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19 de out. de 2012

Gabarito - HISTÓRIA - 1º E 2º ANOS

GABARITO - HISTÓRIA 1º ANO

01 - (UFPE PE)


A União Ibérica estabeleceu-se entre Portugal e Espanha, no final do século XVI, com repercussões para a administração portuguesa no Brasil colonial.

Essa União:



a) transformou a sociedade brasileira da época, devido à presença constante de navegantes espanhóis trazendo migrantes pobres para aqui tentarem a sorte.

b) deu mais flexibilidade às normas consagradas pelo Tratado de Tordesilhas e criou mais condições para a expansão territorial do Brasil.

c) suprimiu a liberdade política de Portugal, sem, contudo, interferir no poder administrativo sobre as colônias mais ricas.

d) não alterou as formas de administração do Brasil não repercutindo, portanto, nas relações de Portugal com as demais nações.

e) contribuiu para a modernização da colônia, aumentando significativamente a sua produção econômica.



Gab: B

2- (FUVEST SP)

"Eu, el-rei D. João III, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo da minha casa que ordenei mandar fazer nas terras do Brasil uma fortaleza e povoação grande e forte na Baía de Todos-os-Santos. (...)Tenho por bem enviar-vos por governador das ditas terras do Brasil."

Regimento de Tomé de Sousa, 1549

As determinações do rei de Portugal estavam relacionadas:

a) À necessidade de colonizar e povoar o Brasil para compensar a perda das demais colônias agrícolas portuguesas do Oriente e da África.

b) Aos planos de defesa militar do império português para garantir as rotas comerciais para a Índia, Indonésia, Timor, Japão e China.

c) A um projeto que abrangia conjuntamente a exploração agrícola, a colonização e a defesa do território.

d) Aos projetos administrativos da nobreza palaciana visando à criação de fortes e feitorias para atrair missionários e militares ao Brasil.

e) Ao plano de inserir o Brasil no processo de colonização escravista semelhante ao desenvolvido na África e no Oriente.



Gab: C

3- (FUVEST SP)

Gabriel Soares, um oficial português, escreveu em 1587 sobre os índios Guaianá:

"É gente de pouco trabalho(...); se encontram com gente branca, não fazem nenhum dano, antes boa companhia, e quem acerta de ter um escravo guaianá não espera dele nenhum serviço, porque é gente folgazã de natureza e não sabe trabalhar."



O texto expressa:

a) A diferença entre as concepções de trabalho do mundo europeu e das culturas indígenas.

b) O preconceito racial que coibiu formas de miscigenação cultural na colônia.

c) A ineficiência do ensino dos missionários ministrado aos grupos indígenas sem tradição agrícola.

d) O argumento básico para se elaborarem leis, proibindo a escravização indígena na colônia.

e) A forma usual de resistência indígena para evitar a dominação cultural e a escravização.



Gab: A



4-(MACK SP)

"Do rei os donatários não recebiam mais do que a própria terra e os poderes para conquistá-la".

Eduardo Bueno - Capitães do Brasil



Assinale a alternativa correta sobre o sistema de colonização citado no texto.

a) O sistema de capitanias tinha por objetivo solucionar a questão demográfica em Portugal, deslocando para a colônia o excedente de população.

b) Pernambuco e São Vicente foram às capitanias bem sucedidas, graças ao apoio francês ao comércio do açúcar e extrativismo de pau-brasil.

c) Financiado totalmente peio governo português, fracassou em virtude da péssima administração.

d) As lutas contra nativos, longas distâncias, falta de recursos, levaram o sistema ao fracasso; embora seu legado como o latifúndio e a estrutura social excludente tenham sido duradouros em nosso país.

e) A excelente situação econômica de Portugal facilitou o apoio aos donatários que reproduziram no Brasil o sistema feudal europeu.



Gab: D



5- (PUC MG)

Sobre a instituição do Governo Geral no Brasil Colonial, em 1549, pode-se afirmar que:



a) Concentrou todo o poder de mando nas mãos dos governadores gerais.

b) Representou um esforço da Metrópole de centralização administrativa.

c) Integrou as várias capitanias hereditárias.

d) Solucionou os problemas econômicos portugueses na Colônia.



Gab: B

6- (UFC CE)

Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela Metrópole Portuguesa visaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.



Assinale a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa Portuguesa adotou para atingir esses objetivos.

a) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.

b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes que garantiriam uma produção crescente de açúcar.

c) Dividiu o território em Governações Vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.

d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.

e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.



Gab: A



7-(UFMG MG)

A utilização da escravidão negra no processo de colonização do Brasil deveu-se:

a) À disposição de parte da população africana em emigrar para o Brasil.

b) à inclinação dos portugueses à miscigenação racial.

c) Ao emprego dos jesuítas em impedir a utilização do trabalho do indígena.

d) Aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro.



Gab: D



8-- (UFPB)

Durante o período colonial, os indivíduos chamados de “homens bons” eram:



a) pessoas que freqüentavam regularmente a Igreja e davam grandes esmolas aos pobres.

b) pessoas pobres, porque a Igreja da época condenava a riqueza e o lucro e glorificava o trabalho manual.

c) jesuítas e outros religiosos, por seu trabalho de catequese com os índios e africanos.

d) grandes proprietários de terras e escravos, que ocupavam os cargos importantes da colônia e formavam as câmaras municipais.

e) comerciantes, que exerciam uma atividade extremamente importante, porque traziam alimentos e tecidos para a população.



Gab: D

9- (UNIFOR CE)

No século XVII, os holandeses ocuparam boa parte do Nordeste brasileiro. A primeira invasão ocorreu na Bahia (1624-1625), mas foi a partir do domínio de Pernambuco, que os holandeses conseguiram uma ocupação mais prolongada (1630-1654).



Estas invasões estão ligadas,

a) À posição assumida pelo grupo mercantil português que, receando perder mercado na Europa com a União Ibérica, manteve sua aliança com as Províncias Unidas.

b) Ao interesse holandês em manter o controle sobre a distribuição do açúcar na Europa, rompido desde a União Ibérica.

c) Ao interesse da Holanda que desejava controlar o aparelho fiscal do governo português no Brasil.

d) À Companhia das Índias Orientais, criada no século XV, que tinha por objetivo interferir diretamente na produção e na aquisição das terras produtoras de cana-de-açúcar.

e) À necessidade de Antuérpia e Amsterdã manterem-se como centros urbanos desinteressados em comercializar açúcar na Europa.



Gab: B

10- ( UEM PR)

Sobre o período inicial da colonização do Brasil, na primeira metade do século XVI, assinale as alternativas:



0.0 Com a nomeação de Tomé de Souza, primeiro Governador Geral do Brasil, as Capitanias Hereditárias foram, de imediato, extintas. Tendo perdido suas terras, os capitães donatários retornaram a Portugal.

1.1 As feitorias foram os primeiros estabelecimentos instalados pelos portugueses no litoral brasileiro e tinham por finalidade armazenar mercadorias, armas e ferramentas e servir de abrigo.

2.2 Os degredados, isto é, criminosos de alta periculosidade condenados pela justiça de Portugal, constituíram o principal núcleo dos primeiros povoadores do Brasil.

3.3 escambo, isto é, a troca de produtos sem a utilização de moeda, possibilitou aos portugueses a utilização da mão-de-obra indígena na exploração do pau-brasil.

4.4 comércio de pau-brasil foi a atividade econômica diretamente responsável pelo povoamento português no território brasileiro.



Gab: FVFVF



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GABARITO - HISTÓRIA - 2º ANO

(FGV)


A gestão do Presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas.

Entre essas mudanças, pode ser destacada:

a) A aprovação de uma nova Constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.

b) A aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.

c) A extinção do corporativismo, com a regulamentação de centrais sindicais livres da tutela do Estado.

d) A implantação de um plano de metas (Plano Salte) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.

e) A recusa de participação na Organização dos Estados Americanos (OEA), por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.



Gab: D

2- - (UNIRIO RJ)

A redemocratização do Brasil, em 1945, e o fim da Segunda Guerra Mundial consolidaram uma política externa, já esboçada durante o conflito Mundial, que pode ser caracterizada pelo (a):

a) “pragmatismo responsável”, no qual os interesses econômicos prevaleceram sobre as posições políticas.

b) alinhamento aos Estados Unidos e ao Bloco Capitalista no contexto da Guerra Fria.

c) “política externa independente”, que priorizava a aproximação com as antigas colônias recém-independentes.

d) valorização da integração e formação de blocos, dentro de uma concepção latino-americanista.

e) aproximação com os países europeus, visando a recuperar os mercados perdidos durante a Segunda Guerra.



Gab: B



3- (UEL PR)

O programa desenvolvimentista conhecido como Plano Metas ou Programa de Metas, elaborado no governo presidente Juscelino Kubitschek, consistia em várias metas agrupadas em cinco setores:

a) Energia, Comércio, Exportação, Habitação e Alimentação

b) Transportes,. Energia, Indústria, Educação e Alimentação

c) Agricultura, Exportação, Saúde, Transporte e Emprego.

d) Estradas, Navegação, Indústria, Agricultura e Emprego.

e) Indústria, Comércio, Saúde, Habitação e Educação.



Gab: B

4- Em 25 de agosto de 1961, quando da renúncia de Jânio Quadros, os ministros militares acharam inconveniente à segurança nacional a posse do então vice-presidente João Goulart, que se encontrava, na época, no estrangeiro. Temendo o surgimento de uma guerra civil ou de um golpe militar, o Congresso, para contornar essa crise, resolveu aprovar um Ato Adicional à Constituição de 1946, com o intuito de diminuir os poderes do novo presidente.

Através desse Ato Adicional

a) Implantou-se o sistema parlamentarista de governo.

b) Admitiu-se a pena de morte para os casos de subversão.

c) Surgiu a Revolução de 1964.

d) o Congresso entrou em recesso e estabeleceu o Ato Institucional n° 5.

e) o vice-presidente não seda mais considerado presidente do Congresso Nacional.



Gab: A



5- - (FURG RS)

No quadro das relações internacionais, durante as administrações de Jânio Quadros e João Goulart, procurou-se colocar em prática uma política exterior que servisse de alternativa ao alinhamento automático aos Estados Unidos, não representando, no entanto, uma ruptura completa em relação a este país. Esta política exterior denominou-se:

a) Operação Pan-Americana.

b) Aliança para o Progresso.

c) Política Externa Alternativa.

d) Eqüidistância Pragmática.

e) Política Externa Independente.



Gab: E



6- (UFTM MG)

Os desentendimentos começaram quando, de forma surpreendente, Washington Luís insistiu na candidatura de um paulista à sucessão. Como se isso não bastasse, fechou questão em torno do governador de São Paulo, Júlio Prestes. Até hoje, as razões da intransigência de Washington Luís são discutidas. (...)



Seja como for, a atitude de Washington Luís empurrou mineiros e gaúchos para um acordo, reproduzindo até certo ponto o alinhamento de forças da campanha 1909-1910. A articulação de uma candidatura de oposição partiu do governador de Minas (...)



Em plena campanha eleitoral, estourou em outubro de 1929 a crise mundial. Ela apanhou a cafeicultura em uma situação complicada. (...)

(Boris Fausto, História do Brasil)



A situação descrita no texto acabou por desencadear

a) a Campanha Civilista, que defendia a candidatura de um civil contra o militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.

b) a eclosão do movimento tenentista, que pretendia acabar com o domínio das oligarquias, principalmente a cafeeira.

c) a formação da Aliança Liberal, chapa de oposição que venceu a eleição presidencial e conduziu Getúlio Vargas ao poder.

d) o fortalecimento da Política do Café com Leite, a fim de manter o governo sob controle dos cafeicultores diante da crise econômica.

e) a Revolução de 1930, que pôs fim ao Estado oligárquico e levou o Brasil a uma nova organização política, econômica e social.



Gab: E



7- UFPE A Constituição promulgada em 16 de julho de 1934 resultou de intensos debates

que se prolongaram por oito meses. Entre suas principais inovações não se inclui:

a) A legislação trabalhista, a nacionalização das minas e quedas d’água.

b) O salário mínimo para os trabalhadores, os deputados classistas e o direito da União em

monopolizar determinadas atividades econômicas.

c) A criação das justiças Eleitoral e do Trabalho.

d) A inviolabilidade dos direitos à liberdade, à segurança e à propriedade dos cidadãos

como também a liberdade de consciência e de crença.

e) O cerceamento de todas as garantias individuais e a proibição do direito de voto das

mulheres.



Gaba.; E

8 - U.Católica Dom Bosco-MS A economia do Estado Novo, liderado por Getúlio Vargas,

caracterizou-se

a) pelo grande desenvolvimento no setor agrícola, com o aumento das exportações do

algodão e da borracha.

b) pela perda do poder político-econômico das oligarquias agrárias, com a crise do açúcar.

c) pela criação da primeira indústria automobilística nacional, em São Paulo, cujos recursos

foram retirados dos subsídios dados ao setor agrícola.

d) pelo crescimento das exportações cafeeiras, tornando o café o produto de salvação nacional,

já que era péssima a situação financeira do País.

e) pela expansão industrial, na década de 30, mudando a estrutura econômica agroexportadora

e consolidando o modo de industrialização por substituição de importações.



Gabarito: E



9 - Unifor-CE O Estado Novo, sob o comando de Getúlio Vargas,

a) deu origem a um dos mais característicos componentes da política brasileira contemporânea:

o nacionalismo.

b) marcou o início da transição de uma sociedade eminentemente agrária para uma sociedade

urbano-industrial.

c) representou a completa liberdade dos trabalhadores e de sua organização às diretrizes

políticas do país.

d) limitou o desenvolvimento do parque industrial brasileiro à produção de artigos de

bens de consumo imediato.

e) marcou a mudança de uma política econômica desenvolvimentista para uma política econômica

neoliberal.

Gabarito: B

10 - PUC-SP

“O aspecto técnico-consumista do americanismo não era visto com bons olhos por uma significativa

fração do oficialato das Forças Armadas brasileiras. Os militares identificavam a produção em massa

das indústrias de bugigangas dos norte-americanos com os desvarios de uma sociedade excessivamente

materializada e mercantilizada. Naquele momento, o modelo autárquico experimentado pela Alemanha

nazista era um paradigma aparentemente mais adequado para muitos militares brasileiros.”

TOTA, Antonio Pedro. O Imperialismo Sedutor. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 23.

O fragmento acima retrata divisões nos meios militares brasileiros dentro do contexto da

Segunda Guerra Mundial.

Essa divisão

a) manifesta-se na primeira metade da década de 30 e é provocada, sobretudo, pela presença,

nas Forças Armadas brasileiras de grande quantidade de oficiais formados na

Alemanha nazista.

b) ocorre nos últimos anos de guerra e é fruto das vitórias obtidas pela Alemanha nessa

fase, associadas, principalmente, ao medo de que a vitória aliada significasse o início

do expansionismo militar dos Estados Unidos sobre a América Latina.

c) inicia-se com o final da guerra e dá ao Brasil uma posição neutra no cenário da Guerra Fria que

se instalou após os acordos de paz assinados pelos países participantes no conflito armado.

d) ilustra a posição ambígua que o Brasil teve nos primeiros anos da guerra, oscilando entre o

apoio às forças aliadas e a simpatia, inclusive de setores governamentais, pelos países do Eixo.

e) representa a cpacidade democrática do Exército brasileiro e a disposição de acomodar

posturas políticas divergentes em suas fileiras, desde que todos atuem unidos na defesa

da segurança nacional.

Gabarito: D





Um comentário:

Unknown disse...

q bom achei o que precisava.