Postagens mais visitadas

1 de nov. de 2010

GABARITO SOCIOLOGIA - 2º ANO - AP3

Leia o texto abaixo e responda:

Marina Silva, candidata do PV, afirmou em debate realizado pela Folha de S.Paulo e pelo portal UOL que seus adversários na campanha presidencial querem “infantilizar os brasileiros” ao discutir quem é “pai e mãe” de políticas públicas e ao transformar o pleito em uma eleição plebiscitária. Segundo a senadora, Dilma Rousseff e José Serra (PSDB) não perceberam que o “Brasil mudou”. Não há diferenças significativas entre eles, afirmou Marina. “Ambos são bons gerentes. Ambos são muito bons na esgrima. Mas, infelizmente, não foram capazes de atualizar seus pensamentos em relação aos grandes desafios deste século”, disse a presidenciável.
“Em nome de fazer uma polarização daquilo que não interessa, se esquece daquilo que é relevante para o Brasil”, disse. “A diferença nessas eleições é o projeto que estou representando. Estamos representando uma plataforma que apresenta as melhores diretrizes para saúde, educação e segurança”, afirmou, “um novo acordo social, uma nova visão”.
A candidata defendeu uma Constituinte exclusiva para realizar a reforma política. Lembrou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso tentaram atingir esse objetivo, mas não conseguiram. “E não foi possível por causa das alianças políticas”, que fazem com que políticos se beneficiem de um processo viciado que contraria os interesses públicos.
Marina Silva disse que a educação é a “prioridade das prioridades” e que é preciso fazer uma revolução no setor. “Vamos fazer em quatro anos pela educação o que não foi feito em 50. O que nós precisamos é sair da lógica do fazer para as pessoas e fazer com as pessoas”.
A senadora defendeu o uso da internet na educação. “Temos que fazer uma profunda reforma da educação no Brasil, para integrar as tecnologias disponíveis, para os alunos aprenderem mais e melhor. Educação de qualidade, que ensine o aluno a aprender a aprender. A internet é fundamental se devidamente utilizada”, disse.

Fonte: http://www.minhamarina.org.br/blog/2010/08/%E2%80%98querem-infantilizar-os-brasileiros%E2%80%99-diz-marina-em-debate-da-folha-e-do-uol/

1 ) De que forma os outros candidatos, segundo Marina, estão utilizando os meios de comunicação para conseguir seus objetivos?


Resp. : Os adversários na campanha presidencial querem “infantilizar os brasileiros” ao discutir quem é “pai e mãe” de políticas públicas e ao transformar o pleito em uma eleição plebiscitária.





2 ) De acordo com as nossas discussões em sala de aula, explique o que seria o processo de infantilização. Encontre e retire do texto um trecho que justifique a sua argumentação.


Resp. querem “infantilizar os brasileiros” ao discutir quem é “pai e mãe” de políticas públicas e ao transformar o pleito em uma eleição plebiscitária. Segundo, Marina, não existe por parte dos candidatos uma preocupação em aprofundar as discussões sobre os problemas existentes no Brasil, buscando alternativas viáveis para solucioná-los.







3 ) Explique porque a programação da tv ajuda no processo de infantilização das pessoas.

Para atender os interesses econômicos dos patrocinadores, a mídia divide a programação em blocos que duram entre 7 e 10 minutos. Os blocos são interrompidos pelos comerciais, forçando-nos a prestar atenção durante esses minutos. A publicidade é o momento de “relaxamento”, dispersando as pessoas.



4 ) A sociedade sempre esteve dividida em grupos díspares formados por pessoas que compartilham as mesmas formas de comportamento, pensamento e atitudes que passam de geração para geração. Isso permitiu a formação a formação da identidade e da alteridade. Como as elites encararam a nova realidade das cidades no século XIX?
Resp. : A sociedade sempre esteve dividida em grupos díspares formados por pessoas que compartilham as mesmas formas de comportamento, pensamento e atitudes que passam de geração para geração. Isso permitiu a formação a formação da identidade e da alteridade. No século XIX, devido ao grande número de pessoas nos centros urbanos que pertenciam a várias etnias e grupos sociais eram vistos pela elite com preconceito, chamando-os de turba “selvagem”. A sociologia passou a estudar o comportamento coletivo, rebelde e indisciplinado dessa “turba” ou “multidão” que aos poucos ficou sendo conhecida como “massa”.

5 ) A TECNOLOGIA EMPREGADA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MUDOU A FORMA COMO O CONHECIMENTO PASSOU A SER PRODUZIDO, REGISTRADO, REPRODUZIDO E DISSEMINADO. Faça um paralelo entre os principais inventos do século XIX e XX e o processo de consolidação do capitalismo e globalização nos dias atuais.
Resp.: No século XIX, o telégrafo uniu vários povos. Era possível mandar um telegrama da China para a Austrália em 5 horas. O mundo foi se tornando aos poucos globalizado, as distâncias encolheram. Os recursos visuais passaram a ser utilizados com mais frequência. A imagem se mostrou uma linguagem mais abrangente, compreensível e democrática do que o texto escrito . ( televisão, cinema, fotografia...)
6 ) Segundo Walter Benjamin, filósofo alemão, afirma que as artes e a cultura perderam sua autenticidade, seu caráter único ou a beleza duradoura. Ele afirma:
a) Que as obras de arte perderam a “aura” presente na relação entre a obra e o observador.
b) Que a industria cultural diminiu a capacidade de reprodução das obras de arte inibindo o acesso das pessoas.
c) Que a reprodutibilidade permitiu a criação de um processo de infantilização dos individuos.
d) Que a arte e a vida são distintas, por isso, não se caracterizam como um fato social.
e) Que existem o grotesco e o infantil na obra de arte. O processo crítico depende da perspectiva do observador.
Gab.: A

7 ) A expressão máxima da indústria cultural são os meios de comunicação de massa, ou mídia escrita ou eletrônica. Dentre as opções abaixo aponte a Incorreta:
a) manipulação;
b) formação de opinião;
c) infantilização
d) condicionamento de mentes
e) produção cultural do grotesco para politização

gab. : E


8 ) A O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA ESTEVE ASSOCIADO A UMA SÉRIE DE FATORES QUE CARACTERIZARAM A SOCIEDADE OCIDENTAL NA MODERNIDADE, ENTRE ELES:
a) A INDUSTRIALIZAÇÃO;
b) A URBANIZAÇÃO ;
c) O COLONIALISMO EUROPEU.
d) OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.
e) Todas as alternativas estão corretas

Gab.: E

Nenhum comentário: