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22 de mar. de 2012

GABARITO SOCIOLOGIA - 1º SOCIOLOGIA

Sociologia – 1º ano






1 )(MD) Analise os dois textos abaixo e responda:






Texto 1






No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. (...)


Gênesis 1:1-31






Texto 2






A história dos métodos, do exame e compreensão dos fenômenos se confunde com a própria história do pensamento humano. Antes do advento do Iluminismo e da formalização do conceito de conhecimento científico, os processos de descoberta através da experimentação investigativa sempre existiram na história da civilização humana.






http://quempensaquestiona.wordpress.com/2011/05/03






a) No século XIX, o processo de sacralização do saber científico foi marcado pelo surgimento do Darwinismo que mostrou uma nova concepção sobre o surgimento do homem e de outros seres vivos.


b) Ao analisarmos os dois textos verificamos que existe uma semelhança metodológica na forma de conceber o homem e o mundo. Estamos falando de um princípio sagrado do conhecimento retratado no positivismo.


c) O saber teológico é característico das sociedades modernas e contemporâneas. Foi e ainda é, a única forma de conhecer o homem e o mundo que o cerca.


d) No século XIX, as concepções religiosas sofreram uma forte pressão do darwinismo que mudou a forma de ver o homem e o mundo, haja vista que o homem havia sofrido mutações do macaco no decorrer de milhões de anos até chegar a sua fisionomia nos dias atuais, colocando por terra a teoria criacionista.


e) A razão teológica, como forma de estruturação de um saber relacionado ao surgimento do homem passou incólume por toda a história da humanidade.






Gabarito A










02 - (MD ) Observe as imagens abaixo. Obs.: deixar colorido










Temos um menino numa selva e Mogli, o menino lobo em outro contexto.






a) Segundo alguns estudiosos, podemos considerar que todos os quadros, do menino e de Mogli, o menino lobo, representam individuos que podem ser considerados humanos.


b) Se Mogli, o menino lobo não tiver contato com outros grupos humanos e trocar informações com esses grupos permanecendo em ser seu habitat natural ele pode ser considerado humano.


c) Para ser humano, basta para o indivíduo nascer, partindo desse pressuposto, Mogli, jamais deixou de ser humano.


d) A humanidade se adquire através da troca de informações, através da mudança de comportamento dos indivíduos que passam a criar mecanismos de sobrevivência que não seriam naturais, através da cultura.


e) Mogli, o menino lobo não conseguiria ser humano, mesmo entrando em contato pessoas de outras sociedades, haja vista que ele não capacidade cognitiva para isso.






Gabarito: D






3 ) O pensamento humano é único, pois demonstrou ser capaz de transformar a experiência vivida em um discurso com significado. Analise as proposições abaixo de acordo com o enunciado:






a) O homem apenas reproduz aspectos do seu cotidiano tendo como base a realidade existente


b) Nessa perspectiva podemos afirmar que o homem é o único ser capaz de conceber acontecimentos, ações e reações sob a forma de imagem.


c) Existem outros animais, assim como, o homem capazes de refletir sobre a sua realidade.


d) O homem é um ser que pensa, mas não reflete sobre suas ações, haja vista que suas ações são involuntárias.


e) O homem é ser selvagem que em conjunto com os outros animais conseguiu domesticá-los naturalmente, como é caso dos rebanhos bovinos.


Gabarito: B


4) A criação simbólica:






a) Organiza o “mundo” humano e lhe atribui sentido sendo marcada pelo espaço e tempo que a produz, gerando uma multiplicidade ilimitada de interpretações da realidade.


b) estrutura o mundo animal em sua cadeia de relações que vão da reprodução a cadeia alimentar.


c) Define o processo evolutivo dos homens sobre a Terra de acordo com as Teorias de Charles Darwin.


d) Exclui o homem de qualquer responsabilidade sobre suas ações haja vista que essa criação parte de um ser onipresente que chamamos Deus.


e) Sistematiza a relação dos homens com outros seres presentes no mundo, proporcionando-lhe um destaque entre todos os seres vivos.


Gabarito: A


5 ) No Ocidente, durante a Antiguidade, predominou o pensamento mítico e religioso. Aponte abaixo a proposição que se encaixa com esse tipo de pensamento:


a) Quando analisamos essa perspectiva mítica observamos que a uma predominância da razão, pois é a única forma de explicar o mundo.


b) Os mitos e a religião na antiguidade Ocidental não tiveram muita importância haja vista que o pensamento racional já predominava.


c) Através do criacionismo, nesse momento histórico, muitos povos conseguiram satisfazer a necessidade de entender o mundo que o cercava e o próprio surgmento do homem na Terra.


d) Na antiguidade ocidental não havia distinção entre mito e razão haja vista que os dois são importantes na construção do pensamento na Idade Média.


e) Nenhuma das alternativas está correta.


Gabarito: C


6 ) No século XIX, com o avanço do conhecimento da sociedade, tornou-se necessário dividir a as ciências sociais em diversas áreas do conhecimento. Algumas disciplinas se relacionam com as Ciências Sociais, exceto:


a) História


b) Sociologia


c) Antropologia


d) Ciências Políticas


e) Todas as alternativas estão corretas.


Gabarito: E






7 ) (UNESP SP)


Este considerável aumento de produção que, devido à divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de realizar, é resultante de três circunstâncias diferentes: primeiro, ao aumento da destreza de cada trabalhador; segundo, à economia de tempo, que antes era perdido ao passar de uma operação para outra; terceiro, à invenção de um grande número de máquinas que facilitam o trabalho e reduzem o tempo indispensável para o realizar, permitindo a um só homem fazer o trabalho de muitos.


(Adam Smith. Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza


das Nações (1776), in Adam Smith/Ricardo. Os pensadores.


São Paulo: Abril Cultural, 1984.)






O texto, publicado originalmente em 1776, destaca três características da organização do trabalho no contexto da Revolução Industrial:






a) a introdução de máquinas, a valorização do artesanato e o aparecimento da figura do patrão.


b) o aumento da mercado consumidor, a liberdade no emprego do tempo e a diminuição na exigência de mão de obra.


c) a escassez de mão de obra qualificada, o esforço de importação e a disciplinarização do trabalhador.


d) o controle rigoroso de qualidade, a introdução do relógio de ponto e a melhoria do sistema de distribuição de mercadorias.


e) a especialização do trabalhador, o parcelamento de tarefas e a maquinização da produção.






Gab: E






08- (UFBA)


De acordo com os conhecimentos sobre o capitalismo, indique três mudanças socioeconômicas ocorridas na sociedade ocidental, decorrentes da instalação do capitalismo industrial no século XIX.






Gab:


• Novas formas de produzir: a fábrica, a produção em série, a divisão de atividades entre o produtor e o comerciante.


• Novas relações de produção: proprietários dos meios de produção x donos da força de trabalho x salário.


• Novas classes sociais: burguesia / operariado.


• Peculiaridades do trabalho feminino e do trabalho infantil.


• Surgimento dos bairros operários














8 )


















9 ) Durante as aulas nós discutimos a diferença entre mito e ciência. Essas formas de explicação do mundo são distintas. Como as duas visões tendem a explicar o surgimento dos primeiros homens na Terra?


Explicação mítica Explicação racional


















10 ) ) Cite e explique dois métodos utilizados pelos sociólogos para estudar seu objeto de estudo.

































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