Postagens mais visitadas

26 de out. de 2011

GABARITO - 9ºANO - AP3

01 - (UERJ)


A viagem do homem à Lua, em julho de 1969, representou uma das conquistas científicas de maior repercussão do século XX.





www.vale1clique.com



Esse acontecimento teve grande significado político em função da conjuntura da época, marcada pela:



a) aliança militar entre países não alinhados

b) bipolaridade entre os blocos capitalista e socialista

c) coexistência pacífica entre regiões descolonizadas

d) concorrência tecnológica entre nações desenvolvidas



Gab: B



02 - (UFRN)

A imagem abaixo ilustra um aspecto da política externa norte-americana no período posterior à Segunda Guerra Mundial.





Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2009.



O Plano Marshall ao qual o cartaz se refere visava a



a) estabelecer bases políticas e militares nos países do Leste Europeu, enfraquecendo o poderio da União Soviética.

b) bloquear o desenvolvimento econômico dos países dominados pela URSS, subordinando-os aos interesses norte-americanos.

c) recuperar economicamente os países europeus devastados pela guerra e impedir a disseminação dos ideais comunistas.

d) garantir o acentuado processo de desnazificação na Alemanha, o qual era uma das grandes bandeiras dos EUA.



Gab: C



03 - (UFMG)

Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais.

Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que



a) a OTAN visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças de invasão externa e de conflitos militares.

b) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.

c) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.

d) os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.



Gab: B



04 - (UERJ)





A derrubada do Muro de Berlim completará vinte anos em 2009. Construído em agosto de 1961, sua destruição é lembrada como marco do fim de uma época.

Indique o significado político da queda do Muro de Berlim para a Alemanha e o significado simbólico desse acontecimento para o contexto político internacional.



Gab:

Significado político: para a Alemanha, a destruição do Muro de Berlim definiu o início do processo de sua reunificação política.

Significado simbólico: no contexto político internacional, a queda do Muro de Berlim simbolizou o fim da Guerra Fria, do domínio soviético sobre a Europa do leste e, sobretudo, um marco do descrédito da via socialista como contraponto à via capitalista.



05 - (CEFET PR)

“Guerra fria” foi como ficou mais conhecido o período de tensão entre o sistema capitalista ocidental e o bloco comunista da Europa oriental, que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial e que se estendeu até 1991, com o esfacelamento da antiga URSS. No plano interno, entre 1950 e 1954, os EUA conduziram uma forte política de combate ao comunismo em seu território e vários cidadãos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias supostamente “esquerdistas”.



O texto refere-se ao(à):

a) Aliança para o Progresso.

b) Doutrina Truman.

c) Teoria do Dominó.

d) Doutrina do Destino Manifesto.

e) Macarthismo.



Gab: E



06 - (UFG GO)

Leia o fragmento abaixo.

Em janeiro de 1941, a sorte da Europa e do mundo parecia selada. Só um cego e um surdo voluntário podia duvidar do destino reservado aos judeus numa Europa alemã.

LEVI, Primo. A tabela periódica. Rio de Janeiro:

Relume-Dumará, 1994. p. 55. [Adaptado].



O texto acima se reporta a um acontecimento decisivo ligado à Segunda guerra Mundial (1939-1945). Com base nessas informações, responda qual era o destino a que o autor se refere no texto e explique o princípio que legitimava esse destino.



Gab:

Numa Europa alemã, o destino reservado aos judeus era o seu completo aniquilamento (“a solução final”). Para tanto, o Estado alemão organizou sistematicamente uma imensa indústria da morte, deportando os judeus de vários países da Europa para campos de concentração e extermínio, dos quais destacava-se Auschwitz.

O racismo legitimava a ação nazista. A idéia da superioridade natural da “raça ariana” (alemã) sobre as demais deu ao regime nazista as prerrogativas para a organização de um novo mundo, hierarquizado racialmente. Nesse “novo mundo” não havia lugar para os judeus.



07 - (UFRN)

Vinícius de Moraes, inspirado em acontecimentos ocorridos em meados do século XX, escreveu o seguinte poema:



“Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas só não se esqueçam

Da rosa, da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor, sem perfume

Sem rosa, sem nada”.

MORAES, Vinícius de. Rosa de Hiroshima. Intérprete: Secos & Molhados. In: SECOS

E MOLHADOS. Secos & molhados. São Paulo: Continental, p 1973. 1 CD. Faixa 9.

(Série Dois Momentos).



Considerando o poema,

a) identifique o fato histórico que inspirou o poeta;

b) explique a relação desse acontecimento com o conflito internacional que ocorria naquele momento histórico;

c) analise dois efeitos ambientais provocados por esse acontecimento no local a que o poema faz referência.



Gab:

a) Trata-se do lançamento da bomba atômica, pelos EUA, sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

b) A resposta deverá apresentar uma das explicações a seguir:

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico internacional ocorrido entre 1939 e 1945. Na transição da década de 1930 para a de 1940, dois blocos de países se organizaram: de um lado, o EIXO (formado pela Alemanha, Itália e Japão); do outro, os ALIADOS (formado inicialmente pela Inglaterra e França; posteriormente, recebeu a adesão dos EUA, da URSS, do Brasil e de outros países). A política expansionista dos países do Eixo e a disputa ideológica têm sido apontadas como fatores que favoreceram a eclosão da guerra. Porém, é necessário considerar também o interesse expansionista dos EUA e da Inglaterra.

O lançamento da bomba está relacionado a uma série de acontecimentos ocorridos em 1945: Em 28 de abril de 1945, Mussolini foi preso e fuzilado pela resistência italiana; no final de abril (possivelmente dia 30), Hitler suicidou-se; em 7 de maio de 1945, o alto comando alemão se rendeu aos aliados. Em agosto de 1945, a vitória aliada já estava definida, apenas as tropas japonesas se recusavam a depor as armas. Aproveitando-se desse fato, os EUA lançaram duas bombas, a primeira em Hiroshima (em 6 agosto de 1945) e a segunda em Nagasaki (no dia 9 do mesmo mês). Harry Truman foi o presidente americano que ordenou a ação militar.

c) A explosão provocou um calor de cerca de 5,5 milhões de graus centígrados, similar às temperaturas próximas ao limbo do sol. Após o lançamento, um clarão (na forma de cogumelo) ergueu-se à altura de 9.000 m, provocando ventos de 640 a 970 km/h e espalhando material radioativo numa espessa nuvem de poeira.

Destruição das cidades. Quando atingiu seu alvo, um furacão de fogo arrasou a cidade: centenas de milhares de pessoas feridas, cobertas de vidro e madeira ou com seus corpos queimados. Hiroshima tinha, na época, cerca de 330 mil habitantes e era uma das maiores cidades do Japão. o bombardeio matou cerca de 130 mil pessoas e feriu outras 80 mil. A maioria das vítimas era formada pela população civil, que nada tinha a ver com a guerra. Milhares de pessoas foram desintegradas e, em função da falta de cadáver, as mortes jamais foram confirmadas. Prédios e vegetação sumiram, transformando a cidade num deserto. Num raio de 2 km, a partir do centro da explosão, a destruição foi total. A bomba lançada é até hoje a arma que mais mortes provocou em pouco tempo (221.893 mortos é o total das vítimas da bomba reconhecidas oficialmente).

Efeitos a médio e longo prazo. A bomba também afetou seriamente a saúde de milhares de sobreviventes. Os efeitos radiativos permaneceram durante muito tempo. A partir dos acontecimentos, muitas crianças ficaram cegas, outras já nasceram cegas; as casas e as árvores foram destruídas, alterando a vida das pessoas. Fala-se na “hereditariedade da bomba” para referir-se aos efeitos que permaneceram por várias gerações.



08 - (FATEC SP)

Considere o texto.



GDANSK - O presidente e o primeiro-ministro da Polônia, Lech Kaczynski e Donald Tusk, comandaram nesta terçafeira, 1, em Gdansk, a cerimônia que lembrou o momento exato dos 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Às 4h45 de 1º de setembro de 1939, o encouraçado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra a guarnição da península de Westerplatte, nas cercanias de Gdansk, dando início à Segunda Guerra Mundial. “Westerplatte é o símbolo da luta do fraco contra o forte”, assinalou Kaczynski, em discurso no qual reivindicou o papel de vítima da Polônia contra “os totalitarismos nazista e bolchevique”.

(http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,polemica-historica-marca-cerimonia-de-70-anos-da-2-guerra, 427842, 0.htm acessado em 05.09.2009)





(http://www.integral.br/zoom/imgs/324/image001.jpg, acessado em 01.09.2009)



O trecho do artigo e a charge de Belmonte remontam a um importante e polêmico episódio ligado à 2ª Guerra Mundial. Esse episódio foi



a) a divisão da Alemanha, logo após a 2ª Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista.

b) a operação Barba Ruiva, executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar a Europa do bolchevismo judaico.

c) a batalha de Stalingrado, em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado do ataque alemão, interessado no domínio do centro industrial existente às margens do rio Volga.

d) o Dia D, momento que marcou o avanço da força aliada, liderada pela Rússia, sobre o exército alemão, ocorrido na região da Normandia.

e) a assinatura do pacto de não-agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.



Gab: E

Nenhum comentário: