Postagens mais visitadas

30 de out. de 2010

GABARITO SOCIOLOGIA - 1º ANO - AP3

1 ) Na sociologia de Max Weber, o conceito de ação social tem sido fundamental em inúmeros estudos importantes sobre as sociedades modernas. Considere as alternativas teóricas abaixo
e assinale a alternativa incorreta.
a) O conceito de ação social em Max Weber pretende comprovar a coerção, a interioridade, a particularidade e a generalização dos fatos sociais, a partir da conexão natural de sentidos entre os indivíduos.
b) Pra Max Weber, a Sociologia é a ciência que pretende interpretar os sentidos improváveis da ação social, suas causas, seus efeitos e suas regularidades, que se expressam na forma de uso, costumes e situações de interesses produzidos por diversos sujeitos.
c) Max Weber define ação social como uma conduta dotada de um significado subjetivo dado por um sujeito que o executa, orientando seu próprio comportamento, tendo em vista a ação
de outros sujeitos conhecidos ou desconhecidos.
d) Para Max Weber, a explicação sociológica busca compreender os sentidos, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos em relação a outros, ou seja, seu caráter social, não se propondo a julgar a validez da ação dos sujeitos.

Gabarito A

2 ) Segundo a teoria Weberiana, são corretas as afirmações, exceto.
a) O que garante a cientificidades de uma explicação é o método de reflexão e não diretamente o fato social.
b) A tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interesse estudar.
c) A ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre, e tais efeitos escapam ao controle e á previsão do agente.
d) Os fatos sociais são coisas que devem ser vista e analisadas.
Gabarito: D
3 ) Método de pesquisa desenvolvido por Weber,
baseado no esforço interpretativo do passado e de sua
repercussão nas características peculiares das
sociedades contemporâneas.
a) Materialismo histórico
b) Dialético.
c) Positivista.
d) Compreensivo.
e) Comparativo
gabarito D
4 ) Um dos trabalhos mais conhecidos de Weber é A Ética protestante e o espírito do capitalismo, que trata:
a) Da revolução ocorrida no campo religioso.
b) Da reforma Religiosa ocorrida na Europa e seus reflexos na sociedade ocidental.
c) Relaciona o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno.
d) Relaciona à crise social atrelada a reforma econômico-social vivida pela igreja católica.
e) Busca desvincular o capitalismo das doutrinas protestantes.
Gabarito: C

5 ) As visões sociais de Durkheim e de Weber enfocam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer que a sociedade é um fato objetivo, que nos coage e até nos cria. No entanto, também é correto dizer:
a) A sociedade é apenas definida pelas tradições, visto que o indivíduo é subordinado inteiramente ao social.
b) A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós.
c) A sociedade vive por conta própria e não depende do reconhecimento do indivíduo.
d) O homem por ser social, não depende de uma individualidade para viver,
visto que o ser coletivo anula totalmente o ser indivíduo.
e) A sociedade não apresenta grande função na existência humana, visto que o homem é muito mais um projeto biológico, do que social.

Gabrito : B

6 ) A cultura na nossa região será contemplada, mas uma vez por uma das mais ricas expressões de etnia, lendas do folclore paraense; assim para validar a identidade paraense todas elas se rendem a mais forte expressão da cultura 11 da nossa gente: o Círio de Nazaré. O clima e envolvimento das pessoas nessa festa grandiosa espira-nos ao amor fraterno, ao encontro com
amigos de longas datas e homenagem que todos aqueles que por um motivo ou outro tem algum rancor mágoa ou dor no coração.” (O liberal, 05/10/2004)
Segundo as concepções de indivíduo e de sociedade na sociologia weberiana, assinale a alternativa correta.

a) O indivíduo age socialmente, de acordo com as motivações e escolhas que possui e faz, podendo estar relacionadas ou a uma tradição, ou a uma devoção afetiva ou, ainda, a uma
racionalidade.
b) A sociedade se opõe aos indivíduos, como força exterior a eles, razão pela qual os indivíduos refletem as normas sociais vigentes.
c) O gênero humano é, irremediavelmente, um ser social, condição expressa pelo fato dos homens e mulheres fazerem história, mas sempre a partir de uma situação dada.
d) O Estado capitalista nada tem a ver com as escolhas que os indivíduos fazem a partir das motivações que possuem, sendo, na verdade, a expressão das classes sociais em luta.


Gabrito: A

7 ) No dia 30 de junho de 2002 - mesmo dia em que a seleção brasileira de futebol conquistou o tetra - morria em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o famoso médium Chico Xavier. Seu velório atraiu nada menos que 100 mil pessoas, movidas, a maioria delas, por suas crenças na reencarnação e na comunicação com os espíritos; por suas esperanças em curas extraordinárias; por seus valores éticos, como a caridade, e, naturalmente, por seus laços afetivos com o grande líder religioso. Músicas e roupas alegres, coloridas, deram ao velório um clima de festa, aparentemente incompatível com um acontecimento fúnebre. O motivo era simples: para o espiritismo kardecista não existe luto, sendo a morte vista apenas como mais uma etapa cumprida num longo processo de aperfeiçoamento do espírito. Por isso, a morte de Chico Xavier não deveria ser lamentada, apesar de sentida.
(Revista Isto é, de 10 de julho de 2002.)

Analisando os acontecimentos, de acordo com a teoria de Max Weber e, considerando tais acontecimentos dotados de sentido, pode-se afirmar que esse sentido:
a) Está mais próximo das ações irracionais, predominando reações surdas a estímulos habituais, independentemente de fins conscientes.
b) Está mais próximo das ações racionais, predominando uma orientação consciente dos agentes, independentemente dos seus resultados.
c) Vincula-se a ação totalmente irracionais, implicando reações desenfreadas a estímulos não-cotidianos, independentemente de fins conscientes.
d) Vincula-se a reações racionais, implicando sempre e únicamente, uma orientação consciente dos agentes quanto aos meios e fins.
Gabrito: B
8 ) Sob a perspectiva histórica diferencie :
O idealismo de Max Weber Do positivismo
Para Max Weber, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Essa pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenças sociais, que seriam, para Weber, de gênese e formação, e não de estágios de evolução.

Para o positivismo a história é o processo universal de evolução da humanidade, cujos estágios o cientista pode perceber pelo método comparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. A história particular de cada sociedade desaparece, diluída nessa lei geral que os pensadores positivistas tentaram reconstruir. Essa forma de pensar torna insignificantes as particularidades históricas, e as individualidades são dissolvidas em meio a força sociais impositivas.





9 ) Explique a diferença entre a tarefa do cientista na perspectiva de Durkheim e de Max Weber.

Para Weber, a tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interesse estudar. O sentido, por um lado, é expressão da motivação individual, formulado expressamente pelo agente ou implícito em sua conduta. O caráter social da ação individual decorre, segundo Weber, da interdependência dos indivíduos. Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. Por outro lado, a ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre. Tais efeitos escapam, muitas vezes , ao controle e a à previsão do agente.
 rejeita a maioria das proposições do positivismo ( o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relação ao objeto de estudo e a importância dos indivíduos históricos na análise da sociedade )
 Para Weber, todo cientista age guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradições...
 Existe a parcialidade na análise sociológicas ( como toda a forma de conhecimento);
 Os fatos sociais, para Weber, não são coisas, mas acontecimentos que o cientista percebe e cujas causas procura desvendar.

Um comentário:

Não mais silêncio disse...

sensacional mim ajudou muito.