Postagens mais visitadas

18 de mar. de 2011

GABARITO - 2º ANO - SOCIOLOGIA

Ap1 – sociologia




01 - (FATEC SP)

A respeito do mercantilismo é correto afirmar:



a) Foi uma doutrina desenvolvida exclusivamente na Península Ibérica e sustentava que o desenvolvimento econômico era obtido graças ao comércio e à produção de gêneros agrícolas.

b) Tratou-se de um conjunto de ideias sociais que confrontava os privilégios da nobreza e do clero em defesa dos interesses dos setores mercantis e manufatureiros.

c) Tratou-se de um conjunto de práticas e ideias religiosas desenvolvido nas regiões europeias de penetração protestante e associada, sobretudo, ao calvinismo e ao luteranismo.

d) Foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que visava o enriquecimento dos Estados europeus por meio, principalmente, do metalismo, da exploração colonial, de práticas protecionistas e de uma balança comercial favorável.

e) Foi uma doutrina econômica desenvolvida na Inglaterra e que defendia o livre comércio, o fim das barreiras alfandegárias, o desenvolvimento industrial e a abolição das relações escravistas de produção.



Gab: D



02 - (UCS RS)

No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, a doutrina econômica dominante foi o mercantilismo.



Assinale a alternativa que apresenta uma de suas características.



a) Laissez-faire ou liberdade de comércio e de produção: o Estado não deveria intervir nas atividades econômicas ou, no máximo, poderia atuar de forma subsidiária e complementar em setores cuja exploração não fosse lucrativa ou não interessasse aos particulares.

b) Livre-câmbio: pregava a abolição das tarifas alfandegárias protecionistas, defendendo que cada país deveria se especializar na produção daqueles artigos que pudesse produzir em melhores condições que os outros, dando início à divisão internacional do trabalho.

c) Inviolabilidade da propriedade privada: a propriedade privada era um direito natural do ser humano, sagrado e inviolável, e o que fosse herdado ou adquirido conferia ao indivíduo o direito de usá-lo em seu proveito.

d) Liberdade de contrato: o montante do salário e a extensão da jornada de trabalho deveriam ser fixados livremente através de negociação direta entre o empregador e o empregado, sem nenhuma interferência do governo, da legislação ou dos sindicatos.

e) Balança Comercial Favoráve l: o esforço era para exportar mais do que importar; dessa forma entrariam mais moedas do que sairiam, deixando o país em boa situação financeira.



Gab: E



04 - (UEPB)

Sobre aspectos marcantes que influenciaram a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, relacione a coluna da direita de acordo com a da esquerda.



(1) Sistema absolutista

(2) Reforma Protestante

(3) Liberalismo

(4) Cultura renascentista



( ) Renovava os interesses pelo desenvolvimento da vida urbana, em conformidade com as idéias políticas clássicas, em especial a lei romana e a democracia ateniense.

( ) Marcado pela absorção de unidades políticas menores pelas maiores, com a lei e a ordem sendo impostas em todo o território por um único soberano.

( ) Desafiava a jurisdição e a autoridade papal na Europa, e sancionava a autonomia da atividade secular em todos os domínios da vida material.

( ) Defendia os valores de liberdade de escolha, razão e tolerância perante



Assinale a alternativa correta:



a) 1, 3, 4, 2

b) 2, 3, 4, 1

c) 3, 1, 2, 4

d) 4, 2, 1, 3

e) 4, 1, 2, 3



Gab: E



05 - (MACK SP)

No processo conhecido como Revolução Comercial, que ocorreu no século XII e culminou no século XV, verificou-se:

a) a decadência do Feudalismo e a queda de Constantinopla, tomada pelos turcos otomanos em 1453, favorecendo o comércio no Mediterrâneo.

b) a descoberta do Novo Mundo, que teve seu ponto máximo nas viagens de Cristóvão Colombo, Vasco da Gama e Francis Drake.

c) um conjunto de transformações políticas e sociais na Europa e Ásia, que tiveram seu ponto culminante nas viagens marítimas.

d) a substituição dos instrumentos de produção feudais pela tecnologia industrial, responsável pelo reaparecimento das atividades comerciais.

e) a gradual superação da relação de produção feudal pela atividade comercial e manufatureira, que deu início à atividade industrial.



Gab: E





06 - (MACK SP)

O liberalismo, como doutrina política atuante no cenário europeu, desde o final do século XVIII, apesar de servir principalmente aos interesses da classe burguesa, contagiou as parcelas populares da sociedade oprimidas pelos nobres e pelos reis absolutistas. A sociedade liberal burguesa, mesmo sendo essencialmente elitista, era mais livre do que a do Antigo Regime, por



a) acreditar nos princípios democráticos, criando oportunidades para que todos pudessem enriquecer.

b) permitir maior liberdade de expressão e pensamento, e restringir a esfera de atuação do poder estatal.

c) aumentar, ao máximo, o poder do Estado, para que este defendesse as liberdades individuais de cada cidadão.

d) garantir a igualdade de todos perante a lei e o direito à participação política para todos os indivíduos.

e) praticar o liberalismo econômico, acreditando na livre iniciativa e na regulamentação do comércio pelo Estado.



Gab: B



07 - (UEPB)

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era na história da sociedade, na medida em que se constituiu

a) em alternativa para superar a ação das multinacionais.

b) em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista.

c) na mistificação política da ditadura dos partidos.

d) em uma aliança bem sucedida entre a burguesia e o proletariado.

e) na primeira experiência de um regime político autocrático.



Gab: B



08 - (UEPB)

Em 1917 a Revolução Russa possibilitou a mudança radical da estrutura política, social e econômica da Rússia. Um novo tipo de poder baseado na “ditadura do proletariado” aniquilou o sistema baseado no czarismo autocrata de Nicolau II.



Marque a alternativa que não é coerente com a afirmação acima:

a) As idéias que sustentam o movimento revolucionário são retiradas das aspirações e reivindicações dos operários, camponeses e soldados russos, e podem ser resumidas nas palavras de ordem: “Pão, Terra e Paz”.

b) Os Bolcheviques chegaram ao poder liderados por Lênin, Trostki e Stálin, que lá mantiveram-se apoiados no Conselho de Comissários do Povo e no Exército Vermelho.

c) A Revolução Russa retirou a monarquia feudal do poder e criou um sistema de governo que representava os diferentes estratos da população russa e da burguesia da Europa Ocidental.

d) Após a tomada do poder, Lênin lançou aquele que seria o lema de todo o processo de mudanças e que demonstrava qual classe social o conduziria: “Todo poder aos Sovietes!”

e) Os Bolcheviques entendiam que a futura sociedade socialista teria de ter a liderança da Classe Operária, em uma aliança com o campesinato, que se encarregaria de retirar da sociedade todos os elementos burgueses existentes.



Gab: C



09 - (EFEI SP)

A Revolução Russa de 1917 se constituiu em um primeiro momento histórico da ruptura com os modelos sócio-econômicos até então conhecidos e uma tentativa de implementação de um modelo socialista. Como poderíamos considerar a importância da presença da Russia Czarista na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) no sucesso do levante bolchevique?



Gab:

A Russia Czarista se desgastou extremamente nos três primeiros anos do conflito mundial em termos econômicos e de perdas de tropas levando a um descontentamento popular muito grande que auxiliou no desencadeamento da revolta socialista de 1917.



10 - (UNICAMP SP)

Em 1924, após a morte de Lenin, dois dos mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique se opuseram: para Trotsky, tratava-se de defender a revolução permanente; para Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um só país. Stalin venceu a disputa e, a partir de então, a figura de Trotsky foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviéticos.

a) transcreva no seu caderno de resposta o trecho que explica a divergência entre Trotsky e Stalin.

b) explique por que o stalinismo precisou varrer a imagem de Trotsky da história soviética.



Gab:

a) “Para Trotsky, tratava-se de defender a revolução permanente; para Stalin tratava-se de defender o socialismo em um só país.”

b) Trotsky era favorável à internacionalização da revolução e defendia a expansão da revolução soviética para os países da Europa Ocidental (principalmente na Alemanha, pois esta atravessava uma crise revolucionária). Essa concepção foi chamada de revolução permanente.

Stalin, representando a tendência direitista ou moderada do partido bolchevique, considerava uma aventura esquerdista a expansão da revolução. Propondo o fortalecimento geopolítico da URSS, originou a concepção do socialismo em um só país.

As posições stalinistas são garantidas através da formação de um corpo burocrático subserviente alicerçado sobre um aparelho policial que através da violência passa a eliminar seus opositores. Trotsky, figura ímpar, durante o processo revolucionário de outubro foi banido e assassinado no exílio (México), pois se constituía numa ameaça às pretensões ditatoriais stalinistas.

Trotsky, que em suas obras, como “A Revolução Traída”, previra a formação de um estado burocrático-policial, teve suas obras proibidas e seu nome foi eliminado da história oficial soviética.

Nenhum comentário: