Postagens mais visitadas

18 de mar. de 2011

GABARITO - SOCIOLOGIA - 1º ANO

1º ano – sociologia – ap1


Sobre a sociologia pré-científica

"A sociologia, como modo de explicação científica do comporta¬mento social e das condições sociais de existência dos seres vivos, representa um produto recente do pensamento moderno. Alguns es¬pecialistas procuram traçar as suas origens a partir da filosofia clássi¬ca da Grécia, da China ou da índia. Isso faz tanto sentido quanto ligá-la às formas pré-filosóficas do pensamento. Na verdade, toda cultura dispõe de técnicas de explicação do mundo, cujas aplicações são muito variadas. Entre as aplicações que elas podem receber, estão as que dizem respeito ao próprio homem, às suas relações com a natu¬reza, com os animais ou com outros seres humanos, às instituições sociais, ao sagrado e ao destino humano. O mito, a religião e a filo¬sofia constituem as principais formas pré-científicas de consciência e de explicação das condições de existência social.

Tais modalidades de representação da vida social nada têm em comum com a sociologia. Elas surpreendem, às vezes com espírito sistemático e com profundidade crítica, facetas complexas da vida so-cial. Também desempenharam ou desempenham, em seus contextos culturais, funções intelectuais similares às que cabem à sociologia na civilização industrial moderna, pois todas servem aos mesmos propó¬sitos e às mesmas necessidades de explicação da posição do homem no cosmos. Entretanto, nenhum desses pontos de contato oferece base à suposição de que essas formas pré-científicas de consciência ou da explicação da vida social tenham contribuído para a formação e o desenvolvimento da sociologia. Em particular, elas envolvem tipos de raciocínio fundamentalmente distintos e opostos ao raciocínio científi¬co. Mesmo as filosofias greco-romanas e medievais, que deram relevo especial à reflexão sistemática sobre a natureza humana e a organiza¬ção das sociedades, contrastam singularmente com a explicação socio-lógica. É que, como notou Durkheim, 'elas tinham, com efeito, por objeto não explicar as sociedades tais ou quais elas são ou tais ou quais elas foram, mas indagar o que as sociedades devem ser, como elas devem organizar-se, para serem tão perfeitas quanto possível'."

FERNANDES, Florestan. Ensaios de sociologia geral e aplicada. São Paulo: Pioneira, 1960. p. 30-31.

Interpretação do texto

1) Explique a diferença entre a filosofia grega e a sociologia moderna, segundo o autor do texto.

Gabarito:

O pensamento social não nasceu com a sociologia, ela tem antecedentes na filosofia e nos mitos, mas, como ciência, ela resulta do moviemnto do pensamento ocidental.



2 ) Segundo o autor: “O mito, a religião e a filo¬sofia constituem as principais formas pré-científicas de consciência e de explicação das condições de existência social.” Explique de que forma a sociologia pode ser uma alternativa para essas formas de pensamento.



Gabarito:

A sociologia, é um modo de explicação científica do comporta¬mento social e das condições sociais de existência dos seres vivos, representa um produto recente do pensamento moderno. A necessidade das sociedades contemporâneas em buscar explicações racionais, fundamentadas no rigor científico, tem como método sociológico análise comparativas, quantitativas, qualitativas e o estudo de caso.





3) Cite e explique dois métodos utilizados pelos sociólogos para estudar seu objeto de estudo.

Gabarito:

Método comparativo, qualitativo, quantitativo e estudo de caso



4 ) Durante as aulas nós discutimos a diferença entre mito e ciência. Defina:

Gabarito:



Mito:

Um mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.



Ciência:

Em sentido amplo, ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. Em sentido amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa



5 ) O homem distingue-se das demais espécies existentes :



a) porque grande parte do seu comportamento se desenvolve naturalmente.

b) Porque é um animal que necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.

c) Porque é um animal que não necessita dos outros de sua espécie para se desenvolver.

d) Porque a sua relação com o mundo se dá naturalmente sem interação com o meio.

e) Porque grande parte de seu comportamento se transmite pelo genes.

GABARITO : b

6 ) O pensamento humano é único, pois demonstrou ser capaz de transformar a experiência vivida em um discurso com significado. Analise as proposições abaixo de acordo com o enunciado:



a) O homem apenas reproduz aspectos do seu cotidiano tendo como base a realidade existente

b) Existem outros animais, assim como, o homem capazes de refletir sobre a sua realidade.

c) Nessa perspectiva podemos afirmar que o homem é o único ser capaz de conceber acontecimentos, ações e reações sob a forma de imagem.

d) O homem é um ser que pensa, mas não reflete sobre suas ações, haja vista que suas ações são involuntárias.

e) O homem é ser selvagem que em conjunto com os outros animais conseguiu domesticá-los naturalmente, como é caso dos rebanhos bovinos.

GABARITO : C

7 ) A criação simbólica:



a) estrutura o mundo animal em sua cadeia de relações que vão da reprodução a cadeia alimentar.

b) Define o processo evolutivo dos homens sobre a Terra de acordo com as Teorias de Charles Darwin.

c) Exclui o homem de qualquer responsabilidade sobre suas ações haja vista que essa criação parte de um ser onipresente que chamamos Deus.

d) Organiza o “mundo” humano e lhe atribui sentido sendo marcada pelo espaço e tempo que a produz, gerando uma multiplicidade ilimitada de interpretações da realidade.

e) Sistematiza a relação dos homens com outros seres presentes no mundo, proporcionando-lhe um destaque entre todos os seres vivos.



GABARITO : D

8 ) No Ocidente, durante a Antiguidade, predominou o pensamento mítico e religioso. Aponte abaixo a proposição que se encaixa com esse tipo de pensamento:

a) Através do criacionismo, nesse momento histórico, muitos povos conseguiram satisfazer a necessidade de entender o mundo que o cercava e o próprio surgmento do homem na Terra.

b) Quando analisamos essa perspectiva mítica observamos que a uma predominância da razão, pois é a única forma de explicar o mundo.

c) Os mitos e a religião na antiguidade Ocidental não tiveram muita importância haja vista que o pensamento racional já predominava.

d) Na antiguidade ocidental não havia distinção entre mito e razão haja vista que os dois são importantes na construção do pensamento na Idade Média.

e) Nenhuma das alternativas está correta.

GABARITO : A

Nenhum comentário: