01 - (UFCG PB)
Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das possibilidades de cidadania.
Sobre as conquistas intelectuais advindas com a Reforma é INCORRETO afirmar que:
a) A Reforma nasceu no próprio seio da Igreja e procurou dar visibilidade ao conjunto de valores que preconizavam o retorno às origens do cristianismo.
b) Os clérigos reformistas renovaram a abordagem da teologia pastoral a fim de responder às angústias dos crentes, elaborando obras curtas sobre a moral e a prática da fé.
c) As traduções da Bíblia (como a de Gutenberg, 1456) difundiram-se na Europa, permitindo aos leigos acesso mais fácil às escrituras.
d) A nova relação mais direta, mas íntima entre os fiéis e Deus, intermediada pelos textos sagrados, incomodava a Igreja, porque diminuía fortemente a autoridade do Papa e do clero e quebrava a ordem social do mundo medieval.
e) As traduções mais livres da Bíblia permitiram a liberalidade dos costumes, fazendo com que alguns protestantes não seguissem mais os valores morais pregados pelo Cristianismo.
Gab: E
02 - (UNIR RO)
Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm. Acesso em 23/10/2009.)
Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à
a) prática da simonia.
b) intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
c) proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
d) venda de indulgências.
e) adoção pelo papa do nicolaísmo.
Gab: D
03 - (UFMG)
Leia estes trechos:
I. “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar.”
II. “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranqüilidade do reino...”
III. “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas
a) católica, anglicana e ortodoxa.
b) luterana, anglicana e calvinista.
c) ortodoxa, luterana e católica.
d) ortodoxa, presbiteriana e escolástica.
Gab: B
04 - (UFRGS)
Em reação aos movimentos religiosos que constestavam os dogmas oficiais do catolicismo, a Igreja Romana tomou uma série de medidas que seriam conhecidas como Contra–Reforma.
Com relação a esse contexto, assinale com V(verdadeiro) ou F(falso) as afirmações abaixo.
( ) Uma das medidas mais drásticas adotadas em relação à reforma protestante foi a criação de uma nova instituição, a Santa Inquisição, responsável por punir e prevenir os desvios dogmáticos.
( ) Index Librorum Prohibitorum era uma lista de livros cujo conteúdo ameaçava ou contradizia as idéias oficiais da Igreja.
( ) Concílio de Trento reafirmou antigos dogmas católicos, entre os quais o de que o Papa é infalível, por representar a vontade de Deus na Terra.
( ) O movimento da Contra–Reforma evitou que o protestantismo se tornasse uma ameaça real em estados tradicionalmente católicos, como Espanha e Portugal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) FVVV
b) VVFF
c) VFVF
d) VFFV
e) FVVF
Gab: A
05 - (UNIMONTES MG)
Pode ser entendida como uma característica do chamado Humanismo, desenvolvido durante a Renascença, em contraposição à perspectiva medieval, especificamente na Península Ibérica, a atitude favorável à
I. observação e à experiência.
II. contestação da autoridade papal e da unidade da fé.
III. laicização dos princípios morais.
IV. livre leitura e interpretação da Bíblia.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
a) I, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
Gab: A
06 - (UESPI)
Movimento cultural de destaque para mundo ocidental, o Renascimento expressou concepções e valores renovadores. Suas obras culturais expressam:
a) uma forte religiosidade voltada para o início do cristianismo.
b) uma crítica às concepções medievais e a busca de outros referenciais.
c) uma exaltação à cultura clássica, sem, contudo, criar maior originalidade na arte.
d) uma consolidação dos ideais individualistas, sem o apoio de obras religiosas ou míticas.
e) uma concepção de mundo antropocêntrica, vinda da Antiguidade Oriental.
Gab: B
07 - (UECE)
O florentino Nicolau Maquiavel (1469-1527) traduziu em sua obra o espírito de uma nova época: a modernidade. Nela, a idéia de que os fins justificam os meios se aplica tanto na política quanto nas relações pessoais e no amor.
Para ele, é o poder que está em jogo. Sobre Maquiavel, assinale o correto.
a) Foi um ilustre representante da teologia moderna. Apresentou em suas idéias conceitos religiosos que sustentam o pensamento político contemporâneo.
b) É um personagem fictício e metafórico, amplamente utilizado como ilustração para as definições atuais da ciência política moderna.
c) O pensamento de Maquiavel não pode ser definido a partir da perspectiva da modernidade, pois representa um contexto histórico específico.
d) Em suas obras “O Príncipe” e “Mandrágora” apresenta, originalmente, o cerne do pensamento político do “novo homem moderno”.
Gab: D
08 - (CEFET PR)
O Humanismo é um movimento filosófico surgido no século XIV dentro das transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas desencadeadas na Baixa Idade Média. Com a idéia clássica de “dignidade do homem”, isto é, o homem está acima da Natureza, o Humanismo coloca o homem no centro do universo. Sobre esse assunto, estabeleça correspondência entre as colunas.
Coluna I
( 1 ) Giovanni Bocaccio (1313-1375)
( 2 ) Erasmo de Roterdã (1466-1536)
( 3 ) François Rabelais (1495-1553)
( 4 ) Giovanni Pico della Mirandola (1463- 1494)
( 5 ) Thomas Morus (1478-1535)
Coluna II
( ) Autor de “Decameron”, é considerado “pai do humanismo”
( ) Autor de “Utopia”, na qual descreve uma sociedade idealizada.
( ) Autor de “Elogio da Loucura”, crítica ao pensamento dogmático.
( ) Autor de “Gargântua e Pantagruel”, sátira dos costumes da época.
( ) Autor de “Discurso sobre a Dignidade do Homem”, na qual justifica a importância da busca humana pelo conhecimento.
A seqüência correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e 1.
b) 1, 2, 5, 4 e 3 .
c) 1, 5, 2, 4 e 3 .
d) 4, 5, 2, 3 e 1.
e) 1, 5, 2, 3 e 4.
Gab: E
09 - (UECE)
Nicolau Copérnico (1473-1543), contrariando a ciência do seu tempo, assim como as concepções da Igreja à época, promoveu uma mudança radical na concepção do cosmos e na maneira de ver a humanidade. Assinale o correto.
a) Copérnico foi um ilustre pensador do final da Idade Média que, por defender suas idéias, foi preso e condenado à fogueira.
b) Copérnico foi um dos representantes do Renascimento que renovou a astronomia e contestou as idéias geocêntricas.
c) A teoria heliocêntrica não causou nenhuma alteração no pensamento científico no século XVI.
d) Copérnico apenas copiou as idéias propaladas por Galileu e não criou nada de original.
Gab: B
10 - (UNESP SP)
Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real.
(Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.)
O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autor corresponde
a) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.
d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da cultura grega da antigüidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.
Gab: B
11 - (UNIFOR CE)
Considere o desenho que Leonardo da Vinci esboçou no século XVI.
(In: Gislaine Campos Azevedo e Reinaldo Seriacopi.
História. São Paulo: Ática, 2007.p. 136)
O desenho expressa valores culturais de uma época histórica e que pode ser associado ao
I. individualismo, que valorizava a capacidade de o ser humano fazer escolhas livremente, valendo-se apenas de suas próprias forças, sem apelar para o sobrenatural.
II. racionalismo, que enfatizava a razão como principal instrumento para compreender o universo e a natureza, mas sem desprezar os ensinamentos cristãos.
III. teocentrismo, que reforçava a concepção medieval fortemente difundida nos mosteiros e colocava o homem como um ser submisso a Deus.
IV. humanismo, que procurava mostrar que o homem, feito à semelhança de Deus, estava subordinado a forças imateriais da qual não poderia se libertar.
Estão corretas SOMENTE
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Gab: A
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