Postagens mais visitadas

28 de ago. de 2010

gabarito - AT2 - sociologia - 1º ano

1 ) As visões sociais de Durkheim enfocam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer que a sociedade é um fato objetivo, que nos coage e até nos cria. No entanto, também é correto dizer:
a) A sociedade é apenas definida pelas tradições, visto que o indivíduo é subordinado inteiramente ao social.
b) A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós.
c) A sociedade vive por conta própria e não depende do reconhecimento do indivíduo.
d) O homem por ser social, não depende de uma individualidade para viver, visto que o ser coletivo anula totalmente o ser indivíduo.
e) A sociedade não apresenta grande função na existência humana, visto que o homem é muito mais um projeto biológico, do que social.
Gabarito: B






2 ) De acordo com a educadora Bárbara Freitag é função da escola “assegurar que se reproduza a força de trabalho, transmitindo as qualificações e o savoir taire (o modo de fazer) necessário para o mundo do trabalho, e faz com que ao mesmo tempo os indivíduos se sujeitam as estruturas de classe vigente. Para isso lhe inculca, simultaneamente, as formas de justificação, legitimação e disfarce das diferenças e do conflito de classes. Atua, assim, também ao nível e através da ideologia”.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. P-27
Partindo dessa análise e contribuindo com a autora podemos afirmar:
a) A escola não exerce função significativa, apesar de suprir financeiramente e materialmente os filhos.
b) A escola exerce uma função comedida, na medida que ela que repassa a ideologia de classe legitimando a exploração.
c) A escola incorpora o discurso dominante e o repassa aos indivíduos, criando um ser unicamente alienado.
d) A escola prepara o indivíduo para ser utilizado pela sociedade como mão de obra, assim como, reproduz os valores sociais vigentes.
e) A escola é a instituição fundamental para fazer a introdução do indivíduo no convívio social, tornando-o independente dos valores da classe dominante.
Gabarito : D






3 ) O pensamento sociológico surge como conseqüência das Revoluções Burguesas do século
XVIII, mas no entanto, é no século seguinte que a Sociologia consolida-se enquanto ciência. Para muitos especialistas é com o pensador francês Augusto Comte que o termo Sociologia é aplicado regularmente pela primeira vez. A partir deste autor a sociologia organiza sua primeira escola de pensamento, o Positivismo. Sobre está corrente de analise sociológica é correto afirma que:

a) Adquiriu características revolucionárias, quando percebeu na classe dos proletários um poder transformador.
b) Admite as constantes mudanças e transformações sociais, como sendo fundamentais para o
desenvolvimento de uma civilização.
c) Identifica uma perspectiva conservadora na sociedade, que buscaria naturalmente a ascensão para a etapa teológica.
d) Acredita que o pensamento do ser humano e a sociedade alcançariam um processo de evolução gradativa com a manutenção da ordem.
e) Estabelece um processo evolutivo, com a lei dos três estados, consolidando-se na fase positiva,. graças a luta de classes.

Gabrito: D

4 ) "Fato social é toda maneira de fazer, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então que é geral em toda a extensão de uma dada sociedade, embora tendo existência própria, independente das suas manifestações individuais"
Les Reglés de la methode sociologique, p-14

Sobre o pensamento durkheimiano e sua compreensão de fato social é correto afirmar que:

a) É exterior na medida em que é fruto do pensamento religioso e está internalizado na vida individual.
b) É coercitivo pois não exerce no indivíduo uma pressão inconsciente, obrigando-o a se enquadrar na estrutura estabelecida
c) Os fatos sociais são ao mesmo tempo “coercitivos” e dotados de existência exterior às consciências individuais.
d) É apenas coercitivo, pois a sociedade cria os mecanismos de pressão social enquadrando o ser humano em uma dada realidade
e) É somente exterior, haja vista estabelecer critérios imediatos que com rapidez e dinâmica são reconstruídos socialmente.

Gabarito: C






5 ) Com relação a educação , Durkheim entende:

a) que tem um papel importante na conformação do indivíduo à sociedade em que vivem, seja e educação formal ou informal;
b) que apesar de sua importância social ela não interfere nas consciências individuais, proporcionando uma maior autonomia;
c) que a educação é plenamente libertadora das amarras sociais proporcionando ao indivíduo a possibilidade de ser sujeito da própria história;
d) que a educação tem o papel de “filtrar” as contradições sociais, proporcionando ao indivíduo um olhar de civilidade em relação ao objeto de estudo;
e) que a educação não interfere nas ações do indivíduos, haja vista, que temos o livre arbítrio.

Gabrito: A







6 ) Para Durkheim toda sociedade havia evoluído de uma forma social mais simples para uma mais complexa. Baseando –se nessa idéia diz que o “motor” da evolução das sociedades era a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica. Explique como se configura a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica, citando um exemplo de cada.



Solidariedade mecânica -Predominava em sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão social do trabalho. A consciência coletiva exerce aqui todo seu poder de coerção sobre os indivíduos.

Solidariedade orgânica - É típico da sociedade capitalista, em que, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam inter-dependentes. Essa inter-dependência garante a união social, em lugar dos costumes e das tradições ou das relações sociais estreitas, como ocorre nas sociedades contemporâneas. Nas sociedades capitalistas, a consciência coletiva se afrouxa, ao mesmo tempo em que os indivíduos tornam-se mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade e tende a desenvolver maior autonomia pessoal







7 ) Para Durkheim o fato social é experimentado pelo indivíduo como realidade independente e preexistente. Caracterize os fatos sociais.
São coerecitivos, tem fatores que são exteriores ao indivíduos e são dotados de generalidade

8) Para Durkheim , a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social, encarando a sociedade como um organismo que pode estar em estado “normal” ou ´”patológico”. Diferencie esses dois estados citando algum exemplo do nosso cotidiano.


 Para Durkheim um fato social é “normal” è “generalidade” garante a “normalidade” representado através de um consenso social è vontade coletiva;
 Quando um fato põe em risco a “harmonia”, o “acordo”, o “consenso” e, portanto, a adaptação e a evolução da sociedade, estamos diante de um acontecimento mórbido e de uma sociedade doente. Portanto, “normal” é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais da sociedade...
 “ Patológico” é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos , como as doenças, são considerados transitórios e excepcionais.






9 ) Caracterize as imagens abaixo segundo a teoria de Durkheim:




Sanções Legais: prescritas pela sociedade através de leis
( penalidade e infração definidas)
Ex.: multas de trânsito, roubo...


Sanções Espontâneas :
Resposta a uma conduta inadequada.
“ olhar de reprovação das pessoas”, pois está ferindo os “bons costumes”...

Nenhum comentário: