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24 de set. de 2011

GABARITO 9º , 1º E 2º - HISTÓRIA

Reconstrução – 9º ano


1 ) O uso de camisas verdes, a frase “Deus, pátria e família” como palavra de ordem e “Anauê!” como saudação entre os seus membros, eram símbolos de uma organização existente no período em que Getúlio Vargas foi presidente do Brasil, nos Anos 30. Essa organização era:





A - a Aliança Nacional Libertadora (ANL)



B - a Ação Integralista Brasileira (AIB)







C - o Partido Comunista do Brasil (PCB)





D - a União Nacional dos Estudantes (UNE)



E - a Tradição, Família e Propriedade (TFP)



Gabarito B



2 ) Explique quais foram os motivos que levaram o Brasil a Segunda Guerra? Quais as conseqüências desse fato para a política nacional? (1,0)





3 ) Em 1930 chegava ao fim a política do café-com-leite. Através de um golpe, Getúlio Vargas assume a presidência do Brasil. Quais fatores contribuíram para o fim do domínio político de São Paulo e Minas Gerais sobre o Brasil?



4)A primeira fase da Era Vargas foi denominada de Governo Provisório. Explique que fator fazia com que essa fase fosse denominada dessa maneira.



5)A Constituição de 1934 traz uma série de inovações. Em relação ao voto cite duas dessas inovações.



6)Luís Carlos Prestes foi um líder comunista no Brasil da Era Vargas. Ele liderou a Coluna Prestes e em 1935 lançou a Intentona Comunista. Explique o que foi acontecimento e qual foi o desfecho.



7 ) Diferencie as duas correntes políticas brasileiras:



Entreguistas Nacionalistas









8 ) Unifor-CE A política econômica do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) caracterizou-

se pelo

a) nacionalismo, alicerçado na política protecionista do comércio e no Estado democrático

de direito.

b) neoliberalismo, alicerçado na diminuição do Estado e na desregulamentação dos direitos

e garantias sociais.

c) desenvolvimentismo, alicerçado no estímulo do Estado à economia e favorecimento

aos investimentos estrangeiros.

d) liberalismo, alicerçado no fechamento da economia ao mercado externo e no alinhamento incondicional à estratégia norte-americana da Guerra Fria.

e) populismo, alicerçado na aliança política entre o governo e os trabalhadores e no Estado

como principal agente do desenvolvimento.

Gabarito : C

9 ) F. M. Triângulo Mineiro O parlamentarismo, implantado no Brasil em 1961, visava a

a) evitar que as Forças Armadas apoiassem o presidente eleito democraticamente.

b) contornar a crise política gerada pelo suicídio de Getúlio Vargas.

c) garantir o cumprimento da Constituição, que estipulava esse sistema em caso de crise.

d) limitar o poder de João Goulart, que assumiu a presidência após a renúncia de Jânio

Quadros.

e) favorecer os setores mais revolucionários da sociedade, insatisfeitos com Jânio Quadros.

Gabrito D

10 ) UEMS No começo da década de 1960, a vida política brasileira foi marcada por uma série

de importantes acontecimentos, que influenciaram decisivamente a história do país nos

anos seguintes. Entre esses acontecimentos podemos incluir:

a) a renúncia de Jânio Quadros, o crescimento das manifestações populares e a derrubada

do presidente João Goulart, com a conseqüente implantação de um regime militar.

b) o suicídio de Getúlio Vargas, o golpe contra Juscelino Kubitschek e o crescimento das

lutas pela reforma agrária.

c) a implantação do Estado Novo, o incremento do movimento sindical e a vitória eleitoral

de Juscelino Kubitschek.

d) a vitória eleitoral de Eurico Dutra, a deposição de Jânio Quadros e a volta de Getúlio

Vargas ao poder.

e) a derrubada de Getúlio Vargas, o fim do regime militar e a ascensão de Castello Branco.

Gabarito : A

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RECONSTRUÇÃO - 1º ANO


1 ) UFPR No século II a.C., o Estado romano atravessou uma importante crise social. Esta


crise colocou em campos opostos aristocratas, controladores do Senado romano, e a

plebe, aglutinada pelos Tribunos da Plebe. Assinale a alternativa que apresenta os principais

tribunos e suas propostas de reforma.



a) Tibério e Caio Graco – fundação de colônias agrícolas nas províncias para camponeses

sem terra e venda do trigo com preço inferior ao do mercado.

b) Tito Lívio e Cícero – venda do trigo com preço inferior ao do mercado e libertação

dos escravos.

c) Augusto e Otávio – reforma agrária e serviço militar para todos os homens.

d) Mário e Sila – libertação dos escravos e concessão de asilo aos estrangeiros.

e) Cláudio e Espártaco – reforma agrária e concessão de asilo aos estrangeiros.

Gabarito A

2 ) UFPE O Edito de Milão, assinado pelo Imperador romano Constantino em 313 d.C.,

mudou as relações entre a Igreja Católica e o Estado, porque:

a) conseguiu a submissão dos cristãos ao culto oficial ao Imperador.

b) proibiu definitivamente a religião cristã em todo o Império Romano.

c) tornou oficial a religião cristã em todo o Império Romano.

d) conduziu a Igreja e O Estado a um acordo, tolerando o cristianismo e mantendo os

cultos pagãos.

e) contribuiu para a aceitação do politeísmo pelos cristãos.

Gabarito D



3 ) Unifor-CE No contexto histórico da Roma Antiga o Império sucedeu à República. Em

relação à ordem imperial é correto afirmar que:

a) a criação do Império, obra organizada pelo Primeiro Triunvirato, representou o produto

da vontade dos generais no sentido de criar um governo capaz de controlar a crise

social do final da República.

b) o Império nasceu no interior da crise econômica que caracterizou os últimos tempos da

República, crise provocada pelas derrotas de Roma nas guerras pela conquista da Itália.

c) a organização do Império contou com expressiva participação popular, haja vista a

importância que o Partido Democrático ocupou na queda do regime republicano.

d) as bases políticas do Império foram sustentadas pelo poder dos camponeses romanos,

principais interessados na existência de uma ordem que lhes assegurasse o domínio da

terra.

e) a concentração dos poderes de Otávio, nos primeiros momentos do Império, respondiam

pelas necessidades de um governo eficiente para administrar as extensas conquistas

e manter a ordem interna.

Gabarito E

4 ) Georges Duby com sua obra As três ordens (que se tornou uma referência e hoje é corriqueiramente citada nos livros didáticos) procurou sintetizar a forma como estava dividida a sociedade feudal em:

A - ricos e pobres.

B - os da cidade, os do campo e os estrangeiros.



C - os aristocratas, os burgueses e os operários.

D - bons e maus.

E - os que rezam, os que guerreiam e os que trabalham.

Gabarito E



5 )

Textos de todos os povos falam do excesso e do peso do pagamento de tributos, incluindo os camponeses ou servos de gleba medievais no Ocidente da Europa. Para estes, das várias obrigações, cita-se o pagamento de tributo em espécie e fornecimento de mão-de-obra gratuita para reparo de pontes, estradas, canais, etc., respectivamente com os nomes de:

A - corvéia – talha;

B - censo – capitação;

C - banalidades – talha;

D - talha – corvéia;

E - taxa de casamento – mão morta.



Gabarito D



6 ) A partir do século XII, em algumas regiões da Europa, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se, para a construção de catedrais com grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma “poética da luz”, abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que corresponde ao estilo de arte da época.



A - Renascentista



B - Gótico



C - Românico



D - Bizantino



E - Barroco



Gabarito B



7 ) Os árabes, um povo, até então quase desconhecido, unificou-se levado pelo impulso de uma nova religião: o islã.

Com relação a essa nova doutrina religiosa, analise as seguintes proposições:

I) Trata-se de um caso típico de panteísmo, a crença em múltiplos deuses, dos quais o principal é Alá.

II) Fundamenta-se no culto pagão aos deuses das tribos árabes, na idolatria dos ídolos, e especialmente à Caaba.

III) Configurou-se monoteísta, sob forte influência do judaísmo e do cristianismo, fruto do contato de Maomé com pessoas dessas religiões.

Está(ão) correta(s) somente:



A - I



B - II



C - III



D - I e II



E - II e III





Gabarito : C

8 ) “Quando Maomé fixou residência em Yatreb, teve início uma fase decisiva na vida do Profeta, em seu empenho de fazer triunfar uma nova religião. A cidade de Yatreb, que doravante seria chamada de Medinat al-Nabi (Medina, a cidade do Profeta), tornou-se a sede ativa de uma comunidade da qual Maomé era o chefe espiritual e temporal.”(Roberto Mantran, Expansão muçulmana)

Essa mudança para Medina, que assinalou o início da era muçulmana, ficou conhecida como:

A - Xiismo;

B - Sunismo;

C - Islamismo;

D - Hégira;

E - Copta.



Gabarito D



9) Em meados do século XIV, irrompeu, na Europa Ocidental, uma violenta epidemia de peste bubônica, que ficou conhecida como Peste Negra. Calcula-se que esta epidemia tenha eliminado um terço da população européia. Sua principal conseqüência foi:

A - incentivar os europeus a se lançarem nas Grandes Navegações, buscando novas terras livres da doença.

B - a Igreja considerar a doença como um castigo divino por estar Jerusalém sob domínio árabe, convocando os nobres feudais para as Cruzadas.

C - a morte de milhões de pessoas, principalmente servos e camponeses, alterar as relações de produção econômica, acelerando a decadência do feudalismo.

D - haver enfraquecimento militar das monarquias européias, facilitando as invasões árabes, principalmente na Espanha e Portugal.

E - para recompor sua força de trabalho, os europeus procurarem utilizar mão-de-obra escrava, fornecida pelos árabes, que dominavam o tráfico há vários séculos.

Gabarito C

10) (UFJF MG)

Sobre o contexto social e econômico do século XIV na Europa medieval, marque a alternativa INCORRETA.

a) A mão de obra disponível para atuar no campo foi reduzida devido às epidemias e guerras existentes no período.

b) As revoltas camponesas, como a jacquerie, acabaram por ocasionar alterações nas obrigações típicas do sistema feudal.

c) A reduzida oferta de metais preciosos, como a prata, contribuiu para a expansão do processo inflacionário.

d) A burguesia teve seu prestígio econômico reduzido pela crise das atividades urbanas o que fortaleceu o poderio dos senhores feudais.

e) A instabilidade climática, com chuvas constantes, levou a uma grande retração nas colheitas, diminuindo fortemente a produção agrícola.



Gab: D





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RECONSTRUÇÃO - 2º ANO
 
Reconstrução 2º ano segunda unidade




01 - (ESPM)

A respeito do Imperialismo do século XIX, leia este trecho de uma entrevista concedida por Cecil Rhodes, em 1895, a um jornalista:



A ideia que mais me acode ao espírito é a solução do problema social, a saber: nós, os colonizadores, devemos, para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil, conquistar novas terras a fim de aí instalarmos o excedente da nossa população, de aí encontrarmos novos mercados para os produtos das nossas fábricas e das nossas minas. O império, como sempre tenho dito, é uma questão de estômago. Se queres evitar a guerra civil, é necessário que vos torneis imperialistas.

(Leonel Itaussu. História Moderna e Contemporânea)



Assinale os fatores do Imperialismo, praticado no século XIX, que são tratados no texto:



a) busca de metais preciosos e de mercados externos para onde pudessem escoar o excedente da produção;

b) busca de mercados externos para onde pudessem escoar o excedente da produção agrícola europeia e interesse por regiões fornecedoras de especiarias;

c) necessidade de novas terras para onde pudesse ser escoada a mão-de-obra excedente e propagação do cristianismo;

d) necessidade de novas terras para onde pudesse ser escoado o excedente da população europeia e busca de mercados externos para onde pudessem escoar o excedente da produção de suas fábricas.

e) defesa do livre-cambismo e legislação impeditiva da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus.



Gab: D



2 ) - (UFTM MG)

Assinale a alternativa que apresenta fatores que explicam as práticas imperialistas, a partir da segunda metade do século XIX, pelas potências capitalistas.



a) Buscava-se controlar as regiões fornecedoras de mão de obra escrava e ampliava-se a exploração de regiões mais afastadas com o objetivo de descobrir novas fontes energéticas e comprar metais preciosos.

b) Precisava-se de mão de obra da África e da Ásia para trabalhar como colonos na zona rural das potências europeias e realizar investimentos em áreas de urbanização, como transporte, saneamento e ferrovias.

c) Diante da existência de capitais excedentes na Europa, procuravam-se novos mercados consumidores, buscava-se controlar regiões produtoras de matérias-primas e direcionar para as áreas coloniais excedentes populacionais europeus.

d) Em função de um crescimento econômico sem precedentes na Europa, os capitais excedentes precisavam ser aplicados em áreas que necessitavam de investimentos humanitários, daí a escolha da África e da Ásia.

e) A Europa necessitava com urgência de metais preciosos, abundantes na África, e conflitos religiosos obrigaram os governos da França e da Inglaterra a mandarem para a Ásia parte dos religiosos mais radicais.



Gab: C



3 ) (UESPI)

A quebra da Bolsa em 1929 mostrava as fragilidades do Capitalismo e agudizava uma crise na economia internacional. Estavam ameaçados os ideais de progresso e de riqueza para todos. A crise de outubro de 1929:



a) atingiu as instituições bancárias, mas não conseguiu destruir o crescimento industrial dos Estados Unidos.

b) desmoronou a economia da Europa, não sendo percebida com intensidade nos países da América Latina.

c) aumentou o desemprego, fortaleceu expectativas negativas, destruindo esperanças no êxito do mundo capitalista.

d) foi contornada pelas políticas orientadas pelo governo norte-americano, tendo consequências apenas na Europa Central.

e) favoreceu os países mais pobres exportadores de produtos agrícolas, sem repercutir, contudo, nas relações internacionais.



Gab: C



4 - (UNICID SP)

A implantação do New Deal, plano econômico elaborado com o objetivo de combater os efeitos da Crise de 29, pelo presidente F. D. Roosevelt, foi inspirada na teoria de



a) Adam Smith que pregava a não intervenção do Estado na economia, visto que ela se auto-regulava.

b) John Keynes, pela qual o intervencionismo estatal sobre a economia deve ser substituído pelo liberalismo econômico.

c) Adam Smith, pela qual o Estado deveria atuar como o coordenador da economia, intervindo sempre que julgasse necessário.

d) Quesnay, principal ideólogo da escola fisiocrata, pela qual o Estado deveria entregar a solução da crise à iniciativa privada.

e) John Keynes e marcou a substituição do modelo econômico liberal por um modelo baseado na intervenção do Estado na economia.



Gab: E



5 ) (UNISC RS)

A charge abaixo, de Belmonte, refere-se a um importante acontecimento do século XX que antecedeu, em poucos dias, o início da Segunda Guerra Mundial. Ela se refere







a) ao Pacto Germano-Soviético, uma aliança de não agressão firmada pela Alemanha, de Hitler, e pela União Soviética, de Stálin.

b) ao Acordo de Amizade e Cooperação, firmado entre a Alemanha, de Hitler, e a Itália, de Mussolini.

c) à deflagração da Guerra Fria, que dividiu o planeta em dois blocos antagônicos.

d) à Conferência de Munique, que autorizou a Alemanha a invadir a Tchecoslováquia.

e) à união da Áustria com a Alemanha, no chamado Anschluss.



Gab: A



6 ) O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945, provocou a rendição incondicional do Japão, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideológica, capitalismo e socialismo. Nesse contexto, o lançamento da bomba está relacionado com:



A - o descompasso entre o desenvolvimento da ciência, financiado pelos Estados beligerantes, e os interesses da população civil;



B - a busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética;



C - a persistência da luta contra o nazifascismo, pelos países aliados, objetivando a expansão da democracia;



D - a difusão de políticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilização européia;



E - a convergência de posições entre norte-americanos e soviéticos, escolhendo o Japão como inimigo a ser derrotado.



Gabrito C



7 ) Asa Heshel lia o jornal; campos de concentração, câmaras de tortura, prisões, execuções. Diariamente chegavam da Alemanha levas de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na Etiópia, os fascistas assassinavam os nativos. Na Manchúria, os japoneses matavam os chineses. Na Rússia soviética, continuavam os expurgos. A Inglaterra tentava ainda chegar a um entendimento com Hitler. Entretanto emitia um Livro Branco sobre a Palestina, proibindo a venda de terras aos judeus. Os poloneses começavam, finalmente, a perceber que Hitler era seu inimigo; a imprensa alemã fazia campanha de ódio declarado contra a Polônia. Mas no Sejm (parlamento) polonês os deputados ainda tinham tempo para discutir longamente as minúcias dos rituais judaicos para o abate do gado."

(SINGER, Isaac Bashevis, A família Moskat. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982, p. 474-475.)

O trecho do romance de Bashevis Singer oferece um panorama sobre a situação do mundo às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A esse respeito, é correto afirmar:



A - O regime nazista desencadeou uma ampla campanha de perseguição a grupos considerados inferiores e degenerados, como judeus, comunistas, homossexuais e ciganos, reunindo-os em campos de concentração onde eram submetidos a torturas, trabalhos forçados e experiências médico-científicas, culminando na chamada "Solução Final", ou seja, no extermínio da população aprisionada.



B - A posição da Inglaterra em negociar com Hitler devia-se ao receio de expansão comunista na Europa, mas foi alterada com o crescente processo de militarização da Alemanha e com a anexação da Áustria, em 1938.



C - O temor com relação aos comunistas era comum a quase todos os governantes capitalistas da década de 1930, mas o preconceito contra os judeus era um traço específico da cultura alemã, habilmente explorado por Hitler.



D - Os expurgos que se processavam na União Soviética dirigiam-se sobretudo contra os bolcheviques nacionalistas, críticos do acordo Ribentrop-Molotov, que estabelecia um pacto de não agressão entre a Alemanha e a URSS. Em nome da revolução permanente e de uma renovação contínua dos quadros dirigentes, o stalinismo promoveu uma furiosa perseguição a suspeitos opositores, lançando mão de processos e julgamentos viciados, torturas e execuções sumárias.



E - O fortalecimento de ideologias nacionalistas, militaristas e autoritárias ocorreu como uma resposta à crise da democracia após a Primeira Guerra Mundial, num contexto de expansão econômica que garantida pleno emprego, estabilidade monetária e investimentos de capitais privados.



Gabarito A

8 ) “O Partido Nacional-Socialista não é burguês, nem proletário, encontramos, em torno de um grupo de fanáticos, uma massa de hesitantes, de desesperados, de jovens ambiciosos, de proletários intelectualizados de antigos burgueses que não desejavam ver o avanço dos comunistas [...]. A todas essas categorias disparatadas, o nacional-socialismo oferecia um programa heterogêneo, prático e atraente; aos pequenos produtores, a luta contra os grandes proprietários; aos trabalhadores, o trabalho e a manutenção do salário; aos empregados, o freio à racionalização; aos comerciantes, a limitação da concorrência; aos devedores, ‘a abolição da escravidão aos juros’; a todos, a oposição à intervenção estrangeira, a renovação do estado alemão, a vida’ com honra’, o primado racista da luta contra os judeus.” José Jobson de Arruda História Moderna e contemporânea 1996.

Os princípios arrolados pelo autor referentes ao Partido Nacional-Socialista estão relacionados a um regime político. Assinale a alternativa correta.



A - Comunismo.



B - Liberal Democracia.



C - Nazismo.



D - Social Democracia.



E - Liberalismo.





Gabarito C



9 ) Assinale a alternativa errada a respeito da crise econômica de 1929 e da Grande Depressão.



A - a crise econômica de 1929 foi provocada pela quebra da Bolsa de Nova York e pelos gastos excessivos dos Estados Unidos com a recuperação econômica dos países europeus, após a Grande Guerra.



B - os salários dos trabalhadores não puderam acompanhar o rápido crescimento da produtividade econômica norte-americana, originando o subconsumo que contribuiu para a crise.



C - a recuperação dos países europeus após a crise de reconversão reduziu as vendas externas dos Estados Unidos, contribuindo para a superprodução agrícola e industrial e para a crise de 1929.



D - a primeira Guerra mundial e a crise de reconversão européia estimularam o aumento da produtividade da economia norte-americana, exacerbada pela mecanização e pela organização racional do trabalho.



E - os Estados Unidos tornaram-se os maiores exportadores do mundo e importadores de 40% das matérias-primas e alimentos o que fez com que a crise econômica de 1929 e a Grande Depressão se tornassem mundiais.



Gabarito A



10 ) As raízes da 1ª Guerra Mundial encontram-se, em grande parte, na história do século XIX. Pode-se citar como alguns dos fatores que deram origem ao conflito desencadeado em 1914



a) a concentração da industrialização na Inglaterra e o escasso crescimento econômico das nações do continente europeu.

b) a emergência de ideologias socialistas e revoluções operárias que desajustaram as relações entre os países capitalistas.

c) a derrota militar da França pela Prússia, no processo de unificação alemã, e a incorporação da Alsácia e da Lorena à Alemanha.

d) o confronto secular entre a França e a Inglaterra e a crise da economia inglesa provocada pelo bloqueio continental.

e) a política do "equilíbrio europeu", praticada pelo Congresso de Viena, e o fortalecimento militar da Rússia na Península Balcânica.



Resposta: C

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