Postagens mais visitadas

28 de ago. de 2010

GABARITO AT2 - 1º ANO - HISTÓRIA

História – 1º ano – AT2

01 - (FATEC SP)
Considere a ilustração a seguir.

(In: BARBOSA, Elaine Senise, NAZARO JUNIOR, Newton e PÊRA, Silvio
Adegas. Panorama da História. Curitiba: Positivo, 2005. vol. 1, p. 121)

A partir dos conhecimentos da história do feudalismo europeu, pode-se inferir que, na ilustração,

a) as classes sociais relacionavam-se de forma harmoniosa por incorporarem em suas mentes os princípios elementares do cristianismo.
b) as castas sociais poderiam modificar-se ao longo do tempo, pois isso dependia fundamentalmente da vontade do poder divino do papa.
c) as terras dos feudos eram divididas igualmente entre os vários segmentos sociais, priorizando-se os que dependiam dela para sobrevivência.
d) a organização social possibilitava a mobilidade, permitindo a ascensão dos indivíduos que trabalhassem e acumulassem riqueza material.
e) a estrutura da sociedade era marcada pela ausência de mobilidade, sendo caracterizada por uma hierarquia social dominada por uma instituição cristã.

Gab: E

02 - (ESPM)
Nos últimos anos do século XI tiveram início as Cruzadas. Expedições de cunho religioso-militar em que tomaram parte os cristãos constituíram um movimento de expansão dos cristãos europeus em direção ao Oriente. Ao mesmo tempo serviram como uma forma de aliviar as pressões demográficas sobre o sistema feudal.
(Leonel Itaussu. História Antiga e Medieval: da Comunidade Primitiva ao Estado Moderno)

Assinale a alternativa que apresente uma conseqüência das Cruzadas: a libertação definitiva de Jerusalém do domínio dos muçulmanos;

a) a libertação definitiva de Jerusalém do domínio dos muçulmanos;
b) a implantação do sistema feudal na Terra Santa;
c) a interrupção das relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente;
d) a reabertura do Mediterrâneo ao comércio europeu;
e) a transformação do Mediterrâneo em um “lago muçulmano”, tendo em vista a vitória dos islamitas.

Gab: D

03 - (UFJF MG)
Sobre o contexto social e econômico do século XIV na Europa medieval, marque a alternativa INCORRETA.
a) A mão de obra disponível para atuar no campo foi reduzida devido às epidemias e guerras existentes no período.
b) As revoltas camponesas, como a jacquerie, acabaram por ocasionar alterações nas obrigações típicas do sistema feudal.
c) A reduzida oferta de metais preciosos, como a prata, contribuiu para a expansão do processo inflacionário.
d) A burguesia teve seu prestígio econômico reduzido pela crise das atividades urbanas o que fortaleceu o poderio dos senhores feudais.
e) A instabilidade climática, com chuvas constantes, levou a uma grande retração nas colheitas, diminuindo fortemente a produção agrícola.

Gab: D

04 - (UFAL)
Analise o mapa histórico Feiras Medievais.


(Atlas Histórico. Encyclopedia Britannica. In: Myriam B. Mota e Patrícia R. Braick. História:
das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002 p. 115)

Com base no conhecimento da história medieval e nas informações do mapa, pode-se afirmar que
a) as cruzadas foram criadas com o objetivo de impedir o desenvolvimento do comércio porque a Igreja opunha-se á prática da usura.
b) as caravanas árabes dominavam as rotas de comércio na Europa e no Mar Mediterrâneo, mesmo sendo perseguidas pelos senhores feudais.
c) as rotas comerciais estavam localizadas distantes dos feudos porque os senhores feudais possuíam tropas de guerras para atacar os mercadores.
d) o comércio terrestre se realizava ora em mercados locais, ora em feiras periódicas que atraíam caravanas de mercadores de quase toda a Europa.
e) os produtos comercializados na Europa tinham que ser produzidos nos feudos, por exigência dos senhores feudais e da Igreja.

Gab: E

05 - (MACK SP)
No processo conhecido como Revolução Comercial, que ocorreu no século XII e culminou no século XV, verificou-se:
a) a decadência do Feudalismo e a queda de Constantinopla, tomada pelos turcos otomanos em 1453, favorecendo o comércio no Mediterrâneo.
b) a descoberta do Novo Mundo, que teve seu ponto máximo nas viagens de Cristóvão Colombo, Vasco da Gama e Francis Drake.
c) um conjunto de transformações políticas e sociais na Europa e Ásia, que tiveram seu ponto culminante nas viagens marítimas.
d) a substituição dos instrumentos de produção feudais pela tecnologia industrial, responsável pelo reaparecimento das atividades comerciais.
e) a gradual superação da relação de produção feudal pela atividade comercial e manufatureira, que deu início à atividade industrial.

Gab: E


06 - (UNIFOR CE)
A figura evidencia o desenvolvimento das cidades medievais durante a Idade Média. A partir do século XII, muitas dessas cidades ultrapassaram os limites de suas muralhas, às margens das quais proliferam subúrbios como se vê na ilustração.


