AP2 – história – 1º ano
1 - Gab: B
4 -Gab: C
5 - Gab: E
6 -Gab: C
7 - "Quando
as fronteiras romanas são ultrapassadas pelas primeiras ondas de invasões, os
germanos encontram um império em crise. Pouco restava da unidade e esplendor
econômico que o caracterizaram até o século II. A parte ocidental desse império
via-se às voltas com uma crise econômica e todas as suas repercussões em nível
político e social."
(Hamilton M. Monteiro. O
Feudalismo: economia e sociedade)
Explique quais foram os principais motivos que levaram à crise de Roma.
(cite pelo menos dois)
8 - A caminhada havia sido dura e
difícil para os seguidores de Cristo. Exemplo disso foram as perseguições
movidas por alguns imperadores romanos, em toda a extensão do Império,
eternizadas pelos relatos fantásticos e emotivos de vários escritores e
historiadores cristãos. Explique a importância do Edito de Tessalônica.
9 - Apresente duas características políticas e
duas econômicas que expliquem a passagem da Roma republicana para imperial,
explicando as razões de Roma não ser mais exatamente uma República.
Gab: O fato de ser gerida pelo Senado, isto é, representativa,
bem como o fato de conceder aos plebeus o cargo de Tribuna da plebe dentro da
referida instituição (Senado), ao longo da existência da República Romana
trouxe consigo heterogeneidade, crises, de modo que os privilégios políticos
dos patrícios prevaleceram, decidindo pelo estabelecimento dos triunviratos –
governos dos generais – tendo como ponto culminante a chegada de Otávio Augusto
ao poder. Esse contexto ainda se agravou devido ao aumento do escravismo e do
preço do trigo – graças à expansão territorial de Roma – já que agravaram-se as
tensões sociais, que exigiram uma decisão por parte da República Romana.
Relacionando-se esse momento com a crise política que levou a República ao
Império.
10- Além de reflexão sobre o
passado humano, a História é também reflexão sobre o nosso presente. Essa
relação é dialética. Explique o que foi a política do pão e circo.
Gab:
A política do pão e circo
consistia em oferecer diversão e alimentação para a população se distrair em
relação aos problemas sociais, deixando os detentores do poder mais a vontade
para exercer sua força política.
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AP2 – História – 2º ano
1 - Em 1799, através do golpe de Estado de 18
Brumário, Napoleão Bonaparte ascendeu ao poder, protagonizando a abertura de um
novo período na história da França. Explique quais foram as principais medidas
por Napoleão frente ao consulado.
Gabarito: Golpe do 18 Brumário (1799): Napoleão
Bonaparte toma o poder com o consentimento da alta burguesia. Acordos de paz
com países vizinhos. Acordo com a Igreja – catolicismo oficial. Acordo
com a nobreza – anistia. Retorno de famílias nobres emigradas SEM
devolução de terras perdidas durante a Revolução. Francesa Criação
do Banco da França (1800). Nova moeda: Franco. Código Civil em
1804.
2 - "O que é o Terceiro Estado? Tudo. O que tem
sido até agora na ordem política? Nada. O que deseja? Vir a ser alguma coisa.
Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços
ainda acorrentado. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a nação não seria
algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo,
mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo iria
infinitamente melhor sem os outros (...)."
Abade Sieyés. O que é o Terceiro Estado?
Caracterize o Antigo Regime.
Gabarito: O Antigo Regime estava dividido em 3
ordens, a primeira era o clero, a segunda a nobreza e a terceira ordem os
demais. O primeiro e o segundo estados não pagavam impostos, enquanto o
terceiro estado arcava com tudo. A alta burguesia, formada por banqueiros,
grandes comerciantes e grandes manufatureiros que, apesar de se beneficiarem
com o monopólio do comércio externo, estavam descontentes por pagarem tributos,
não terem privilégios de nascimento ( o julgamento em Tribunais especiais, os
direitos de caça, o acesso aos cargos da Corte, aos comandos militares e às
dignidades eclesiásticas, por exemplo) e nem poder político; a média burguesia,
formada por proprietários de oficinas artesanais, lojas de comércio,
profissionais liberais e funcionários do Estado, estava descontente com o Antigo
Regime pela obrigação do pagamento de inúmeros tributos, pelo não usufruto de
privilégios, pela pouca representação política e pelas limitações econômicas
impostas pela política mercantilista do Estado absolutista como por exemplo,
sua exclusão do monopólio do comércio externo; a baixa burguesia, formada na
maioria poe pequenos comerciantes e artesãos, reclamava do peso do pagamento
dos tributos (dízimo, talha real, corvéia, banalidades, impostos alfandegários,
pedágios internos que dificultavam a circulação de mercadorias), das limitações
impostas pelos regulamentos das Corporações de Ofício, da falta de privilégio e
de participação política; os trabalhadores urbanos assalariados, além de
descontentes com o ônus do pagamento de tributos e da exclusão de qualquer
participação política, sentiam mais de perto os efeitos da crise do Antigo
Regime pelas precárias condições de trabalho e de vida em que viviam nas
cidades; e os camponeses livres e servos que, enraizados à terra há séculos,
não conseguiam se libertar dessa condição, viviam cada vez mais empobrecidos
pelo insuportável custo dos tributos (além dos tributos regulares pagos ao
Estado e à Igreja, ainda pagavam obrigações aos senhores) e não tinham acesso à
representação política.
3 - A Revolução Francesa, segundo o historiador
Holland Rose, foi “a série de acontecimentos mais terrível e momentosa em toda
a história [...]... o ponto de partida real para a história do século XIX; pois
esse grande levante afetou profundamente a vida política e, mais ainda., a vida
social do continente europeu”.
(Citado
por Eric Hobsbawm. Ecos da Marselhesa. São Paulo. Companhia das Letras,
1996, p 20)
Explique porque a burguesia esteve envolvida nesse
processo revolucionário, quais as principais reinvidicações burguesas que a
luta recolucionária trouxe como proposta para esse grupo?
Gabarito: A defesa dos princípios de liberdade e de
igualdade jurídica através da abolição dos privilégios, da Constituição Civil
do Clero, da liberdade de associação, do confisco dos bens eclesiásticos, da
proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão, de medidas adotadas para a
implantação de governos representativos (voto censitário, sufrágio universal),
da abolição da escravidão nas colônias francesas, entre outras medidas.
4 - A figura e o texto que seguem tratam da violência ocorrida
durante a Revolução Francesa.
Analise-os atentamente.
Enquanto muito raramente se pôs em causa a transcendência da Revolução
francesa, sempre se discutiu o papel desempenhado pela violência no seu
decorrer. A imagem dos franceses como uma nação violenta e sanguinária (buveurs
de sang), que enviou inumeráveis vítimas para a guilhotina, passou para o
folclore contra-revolucionário da Europa durante a Época do Terror.
(ARDAGH, John & JONES, Colin. França: uma
civilização essencial. Madrid: Edições del Prado, 1997, v. 1, p. 64).
Com base na análise da figura e do texto apresentados, bem como em seus
conhecimentos sobre o assunto. Explique como foi o processo violento francês
até o surgimento do Terror.
Gabarito: A
tomada da Bastilha, em julho de 1789, as cabeças dos guilhotinados foram
enfiadas nas baionetas dos soldados. Esse foi um tipo de espetáculo que se
tornou característico dos levantamentos populares em Paris, ao menos até a
década seguinte. Durante a Revolução Francesa, a guilhotina, foi introduzida
como um dispositivo mais “humano” para a administração da pena capital, haja
vista que as execuções durante o Antigo Regime eram ainda mais brutais. Durante
a Convenção os jacobinos assumiram o poder, perseguiram os considerados nocivos
a Revolução. Na sua fase mais aguda foi introduzido o Comitê de Salvação
Pública e o Comitê de Salvação Nacional (segurança interna). Estas, recebem
ordens dos líderes para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos
integrantes da nobreza e outros franceses de oposição foram condenados a morte
neste período. A violência e a radicalização política são as marcas desta
época.
5 - - Gab: D
6- Gab: E
7 - Gab:C
8 - Gab: B
9 – Gab: B
10 - Gab: E
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