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28 de ago. de 2010

GABARITO HISTORIA - AT2 - 2º ANO

At2 – história – 2º ano
01 - (ESPM)
A respeito do Imperialismo do século XIX, leia este trecho de uma entrevista concedida por Cecil Rhodes, em 1895, a um jornalista:

A ideia que mais me acode ao espírito é a solução do problema social, a saber: nós, os colonizadores, devemos, para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil, conquistar novas terras a fim de aí instalarmos o excedente da nossa população, de aí encontrarmos novos mercados para os produtos das nossas fábricas e das nossas minas. O império, como sempre tenho dito, é uma questão de estômago. Se queres evitar a guerra civil, é necessário que vos torneis imperialistas.
(Leonel Itaussu. História Moderna e Contemporânea)

Assinale os fatores do Imperialismo, praticado no século XIX, que são tratados no texto:

a) busca de metais preciosos e de mercados externos para onde pudessem escoar o excedente da produção;
b) busca de mercados externos para onde pudessem escoar o excedente da produção agrícola europeia e interesse por regiões fornecedoras de especiarias;
c) necessidade de novas terras para onde pudesse ser escoada a mão-de-obra excedente e propagação do cristianismo;
d) necessidade de novas terras para onde pudesse ser escoado o excedente da população europeia e busca de mercados externos para onde pudessem escoar o excedente da produção de suas fábricas.
e) defesa do livre-cambismo e legislação impeditiva da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus.

Gab: D

02 - (UFTM MG)
Assinale a alternativa que apresenta fatores que explicam as práticas imperialistas, a partir da segunda metade do século XIX, pelas potências capitalistas.

a) Buscava-se controlar as regiões fornecedoras de mão de obra escrava e ampliava-se a exploração de regiões mais afastadas com o objetivo de descobrir novas fontes energéticas e comprar metais preciosos.
b) Precisava-se de mão de obra da África e da Ásia para trabalhar como colonos na zona rural das potências europeias e realizar investimentos em áreas de urbanização, como transporte, saneamento e ferrovias.
c) Diante da existência de capitais excedentes na Europa, procuravam-se novos mercados consumidores, buscava-se controlar regiões produtoras de matérias-primas e direcionar para as áreas coloniais excedentes populacionais europeus.
d) Em função de um crescimento econômico sem precedentes na Europa, os capitais excedentes precisavam ser aplicados em áreas que necessitavam de investimentos humanitários, daí a escolha da África e da Ásia.
e) A Europa necessitava com urgência de metais preciosos, abundantes na África, e conflitos religiosos obrigaram os governos da França e da Inglaterra a mandarem para a Ásia parte dos religiosos mais radicais.

Gab: C

03 - (UFTM MG)
A obra de Charles Darwin (1809-1882) – Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida – publicada em 1859, causou grande polêmica. Naquele contexto histórico, suas ideias extrapolaram o campo da biologia, servindo para que alguns intelectuais e políticos justificassem a

a) necessidade de divulgar a fé cristã em outros continentes.
b) superioridade dos mestiços frente às raças puras.
c) missão civilizadora do homem branco na África e Ásia.
d) degeneração de todas as raças nas áreas coloniais.
e) divisão dos países europeus em civilizados e primitivos.

Gab: C

04 - (UFV MG)
Com relação à I Guerra Mundial, NÃO representa uma de suas conseqüências:

a) o fim da hegemonia econômica européia sobre o mundo, superada pelo crescimento do capitalismo norteamericano.
b) o incremento na industrialização de países latino-americanos, diminuindo a dependência das importações de produtos industriais.
c) a reestruturação das forças políticas européias, com o enfraquecimento da Alemanha, penalizada com as medidas do Tratado de Versalhes.
d) a falência da Organização das Nações Unidas, que não conseguiu impedir o aparecimento de regimes nazi-fascistas na Europa.

Gab: D

05 - (CEFET PR)
Chamamos de “Primeira Guerra Mundial” uma série de conflitos ocorridos principalmente na Europa entre 1914 até 1918. Sobre esse assunto, estabeleça correspondência entre a coluna I e a coluna II.

Coluna I

( 1 ) Tríplice Entente
( 2 ) Tríplice Aliança
( 3 ) Tratado de Versalhes
( 4 ) Tratado de Saint Germain
( 5 ) Catorze Pontos

Coluna II

( ) Bloco liderado pelo Império Britânico, França e Império Russo.
( ) Acordo proposto pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson para a reconstrução européia.
( ) Bloco liderado pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano.
( ) Acordo que impunha à Alemanha perda de parte de seu território, restrição do seu exército e pagamento de indenização.
( ) Acordo que declarava dissolvida a Monarquia Austro-Húngara.

A seqüência correta é:

a) 2, 3, 5, 4 e 1 .
b) 1, 2, 5, 4 e 3 .
c) 1, 5, 2, 4 e 3 .
d) 1, 5, 2, 3 e 4.
e) 4, 5, 2, 3 e 1.

Gab: D

06 - (UESPI)
A quebra da Bolsa em 1929 mostrava as fragilidades do Capitalismo e agudizava uma crise na economia internacional. Estavam ameaçados os ideais de progresso e de riqueza para todos. A crise de outubro de 1929:

a) atingiu as instituições bancárias, mas não conseguiu destruir o crescimento industrial dos Estados Unidos.
b) desmoronou a economia da Europa, não sendo percebida com intensidade nos países da América Latina.
c) aumentou o desemprego, fortaleceu expectativas negativas, destruindo esperanças no êxito do mundo capitalista.
d) foi contornada pelas políticas orientadas pelo governo norte-americano, tendo consequências apenas na Europa Central.
e) favoreceu os países mais pobres exportadores de produtos agrícolas, sem repercutir, contudo, nas relações internacionais.

Gab: C

07 - (UNICID SP)
A implantação do New Deal, plano econômico elaborado com o objetivo de combater os efeitos da Crise de 29, pelo presidente F. D. Roosevelt, foi inspirada na teoria de

a) Adam Smith que pregava a não intervenção do Estado na economia, visto que ela se auto-regulava.
b) John Keynes, pela qual o intervencionismo estatal sobre a economia deve ser substituído pelo liberalismo econômico.
c) Adam Smith, pela qual o Estado deveria atuar como o coordenador da economia, intervindo sempre que julgasse necessário.
d) Quesnay, principal ideólogo da escola fisiocrata, pela qual o Estado deveria entregar a solução da crise à iniciativa privada.
e) John Keynes e marcou a substituição do modelo econômico liberal por um modelo baseado na intervenção do Estado na economia.

Gab: E

08 - (UNIFOR CE)
Considere a foto.

Adolf Hitler e Benito Mussolini

(Eric Hobsbawm. Era dos extremos. Trad. São
Paulo: Companhia das Letras, 1995. (ilustrações))

Ao associar a foto com fatos históricos relacionados às origens e ao desencadeamento da Segunda Guerra Mundial, é possível afirmar que, pelas características da imagem, trata de um contexto no qual

a) os dois líderes ainda estavam juntos na defesa dos princípios liberais, fato que se alterou durante a guerra porque um deles preferiu se tornar defensor do processo de coletivização das terras.
b) ambos desfrutavam do apoio das massas, que estavam sendo beneficiadas pelo crescimento da economia, principalmente porque investiam na indústria bélica visando atender seus objetivos expansionistas.
c) ambos governantes faziam desfiles militares para impressionar as massas, buscando sensibilizá-las para que lutassem contra os países defensores das doutrinas do espaço vital e do ultra-nacionalismo.
d) os chefes de Estado estavam unidos na defesa dos princípios dos bolcheviques, pois acreditavam que a economia não deveria sofrer intervenções políticas, pois o mercado tem capacidade de regulá-la.
e) lideres de regimes fascistas conseguiram fazer acordos com os países aliados com a finalidade de atacar as bases militares dos países do Eixo, que pressionavam pela conquista de terras na Europa.

Gab: B

09 - (UNISC RS)
A charge abaixo, de Belmonte, refere-se a um importante acontecimento do século XX que antecedeu, em poucos dias, o início da Segunda Guerra Mundial. Ela se refere



a) ao Pacto Germano-Soviético, uma aliança de não agressão firmada pela Alemanha, de Hitler, e pela União Soviética, de Stálin.
b) ao Acordo de Amizade e Cooperação, firmado entre a Alemanha, de Hitler, e a Itália, de Mussolini.
c) à deflagração da Guerra Fria, que dividiu o planeta em dois blocos antagônicos.
d) à Conferência de Munique, que autorizou a Alemanha a invadir a Tchecoslováquia.
e) à união da Áustria com a Alemanha, no chamado Anschluss.

Gab: A

10 - (UNIMONTES MG)
A perspectiva em longo prazo é que era problemática, mesmo supondo-se que o poder tomado em Petrogrado e Moscou pudesse ser estendido ao resto da Rússia e ali mantido contra a anarquia e a contrarevolução.
O programa do próprio Lênin, de empenhar o novo governo do soviete (isto é, basicamente Partido Bolchevique) na “transformação socialista da República russa”, era essencialmente uma aposta na transformação da Revolução Russa em revolução mundial, ou pelo menos européia.
(HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos:
o breve século XXI – 1914–1991. São
Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 69)

Segundo o pensamento expresso especificamente no texto acima, pode-se afirmar que
a) Trotsky, tal como Lênin, considerava essencial a propagação da revolução socialista no continente europeu.
b) Stálin defendia a necessidade de restringir a revolução bolchevique às fronteiras soviéticas, para garantir o seu sucesso.
c) Lênin defendia que a retirada da Rússia da I Guerra, mesmo com perdas materiais consideráveis, era imprescindível para o sucesso da Revolução de 1917.
d) a consolidação da Revolução de 1917, para Lênin, estava condicionada à propagação do bolchevismo para outros países europeus.

Gab: D

11 - (UFAC)
O Dia “D” durante a II Guerra Mundial ocorreu quando:

a) A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1944, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
b) A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1945, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
c) A frente aliada desembarcou na Inglaterra no dia 06 de junho de 1945, derrotando o exército alemão;
d) Hitler suicidou-se;
e) Hitler entregou-se às forças aliadas no dia 06 de junho de 1945;

Gab: A

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