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17 de jun. de 2010

SOCIOLOGIA - 2º ANO - AP2

2º Ano – AP2 – sociologia
1) Com o fortalecimento do capitalismo e das relações entre antigas colônias e metrópoles as antigas comparações científicas entre sociedades se tornaram ultrapassadas, pois:

a) os objetivos da burguesia em os mesmos (lucro)
b) os Estados não tinham o reconhecimento internacional
c) as leis e a burocracia eram criadas de forma independente da imagem dos países da Europa ocidental
d) os países europeus iniciaram um processo de submissão aos interesses das colônias
e) todas as alternativas estão erradas.
Gab. A

2 ) As comparações desenvolvimentistas tinham por objetivo incentivar a racionalidade e os comportamentos direcionados ao desenvolvimento capitalista. Trata-se de um novo evolucionismo, que:

a) procurava mais as diferenças entre a sociedade e as sociedades arcaicas “condenadas” ao desaparecimento
b) buscava compreender como as sociedades “primitivas” atingiam o nível de sociedades “avançadas”
c) tentava encontrar, nas novas nações, as instituições básicas capazes de garantir a continuidade e a reprodução das relações capitalistas.
d) tentava romper com a ideia de que as nações eram diferentes, pois poderiam ser vistas a partir de um modelo único
e) Todas as alternativas estão corretas.

Gab. C

3 ) As ideias de William Wilber Rostow, do MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts) identifica os estágios do desenvolvimento econômico em etapas. Entre elas exceto:
a) 1ª - Sociedade tradicional – produção limitada, tecnologia rudimentar, subordinação do homem ao ambiente e inadequado aproveitamento dos recursos naturais;
b) 2ª - sociedade em processo de transição – estágio em que aparece precondições para o desenvolvimento econômico – atitudes racionais adequadas ao controle e à exploração da natureza;
c) 3 ª - Sociedade em início de desenvolvimento – inclui as sociedades nas quais são ultrapassados os primeiros limites das sociedades tradicionais – investimento de capital na produção, crescimento da manufatura e aparecimento de um sistema político, social e institucional – base da sociedade moderna.
d) 4 ª sociedade em maturação – estágio em que as forças de expansão econômica passam a predominar na sociedade;
e) 5ª sociedade em produção em massa – é estágio de desenvolvimento efetivo da produção em bases agrícolas tem um aumento significativo do investimento produtivo de capital.
Gab. E
4 ) Dentro dessa perspectiva desenvolvimentista existe uma visão preconceituosa de que a “culpa” pelo pouco desenvolvimento é atribuído:
a) à composição da população e, em especial, às características étnicas e culturais dos povos nativos
b) as diferenças entre os habitantes do campo e da cidade, promovido pelo êxodo rural.
c) as mudanças no cenário político, haja vista que todos são culpados pela crise instaurada.
d) a luta de classes promovidas por uma sociedade pós-capitalista.
e) a perseguição dos negros durante o período colonial brasileiro que não permitiu a Reforma Agrária.
Gab A

5 ) Para a abordagem dualista do desenvolvimento. A proposição errada é:
a) “Desenvolvida” – crescimento: urbano, industrial, do sistema de comunicação. Tem alta produtividade e avanço tecnológico.
b) “Subdesenvolvida”, “atrasada” – população reduzida, cidades pequenas, produção agrária, níveis de renda baixos, produtividade insuficientes e dispersão demográfica.
c) o problema não se encontra na constituição étnica, cultural ou racial da população.
d) o problema está na condução de políticas administrativas e econômicas, no comportamento das camadas dirigentes,
e) no excesso de estímulo para o progresso, que proporciona uma visão equivocada da realidade.
Gab. E

6) O conceito de periferia diz respeito:
a) ao que, em uma sociedade, é fundamental, relevante.
b) e até anormal em relação ao que é central, desenvolvido.
c) ao que, em uma sociedade, é secundário, irrelevante e até anormal em relação ao que é central, desenvolvido
d) ao que está situado nos grandes centros urbanos, composto por favelas e casas populares.
e) nenhuma das alternativas está correta.

Gab. C
7 ) As nações do Terceiro Mundo. Analise as proposições abaixo e assinale a Falsa:
a) As regiões, populações e setores identificáveis como subdesenvolvidos, arcaicos, tradicionais ou atrasados são parte integrante das novas nações, o que significa que não estão em processo de transformação para formas sociais e econômicas “adiantadas” ou “evoluídas”;
b)As regiões ou os setores “avançados” são dominados pelo setor ou região capitalista subdesenvolvido, o qual se impõe nos processos de independência como representante de toda nação;
c )Os setores ou regiões “atrasadas” tendem a permanecer como tais, desde que assegurem o desenvolvimento do setor dominante, fornecendo mão de obra barata por meio de migrações internas e imigrações...
d )As formas tradicionais de vida (economia de subsistência, artesanato, sub-emprego...) tendem a desaparecer quando não representam mais nenhum tipo de fluxo de capital ou mão de obra, como sociedades tribais brasileiras, em franco processo de extinção.
e)Os setores “atrasados” são remanescentes de um processo de exploração colonialista, contribuindo para a acumulação de capitais nas metrópoles.
Gab. B

8 ) O estudo das diferenças pode entre nações e das diferenças entre setores e regiões de uma mesma nação deve mostrar que são desigualdades decorrentes de relações de dominação historicamente estabelecidas. De acordo com seus conhecimentos analise as proposições e indique a correta:
a) Existe um modelo geral ou princípio que rege todas as sociedades. As razões são históricas.
b) O desenvolvimento de uma nação é fruto de um processo de aculturação.
c) Qualquer aspecto da realidade social das nações do chamado Terceiro Mundo tem sua especificidade, sendo fruto da história e das contradições internas de cada nação.
d) As condições impostas pelo capital formam diferentes sociedades socialistas, as suas condições internas e as relações internacionais são fruto do desejo popular.
e) Nenhuma alternativa está correta.
Gab. C



9 ) O colonialismo, entendido como um sistema de exploração imposto pelas metrópoles européias às regiões conquistadas do resto do mundo, já teve diferentes fases, exceto:
a) A fase da exploração comercial
b) A fase Industrial
c) A fase de implantação das multinacionais transplante de tecnologia e capital para “colônias”
d) A fase da propriedade coletiva e da divisão dos meios de produção
e) A fase de dependência nas relações Internacionais – (globalização)
Gab. D

10 ) Nos finais do século XIX e início do XX, houve uma grande expansão colonial européia. Produto do capitalismo monopolista e financeiro, este processo motivou os países industrializados a penetrar, controlar e dominar vastas regiões do mundo através, dentre outros, do comércio de matérias-primas, alimentos e bens manufaturados. Sobre o imperialismo desse período, assinale o que for correto.
1 - Necessitava dominar regiões fornecedoras de mão-de-obra barata e matéria-prima para as indústrias européias.
2 - Buscava mercados externos para o escoamento do excedente dos produtos industriais.
4 - Desejava, através de práticas colonialistas, promover o intercâmbio cultural e a utilizar as riquezas encontradas em prol dos países "atrasados".
8 - Estava inserido nos pressupostos do mercantilismo, que buscava a acumulação de metais preciosos e o comércio das especiarias.
16 - Justificava suas práticas através de uma concepção de ciência que legitimava a superioridade da civilização européia.

Gab. 19

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