que essa política

a) apresentou um componente excludente e afirmava que o judeu era o destruidor das civilizações e a encarnação do mal.

b) concebeu os judeus como sujeitos de segunda categoria, negando seus direitos civis, como o de se casarem com ‘arianos puros’.

c) associou os judeus com o movimento comunista internacional ou com o liberalismo representado pela grande depressão de 1929.

d) perseguiu também ciganos, homossexuais e deficientes físicos com a intenção de eliminar os diferentes da raça ariana.

e) construiu sua identidade de extrema violência em relação aos considerados diferentes durante a República de Weimar.



Gab: E



07 - (UEPA)

Com base na leitura cuidadosa dos gráficos 01 e 02, referentes ao período entre guerras, pode- se afirmar que:

Gráfico 1 - Desemprego na Alemanha (1929 - 1933)



(De Weimar a Hitler. Complemento del catálogo del Programa de Documentales)



Gráfico 2 - Resultados Eleitorais para o Reichstag (%) (1920-1930)



(fonte: ARNAUT, Luis & MOTTA, Rodrigo P. Sá. A segunda grande guerra. SP: Atual, 1994)



a) O nível de desemprego diminuiu, na medida em que aumentou a votação no partido Nazista para o Parlamento Alemão em 1933, facilitando a ação da extrema direita no país.

b) A votação no Partido Nazista cresce junto com a taxa de desemprego, até que em 1933 os nazistas se tornam o partido mais forte do Parlamento e o nazismo ascende ao poder na Alemanha.

c) A situação sócio-econômica do período entre guerras foi caracterizada pelo desemprego, daí o crescimento da votação no Partido Comunista, verificado nas eleições de 1930 a 33.

d) A criação do Partido Nazista Alemão em 1920, desarticulou o Partido Comunista Alemão que, a partir de então, passou a perder os votos para o Partido Social Democrata.

e) Devido à situação sócio-econômica no período entre guerras, o Partido Comunista cresceu extraordinariamente e, em 1933, se tornou o partido mais forte do Parlamento alemão.



Gab: B



08 - (UNIFOR CE)

Considere o mapa histórico.



(Almanaque Abril. Atualidades Vestibular. 2006. p. 25)



Ele apresenta informações importantes para a compreensão de fatos históricos ocorridos na Europa, no século XX. Com base no conhecimento desses fatos, é possível afirmar que

a) os países perdedores da Primeira Guerra Mundial cumpriram fielmente as cláusulas do Tratado de Versalhes.

b) a França e a Alemanha se aliaram com o objetivo de ocuparem regiões em litígio, no início da Primeira Guerra Mundial.

c) os países aliados retomaram territórios ocupados pelos fascistas, no período da Segunda Guerra Mundial.

d) um dos países do Eixo desrespeitou limites de fronteiras na sua ofensiva, durante a Segunda Guerra Mundial.

e) os governos fascistas foram vitoriosos na invasão sobre os países socialistas na Segunda Guerra Mundial.



Gab: D



09 - (FATEC SP)

Considere o texto.



GDANSK - O presidente e o primeiro-ministro da Polônia, Lech Kaczynski e Donald Tusk, comandaram nesta terçafeira, 1, em Gdansk, a cerimônia que lembrou o momento exato dos 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Às 4h45 de 1º de setembro de 1939, o encouraçado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra a guarnição da península de Westerplatte, nas cercanias de Gdansk, dando início à Segunda Guerra Mundial. “Westerplatte é o símbolo da luta do fraco contra o forte”, assinalou Kaczynski, em discurso no qual reivindicou o papel de vítima da Polônia contra “os totalitarismos nazista e bolchevique”.

(http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,polemica-historica-marca-cerimonia-de-70-anos-da-2-guerra, 427842, 0.htm acessado em 05.09.2009)





(http://www.integral.br/zoom/imgs/324/image001.jpg, acessado em 01.09.2009)



O trecho do artigo e a charge de Belmonte remontam a um importante e polêmico episódio ligado à 2ª Guerra Mundial. Esse episódio foi



a) a divisão da Alemanha, logo após a 2ª Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista.

b) a operação Barba Ruiva, executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar a Europa do bolchevismo judaico.

c) a batalha de Stalingrado, em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado do ataque alemão, interessado no domínio do centro industrial existente às margens do rio Volga.

d) o Dia D, momento que marcou o avanço da força aliada, liderada pela Rússia, sobre o exército alemão, ocorrido na região da Normandia.

e) a assinatura do pacto de não-agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.



Gab: E



10 - (UFPE)

A existência dos sistemas totalitários frustrou os defensores dos regimes democráticos e causou decepções. No século XX, o totalitarismo se fez presente em várias nações. Na Itália, o fascismo liderado por Mussolini:



a) baseou-se no combate ao capitalismo, consolidando uma política socializante radical e corporativa.

b) tinha os mesmos princípios do nazismo alemão, embora fossem adversários na 2ª. Guerra Mundial.

c) combatia os comunistas com violência, não aceitando críticas nem propostas políticas fora de seus princípios.

d) defendia estratégias imperialistas, sendo apoiado pelos governos russo e espanhol, na guerra contra os aliados.

e) fortaleceu a indústria, mas o corporativismo e a homogeneidade na forma de pensar a nação foram combatidos.



Gab: C



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