(Georges Duby. Ano 1000 ano 2000: na pista de nossos medos. Trad. São Paulo: Unesp, 1998)

Considera-se um dos principais fatores para o crescimento das cidades medievais:
a) a limitação do acesso dos pobres às propriedades situadas no lado de dentro das muralhas, que os obrigou a instalarem-se em áreas menos valorizadas.
b) a invasão constante dos povos bárbaros que obrigava os camponeses a buscar refúgio nas cidades e em suas proximidades.
c) o desenvolvimento do comércio e a expansão da produção agrícola que estimularam um grande aumento populacional.
d) a mecanização da agricultura que dispersou parte da mão-de-obra braçal e estimulou a migração de camponeses para a cidade.
e) o aumento do fluxo imigratório para a Europa, impulsionado pelo enriquecimento causado pelas descobertas de novas terras e a expansão marítimo-comercial.

Gab: C

07 - (UNIFOR CE)
Considere o texto a seguir.

“Ainda que irmãos, vós vos despedaçais mutuamente, cometeis sacrilégios (…) cessai, pois, de assassinar vossos irmãos e, em vez disso, marchai contra as nações estrangeiras e combatei por Jerusalém.”
Discurso do papa Urbano II feito no Concílio de Clermont, em 27 de novembro de 1095.
(Ricardo Maranhão & Maria Fernanda Antunes.
Trabalho e Civilização: do ocidente ao oriente. São Paulo: Moderna, 1999, p. 72)
O “combate por Jerusalém” a que se refere o papa Urbano II, nesse discurso, diz respeito:
a) à Guerra de Reconquista dos cavaleiros cristãos contra os muçulmanos que haviam ocupado o norte da Península Ibérica desde o século VIII.
b) à defesa da Europa contra as tropas do Império Bizantino que haviam dizimado toda a população cristã de Jerusalém em nome do islamismo.
c) à luta pacífica através da propagação da fé cristã, expressa por meio de penitências e longas marchas em peregrinação a lugares sagrados como Jerusalém.
d) às expedições militares, denominadas Cruzadas, organizadas pela Igreja para tornar Jerusalém, considerada Terra Santa, do domínio muçulmano.
e) à Guerra Santa contra os hereges, os infiéis e os governantes ateus que ameaçavam a hegemonia da Igreja Católica na Europa.

Gab: D

08 - (ACAFE SC)
Analise as afirmações abaixo, considerando a decadência feudal, que conduziu a Europa para uma era de expansão comercial, centralização política e renovação cultural.
I) A decadência dos feudos está diretamente relacionada à ampliação do poder dos monarcas europeus.
II) A ascensão da burguesia, como classe social, relaciona-se ao vigoroso crescimento das atividades comerciais da Europa.
III) A revitalização do comércio ocorreu, em grande parte, em função das Cruzadas que abriram o Oriente ao contato com os europeus, especialmente genoveses e venezianos.
IV) A perda de poder dos senhores feudais está ligada a um ciclo de revoluções conhecidas como “Revoluções Iluministas” (burguesas).
V) O catolicismo possuía uma visão positiva do lucro, o que em muito agradou a burguesia.
A alternativa, contendo todas as afirmações que são VERDADEIRAS, é:
a) III - IV - V
b) I - III - V
c) II - III - IV
d) I - II - III
e) I - IV - V

Gab: D

09 - (FUVEST SP)
Sobre o feudalismo no Ocidente, é correto afirmar que:
a) nasceu na Idade Média, mas sobreviveu ao fim desta época, como demonstram sua difusão pelas Américas, espanhola e portuguesa, e sua permanência na Europa, ao longo do período moderno.
b) seu período de incubação, entre os séculos IV e VIII, e de decadência, entre os séculos XIV e XVI, foram quase tão longos, quanto seu próprio período de plenitude (séculos IX e XIII).
c) não tria se desenvolvido, não fossem a expansão árabe e, depois, a presença das demais civilizações orientais, que obrigaram a Europa a se isolar e construir sua própria identidade.
d) foi um sistema não original, pois também existiu em lugares como a Ásia Menor, durante o Império Bizantino, certas regiões da África, antes da colonização, e no Japão, na era Tokugawa.
e) foi um modo de produção inferior ao escravista romano, pois, se este produziu a riqueza do Império, aquele muito pouco teve a ver com a riqueza das cidades da Baixa Idade Média.

Gab: B

10 - (MACK SP)
A Europa medieval caracterizou-se por um tipo de formação social conhecido como feudalismo, sistema que vigorou fundamentalmente entre os séculos IX e XIV.

Assinale a alternativa que apresenta algumas de suas características.
a) Igualdade social e jurídica, e forte centralização política dos reinos.
b) Predomínio das relações escravistas de produção e descentralização política.
c) Intensa atividade comercial urbana e economia de subsistência.
d) Sujeição dos camponeses aos nobres e hierarquização da sociedade em ordens.
e) Ampla monetarização da economia e trabalho servil.

Gab: D

11 - (UNESP SP)
O homem medieval não buscava as grandes multidões urbanas, aceitava a dispersão da sociedade agrária e procurava a união intimista intimista com Cristo. Os mais santos procuravam a solidão, uma vida de monakos – isolamento, em grego. O devoto abandonava as cidades para salvar sua alma.
(Flávio de Campos e Renan Garcia Miranda,
Oficina de História: história integrada.)

Assinale a alternativa que contém apenas características da sociedade medieval presentes no texto.
a) Teocentrismo e ruralismo.
b) Teocentrismo e universalismo.
c) Teocentrismo e utopismo.
d) Antropocentrismo e cosmopolitismo.
e) Antropocentrismo e agrarismo.

Gab: A

Nenhum comentário: