01 - (IBMEC RJ)
A administração João Figueiredo (1979-1985) caracterizou-se por iniciar o processo de transição do país à democracia. São acontecimentos que ilustram esse processo, EXCETO:
a) a assinatura da Lei de Anistia, permitindo a volta ao Brasil dos exilados políticos;
b) o fim do bipartidarismo;
c) a volta das eleições diretas para os governos estaduais;
d) o abrandamento da censura, ainda que ela tenha sido mantida;
e) a revogação do AI-5, símbolo maior do autoritarismo do Golpe de 1964.
Gab: E
02 - (UDESC SC)
Assinale a alternativa correta sobre a expressão “Milagre Econômico”.
a) Remete a um período em que houve de fato crescimento econômico no país, mas o preço foi elevado: inflação, endividamento ao FMI e redução drástica das liberdades individuais.
b) Remete a um período em que o crescimento econômico ocorreu junto com o avanço de projetos sociais criados pelo Estado brasileiro, preocupado em “dividir melhor o bolo”.
c) Remete especificamente à década de 1980, a de maior crescimento econômico do país.
d) O Milagre foi, na realidade, uma grande revolução social tomada como meta de campanha pelos governos militares.
e) A Luta Armada é uma forte expressão da política do “Milagre Econômico”.
Gab: A
03 - (UERJ)
No Brasil, o ano de 1968 foi marcado pelos crescentes choques entre as tentativas de maior participação política e o endurecimento do governo militar.
Essa polarização pode ser constatada nos seguintes eventos ocorridos naquele ano:
a) passeata dos cem mil – decretação do AI-5
b) reforma universitária – instauração do SNI
c) invasão do prédio da UNE – surgimento da ARENA e do PMDB
d) fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro – fechamento do Congresso Nacional
Gab: A
04 - (UFPE)
No governo do general Garrastazu Médici, um dos representantes dos governos militares no Brasil do século XX, pode-se registrar:
a) uma maior abertura política, com surgimento de jornais oposicionistas e luta entre os partidos mais importantes.
a) uma campanha nacional em favor das eleições diretas e da reforma partidária, com grande ajuda dos sindicatos.
c) uma luta dos trabalhadores urbanos contra o governo, com a realização de greves de alcance nacional.
d) uma repressão marcante, com o uso de práticas de violência, acompanhadas de um atuante sistema publicitário.
e) uma mudança radical na vida econômica, com a valorização da indústria nacional e do liberalismo.
Gab: D
05 - (UNCISAL AL)
Leia os versos da canção:
Noventa milhões em ação,
Pra frente Brasil,
Do meu coração;
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil,
Salve a seleção;
De repente é aquela
Corrente pra frente,
Parece que todo Brasil deu a mão,
Todos ligados na mesma emoção,
Tudo é um só coração;
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil, Brasil,
Salve a seleção...
(Miguel Gustavo)
Assinale a alternativa que indica corretamente uma das conseqüências da conquista do Brasil na Copa do Mundo de 1970.
a) Não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.
b) Favoreceu as oposições, que deram destaque à capacidade criativa do povo brasileiro.
c) Propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
d) Favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.
e) Alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação eram censurados.
Gab: C
06 - (CEFET PR)
Em meados da década de oitenta do século XX, no Brasil, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participaram do movimento das “Diretas Já”, por causa de uma emenda constitucional que tinha o objetivo de instaurar eleições diretas para Presidente da República. Apesar de todo alarido popular, a emenda constitucional foi a plenário no dia 25 de abril de 1984, obtendo o seguinte resultado: 298 deputados votam a favor, 65 contra, três abstêm-se e 113 parlamentares simplesmente não comparecem ao plenário. Seriam necessários mais 22 votos, que somariam dois terços do total. Resultado: emenda rejeitada. Este fato ficou conhecido como:
a) Emenda José Sarney.
b) Emenda Tancredo Neves.
c) Emenda Dante de Oliveira.
d) Emenda Ulisses Guimarães.
e) Emenda João Figueiredo.
Gab: C
7 - - (UFTM MG)
Nos festivais da canção, músicas de jovens compositores expressavam os sentimentos de protesto de toda uma geração. Nos Teatros Opinião, de Arena e Oficina, montavam-se shows e peças revolucionárias sobre a realidade do país. A rebeldia ganhava as artes plásticas, enquanto o Cinema Novo buscava uma nova linguagem para exprimir a identidade nacional. Seria, aliás, a criação de uma verdadeira cultura brasileira o objetivo principal do movimento que foi chamado de tropicalismo.
(Américo Freire, Marly Motta e Dora Rocha, História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental)
Essa efervescência cultural relaciona-se
a) à crise do Estado oligárquico.
b) às críticas contra o Estado Novo.
c) aos desmandos do governo JK.
d) a formas de resistência à ditadura militar.
e) à redemocratização concretizada em 1988.
Gab: D
8 - (UFG GO)
Analise a imagem a seguir.
HENFIL. Diretas Já!. São Paulo: Record. 1984. Disponível em:
Essa imagem alude a um importante acontecimento político da história do Brasil contemporâneo. Tomando como referência os elementos presentes no cartum,
a) identifique e explique as principais características desse acontecimento;
b) qual o desfecho desse acontecimento e como o cartunista o interpreta?
Gab:
a) O cartum refere-se à campanha das Diretas Já. Com base na sua análise, pode-se identificar como características desse acontecimento:
• a ampla participação popular, associada ao fortalecimento dos movimentos sociais (trabalhadores, estudantes, artistas), representada, no cartum, pela multidão portando cartazes de cunho popular.
• o pluripartidarismo, cujo marco foi a reestruturação político-partidária iniciada em 1979, que ampliou as alianças para a redemocratização do país; representado, no cartum, pela lembrança de Teotônio Vilela e pelas siglas que, implicitamente, satirizam os partidos políticos.
b) A campanha pelas Diretas Já teve como desfecho a derrota do movimento popular em virtude da rejeição, no Congresso Nacional, dos termos contidos na “Emenda Dante de Oliveira”, estabelecendo-se a eleição indireta para o cargo de presidente e vice no Brasil. No cartum, o artista expressa a frustração popular diante da declaração irônica do militar com o megafone. A frase proferida por esse personagem indica a impossibilidade do exercício pleno da democracia à época, uma vez que o “povo era ilegal” e “devia voltar para casa”.
9 - (UNICAMP SP)
Após o Ato Institucional nº 5, a ditadura firmou-se. A tortura foi o seu instrumento extremo de coerção, o último recurso de repressão política desencadeada pelo AI 5. Ela se tornou prática rotineira por conta da associação de dois conceitos. O primeiro relaciona-se com a segurança da sociedade: o país está acima de tudo, portanto vale tudo contra aqueles que o ameaçam. O segundo associa-se à funcionalidade do suplício: havendo terroristas, os militares entram em cena, o pau canta, os presos falam e o terrorismo acaba.
(Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 13, 17.)
a) Segundo o texto, de que maneiras o regime ditatorial implantado no Brasil após 1964 justificava a tortura aos opositores?
b) Por que o AI 5 representou uma ruptura com a legalidade?
Gab:
a) O emprego da tortura na repressão aos opositores da ditadura de 1964-85 encaixava-se nos ditames da Doutrina de Segurança Nacional que norteava a ação militar contra ameaças ao modelo do “mundo livre” ocidental no contexto da Guerra Fria. Tal prática agilizava o combate às organizações armadas de esquerda, dando maior eficiência ao “terror de Estado”.
b) Os atos institucionais outorgados pela ditadura, dos quais o mais importante foi o AI-5, quebraram a ordem constitucional, pois, como atos de exceção do poder executivo, foram impostos à revelia do Poder Legislativo, configurado num Congresso Nacional submisso, amordaçado e manipulado. O AI-5 conferia ao presidente militar poderes acima da Constituição e dos órgãos judiciários, desfigurando qualquer ordem legal.
3 comentários:
muuito facil essa prova professooor, mas tbm, com tuas aulas... ai é moleza;P
Pousha tô me sentindo uma burra isso sim, eu me mato de estudar quando vejo me ferro. Que coisa! O senhor ensina muito bem mas quando chega na prova.. coloca questoes mais abertas, ai vou saber responder >.<
Querida aluna,
às vezes o problema não está relacionado ao conteúdo propriamente dito. O problema pode estar relacionado a interpretação e construção de textos. Você precisa ler mais e escrever também. Se você tiver alguma dúvida é só conversar comigo. Bjs.
Postar um comentário