Postagens mais visitadas

26 de ago. de 2011

GABARITO HISTÓRIA - 1º ANO

01 - (UNIFOR CE)


Analise o texto.



Os promotores das cruzadas e os cruzados haviam se colocado, pelo menos, três objetivos. A conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os infiéis. Mas nenhum desses objetivos havia sido alcançado plenamente. Nas palavras de um importante historiador da Idade Média: "se os cruzados são os grandes perdedores da expansão cristã no século XII, os grandes ganhadores foram em definitivo, os comerciantes".

(Jacques Le Goff. La Baja Edad Média. In: Myriam Becho Mota e

Patrícia Ramos Braick. História: das cavernas ao terceiro

milênio. São Paulo: Moderna, 2002. p. 116)



Quando refere-se ao contexto histórico da Baixa Idade Média, o autor deixa implícito a idéia de que as cruzadas



a) tiveram uma papel fundamental na expansão territorial européia, o que contribuiu para resolver os problemas decorrentes da escassez de terras.

b) permitiram a difusão dos valores religiosos cristãos entre os povos pagãos, o que explica o aumento de poder da Igreja católica sobre as regiões conquistadas.

c) foram responsáveis pela expulsão dos judeus da região da Palestina, o que comprova o fato de eles terem sido submetidos durante muito tempo pelos cristãos.

d) provocaram transformações na economia, estimulando a ação de mercadores que se aproveitaram das viagens para criarem novas atividades econômicas.

e) unificaram toda a cristandade contra os povos do Império Bizantino, gerando intensos conflitos que possibilitaram os movimentos de unificação das nações da Europa Ocidental.



Gab: D



02 - (CEFET PR)

As Cruzadas são tradicionalmente definidas como expedições de caráter “militar” organizadas pela Igreja, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra Santa (Jerusalém) das mãos desses infiéis. O movimento estendeu-se desde os fins do século XI até meados do século XIII. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.



a) O termo Cruzadas passou a designar esse movimento em virtude de seus adeptos serem identificados pelo símbolo da cruz bordado em suas vestes.

b) As peregrinações em direção a Jerusalém, assim como as lutas travadas contra os muçulmanos na Península Ibérica e contra os hereges em toda a Europa Ocidental, foram justificadas e legitimadas pela Igreja.

c) O movimento cruzadista foi motivado pelo predomínio da Igreja sobre o comportamento do homem medieval.

d) Muitos nobres passaram a encarar as expedições à Terra Santa como uma real possibilidade de ampliar seus domínios territoriais.

e) As Cruzadas Medievais foram um conjunto de fatos isolados e em nada influenciaram a superação da crise que se instalava na sociedade feudal durante a Baixa Idade Média.



Gab: E



03 - (UEL PR)

Aqui em baixo uns rezam, outros combatem e outros ainda trabalham.

(DE LAON, Adalberão. Carmen ad Rodbertum Regem. In: DUBY, G. As tres

ordens:o imaginário do feudalismo. Lisboa: Editora Estampa,

1982. p. 25.)



Esse preceito, apresentado inicialmente pelo bispo Adalberão, no século XI, em parte reflete as funções/atividades mais características do período medieval, em parte tem função ideológica, pois esse ordenamento pretendia fortalecer a divisão e a hierarquia.

Ainda sobre a sociedade medieval, é correto afirmar:

a) A divisão acima mencionada reflete uma sociedade na qual a religiosidade se impõe nas várias esferas da vida, em que o braço armado tende a impor seu poder sobre os desarmados, em que a economia se fundamenta no trabalho agrícola.

b) Definida a sociedade entre religiosos, guerreiros e camponeses a partir do Tratado de Verdum, as atividades não permitidas pela Igreja foram perseguidas pelos tribunais inquisitoriais.

c) Diante da limitação das funções às três ordens e perseguição aos comerciantes promovida pelas monarquias nascentes, a atividade comercial declinou, situação essa que se reverteu no século XVI no contexto do Renascimento Comercial.

d) O poder eclesiástico se impunha a partir do momento do batismo, quando era definido o destino de cada criança, de acordo com as necessidades fundadas na sociedade de ordens.

e) A divisão apresentada, característica do período entre os séculos XI e XIII, revela a estagnação econômica da sociedade, o que explica a crise agrícola e o recuo demográfico.



Gab: A



04 - (UFC CE)

O surgimento das grandes cidades (burgos) na Europa ocidental, no período da Baixa Idade Média, esteve relacionado:

a) à mudança no perfil da economia, em que a economia de subsistência e de trocas naturais tendia a ser suplantada pela economia monetária centrada na necessidade de centros de produção e entrepostos comerciais.

b) à transformação da nobreza em burguesia, que passou a explorar suas terras, de forma a atender ao mercado em expansão, e mudou-se para as áreas urbanas a fim de comercializar seus produtos.

c) à eclosão de revoltas populares, que resultaram no deslocamento de grandes contingentes populacionais das áreas rurais, a fim de fugir da exploração servil nos campos.

d) ao desaparecimento das corporações de ofício, que permitiu uma ampliação do contingente de mão–de–obra dedicada à produção manufatureira e às plantações, antes restrita aos mestres e aprendizes.

e) à Peste Negra que se alastrou pelo campo e empurrou as populações rurais para as áreas mais urbanizadas, onde existiam melhores condições de higiene e salubridade e ocupação ordenada do espaço.



Gab: A



05 - (UFJF MG)

A partir do século III assiste-se ao longo processo de crise do Império Romano do Ocidente e ao desenvolvimento das instituições feudais, que daria início ao período medieval. Assinale o item que NÃO se enquadra nesse contexto.



a) A expansão do Império Romano do Ocidente cessou, levando ao decréscimo da obtenção de escravos e riquezas.

b) As fronteiras pouco controladas devido à fragilidade romana possibilitaram a invasão dos povos bárbaros e a fragmentação territorial do Império.

c) O poder político exercido pelas grandes cidades se manteve, levando a um crescimento da urbanização e desenvolvimento das instituições comerciais.

d) Desenvolveu-se o sistema de colonato através do qual escravos e plebeus empobrecidos passaram a trabalhar como colonos nas terras dos grandes proprietários.

e) Iniciaram-se as relações de suserania e vassalagem baseadas em fidelidade e prestação de serviços dos vassalos para com os senhores.



Gab: C



06 - (CEFET PR)

Dinastia que surgiu com Pepino, o Breve, e pretendia restabelecer o Império Romano do Ocidente. Antes de morrer, em 768, Pepino dividiu o reino entre seus dois filhos: Carlos Magno e Carlomano. Porém, três anos após receber sua parte no reino (771), Carlomano morreu e Carlos Magno tornou-se soberano absoluto do reino franco. Através de diversas guerras, Carlos Magno ampliou os domínios dos francos, apoderando-se de regiões como a Saxônia, a Baviera, a Lombardia e quase toda a Itália. Suas conquistas trouxeram-lhe prestígio e poder, estamos tratando dos:



a) Merovíngeos.

b) Carolíngeos.

c) Bourbons.

d) Plantagenetas.

e) Capetíngeos.



Gab: B



07 - (FUVEST SP)

“A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].”

Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952.



Esta frase sobre o feudalismo trata



a) da vassalagem.

b) do colonato.

c) do comitatus.

d) da servidão.

e) da guilda.



Gab: D



08 - (UNIR RO)

A figura abaixo mostra os principais grupos sociais existentes no Ocidente feudal.





(Revista História Viva – Especial, n.º 26, p.17.)



A partir da ilustração e de seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta.



a) A base da sociedade feudal eram os camponeses que, com seu trabalho, sustentavam os clérigos e os senhores feudais.

b) A Igreja, no seu papel de defensora dos mais pobres, combatia os abusos dos senhores feudais em relação aos camponeses.

c) A cavalaria, que tinha a função de proteger a sociedade, era a principal aliada dos camponeses que lutavam contra os poderes eclesiásticos.

d) O rei atuava no sentido de minimizar os conflitos entre a Igreja e a cavalaria.

e) Os principais grupos sociais do Feudalismo eram os burgueses, os clérigos e os cavaleiros.



Gab: A



09 - (UEPB)

Das alternativas a seguir, a que melhor caracteriza a sociedade feudal é:



a) Não havia presença de trabalhadores livres e o pouco número de escravos limitava-se aos trabalhos domésticos.

b) As relações entre suseranos e vassalos eram contratuais. Não existia entre eles noções de fidelidade e obediência.

c) Os servos eram trabalhadores que exerciam as funções relativas à produção. Trabalhavam a terra e eram vinculadas a ela.

d) Os monarcas que eram os maiores suseranos concentravam em suas mãos o poder de origem divina, sendo responsáveis pela justiça e pela administração.

e) Era forte a mobilidade social, devido às noções de fidelidade e obediência na relação senhores e servos.



Gab: C



10 - (UERGS)

O Sistema Feudal, que predominou na Europa Ocidental ao longo da Idade Média, resultou da mescla de instituições romanas e germânicas. Dentre as instituições romanas está o (a):



a) Comitatus.

b) Direito consuetudinário.

c) Colonato.

d) Benfeficium.

e) Vassalagem.



Gab: C



TEXTO: 1 - Comum à questão: 11





SAÚDE HUMANA E AS PANDEMIAS



Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma grande região (por exemplo, um continente), ou até mesmo pelo mundo. Um caso notório de pandemia foi a “Peste Negra”, que devastou o continente europeu a partir de 1347. Nos anos seguintes, essa pandemia assolou a Europa e dizimou cerca de 20 milhões de pessoas, ou seja, um terço da população da época.

Essa doença era causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores. Esses ratos chegavam à Europa nos porões dos navios vindos do Oriente. Na época, verificava-se que a noz-moscada fresca, acondicionada num saquinho pendurado no pescoço, servia para espantar a peste negra, atuando como repelente para as pulgas. Além da “Peste Negra”, um outro caso de pandemia famoso foi a “Gripe Espanhola”, que ocorreu no período de 1918-1919, contabilizando, em apenas seis meses, 25 milhões de mortos.

Atualmente, vivemos um período de vigília, tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o possível aparecimento de uma nova pandemia mundial oriunda da mutação do vírus H5N1 da “Gripe Aviária”.

(BURRESON, Jay; COUTEUR, Penny. Os botões de Napoleão:

as 17 moléculas que mudaram a história. São

Paulo: Jorge Zahar, 2006. Modificado.)



11 - (UFES)

A Peste Negra dizimou um elevado percentual da população européia no século XIV. Os efeitos da Peste no mesmo século foram a



a) crise da cavalaria e a decadência das cidades italianas.

b) crise do capitalismo e o enfraquecimento do poder papal.

c) escassez de mão-de-obra e as revoltas camponesas.

d) escassez de alimentos e a expansão marítima e comercial dos países ibéricos.

e) aproximação entre a burguesia e o clero e a ascensão das monarquias nacionais.



Gab: C



Nenhum comentário: