01 - (UERJ)
O permanente revolucionar da produção, o abalar ininterrupto de todas as condições sociais, a incerteza e o movimento eternos distinguem a época de todas as outras. Todas as relações fixas e enferrujadas, com seu cortejo de representações e concepções, são dissolvidas, todas as relações recém-formadas envelhecem antes de poderem ossificar-se. Tudo o que era estável se volatiliza, e os homens são por fim obrigados a encarar com os olhos bem abertos a sua posição na vida.
MARX e ENGELS
Adaptado do Manifesto do Partido Comunista
Em 1848, na defesa de uma nova sociedade, o Manifesto Comunista criticou as transformações advindas da modernização capitalista nos países da Europa Ocidental.
Dois aspectos dessa modernização, então criticados, foram:
a) crescimento industrial – garantia de direitos sociais
b) aceleração tecnológica – aumento da divisão do trabalho
c) mecanização da produção – elevação da renda salarial média
d) diversificação de mercados – valorização das corporações sindicais
Gab: B
02 - (UERJ)
Socialista surgiu como descrição filosófica em princípios do século XIX. Sua raiz linguística era o sentido desenvolvido de social.
A distinção decisiva entre socialista e comunista, como em certo sentido esses termos são hoje comumente utilizados, veio com a mudança de nome, em 1918, do Partido Operário Socialdemocrata Russo para Partido Comunista Panrusso. Dessa época em diante, uma distinção entre socialista e comunista tornou-se amplamente vigente.
RAYMOND WILLIAMS Adaptado de “Socialista”. In: Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007
Na história europeia, durante o século XX, estabeleceu-se uma diferença entre socialismo e comunismo relacionada ao seguinte aspecto:
a) crítica dos valores liberais
b) controle da indústria pelo Estado
c) defesa da ditadura do proletariado
d) importância do sentimento patriótico
Gab: C
03 - (FGV)
(…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social.
(Angel J. Capelletti, apud Adhemar Marques et alli,
História contemporânea através de textos)
O fragmento define parte do ideário
a) liberal.
b) anarquista.
c) corporativista.
d) socialista cristão.
e) sindicalista
Gab: B
04 - (UFPB)
O conceito de história é bastante complexo. Na verdade, não se pode falar em um conceito único, mas em conceitos de história, os quais, com suas aplicações, variam de acordo com as concepções de mundo e de sociedade adotadas pelo historiador.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
• A história de uma sociedade é regulada por leis naturais, ou por leis com todas as características das leis dos fenômenos naturais, invariáveis, constantes, independentes da vontade e da ação humanas.
• A história de uma sociedade não ocorre apenas nos campos de batalha ou nas ações dos reis e presidentes, mas também nas ruas, residências, colégios, igrejas, prostíbulos, pela ação de pessoas comuns.
As afirmativas acima correspondem, respectivamente, às seguintes concepções historiográficas:
a) Marxismo e Positivismo
b) Epicurismo e Historicismo
c) História das Mentalidades e Estoicismo
d) Historicismo e Marxismo
e) Positivismo e História do Cotidiano
Gab: E
05 - (CEFET PR)
O “Socialismo Utópico” pode ser definido como um conjunto de idéias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente, buscando, ao mesmo tempo, a igualdade entre os indivíduos. Em linhas gerais, combate-se a propriedade privada dos meios de produção como única alternativa para se atingir tal fim. A ausência de fundamentação científica é o traço determinante dessas idéias. Pode-se dizer que seus autores, preocupados com os problemas de justiça social e igualdade, deixavam-se levar por ideais românticos. Assinale a alternativa que apresenta o único autor que NÃO pertenceu a este ramo do socialismo.
a) Robert Owen
b) Karl Marx
c) Charles Fourier
d) Prodhoun
e) Claude Saint-Simon
Gab: B
06 - (UFSM RS)
“ A História não é um progresso linear e contínuo, uma seqüência de causas e efeitos, mas um processo de transformação sociais determinadas cantradições entre os meios de produção (a forma da propriedade) e as forças produtivas (o trabalho, seus instrumentos, as técnicas). A luta de classes exprime tais contradições e é o motor da História”.
(CHAUÌ, M. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Àtica, 2003. p.219.)
Essas idéias de Karl Marx (1818-1883) influenciaram o desenvolvimento da ciência da História com a formação __________________________, corrente de produção do conhecimento que conceito de ______________________________ como um dos instrumentos teóricos fundamentais para a compreensão do processo histórico nas suas múltiplas a complexas dimensões - econômicas, sociais, políticas, ideológicas, culturais, etc. - e para o entendimento das transformações que afetam a vida concreta dos seres humanos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) do Positivismo Científico - fatos empíricos
b) da Escola Metódica - objetividade histórica
c) do Materialismo Histórico - modo de produção
d) da história Nova - Estrututas de longa duração
e) da História cultural - relativismo cultural
Gab: C
07 - (UEG GO)
“Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, que terminou, cada vez, ou pela reconstrução revolucionária de toda sociedade ou pela destruição das classes em conflitos”.
O trecho acima citado manifesta a teoria sociológica da:
a) racionalização e especialização das esferas, de Max Weber.
b) passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, de Emile Durkheim.
c) luta de classes, de Karl Marx.
d) evolução social, de Herbert Spencer.
Gab: C
08 - (UEL PR)
Texto I
Thomas Malthus (1766-1834) assegurava que, se a população não fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progressão geométrica, ao passo que, dadas as condições médias da terra disponíveis em seu tempo, os meios de subsistência só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética.
Texto II
A idéia de um mundo famélico assombra a humanidade desde que Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos.
Organismos internacionais – Organização das Nações Unidas, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional – chamaram a atenção para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. O Banco Mundial prevê que 100 milhões de pessoas poderão submergir na linha que separa a pobreza da miséria absoluta devido ao encarecimento da comida.
(Adaptado: FRANÇA, R. O fantasma de Malthus. Veja. 23 abr. 2008.)
Para K. Marx (1818-1883), a teoria malthusiana do crescimento populacional:
a) permitia entender, de modo científico, as razões pelas quais os proletários teriam dificuldades para ascender socialmente.
b) apresentava as bases adequadas sobre as quais se deveria elaborar a teoria do valor trabalho.
c) reforçava valores da burguesia ascendente que, posteriormente a 1848, assumia posições cada vez mais conservadoras.
d) era o primeiro passo na construção de uma teoria explicativa do real caráter de classe da sociedade burguesa.
e) apreendia a essência do proletariado moderno e os motivos pelos quais a classe burguesa estaria fadada a desaparecer.
Gab: C
09 - (UNCISAL AL)
No final do século XIX, nos países europeus mais industrializados, a crítica e a oposição operárias à sociedade burguesa poderiam ser detectadas na
a) quebra das máquinas e nos atentados contra os proprietários e principais acionistas dos grandes conglomerados fabris.
b) postura da 1.ª Internacional de trabalhadores, que se posicionou favoravelmente à guerra imperialista.
c) ascensão do movimento sindical e na expansão das idéias socialistas entre os operários.
d) propaganda anticolonialista feita pelos sindicatos católicos e marxistas.
e) propaganda contrária à implantação dos comitês de fábricas e à participação nos lucros.
Gab: C
10 - (CEFET PR)
“A necessidade de modificações profundas na sociedade foi expressa, inicialmente, por alguns pensadores sociais. Suas idéias, desenvolvidas na primeira metade do século XIX, de uma maneira geral, se distinguiram por propor certas mudanças desejáveis, visando alcançar uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, sem, no entanto, apresentar de maneira concreta os meios pelos quais essa sociedade se estabeleceria, pois não fizeram uma análise crítica da evolução da própria sociedade capitalista. Dentre alguns de seus principais teóricos podemos enumerar: Charles Fourier, Robert Owen e o Conde de Saint Simon.”
O texto acima se refere a uma corrente de pensamento político-social de contestação ao sistema capitalista:
a) Ludismo.
b) Socialismo Utópico.
c) Cartismo.
d) Socialismo Científico.
e) Anarquismo.
Gab: B
11 - (UFAM)
Dentre as doutrinas sociais de contestação ao avanço do capitalismo, ganharam destaque as formuladas por Karl Marx e Friedrich Engels, que preconizavam:
a) A expropriação dos bens da aristocracia, a valorização da pequena propriedade camponesa e ditadura do proletariado, como forma de assegurar a manutenção do processo de produção de mais valia.
b) O fim do capitalismo e a idealização utópica de uma sociedade sem classes e conflitos sociais.
c) A extinção da propriedade privada e do Estado em nome do coletivismo proletário.
d) A luta de classes como motor da história e o caráter histórico do Capitalismo, com a ênfase em sua futura superação pelo Socialismo através da luta revolucionária dos trabalhadores.
e) A reforma social através da participação operária no processo político partidário e a defesa de leis que transferissem renda à classe trabalhadora.
Gab: D
12 - (UEG GO)
Os autores clássicos das Ciências Sociais, Émile Durkheim e Max Weber, definem como objeto de estudo da Sociologia, respectivamente:
a) a ação social e fato social.
b) a luta de classes e o fato social.
c) o fato social e a ação social.
d) o fato social e a luta de classes.
Gab: C
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