Postagens mais visitadas

17 de mai. de 2010

gabarito - história 1º ano

Reconstrução 1º Ano
o Persas e Hebreus
o Cretenses e fenícios
o Grécia
o O Helenismo

1 ) (FEI SP)
Sobre a democracia ateniense é correto afirmar que:
a) havia uma ampla participação popular - inclusive de mulheres.
b) baseava-se num sistema de participação indireta, com eleições para delegados distritais que representavam a população em assembléias realizadas na Agora.
c) era marcada pela restrição na participação, já que o critério de exclusão era a alfabetização.
d) foi erroneamente denominada dessa maneira, já que a participação era restrita e indireta.
e) estava ancorada num sistema escravista, o que permitia aos cidadãos atenienses uma dedicação quase que total aos assuntos públicos.

Gab: E
2 ) (UFG GO)
Há na espécie humana indivíduos tão inferiores a outros como o corpo o é em relação a alma ou a fera ao homem; são os homens nos quais o emprego da força física é o melhor que dela se obtém. Partindo dos nossos princípios, tais indivíduos são destinados por natureza à escravidão, por que, para eles, nada é mais fácil de observar.
Aristóteles, Política. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d., p.26.

Aristóteles escreveu esse texto no IV século a.C., momento do início da expansão macedônica sobre as cidades-Estados gregas escravistas. A partir do fragmento, identifique dois argumentos que justificam a escravidão no mundo greco-romano.

Gab:
A escravidão na Grécia Antiga se justifica pela dívida de indivíduos pauperizados e distantes dos círculos eupátridas. Porém, ganha no discurso de notáveis, como no do filósofo Aristóteles, legitimidade, a partir do estigma da inferioridade natural de homens que não descendem dos Helenos invasores, nem dos macedônios, que são assim reconhecidos como instrumentos ou ferramentas úteis para o trabalho manual, inadequados, portanto, ao trabalho intelectual, já que não são possuidores dessa qualidade espiritual.

3 ) (UFJF MG)
Entre os séculos VIII e VI a.C., a Grécia Antiga desenvolveu um intenso processo de colonização de outras áreas, principalmente na Bacia do Mediterrâneo.

Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que:
a) a redução populacional e a redistribuição das terras férteis foram condições preexistentes que incentivaram esse movimento.
b) a partir dele, houve um crescimento das atividades comerciais e dos setores sociais a elas relacionados.
c) regiões diversas foram atingidas, como o sul da Península Itálica e o litoral do Mar Negro, nas quais foram fundadas novas cidades.
d) muitos indivíduos que dele participaram eram homens livres que buscavam sair da condição de escravos por endividamento.
e) a área de influência da cultura grega foi ampliada, passando a atingir as populações que habitavam as áreas colonizadas.

Gab: A

4 ) (UNICAMP SP)
No poema grego Odisséia, que narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem chega a um país habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como “homens sem leis”, porque “não têm assembléias que julguem ou deliberem” e “cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com os outros”.
(Homero, Odisséia. São Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 117).
a) Identifique os dois principais modelos de cidade-estado desenvolvidos na Grécia.
B) Cite uma característica da democracia grega que a diferencie da democracia atual.

Gab:
A) A Grécia Antiga conheceu dois importantes modelos de pólis: o modelo ateniense (democrático) e o modelo espartano (oligárquico).
B) Atualmente, a democracia é representativa; na antiga Grécia vigorava a democracia direta dos cidadãos nas Assembléias. Vale lembrar que o conceito grego de “cidadania” excluía estrangeiros, mulheres e escravos.

5 ) (FUVEST SP)
“Cada um deve observar as religiões e os costumes, as leis e as convenções, os dias festivos e as comemorações que observavam nos dias de Dario. Cada um deve permanecer persa em seu modo de vida, e viver em sua cidade (…). Porque eu desejo tornar a terra bastante próspera e usar as estradas persas como pacíficos e tranqüilos canais de comércio.”
Edito de Alexandre para os cidadãos das cidades persas conquistadas. 331 a. C.
A partir do texto, responda:
a) Quem foi Alexandre e quais os objetivos de suas conquistas?
b) Indique algumas características do “helenismo”.

Gab:
a) Alexandre foi o rei da Macedônia que construiu um vasto império e é considerado um dos fundadores da chamada civilização helenística. Alexandre, provavelmente, tinha por finalidade colocar um vasto território sob seu controle, mas ao mesmo tempo, como pode-se observar no texto do enunciado, preservar a identidade de cada um dos povos dos territórios conquistados. De acordo com o texto, as conquistas visavam "tornar a terra bastante próspera e usar as estradas persas como pacíficos e tranqüilos canais de comércio".
b) O "helenismo" significou a fusão das culturas grega e oriental que floresceram no Mediterrâneo oriental e Oriente Médio em seguida às conquistas de Alexandre. Difundiu-se desde a península Itálica até a Índia e a Ásia Central. Desenvolveu-se sobretudo entre o período da morte de Alexandre (323 a.C.) até a época do domínio romano no Oriente (30 a.C.), portanto por cerca de três séculos. Essa civilização exerceu influência sobre o Império Romano do Ocidente e sobre o Império Bizantino. Caracterizou- se por ser uma civilização híbrida, de caráter "mundial", com uma forte economia mercantil, urbanizada, e tinha como valores importantes a valorização do indivíduo e o respeito às diferenças.
6 ) (UFC CE)
Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta).
Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo.
a) Viviam num sistema político teocrático.
b) Suas principais atividades econômicas eram agrícolas.
c) Praticavam uma religião maniqueísta.
d) Eram especializados no comércio marítimo.
e) Seu alfabeto foi elaborado a partir do alfabeto grego.

Gab: D

7 ) (UEMS)
A cultura hebraica (marcada por um profundo senso de religiosidade que perpassou sua arte e sua literatura) deixou raízes profundas em toda a Europa e, por extensão, na civilização ocidental, porque foi responsável pelo desenvolvimento do:
a) Ateísmo
b) Cristianismo
c) Judaísmo
d) Budismo
e) Maometismo

Gab: C

8 ) - (FURG RS)
O povo hebreu, que se desenvolveu às margens do rio Jordão, vivenciou no seu processo histórico as seguintes experiências:

I - religião politeísta, a descentralização política, o retorno do Egito (êxodo) no século IX a.C.;
II - religião politeísta com a predominância do deus Javé, a descentralização política, o êxodo da Palestina;
III - religião monoteísta, cujo deus era Zoroastro, a centralização política no reinado de Salomão, o cativeiro da Babilônia;
IV - religião monoteísta, o cisma que dividiu as tribos em Israel e Judá, a centralização política, a conquista e destruição empreendida pelos assírios.

Quais afirmativas estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas IV.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e IV.

Gab: C

Nenhum comentário: