Postagens mais visitadas

3 de mar. de 2015

GABARITO AP1 - SOCIOLOGIA - 2º ANO

1 - Leia o trecho da reportagem retirada da revista Exame. “As chances de um filho da elite permanecer em sua classe são 20 vezes maiores do que as de um filho de um trabalhador ultrapassar um degrau na escala social”, afirma o sociólogo Carlos Costa Ribeiro, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).” Gustavo Poloni.

A possibilidade de mudança de posição dentro da estrutura social é definida pela
a) ascensão social.
 b) mobilidade social.
 c) inclusão social.
 d) desigualdade social.
e) segregação.

resposta:[B]

2 - (Uel 2007) De acordo com Octavio Ianni: “Para melhor compreender o processo de estratificação social, enquanto processo estrutural, convém partirmos do princípio. Isto é, precisamos compreender que a maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente”. Fonte: IANNI, O. Estrutura e História. In IANNI, Octavio (org).Teorias da Estratificação Social: leitura de sociologia. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978, p. 11.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre estratificação social, considere as afirmativas a seguir:
I. Os estamentos são formas de estratificação baseadas em categorias socioculturais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo.
II. As classes sociais são formas de estratificação baseadas em renda, religião, raça e hereditariedade.
III. As mudanças sociais estruturais ocorrem quando há mudanças significativas na organização da produção e na divisão social do trabalho.
IV. As castas são formas de estratificação social baseadas na propriedade dos meios de produção e da força de trabalho.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
 a) I e II
b) I, II e IV
c) II e III
d) I e III
e) II, III e IV
resposta:[D]

3- Analise a imagem a seguir.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Structure_of_the_Indian_society_PT.gif
A imagem ilustra uma sociedade
A) de castas.  
B) de classes. 
C) de estamentos.      
D) de idades. 
E) de ordens.

resposta:[A]

4 - O que entendemos por distribuição dos indivíduos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social. A essa descrição denominamos de:
a) classe social
b) mobilidade social
c) ascensão social
d) divisão social
e) estratificação social

resposta:[E]

5-
https://oladoesquerdodopossivel.files.wordpress.com/2013/02/7a.jpg


As expectativas de mudanças ou mobilidade numa sociedade de classes é muito maior do que no sistema de Castas e Estamentos. Analise as proposições abaixo:

A) Na sociedade medieval, dominada por feudos, tinha grande mobilidade social na sua fase final.  
B) Na Índia, existem inúmeras classes sociais, mas não é permitindo a mobilidade entre os grupos sociais.
C) Na sociedade capitalista, a mobilidade ascendente e descendente dos indivíduos é muito comum, permitindo a mobilidade vertical e horizontal.
D) Na sociedade socialista, os estamentos, permitem a igualdade entre os indivíduos. 
E) Na sociedade de ordens, idealizada por Augusto Comte, os indivíduos trabalham pelo progresso da sociedade, eliminando a mobilidade social.

resposta:[C]



6 - (UEG GO)


A estratificação social identifica um tipo de estrutura social que dispõe o indivíduo com suas posições e seus papéis sociais em diferentes camadas ou estratos da sociedade, e a mudança de posição de uma pessoa de uma camada para outra é denominada mobilidade social. Esses estratos correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar:


a) o fenômeno da mobilidade social varia de sociedade para sociedade. Em algumas sociedades, ela ocorre de maneira mais fácil; em outras, quase inexiste.
b) na sociedade indiana, caracterizada por castas, os indivíduos nascem numa camada social mais baixa e podem alcançar, com o decorrer do tempo, uma posição social mais elevada.
c) na sociedade capitalista é comum o indivíduo mudar de posição social devido à igualdade de oportunidades garantida na Constituição, segundo a qual todos são iguais perante a lei.
d) nas sociedades estratificadas em estamentos, a posição social é atribuída por ocasião do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo, e sem perspectiva de mudança; ele carrega consigo, pelo resto da vida, a posição social herdada.
e) todas as sociedades possuem estratos sociais iguais, haja vista que faz parte da história da humanidade a organização social.

Gab: A


Leia:
http://2.bp.blogspot.com/_LLy5HkM_Ck8/S60Gm1vv6RI/AAAAAAAABEY/WE9XKIbSidM/s1600/Abuso+da+autoridade.jpg
A arrogância de um magistrado e as redes sociais
(adaptação) 

Bom dia, sou leitor assíduo do seu blog e venho utilizar esse espaço para relatar um fato ocorrido em Natal (RN) no último domingo (29/12/2013), que retrata com muita clareza o nível de afastamento que os juízes e desembargadores têm da realidade social e da boa convivência com a cidadania. Vamos ao fato. 
Domingo pela manhã, na ensolarada Natal, várias pessoas tomam café numa badalada padaria, um dos mais bonitos e  aconchegantes espaços para uma boa refeicão matinal na minha cidade. Pessoas das mais variadas atividades se encontram no local. Nesse domingo, especialmente, a casa astava lotada, pois estamos em final de ano e vivemos uma época de reencontro e confraternização familiar. 
 Em uma das mesas encontrava-se o desembargador, futuro presidente do TRE (Tribunal regional Eleitoral), juntamente com sua família e amigos. O filho do magistrado pede água, e o mesmo, gelo. O garçom, que procurava atender da melhor forma as várias mesas ocupadas, tenta cumprir sua missão. No entanto, a autoridade reclama que queria a água em copo de vidro e que ele não tinha trazido o gelo. O funcionário se afasta para refazer, ou melhor contornar o problema, e é seguido pelo desembargador, que, aos gritos, humilha o rapaz, exige que o mesmo olhe em seus olhos, afirma que é uma autoridade e que pode prendê-lo. E, na frente de todos, dá um show de autoritarismo, falta de educação, falta de respeito ao próximo e outros requisitos que são indispensáveis a um cidadão e  fundamentais a um membro da Justiça. Um cidadão que se encontrava à mesa vizinha se revoltou com o fato, e imediatamente, intervém e protesta aos gritos, afirmando que não aceitaria esse tipo de humilhação a que estava sendo submetido o garçom. Nesse momento várias pessoas já filmavam o ocorrido e a situação ficava cada vez mais séria.

Diante do fato ocorrido e de acordo com seus conhecimentos, argumente:
7 ) De que forma poderíamos enquadrar o fato em tipo de estratificação econômica? ( argumente de forma clara e objetiva)

Estratificação econômica: Definida pela posse de bens materiais. A distribuição pouco equitativa faz com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária. (argumentar)



8 ) Partindo do pressuposto de que houve uma questão questão econômica, nós não podemos deixar de lado a perspectiva política. De que forma pode ser analisada a estratificação política nesse caso? ? ( argumente de forma clara e objetiva)

Estratificação política: Estabelecida pela posição de mando na sociedade ( grupos têm poder e grupos não têm). Geralmente, as pessoas mais ricas detêm também mais poder. (argumentar)



9 ) As duas formas de estratificação econômica e política foram abordadas, resta apenas a estratificação profissional. Explique como o fato ocorrido pode ser interpretado a partir dessa perspectiva profissional. ? ( argumente de forma clara e objetiva)

Estratificação profissional: Baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade a profissão de médico é muito mais valorizada do que a de pedreiro. (argumentar)




10 ) Diferencie:
CASTAS
ESTAMENTOS
CLASSES
A sociedade indiana foi estratificada dessa maneira há milhares de anos, ainda hoje, grande parte de sua população está distribuída em um sistema rígido e fechado de estratificação social, essa estratificação é feito por castas. As castas são grupos sociais fechados, cujos integrantes devem se comportar de acordo com normas preestabelecidas de origem religiosa. Um indivíduo nascido em determinada casta deve permanecer nela por toda a vida. Sua posição social é definida ao nascer. Além de direitos e deveres específicos, as pessoas de castas consideradas inferiores não podem ascender socialmente mediante qualidades pessoais, mérito ou realizações profissionais.



Um exemplo típico de sociedade estratificada em estamentos pode ser encontrado na Europa ocidental da Idade Média, sob a vigência do modo de produção feudal. O estamento ou “estado”, é uma camada social semi-fechada, com características semelhantes em alguns aspectos à casta. Assim como na sociedade de castas, a posição social da pessoa em uma sociedade estamental lhe é atribuída desde o nascimento. Entretanto, o estamento é mais aberto do que as castas. Na sociedade estamental, a mobilidade social é difícil, mas não impossível, ao contrário do que ocorre na sociedade estratificada em castas.

Segundo Karl Marx, a sociedade capitalista concebida no século XVIII é uma sociedade dividida em classes. Para Marx na sociedade capitalista existe uma luta de classes entre a burguesia e o proletariado.
Marx considera a classe social como uma categoria histórica. Por outro lado, as classes sociais mudam ao longo do tempo, conforme as circunstâncias econômicas, políticas e sociais. As contradições que mantêm entre si forjam e estruturam a própria sociedade. Quando os conflitos chegam a um ponto insuportável, ocorre uma revolução que transforma a sociedade, modificando o modo de produção.




Nenhum comentário: