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7 de dez. de 2010

GABARITO - HISTÓRIA 1º ANO

Reconstrução 1º ano história

01 - (UNIMONTES MG)
Debate para o esclarecimento do valor das Indulgências
“Por amor à verdade e no empenho de elucidá-la, discutir-se-á o seguinte em Vitenberg, sob a presidência do reverendo padre Martin Lutero (...)
Teses
5. O Papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas, senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
21. Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do Papa.
27. Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda na caixa, a alma sairá voando (do purgatório para o céu).
36. Qualquer cristão verdadeiro, seja vivo, seja morto, tem participação nos bens de Cristo e da Igreja, mesmo sem Carta de Indulgência.”
(www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/nova_pagina_105.htm)

Com base nas teses selecionadas e em seus conhecimentos, podemos afirmar que, na concepção do reformador,
I. as indulgências papais nada serviam para a salvação e libertação dos católicos.
II. as cartas de indulgências serviam para aumentar a arrecadação da Igreja.
III. as indulgências poderiam ser adquiridas por meios materiais, prática que deveria ser restrita às pessoas vivas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
a) II e III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III.
d) III, apenas.

Gab: B

02 - (UFMG)
Leia estes trechos:
I. “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar.”
II. “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranqüilidade do reino...”
III. “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”

A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas
a) católica, anglicana e ortodoxa.
b) luterana, anglicana e calvinista.
c) ortodoxa, luterana e católica.
d) ortodoxa, presbiteriana e escolástica.

Gab: B

03 - (UFRGS)
Em reação aos movimentos religiosos que constestavam os dogmas oficiais do catolicismo, a Igreja Romana tomou uma série de medidas que seriam conhecidas como Contra–Reforma.
Com relação a esse contexto, assinale com V(verdadeiro) ou F(falso) as afirmações abaixo.
( ) Uma das medidas mais drásticas adotadas em relação à reforma protestante foi a criação de uma nova instituição, a Santa Inquisição, responsável por punir e prevenir os desvios dogmáticos.
( ) Index Librorum Prohibitorum era uma lista de livros cujo conteúdo ameaçava ou contradizia as idéias oficiais da Igreja.
( ) Concílio de Trento reafirmou antigos dogmas católicos, entre os quais o de que o Papa é infalível, por representar a vontade de Deus na Terra.
( ) O movimento da Contra–Reforma evitou que o protestantismo se tornasse uma ameaça real em estados tradicionalmente católicos, como Espanha e Portugal.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) FVVV
b) VVFF
c) VFVF
d) VFFV
e) FVVF

Gab: A

04 - (UFG GO)
Analise a imagem.


MICHELÂNGELO. “A criação de Adão”, século XVI. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2009.

Essa imagem é representativa do Renascimento que, entre os séculos XV e XVI, agregou elementos heterogêneos, criando uma forma particular de conceber o mundo. Com base na leitura da imagem, identifica-se como característica do período renascentista a

a) utilização de recursos da cultura clássica na concepção estética, valorizando o homem.
b) dessacralização da representação artística, afastando os princípios do cristianismo romano.
c) separação entre arte e ciência, alcançando um conhecimento especializado sobre o homem.
d) elevação da figura humana à condição de divindade, combatendo o paganismo.
e) exaltação da natureza e da vida ascética, superando os prazeres mundanos.

Gab: A

05 - (UNIFOR CE)
Considere o desenho que Leonardo da Vinci esboçou no século XVI.

(In: Gislaine Campos Azevedo e Reinaldo Seriacopi.
História. São Paulo: Ática, 2007.p. 136)

O desenho expressa valores culturais de uma época histórica e que pode ser associado ao
I. individualismo, que valorizava a capacidade de o ser humano fazer escolhas livremente, valendo-se apenas de suas próprias forças, sem apelar para o sobrenatural.
II. racionalismo, que enfatizava a razão como principal instrumento para compreender o universo e a natureza, mas sem desprezar os ensinamentos cristãos.
III. teocentrismo, que reforçava a concepção medieval fortemente difundida nos mosteiros e colocava o homem como um ser submisso a Deus.
IV. humanismo, que procurava mostrar que o homem, feito à semelhança de Deus, estava subordinado a forças imateriais da qual não poderia se libertar.

Estão corretas SOMENTE
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Gab: A

06 - (UNIOESTE PR)
Para viabilizar a colonização e evitar gastos para a Metrópole, o rei português D. João III decidiu implantar em terras brasileiras um sistema já experimentado em outras colônias: o sistema das capitanias hereditárias. Sobre esta forma de ocupação do território, é INCORRETO afirmar:
a) As capitanias consistiram na divisão da colônia em quinze grandes faixas de terra, que se estendiam do litoral ao Meridiano de Tordesilhas.
b) Os donatários eram provenientes de um grupo pouco diversificado, ligado à grande nobreza portuguesa.
c) O sistema de capitanias foi regulamentado pelas cartas de doação e forais, instrumentos jurídico–administrativos que assinalavam os direitos e deveres dos donatários.
d) Com exceção das Capitanias de São Vicente e Pernambuco, as demais capitanias fracassaram, sendo várias as razões; dentre estas, falta de recursos, isolamento, desentendimentos internos e ataques de índios.
e) Os capitães-donatários recebiam uma doação da coroa pela qual se tornavam possuidores mas não proprietários da terra.

Gab: B

07 - (UPE)
Os povos habitantes da América tiveram um grande choque cultural com a presença dos conquistadores europeus.
No Brasil, a colonização portuguesa contou com a participação dos padres jesuítas que
a) respeitaram os costumes indígenas, não criando hierarquias nem preconceitos.
b) buscaram divulgar o Catolicismo, abalados com os resultados da Reforma.
c) permaneceram durante toda a colonização, sem problemas com Portugal.
d) se juntaram aos padres carmelitas, participando de rebeliões coloniais.
e) foram contra a escravidão, entrando em desacordo com o governo português.

Gab: B

08 - (UFSCAR SP)
O português no Brasil teve de mudar quase radicalmente o seu sistema de alimentação, cuja base se deslocou, com sensível déficit, do trigo para a mandioca; e o seu sistema de lavoura, que as condições físicas e químicas de solo, tanto quanto as de temperatura ou de clima, não permitiam fosse o mesmo doce trabalho das terras portuguesas. A esse respeito o colonizador inglês dos Estados Unidos levou sobre o português do Brasil decidida vantagem, ali encontrando condições de vida física e fontes de nutrição semelhantes às da mãe-pátria.
(Gilberto Freire. Casa-grande & senzala, 1933.)
Segundo o texto, o autor
a) prefere as condições naturais oferecidas pela Europa.
b) atribui importância às trocas culturais entre a Europa e a América do Sul.
c) valoriza os elementos geográficos das terras brasileiras.
d) defende a cultura indígena norte-americana como mais original.
e) acredita que o português teve mais vantagens que o inglês diante da adversidade geográfica americana.

Gab: A

09 - (UFTM MG)
Grande parte do território amazônico, pertencente à Espanha de acordo com o Tratado de Tordesilhas, foi incorporado à América portuguesa, no período colonial, graças à
a) ação dos jesuítas, que instalaram missões, e à coleta de drogas do sertão.
b) construção de fortes, contra os ataques estrangeiros, e à extração de borracha.
c) instalação de núcleos urbanos em pontos estratégicos e à criação de gado.
d) construção de ferrovias, a fim de interligar o território, e ao extrativismo vegetal.
e) organização de bandeiras para capturar índios e à aquisição do Acre.

Gab: A

10 - (FMJ SP)
No início do século XVII, impedidos de continuar participando do negócio do açúcar brasileiro, os holandeses resolveram invadir a região de Pernambuco para controlar o processo desde sua produção. A época era a da União Ibérica, quando as Coroas dos países da península estavam unidas sob o poder de Felipe II e o controle do Brasil estava nas mãos da Espanha. Na peça Calabar, do compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda, um dos personagens, Mathias de Albuquerque, português, governador das capitanias de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande, declara que “... [aos espanhóis] o Brasil nunca ... interessou. O Brasil para eles é uma cortina de cana para proteger dos holandeses a prata do Peru.”
A frase do personagem indica que
a) aos espanhóis interessava a exploração da cana-de-açúcar para substituir a mineração quando as jazidas se esgotassem.
b) para os holandeses, a posse do Brasil era apenas o primeiro passo para a interiorização no continente até a prata peruana.
c) os brasileiros pretendiam se livrar da influência holandesa, espanhola e portuguesa na exploração da cana-deaçúcar.
d) os portugueses radicados no Brasil se ressentiam da pouca importância dada pela Coroa espanhola ao agronegócio açucareiro.
e) espanhóis e portugueses estavam unidos nos investimentos realizados para a ampliação do negócio do açúcar.

Gab: D

11 - (UEL PR)
“Considerada de modo geral, a formação brasileira tem sido, na verdade, (…) um processo de equilíbrio de antagonismos. Antagonismos de economia e de cultura. A cultura européia e a indígena. A européia e a africana. A africana e a indígena. A economia agrária e a pastoril. A agrária e a mineira (…). Mas predominando sobre todos os antagonismos, o mais geral e o mais profundo: o senhor e o escravo.
É verdade que [esteve] agindo sempre, entre tantos antagonismo contundentes, amortecendo-lhes o choque ou harmonizando-os, a condição de confraternização e de mobilidade social peculiares ao Brasil: a miscigenação, a dispersão da herança, a fácil e freqüente mudança de profissão e de residência, o fácil e freqüente acesso a cargos e a elevadas posições políticas e sociais de mestiços e de filhos naturais, o cristianismo lírico à portuguesa, a tolerância moral, a hospitalidade a estrangeiros, a intercomunicação entre as diferentes zonas do país.”
(FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil. 42. ed Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. p. 125.)

A obra Casa Grande & Senzala, publicada em 1933, é considerada um marco inaugural nas análises da cultura brasileira, ao assumir a tese de que a transmissão cultural tem precedência sobre a determinação genética. Sobre o ponto de vista do autor, criticado por uns e enaltecido por outros, é correto afirmar:
a) A mobilidade social nos três grupos étnicos – africanos, indígenas e portugueses – desenvolveu ódios que tornaram antagônicas as relações sociais.
b) A hospitalidade dos indígenas em relação aos europeus propiciou a conservação do casamento monogâmico.
c) A mestiçagem foi um elemento positivo e harmônico, decorreu da reciprocidade cultural entre as etnias e suavizou as relações sociais e raciais.
d) A religiosidade indígena e africana impôs-se ao catolicismo triste e melancólico do português, logrando exerce influência na parte mística, devocional e festiva do culto.
e) A política de colonização portuguesa, beneficiada pela técnica e pelas condições geográficas, permitiu a integração cultural e econômica brasileira.

Gab: C

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