Analise a figura a seguir.
Disponível em:
O conceito “Crescente Fértil” foi criado pelo arqueólogo James H. Breasted para designar a região onde surgiram as primeiras civilizações da humanidade. Com base nessa informação e na leitura da figura, identifica-se como elemento comum a tais civilizações a
a) prática do nomadismo associado às condições de caça, pesca e coleta na área demarcada.
b) organização das atividades sociais e dos trabalhos coletivos em torno dos portos marítimos.
c) constante tentativa de unificação política e territorial da região, tomando como limite os leitos dos rios.
d) atividade econômica fundada no trabalho coletivo para o aproveitamento dos cursos d'água.
e) escolha de regiões tropicais para fixação, em função do equilíbrio no regime de chuvas.
Gab: D
02 - (UFTM MG)
As civilizações da Antiguidade Oriental, particularmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram
a) conquistas militares para assegurar o abastecimento de escravos, fundamentais às grandes obras públicas, como templos e pirâmides.
b) a escrita, sob diferentes formas, permitindo o registro dos princípios de seu monoteísmo, que se espalhou pelo Mediterrâneo.
c) grande integração comercial com os povos vizinhos, devido à abundância de recursos hídricos, agrícolas e minerais.
d) a arquitetura e as ciências, com caráter utilitarista, que se manifestou nos anfiteatros, aquedutos e conhecimentos matemáticos.
e) forte ligação entre a política e a religião, como se observa no caso do faraó egípcio, supremo soberano que era considerado um deus vivo.
Gab: E
03 - (UFRN)
Entre as primeiras Civilizações Orientais, a Civilização Egípcia sobressaiu-se como uma das mais grandiosas e a mais duradoura. As necessidades de desenvolvimento da agricultura irrigada nas margens do rio Nilo exigiam uma direção centralizada. Nessas circunstâncias, a Civilização do Egito Antigo organizou-se em torno de uma Monarquia.
Entre as imagens mais populares ligadas ao Egito Antigo, estão as pirâmides. As mais conhecidas são as de Gizé, construídas no primeiro período da história política do Estado Egípcio, entre 3200 e 2300 a.C., conhecido como “Antigo Império”, retratadas na Figura abaixo.
Disponível em:
Acesso em: 12 ago. 2010.
a) Mencione e comente duas características do Governo no Egito Antigo.
b) Explique o significado das pirâmides, relacionando-as ao poder no Egito Antigo.
Gab:
a) Duas características do governo no Egito Antigo
O faraó era considerado um deus vivo, responsável pela proteção e prosperidade de seu povo (poder teocrático). A realeza divina foi a instituição básica da civilização egípcia. Para os povos do Egito Antigo, o rei era um deus, graças ao qual se vivia; era o pai e a mãe dos homens; um governante com autoridade sobrenatural para recrutar o trabalho em massa necessário à manutenção do sistema de irrigação. Devido à crença na condição divina do faraó, acreditava-se que ele tinha o poder de controlar as forças da natureza em proveito dos egípcios – por exemplo, provocando as cheias periódicas do Nilo, o que assegurava boas colheitas.
O recrutamento da mão de obra para as necessidades sociais. O poder do faraó estendia-se a todos os setores da sociedade. Os camponeses eram recrutados para servir como mineiros ou trabalhadores nas construções (“servidão coletiva”). O comércio exterior era monopólio do Estado e conduzido de acordo com as necessidades do reino.
O auxílio dos funcionários no governo do Estado (escribas e vizir). Como senhor supremo, o faraó comandava um exército de funcionários que recolhiam impostos, fiscalizavam as obras de irrigação, administravam projetos de construção, controlavam a terra, mantinham registros e supervisionavam os armazéns governamentais, onde era guardado o cereal para o caso de uma má colheita.
A palavra do faraó com poder de lei. Como a palavra do faraó era considerada uma manifestação divina, o Egito não possuía leis escritas. Todos os egípcios estavam sujeitos ao faraó e não havia nenhuma concepção de liberdade política. Eles acreditavam que a instituição da realeza datava da criação do Universo, era necessária e benéfica aos seres humanos, e que havia uma ordem divina do cosmos que propiciava a justiça e a segurança.
b) Significado das pirâmides / poder
A crença na vida após a morte levou à construção de grandes túmulos, sendo os mais importantes aqueles destinados aos faraós, cujo poder estava acima de todos. Os mais imponentes túmulos eram as pirâmides, que serviam de sepultura para os faraós e membros de sua família. Os faraós eram mumificados e embalsamados. Os egípcios acreditavam que todos se utilizariam do corpo e dos bens materiais numa outra vida. Aos faraós cabia a melhor mumificação, os mais decorados sarcófagos e os mais ricos rituais funerários. Tudo isso para reforçar e imortalizar seu poder.
04 - (UFSCAR SP)
Analise a imagem.
É correto afirmar que a imagem representa
a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.
b) acontecimentos do sonho de Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.
c) o início do mundo para os antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória diante de Chu, deus do Ar.
d) o livro dos mortos dos egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um morto para avaliar sua vida.
e) deuses egípcios da época da antiga dinastia ptolomaica: Amóm-Rá à direita, Thot acima e Set e Aton ao centro.
Gab: D
05 - (UNESP SP)
Observe a figura.
TUMBA DE SENEDJEM
(Egito. Século XIII a. C.)
A respeito do contexto apresentado, é correto afirmar:
a) a imagem demonstra que os agricultores das margens férteis do rio Nilo desconheciam a escrita.
b) ao contrário da economia da caça de animais, que exigia o trabalho coletivo, a agricultura não originava sociedades humanas.
c) a imagem revela uma apurada técnica de composição, além de se referir à economia e à cultura daquele período histórico.
d) os antigos egípcios cultivavam cereais e desconheciam as atividades econômicas do artesanato e da criação de animais.
e) a imagem comprova que as produções culturais dos homens estão desvinculadas de suas práticas econômicas e de subsistência.
Gab: C
06 - (UCS RS)
Durante a Guerra do Iraque, entre março e abril de 2003, a capital desse país do Oriente Médio, Bagdá, foi intensamente bombardeada por forças dos Estados Unidos e da Inglaterra. Além de inúmeros habitantes mortos e feridos, muitos de seus prédios e estabelecimentos comerciais foram saqueados. Um desses prédios foi o Museu de Antiguidade, de onde foram roubados ou destruídos cerca de 170 mil objetos de incalculável valor histórico e artístico. Essa perda representou um golpe irreparável para o patrimônio cultural da humanidade, pois esses artefatos foram produzidos por povos que ocuparam a região há milhares de anos.
(SERIACOPI, Gislaine; SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Ática, 2005. p. 21 – Texto adaptado.)
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta alguns dos povos que ocuparam, na Antiguidade, a região conhecida como Mesopotâmia, onde hoje localizam-se o território do Iraque e terras próximas.
a) Hebreus, persas, hititas e babilônios.
b) Assírios, fenícios, persas e cartagineses.
c) Assírios, caldeus, hebreus e cartagineses.
d) Sumérios, babilônios, assírios e caldeus.
e) Caldeus, babilônios, acadianos e persas.
Gab: D
07 - (UEG GO)
O primeiro código de leis de que se tem conhecimento foi estabelecido pelos babilônios por volta de XVIII a. C.
Quais os princípios fundamentais do chamado “Código de Hamurábi”?
Gab:
O “Código de Hamurábi” foi um conjunto de leis tradicionais supostamente reunidas pelo rei babilônico de mesmo nome. Ao contrário da lei romana, base do Direito moderno, partia da suposição da culpa do acusado, que deveria provar sua inocência. Sua estrutura baseava-se na Lei de Talião: olho por olho, dente por dente. A punição deveria ser equivalente ao crime cometido.
08 - (UPE)
Do Oriente antigo próximo, duas civilizações se destacaram, aparecendo sempre como as mais importantes no estudo das sociedades antigas. Egito e Mesopotâmia se assemelham em muitos aspectos históricos, mas não podemos negar as suas peculiaridades.
Considerando a informação sobre essas duas civilizações, assinale a alternativa correta.
a) Havia constantemente cultos aos deuses da fertilidade, com objetivo de aumentarem a sua produção agrícola e o comércio local.
b) O Faraó e o Rei eram considerados Deuses, devendo suas populações prestar-lhes obediência e culto divino.
c) As duas civilizações se destacaram ao mesmo tempo na matemática, física, medicina, astrologia e astronomia.
d) Por haver um grande desenvolvimento literário e cultural nas duas civilizações, a maioria da população sabia ler e escrever.
e) Mesmo vivendo em regiões predominantemente desérticas e montanhosas, estavam muito ligadas aos seus rios, considerados como uma riqueza nacional.
Gab: E
09 - (FUVEST SP)
A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que
a) no início da domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características desejáveis.
b) a produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio natural com fins produtivos.
c) a grande concentração de plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de sedentarização das populações.
d) no processo de domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial.
e) a chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações sociais escravistas.
Gab: D
10 - (UFLA MG)
Observe o mapa abaixo.
Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com as diversas hipóteses de origem do homem americano.
a) O mapa justifica a hipótese de o homem americano apresentar características mongolóides ou pré-mongolóides, povos oriundos da Mongólia e Sibéria que penetraram no continente americano pelo Estreito de Bering.
b) Segundo o que demonstra o mapa, o homem chegou à América em migrações esporádicas, navegando pelo Pacífico, vindo da Ásia, Polinésia Oceania.
c) Segundo o mapa, o homem americano é Autóctone, ou seja, surgiu no próprio continente, embora não exista nenhum fóssil anterior ao Homo Sapiens Sapiens.
d) Observando o mapa, fica evidente que o Ser Humano não chegou no continente americano pelo oceano Atlântico, apesar de esse ser o caminho mais curto .
e) No continente sul-americano, o fóssil mais antigo é de uma mulher conhecida por Luzia, encontrada em 1975 próximo a Lagoa Santa/MG, datada de 11500 anos.
Gab: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário