Postagens mais visitadas

17 de mai. de 2010

gabarito história - 2º ano

1 ) (MACK SP)
Sobre o Período Napoleônico é correto afirmar que:
a) as campanhas napoleônicas apoiaram o movimento denominado Conjura dos Iguais e disseminaram os ideais do proletariado revolucionário francês.
b) de uma maneira geral, pode ser apontado como o momento em que se consolidaram as instituições burguesas na França.
c) Portugal, tradicional aliado da França, foi um dos primeiros países a aderir ao Bloqueio Continental em troca da ajuda na transferência da família real para a colônia Brasil.
d) o império foi marcado pelos acordos de paz com a Inglaterra, que via na França uma aliada na propaganda da mentalidade capitalista burguesa.
e) a ascensão do império de Bonaparte foi concretizada a partir dos acordos políticos na Península Ibérica, evitando as lutas nacionalistas e oposicionistas.

Gab: B

2 ) (UFS)
Considere a tabela.

(Alberto Soboul. História da Revolução Francesa. Trad.
Rio de Janeiro: Zahar, 1974, pp. 23, 26, 30)

A tabela revela aspectos sociais e econômicos da sociedade francesa do século XVIII. A partir do conhecimento histórico e dos dados da tabela, é possível afirmar que
a) a burguesia francesa concentrava mais de noventa por cento das denominadas propriedades comunistas.
b) as classes privilegiadas concentravam em suas mãos a maior parte dos chamados domínios senhoriais.
c) os jacobinos conseguiram implantar uma reforma agrária radical, idealizada pelos seus líderes políticos.
d) os camponeses foram beneficiados com a política de distribuição de terras proposta pelos senhores feudais.
e) os comerciantes e os artesãos monopolizavam a maior área produtiva do território urbano francês.

Gab: B

3 ) (UEMS)
A partir do século XVIII se consolida o poder econômico da burguesia, especialmente na França. Na medida em que as idéias iluministas se propagavam, as instituições do Antigo Regime vão sendo superadas. A Revolução Francesa representou a primeira grande vitória desta burguesia porque:
a) a igualdade civil foi estendida para todas as classes sociais, sem maiores conflitos.
b) durante todo o processo revolucionário o povo foi beneficiado com a baixa dos preços e fartura de alimentos. O desemprego não se estabeleceu em termos alarmantes e acabou por usufruir de vários privilégios, assim como os da alta burguesia.
c) essa Revolução se restringiu à França, não se expandindo para o restante do mundo e, por isso, o capitalismo ali se consolidaria e se desenvolveria mais cedo.
d) era fundamental que a burguesia alcançasse o poder político definitivamente e dirigir o Estado para atender os seus interesses econômicos. Era estratégico desenvolver o livre comércio dentro dos princípios liberais, superando os entraves do mercantilismo e do regime absolutista.
e) as classes populares não foram tão somente usadas pela burguesia para obter a vitória nessa Revolução, porque naturalmente elas já eram e continuaram a serem atendidas nos seus interesses e necessidades.

Gab: D

4 ) (UFMS MS)
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.
(HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções. RJ: Paz e Terra, p. 98).

A respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinale a alternativa correta.
a) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Gloriosa.
b) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional.
c) Foi elaborada na Independência dos Estados Unidos.
d) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembléia Nacional.
e) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Puritana.

Gab: D

5 ) (UEPB)
O mercantilismo foi uma política econômica que possibilitou a chamada acumulação primitiva de capitais. Assinale a alternativa que aborda as principais características do mercantilismo.
a) Metalismo, Balança Comercial Favorável e Protecionismo Alfandegário.
b) Metalismo, Livre Comércio e Balança Comercial Deficitária.
c) Balança Comercial Deficitária, Protecionismo Alfandegário e Metalismo
d) Livre Comércio, Balança Comercial Favorável e Metalismo
e) Balança Comercial Favorável, Proteção Alfandegária e Livre Comércio.

Gab: A

6 - (UEPB)
Sobre o Mercantilismo, política econômica do Estado Nacional, é INCORRETO afirmar:
a) Caracterizou-se por uma política alfandegária baseada no protecionismo.
b) Concentração de metais objetivando a formação de lastros nos cofres públicos.
c) Utilização de um sistema colonial montado com a intenção de complementar a economia metropolitana.
d) Foi identificado como uma modalidade econômica marcada pela ausência do Estado na economia.
e) Permitiu à burguesia mercantil européia o acúmulo de capitais.

Gab: D

7 ) (MACK SP)
O Iluminismo, ideologia difundida principalmente no final do século XVIII, para combater o Antigo Regime, baseava-se em alguns princípios.
Entre eles, podemos assinalar, corretamente, que:
a) ao criticar o Antigo Regime, os iluministas argumentavam que o Estado só é poderoso se for realmente rico; portanto, caberia ao rei controlar, de forma mais eficiente, os mecanismos que regem a economia.
b) os Iluministas acreditavam que, para o Estado crescer na área econômica, deveria expandir as atividades capitalistas. Isso significava instituir a economia de mercado, com o livre jogo da oferta e procura.
c) os Iluministas defendiam a propriedade privada, que é a característica básica de uma sociedade capitalista. Era direito do proprietário dispor de seus bens conforme seus interesses, porém, somente após a aprovação real.
d) na atividade comercial, deveria existir a igualdade jurídica tanto do comprador quanto do vendedor; ou seja, os iluministas defendiam a igualdade de todos perante a lei, com exceção dos dignitários da Igreja.
e) tal ideologia propunha o fim da intolerância religiosa e filosófica e o direito, de cada indivíduo, à manifestação de suas convicções políticas, desde que fosse respeitada a figura real.

Gab: B

8 ) (UNIFOR CE)
Considere o trecho da "Declaração de Independência dos Estados Unidos" de 4 de julho de 1776.

"Todos os homens são criados iguais e são dotados pelo criador de certos direitos fundamentais, como a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar tais direitos, são instituídos governos entre os homens. O justo poder desses governos deriva do consentimento dos governados. Todas as vezes que qualquer forma de governo torna-se destrutiva desses objetivos, é direito do povo alterá-la ou aboli-la."
(Gilberto Cotrim. História global: Brasil e geral. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 1999. p. 243)
Ao se examinar os princípios de igualdade e justiça contidos nessa Declaração em face das transformações efetivas que ocorreram no país no final do século XVIII, pode-se afirmar que:
a) os princípios em questão não atingiram os fazendeiros do sul dos Estados Unidos, já que mesmo com a independência do país, as colônias do sul permaneceram sob o domínio da Inglaterra e da França.
b) o processo de independência foi especialmente benéfico para os comerciantes e proprietários do centro-oeste dos Estados Unidos que, livres da dominação da Inglaterra e da França, conquistaram novas colônias no sul da África e norte da Ásia.
c) a independência dos Estados Unidos não beneficiou diretamente todos os extratos da população norte-americana, já que não alterou a condição dos escravos que só conquistaram a liberdade com a Guerra de Secessão, quase um século depois.
d) a luta pela independência norte-americana beneficiou as camadas menos favorecidas da população, inclusive os escravos que passaram a usufruir de direitos civis e da sensível melhoria das condições de trabalho.
e) os princípios abolicionistas da "Declaração de Independência dos Estados Unidos" foram cumpridos ainda no século XVIII, em virtude da ampla movimentação da população norte-americana em favor da abolição da escravidão.

Gab: C

9 ) (UFRRJ)
Leia o texto abaixo sobre a independência dos EUA.

A falta de um efetivo projeto colonial aproximou os EUA de sua independência. As 13 colônias nascem sem a tutela do Estado. Por ter sido “fraca”, a colonização inglesa deu origem à primeira independência vitoriosa da América.
KARNAL, L. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Contexto, 2001, p.17.

Sobre a referência do texto ao período colonial dos EUA,
a) descreva a situação interna da Inglaterra que, durante o século XVII, dificultava o controle sobre as 13 colônias.
b) cite 2 (dois) fatores que levaram à independência dos EUA.

Gab:
a) No século XVII, a Inglaterra vivia o processo de cercamentos, gerando o êxodo rural e grandes dificuldades sociais. Além disso, ocorreram choques entre o rei e a burguesia, entre a religião oficial e as seitas e os grupos mais democráticos e populares i os burgueses mais elitizantes.
b) A interferência inglesa na colônia através da taxação de diversos produtos; desenvolvimento de uma política de controle político e econômico nas colônias; favorecimento da companhia das Índias Orientais pelo governo inglês com o monopólio do chá em suas colônias

Nenhum comentário: