Postagens mais visitadas

12 de set. de 2010

DICIONÁRIO BÁSICO DE SOCIOLOGIA

DICIONÁRIO BÁSICO DE SOCIOLOGIA

Absolutismo - Sistema de governo em que o poder dos governantes é quase absoluto. A mais conhecida forma de absolutismo é a das monarquias eu¬ropeias dos séculos XVII e XVIII. Uma dessas monarquias absolutistas foi a do rei francês Luís XIV (1661-1715), conhecido como "Rei Sol", que che¬gou a afirmar: "O Estado sou eu". Nas monarquias absolutistas, o poder dos reis era limitado apenas pêlos costu¬mes (direito consuetudinário) e pelas leis divinas.




Aceitação social - É o cumprimento por parte das pessoas de determinadas regras, normas e padrões de compor¬tamento praticadas pelo grupo social a que pertencem. Pode ser também o grau de prestígio social de uma pes¬soa na sociedade, ou seja, como ela é "aceita" pêlos outros.




Acomodação - Processo social pelo qual uma pessoa ou um grupo de pessoas se ajustam a uma situação de conflito, sem que tenham sofrido transformações internas. É quando as partes chegam a um acordo temporá¬rio, mas as causas que deram origem ao conflito não estão resolvidas.




Aculturação - Conjunto de mudan¬ças que ocorrem na cultura de um grupo colocado em contato com ou¬tro de cultura diferente. A palavra é utilizada especialmente nos casos em que essas mudanças ocorrem na cultura de uma população dominada por imposição de seus dominadores, em virtude de uma conquista obti¬da por meio da violência. No Brasil, desde a colonização os índios vêm passando por processos de acultura¬ção, pêlos quais são levados a assi¬milar aspectos da cultura introduzi¬da pêlos europeus.




Adaptação - Conjunto de modificações que uma pessoa, ou um grupo de pes¬soas, experimenta para se ajustar ao ambiente social. É também um proces¬so biológico pelo qual o organismo se adapta ao meio físico.



Agregação - Reunião de indivíduos em uma forma social mais ou menos está¬vel; associação; agrupamento físico.



Agregado social - É um tipo de agru¬pamento social não-homogêneo, frou¬xamente aglomerado.
Ajustamento social - Processo social que tende a estabelecer relações de equilíbrio entre pessoas, entre grupos ou entre elementos de uma cultura. São processos de ajustamento a acul¬turação, a acomodação, a assimilação e a socialização.




Alienação - Situação caracterizada por algum tipo de separação ou fragmen¬tação. Em Psicologia, a expressão é utilizada como sinónimo de perda da identidade individual, que se mani¬festa na separação entre o indivíduo e a realidade. Em Sociologia, o conceito de alienação foi estudado particular¬mente por Karl Marx. Segundo este, no sistema capitalista o trabalhador se separa do objeto que ajudou a fa¬bricar. Esse objeto se transforma em mercadoria e, uma vez no mercado, passa a dominar o trabalhador. Dessa forma, este se aliena daquilo que pro¬duziu. A alienação surge, assim, em um determinado momento do proces¬so de desenvolvimento histórico das sociedades humanas. Ela se manifes¬ta também sob a forma de perda de consciência e de afastamento do ser humano das atividades comunitárias para encerrar-se em si mesmo, aban¬donando a ação política.




Anarquia - Ausência de Estado. Para os adeptos do anarquismo (veja a seguir), a anarquia é um objetivo a ser alcança¬do, uma situação ideal na qual o Esta¬do e a divisão da sociedade em classes antagónicas deixam de existir. Para os grupos conservadores, anarquia é sinó¬nimo de desordem e confusão na socie¬dade. Foi com este último sentido que a palavra se incorporou ao vocabulário cotidiano.




Anarquismo - Doutrina que preconiza a criação de uma sociedade sem clas¬ses e sem qualquer tipo de Estado e na qual os indivíduos viveriam livre¬mente. A sociedade anárquica, ou anar¬quista, se realizaria por meio de um elevado nível de consciência social de todos os indivíduos, já que o anar¬quismo, como doutrina, não significa a desorganização total da sociedade.



Ancien regime - Expressão francesa que significa "antigo regime". Foi cria¬da durante a Revolução Francesa de 1789 para designar o regime político anterior, o absolutismo monárquico, derrubado por aquela revolução.



Animismo - Teoria segundo a qual a natureza é regida por almas ou espí¬ritos. Segundo o animismo, todas as coisas animadas ou inanimadas são dotadas de alma. O animismo surgiu nas sociedades primitivas como pri¬meira tentativa de explicar os fenó¬menos da natureza e de aproximar-se do sagrado. Estaria, assim, na origem da religião.


Anomia - Etimologicamente, anomia significa ausência de regras ou de leis. Em Sociologia, designa situações nas quais muitas pessoas violam as normas geralmente aceitas pelo grupo e se comportam de forma anómala, em claro desrespeito à conduta considera¬da "normal" pela sociedade. Trata-se de um estado de desorganização que pode atingir uma pessoa ou um grupo inteiro.



Antropocentrismo - Doutrina segun¬do a qual o ser humano é o centro do universo.




Antropologia - Ciência social que es¬tuda as manifestações culturais dos grupos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. São objeto de estudo da Antropologia a organi¬zação familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o ca¬samento, etc. A palavra antropologia - do grego antropos, homem, e logia, estudo - significa etimologicamente ciência do homem. Divide-se em An¬tropologia Física, Antropologia Cultu¬ral e Antropologia Filosófica.



Apartheid - Regime segregacionista imposto pelo governo de minoria bran¬ca da África do Sul durante o período de 1948 a 1991. Esse regime estabe¬lecia uma série de restrições à popu¬lação de maioria negra em relação a trabalho, moradia, convívio social e casamento.



Área cultural - É a região em que predominam determinados complexos culturais, determinados padrões de cultura, que lhe conferem caracte¬rísticas próprias, diferenciando-a das demais.




Aristocracia - Sistema político em que o governo é exercido por poucas pes¬soas, geralmente da nobreza, classe so¬cial cujos privilégios são transmitidos hereditariamente. A palavra também é usada como sinónimo de nobreza.



Arraigado - Diz-se de algo que está enraizado, consolidado. Costumes ar¬raigados, por exemplo, são costumes consagrados pela tradição e praticados por sucessivas gerações.




Ascensão social - É quando o indiví¬duo melhora sua posição no sistema de estratificação social, passando a in¬tegrar um grupo de situação superior à de seu grupo anterior.




Assimilação - Processo social que dá solução definitiva e tranquila a um conflito social. É pela assimilação que se suspendem os conflitos. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual indivíduos ou grupos diferentes tornam-se mais semelhantes. Difere da acomodação na medida em que implica em modificações internas no indivíduo ou no grupo, sendo estas geralmente inconscientes e involun¬tárias. É uma forma interiorizada de solução de um conflito.




Associação - Forma básica de inte¬gração social. É o conjunto de ações recíprocas, por meio das quais os in¬divíduos estabelecem relações dura¬douras e se associam, aproximando-se uns dos outros e estabelecendo laços de ligação entre si.




Automação - É a introdução da robó¬tica e de sistemas de computadores para a realização de tarefas repetitivas antes desempenhadas por trabalhado¬res. Pode ocorrer em qualquer setor da economia de uma sociedade. Também chamada de automatização.




Autoridade - Num plano abstrato, é a capacidade de uma pessoa se fa¬zer obedecer por outras sem precisar apelar para a força física. Do ponto de vista político, é a pessoa, ou o grupo, que detém a prerrogativa de mandar e se fazer obedecer. Pode ser também o representante do poder público que tem por finalidade fazer respeitar as normas e leis de um Estado ou de uma comunidade.




Balança comercial - Relação entre o valor das exportações e o das importa¬ções de um país. Quando as exportações superam as importações, diz-se que há um superavit na balança comercial. Quando as importações são maiores em valor do que as exportações, diz-se que há um déficit na balança comercial.




Barreira social - É todo traço cultural capaz de dificultar ou impedir mudan¬ças na sociedade ou a ascensão social de um grupo, bloqueando assim a mo¬bilidade social vertical. A barreira so¬cial se verifica por meio de obstáculos e resistências. Obstáculos são barreiras oriundas da própria estrutura social, que dificultam ou impedem a mobili¬dade social. Resistências são atuações conscientes e deliberadas para impedir a mudança social.





Bens - São todas as coisas palpáveis, concretas, produzidas (ou retiradas da natureza) por meio do trabalho para satisfazer necessidades humanas.





Boicote - Sanção social imposta por de¬terminados grupos em relação a certos fatos ou bens. Nos últimos anos do re¬gime de apartheid na África do Sul, al¬guns países e instituições estabelece¬ram o boicote económico daquele país com o objetivo de levá-lo a extinguii o apartheid.





Bolchevismo - Doutrina política de¬fendida por socialistas revolucionários russos no começo século XX e que pre¬conizava a tomada do poder por meio de uma insurreição armada. Seu prin¬cipal líder era Vladimir Ilitch Lenin. Essa doutrina tinha por instrumento o Partido Bolchevique, que liderou a Revolução Russa de outubro de 1917.




Bolsa de Valores - Instituição públi¬ca ou privada, destinada a operar com ações de empresas, fundos públicos e outros títulos de crédito. Ações são papéis que representam frações do capital de uma empresa. Elas são ne¬gociadas na Bolsa de Valores e seus preços variam constantemente. Uma empresa de capital aberto, ou seja, cujas ações são negociadas na Bolsa, é controlada pelas pessoas que detêm o maior número de ações.




Burguesia - Classe social que surgiu na Europa ocidental com o advento do ca¬pitalismo comercial, no período final da Idade Média. Atualmente o termo é utilizado para designar empresários, banqueiros e outros capitalistas (gran¬de burguesia). É a classe social pro¬prietária dos meios de produção e que emprega trabalhadores assalariados.



Burocracia - É o conjunto dos funcio¬nários públicos de um Estado, adminis¬tradores da coisa pública. A burocracia está sujeita a uma hierarquia, a regula¬mentos rígidos e a uma rotina inflexí¬vel. Tem influência importante nos ru¬mos adotados por um Estado ou país.




Camada social - O mesmo que estrato social. É constituída por um grupo so¬cial mais ou menos homogéneo, cujos integrantes desempenham funções so¬ciais semelhantes e têm a mesma renda em uma sociedade hierarquicamente estruturada. São formas históricas de camada social as castas, os estamentos e as classes sociais.





Capital - É todo bem, ou conjunto de bens, capaz de produzir outros bens. Só é capital aquilo que, em combina¬ção com o trabalho humano, produz riqueza. Por exemplo, com uma peça de tecido, tesouras, linha, algumas máquinas de costurar e alguns traba¬lhadores, podemos produzir peças de roupa que serão vendidas no mercado. Nesse caso, tanto o tecido como as máquinas, a linha e o salário pago aos trabalhadores fazem parte do capital, pois são bens que criaram outros bens. Capital é uma relação social de produ¬ção. Pode tomar a forma de dinheiro ou de bens, mas para que possa produ¬zir necessita do trabalho humano.




Capitalismo - Modo de produção basea¬do na propriedade privada dos meios de produção e distribuição, na exis¬tência de um mercado onde ocorre a livre concorrência entre as empresas, na procura do lucro pelo empresário e no trabalho assalariado. O capitalismo só pode existir, portanto, onde exis¬tam capital, mercado e trabalho livre.





Carisma - Conjunto de qualidades ex¬cepcionais atribuídas a um líder. A liderança carismática é aquela que se baseia em certos dons, reais ou imagi¬nários, atribuídos ao líder.




Casta social - Grupo social fechado, endógamo, cujos membros seguem tradicionalmente uma determinada profissão herdada do pai. É uma forma de estratificação social rígida, geral¬mente de fundo religioso.



Choque cultural - Conflito cultural resultante do encontro de duas ou mais culturas diferentes e capaz de desintegrar uma delas ou grande par¬te das culturas em contato.





Cibercultura - Novo tipo de cultura, nascido da combinação entre a so¬ciabilidade na chamada "comunidade interativa" pós-moderna e os avanços da microeletrônica.




Ciberespaço - Expressão que designa o espaço virtual criado pela internet para a "navegação", o conhecimento e a comunicação. Esse espaço virtual é formado pelo conjunto de usuários conectados à rede mundial de compu¬tadores e abarca as chamadas "comu¬nidades virtuais" ou eletrônicas.




Cibernética - Ciência que estuda a co¬municação e o sistema de controle das máquinas, focalizando principalmente os computadores.




Cidadania - Conjunto de atributos pê¬los quais o indivíduo torna-se cidadão, passando a exercer seus direitos civis e políticos, assim como a assumir seus deveres e obrigações diante do Estado e da sociedade.




Clã - É o conjunto de famílias que têm ou presumem ter um ancestral comum. O clã totêmico é aquele cujos membros compartilham o mesmo totem (animal ou objeto considerado sagrado e do qual certos grupos primitivos tomam o nome, levados pela crença de que há um laço mágico que une os integran¬tes da tribo ao totem).




Classe social - Grupo relativamente homogéneo de pessoas que desempe¬nham o mesmo papel no processo de produção ou de circulação das rique¬zas, têm profissões assemelhadas e relacionam-se da mesma forma com o sistema de propriedade dos meios de produção em uma sociedade. No modo de produção capitalista, por exemplo, a classe operária reúne não apenas categorias profissionais como a dos metalúrgicos ou a dos têxteis, ou mes¬mo o conjunto dos trabalhadores in¬dustriais, mas abrange também os assalariados que trabalham em trans¬porte (ferroviários, por exemplo) e trabalhadores de certos serviços, como os portuários. Esses trabalhadores não têm uma relação de propriedade com os meios de produção. Já a classe burgue¬sa, ou capitalista, é formada pêlos de¬tentores da propriedade dos meios de produção e de circulação das riquezas.





Coerção social - O mesmo que pressão social. Ação persistente de um grupo que leva o indivíduo a comportar-se de determinada maneira, sob pena de sofrer sanções sociais.





Colonização - Processo de conquista, ocupação e exploração económica e política de novas áreas geográficas. A partir dessa ação, estabelece-se uma relação de dependência entre os países dominantes (metrópoles) e as regiões conquistadas (colónias), pela qual a economia das colónias passa a ser subsidiária à das metrópoles. Por esse mecanismo de dependência, as colónias exportam para as metrópo¬les produtos primários (minerais e produtos agropecuários) e importam delas bens industrializados.




Competição - É o processo social pelo qual pessoas e grupos procuram, na luta pela vida, apoderar-se de bens ou de posições sociais escassas, ou seja, que existem em quantidade insufi¬ciente para satisfazer às necessidades de todos. Ela é inconsciente, impessoal e permanente - diferente do conflito, que é consciente, pessoal (e, portanto, emocional) e intermitente.




Complexo cultural - Combinação de traços culturais em tomo de uma ati-vidade básica.




Comuna - Comunidade local, urbana ou rural, com relativa autonomia ad¬ministrativa.




Comunicação - É o processo pelo qual se iniciam e se desenvolvem as rela¬ções humanas. A transmissão de ideias e sentimentos de indivíduo para indi¬víduo por meio da comunicação torna possível a interação social.



Comunidade - É um grupo ou conjun¬to de grupos sociais que ocupam uma área relativamente pequena, geogra-ficamente delimitada, cujos membros estão ligados entre si por laços de san¬gue e mantêm a mesma herança cultu¬ral e histórica.




Comunismo - Para os teóricos marxis¬tas, o comunismo corresponde a uma etapa posterior ao socialismo. No co¬munismo, segundo eles, acabariam as classes e as diferenças sociais entre as pessoas, porque todos teriam tudo em comum, e o Estado deixaria de exis¬tir. É o sistema económico e social que visa a estabelecer a comunhão de bens, com a abolição do direito de pro¬priedade e a extinção das classes so¬ciais e do Estado (leia mais no verbete marxismo desta seção e na biografia de Karl Marx na seção Grandes mestres das Ciências Sociais).




Conciliação - Processo social que ocor¬re quando grupos sociais ou pessoas em desarmonia chegam a um acordo de convivência, a um consenso.




Conflito - Processo social que decorre da disputa por bens escassos em uma sociedade, quando os indivíduos ou grupos procuram derrotar outros de forma consciente e pessoal.




Concentração de renda - Fenómeno que se caracteriza pela desigual dis¬tribuição da renda nacional, de modo que poucas pessoas ficam com uma parte relativamente grande da renda, enquanto a maioria da população re¬cebe a menor parte.




Consciência coletiva - É o sentimen¬to de identidade cultural e emocional que abrange todos os indivíduos que integram um grupo social. É o senti¬mento de pertencimento a um grupo ou coletividade.




Consciência de classe - É a percep¬ção que um indivíduo ou grupo tem de sua situação de classe numa socie¬dade dividida em classes sociais.





Conservantismo - Atitude contrária à mudança social. O mesmo que conser¬vadorismo.




Constituição - Ou Carta Magna. Con¬junto de leis fundamentais de um país, com normas e regulamentos que norteiam a ação dos poderes públicos, assim como os direitos e deveres das pessoas que integram a população desse pais.




Consumo - Uma das quatro atividades económicas básicas do ser humano. É a fase final do processo económico. Para alguns, o consumo é a distribui¬ção de bens para a satisfação de ne¬cessidades humanas; para outros, é o emprego da riqueza disponível.




Contato cultural - Relação que indi¬víduos ou grupos culturais diferentes estabelecem, determinando, muitas vezes, aculturação, conflitos ou mu¬danças.




Contato social - É a base da vida so¬cial, o passo inicial para que ocorra qualquer associação humana. É a primeira forma de interação social, quanto duas ou mais pessoas entram em relação direta. Os contatos sociais podem ser primários - aqueles que se dão diretamente, de forma espon¬tânea, como a relação entre pessoas da mesma família - e secundários, que são os contatos formais, estabelecidos de forma calculada.




Contracultura - Cultura alternativa, cultura marginal, undergroimd. Forma de manifestação cultural em oposição aos valores tradicionais estabelecidos pela sociedade. Movimento de pessoas que se opõem radicalmente a determi¬nados valores considerados importantes numa sociedade, como o patriotismo, o trabalho obrigatório, a acumulação de riquezas, a ascensão social, etc.




Controle social - São as formas pelas quais a sociedade impõe os valores do grupo a seus membros, de modo a evitar que adotem comportamento divergente. O controle social funciona como um importante instrumento de socialização.




Cooperação - É a forma de interação social na qual diferentes pessoas, gru¬pos ou comunidades trabalham juntos para alcançar fins determinados.




Corporação - Organização social que reúne patrões e empregados em tor¬no dos mesmos objetivos e interesses. A palavra é também utilizada para designar entidades profissionais que atuam em defesa de seus interesses e privilégios em detrimento do interesse público. Corporações de ofício foram as associações de artesãos durante a Idade Média na Europa ocidental.




Corporativismo - Sistema social que divide a sociedade segundo os gru¬pos profissionais que dela participam, reunindo sindicatos de patrões e de empregados de uma categoria profis¬sional, ou de diversas categorias pro-fissionais, sob a mesma associação. Como proposta de organização social, o corporativismo foi idealizado por correntes políticas de direita, como o fascismo, com o objetivo de colocar um fim na luta de classes entre pa-trões e empregados. Constituiu a base do Estado na Itália sob o regime fas¬cista (1922-1945).





Costume - É um padrão de comporta¬mento criado pela tradição e sancio¬nado (aprovado) pela sociedade que o adota.




Crescimento económico - Aumento da produção e da circulação da rique¬za de um país; processo de expansão quantitativa do produto e da renda.




Crime - Transgressão de um preceito legal; infração da lei ou das regras morais de uma sociedade.




Crise - Situação caracterizada por con¬flitos institucionais, com consequente perda de confiança da população nas autoridades e nas instituições vigen¬tes. A crise pode começar pela ação perturbadora de grupos insatisfeitos com o lugar que ocupam na sociedade e pode resultar numa ruptura ou alte¬ração da ordem social.




Cultura de folk- É a cultura dos gru¬pos iletrados. Trata-se de um conceito utilizado pela Antropologia Cultural para designar o sistema de crenças e valores das sociedades mais ou menos isoladas, de caráter predominante-mente rural e que se caracterizam por uma cultura basicamente oral.




Cultura erudita ou cultura de elite - É a cultura (entendida, neste caso, como conjunto de conhecimentos) que se adquire de maneira organizada e for¬mal, por meio de escolas e livros, ou ainda dos meios de comunicação - jor¬nais, revistas, televisão, rádio, cinema.




Cultura popular - Conjunto de cren¬ças, valores, práticas, objetos mate¬riais e tradições criado pelas camadas mais baixas da sociedade de forma espontânea e sem a intermediação di¬retamente visível da cultura erudita. Apesar dessa espontaneidade, contu¬do, podemos encontrar elementos da cultura popular que são resultado da apropriação e recriação em outro contexto de aspectos da cultura erudita. É a chamada cultura espontânea, mais próxima do senso comum, transmitida quase sempre oralmente. Da mesma forma que a cultura erudita, a cultura popular alcança formas artísticas ex¬pressivas e significativas.




Cultura de massa - Conjunto de ma¬nifestações culturais que não está ligado a nenhum grupo social espe¬cífico, pois é transmitido em grande escala para um público formado por diferentes camadas socioeconômicas, por intermédio dos meios de comuni¬cação de massa. Surge daí a indústria cultural. A televisão é um dos prin-cipais veículos de difusão da cultura de massa.




Democracia - Sistema político no qual a soberania emana do povo, isto é, do conjunto dos cidadãos, que po¬dem exercer o governo diretamente, como na Grécia Antiga (democracia direta) ou por meio de representan¬tes livremente escolhidos de forma periódica (democracia representativa moderna). A democracia moderna se caracteriza também pelo respeito às liberdades individuais e coletivas, pelo respeito aos direitos humanos, pela divisão do poder do Estado em três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), pela igualdade de to-dos perante a lei e pela existência de formas de controle das autoridades pêlos cidadãos.






Demora cultural - Situação que re¬sulta do crescimento desigual dos di¬versos setores da cultura. A demora cultural se verifica quando ocorrem diferenças no ritmo com que se desen¬volvem os diversos aspectos da cultura (material e não-material), criando-se desajustamentos.





Desajustamento social - Desadap¬tação de um ou mais indivíduos, ou mesmo de grupos inteiros, às condi¬ções e exigências da sociedade.




Desenvolvimento - Processo pelo qual o crescimento acelerado da economia é provocado e acompanhado por mudan¬ças sociais que transformam qualitati¬vamente a sociedade, tomando-a mais justa, harmónica e democrática.




Desorganização social - Ruptura dos vínculos de solidariedade entre os membros de uma sociedade, acarre¬tando o desequilíbrio da organização existente; processo pelo qual os laços que unem os membros de um grupo se afrouxam e este se desfaz, procu¬rando cada membro emancipar-se do controle social.



Despotismo - Sistema de governo que se caracteriza pela concentração do po¬der nas mãos de um indivíduo, um par¬tido ou uma oligarquia; trata-se de um tipo de regime no qual o poder é exer-cido de forma autoritária e arbitrária.




Dialética - No sentido em que aparece no capítulo 4 (seção Textos complemen¬tares), o termo se refere à filosofia de Georg Friedrich Hegel (1770-1831). Hegel considerava o mundo e a His¬tória como um processo de constante evolução do Espírito universal na di-reção de uma crescente racionalidade. Esse processo seria caracterizado pela contradição entre forças opostas. Marx e Engels aplicaram essa concepção de uma forma materialista à sociedade. Para eles, as forças opostas de Hegel assumiam a forma de classes anta¬gónicas que lutam entre si, até que uma delas vença e estabeleça um novo modo de produção.





Difusão cultural - Processo pelo qual traços culturais de uma sociedade são transferidos para outra, ocasionando nesta última mudanças culturais. Essa difusão ocorre geralmente pela ação dos meios de comunicação.




Direita - Termo político que designa os partidos, correntes de ideias ou indivíduos contrários a mudanças no sentido de uma maior democratização da sociedade.






Direitos humanos - Direitos que, por princípio, se aplicam a todos os seres humanos. São garantidos por leis internacionais, como a Declara¬ção Universal dos Direitos do Homem, adotada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e consistem em três grupos de direitos: direitos e liberdades civis, como a liberdade de consciência, de palavra e de opinião, o direito de ir e vir, a liberdade de imprensa, a proibição da prisão arbi¬trária, a condenação da tortura e dos maus tratos, etc.; direitos e liberdades políticas, como a liberdade de associa¬ção e de filiação partidária, o pluripar-tidarismo, o direito de voto (sufrágio universal), o direito a ocupar um car¬go público, etc.; e os direitos sociais, ou coletivos, como o direito à saúde e à educação, a proteção do menor, da mulher e dos idosos, os direitos traba¬lhistas (jornada de oito horas de trabalho, descanso semanal remunerado, aposentadoria, férias), etc.





Distância social - Afastamento exis¬tente entre os membros de um grupo ou dos grupos em relação uns aos ou¬tros; maior ou menor afastamento ou aproximação dos indivíduos ou grupos no espaço social.




Ditadura - Sistema anómalo de gover¬no baseado no poder de uma só pes¬soa ou de um pequeno grupo, o qual impõe suas normas, regras e desejos de forma arbitrária sobre os governa¬dos, impedindo que estes se manifes¬tem ou reajam contra a vontade dos governantes. As ditaduras se caracte¬rizam pela supressão total ou parcial das liberdades democráticas indivi¬duais e coletívas e pelo desrespeito aos direitos humanos.





Divisão do trabalho - É a distribui¬ção e diferenciação de funções entre indivíduos ou grupos nas atividades produtivas de uma sociedade.





Ecologia - Do grego oikos, casa, am¬biente, e logia, estudo. Trata-se da parte da Biologia que estuda as rela¬ções do ser vivo com seu ambiente.




Economia - Ciência social que estuda as atividades humanas ligadas à produ¬ção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. São fenómenos es¬tudados pela Economia a produção e a circulação de bens e serviços, a indus¬trialização, as relações comerciais en¬tre os países, a distribuição da renda, a política salarial, a produtividade das empresas, o crescimento económico, o desenvolvimento, etc.




Educação - Processo pelo qual as ge¬rações adultas transmitem às mais jo¬vens, de maneira informal ou formal, seus padrões de comportamento, seus valores, sua herança cultural e seus conhecimentos, de modo a integrá-los produtivamente na sociedade.




Elemento cultural - O mesmo que traço cultural; é a unidade menor, mais simples de uma cultura.





Elite - Minoria prestigiada e com atua-ção destacada nos setores político, económico, social e intelectual de uma sociedade. Pode ser composta por indivíduos oriundos das mais di¬ferentes camadas sociais, mas é ge¬ralmente formada por pessoas ligadas às classes dominantes.




Emigração - Mudança voluntária de país motivada por razões de ordem económica, social, étnica, política ou religiosa.






Empírico - Conhecimento obtido por meio da experimentação, da observa¬ção direta, sem base científica. Para o empirismo, o fundamento e a fonte de todo e qualquer conhecimento é a experiência sensível.




Endogamia - Sistema pelo qual os ca¬samentos se realizam exclusivamente entre os membros do mesmo grupo social e que proíbe o casamento com indivíduos fora do grupo.





Equidade - Em princípio, significa o mesmo que igualdade. Entretanto, alguns pensadores dão a esse termo um conteúdo mais abrangente. Para eles, equidade tem o sentido de uma relação que respeita as diferenças en¬tre pessoas desiguais, seja por razões biológicas, seja por razões sociais. Nessa acepção, na sociedade iguali¬tária, a riqueza seria distribuída por igual entre todas as pessoas; já em uma sociedade baseada na equida¬de, as pessoas que precisassem mais receberiam mais - por exemplo, um trabalhador com vários filhos teria um salário maior do que outro sem filhos, e assim por diante.






Escravidão - É a instituição social que consiste no direito de propriedade so¬bre outros seres humanos e na utiliza¬ção de seus serviços sem o pagamento de qualquer remuneração. Os escravos são considerados meros bens económi¬cos e podem ser vendidos e trocados, a qualquer momento, como simples mercadoria.




Escravagismo - Regime económico e social caracterizado pela utilização do trabalho compulsório e no qual os es¬cravos são propriedade dos senhores. Também chamado de escravismo.






Escola - Instituição social especifica¬mente organizada para transmitir aos jovens os conhecimentos, as normas de comportamento e a herança cultu¬ral, de modo a integrá-los na socie¬dade em que vivem; é a instituição social destinada a transmitir a edu¬cação de forma sistemática.





Espaço social - É o espaço abstraio onde se processam os fenómenos sociais.





Esquerda - Termo de conotação políti¬ca para designar os grupos, correntes de ideias ou partidos que lutam por reformas sociais destinadas a melho¬rar as condições de vida da população e a estabelecer um sistema social mais justo e igualitário. Entre as correntes de esquerda destacam-se os socialis¬tas de vários matizes ideológicos.




Estado - Conjunto de instituições so¬ciais que constituem a organização política de um povo e que detêm o monopólio do uso da força legítima. É a instituição básica de controle social da sociedade. Entre as instituições que o compõem, na democracia moderna, estão o governo e a administração pú¬blica (poder Executivo), os tribunais e outros órgãos da Justiça (poder Judi-ciário) e o Congresso nacional, ou Par¬lamento (poder Legislativo).





Estamento - Camada social interme¬diária entre a casta e a classe social. Assemelha-se de certa forma à casta, mas é mais aberta do que esta. Na sociedade estamental, a mobilidade social ascendente é relativamente di¬fícil, mas não impossível, como na so¬ciedade de castas. A sociedade feudal da Idade Média, na Europa ocidental, constitui um exemplo de organização baseada em estamentos sociais.




Estratificação social - É a divisão da sociedade em estratos ou camadas so¬ciais hierarquizadas ou superpostas.






Estrutura social - É o conjunto orde¬nado de partes encadeadas que for¬mam um todo que mantém estável a sociedade; é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade. A estru¬tura social é o aspecto estático da organização social.





Ética - Como parte da Filosofia, a éti¬ca estuda os princípios normativos do comportamento humano e os valores morais que presidem a vida em socie¬dade. A expressão é também usada no sentido de moral.




Etnia - Grupo biológico e culturalmen¬te homogéneo. Para alguns autores, a noção de etnia supõe grupos com ca¬racterísticas físicas próprias. Em todos os casos, porém, a noção de cultura é fundamental para definir uma etnia.




Etnologia - Disciplina muito próxima da Antropologia Cultural, a Etnologia estuda os povos ditos "primitivos", so¬bretudo aqueles que não conheceram ou ainda não conhecem a escrita.




Etnocentrismo - Tendência a privile¬giar o grupo étnico ou nacional a que se pertence, considerando-o como pa¬drão para julgar as culturas diferentes. O etnocentrismo tende a criar precon¬ceitos contra outros povos e culturas. Um exemplo de etnocentrismo é a atitude dos europeus ao conquistar e colonizar a América.




Evolucionismo - Teoria que procura explicar o aparecimento das espécies animais por meio da ideia de evolu¬ção. Para os evolucionistas, as espécies animais teriam surgido por meio de transformações graduais e progressivas que iriam dos seres mais simples para os mais complexos. O teórico mais im¬portante do evolucionismo foi Herbert Spencer (1820-1899), que popularizou o termo evolução. Algumas explica¬ções sociológicas foram influenciadas pela doutrina evolucionista. Essas ex¬plicações procuraram descobrir as se¬quências ou estágios do crescimento so-ciocultural humano desde suas formas mais simples até as sociedades mais de-senvolvidas, sobretudo as europeias do final do século XK, considerando-as o ponto máximo da evolução humana.






Exclusão social - Situação decorrente da desigualdade social e da excessiva concentração da renda de uma so¬ciedade nas mãos de poucas pessoas. Nesse caso, grande parte da população se vê excluída dos benefícios dessa sociedade e impossibilitada de satis¬fazer suas necessidades básicas, como nutrição, vestuário, educação e saúde. Com a globalização, o termo abrange também aqueles que não conseguem emprego por não terem uma prepara¬ção adequada para as novas funções criadas pela sociedade global.





Exogomia - Sistema pelo qual os ca¬samentos devem ser efetuados entre pessoas de grupos diferentes, sendo proibido o casamento entre membros do mesmo grupo social.





Família - É o primeiro grupo social a que pertencemos; é uma instituição social constituída pelo conjunto de pessoas unidas por vínculos de paren¬tesco e consanguinidade.






Fascismo - Sistema político de ultradi-reita, radicalmente anticomunista e antidemocrático, liderado por Benito Mussolini na Itália (1922-1944) e ca¬racterizado por uma ditadura baseada em partido único. O fascismo italiano serviu de exemplo para outras dita¬duras de direita, como a de Francisco Franco na Espanha (1939-1975). Em seu grau extremo, adotou a forma de nazismo, regime estabelecido na Alemanha sob a liderança de Adolf Hitler entre 1933 e 1945. Em todos os lu¬gares onde foi implantado, o fascismo suprimiu as liberdades individuais e coletivas, destruiu as instituições de¬mocráticas e estabeleceu o terror de Estado contra os cidadãos.





Fato social - São as maneiras coletivas de agir, pensar e sentir, que exercem um poder coercitivo sobre as pessoas, levando-as a se comportar de acordo com os padrões estabelecidos pela so-ciedade.






Feminismo - Movimento social que luta pela igualdade de direitos civis e políticos entre homens e mulheres.






Fetiche - Objeto a que se atribui poder sobrenatural.






Fetichismo - Crença no poder sobre¬natural de um fetiche; culto ou adora¬ção de uma pessoa ou coisa.






Folclore - Conjunto de tradições, len¬das e crenças populares de um país ou região, transmitidas, em geral, por via oral e expressas em cantos, provér¬bios, canções ou danças.






Força de trabalho - É o conjunto de trabalhadores de todas as categorias e profissões, empregados ou não, dis¬poníveis em certa região, empresa ou sociedade. A força de trabalho de um país também é chamada de População Economicamente Ativa (PEA). A ex¬pressão pode ser utilizada ainda no sentido de capacidade física e intelec¬tual do ser humano para trabalhar.




Forças produtivas - Do ponto de vista da Sociologia e de outras Ciências So¬ciais, o termo força designa um poder de ação inerente aos seres vivos em geral e ao ser humano em particular. A expressão forças produtivas indica o potencial produtivo de uma economia. Em termos concretos, são as forças na¬turais apropriadas pelo ser humano na produção de sua vida material e social, mais os instrumentos de trabalho e as técnicas produtivas. Isso inclui a tec¬nologia e a organização do trabalho. A principal força produtiva, porém, é o próprio trabalhador.






Fundamentalismo - Tendência radi¬cal, religiosa ou política, que pretende impor padrões de comportamento ba¬seados na interpretação rigorosa, ao pé da letra, de crenças e tradições religio¬sas. O fundamentalismo é intolerante e rejeita o diálogo com aqueles que pensam de forma diferente.



Gemeinschaft - Termo alemão que significa comunidade.



Gesellschaft - Termo alemão que sig¬nifica sociedade ou associação.




Governo - Conjunto de pessoas que exercem, geralmente de forma tem¬porária, o poder Executivo de um Es¬tado.




Globalização - Processo iniciado na se¬gunda metade do século XX que con¬duz à crescente integração das econo¬mias e das sociedades de vários países em relação à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros e à difusão de informações.




Grupo social - Reunião de duas ou mais pessoas, associadas permanentemente pela interação, e, por isso, capazes de ação conjugada visando objetivos co¬muns. Grupo social primário é aquele no qual predominam os contatos pri¬mários; no grupo social secundário, por sua vez, predominam os contatos secundários.






Herança social - Parte da cultura que as gerações adultas transmitem às ge¬rações mais jovens.





Ideologia - Expressão criada no come¬ço do século XIX pelo francês Destutt de Tracy com o significado de ciên¬cia que tem por objeto o estudo das ideias. Mais tarde, Karl Marx e Frie-drich Engels deram a ela o sentido de consciência social de uma classe do¬minante, ou conjunto de ideias falsas e enganadoras destinadas a mascarar a realidade social aos olhos das classes dominadas, encobrindo as relações de dominação e exploração a que estão submetidas essas classes. Nessa acep¬ção, ideologia teria o mesmo significa¬do de "falsa consciência". Atualmente, o termo é empregado com o sentido de conjunto de ideias dominantes em uma sociedade, ou como "visão de mundo" de uma classe social, de uma sociedade ou de uma época.




Igreja - Instituição social de caráter religioso. É a religião institucionaliza¬da, isto é, que supõe, além da crença, rituais e práticas, uma doutrina, uma organização e uma hierarquia de mem¬bros denominada clero.




Iluminismo - Movimento intelectual ocorrido na Europa no século XVIII caracterizado pela busca do conheci¬mento por meio do uso da razão. Os iluministas combatiam as "trevas" da ignorância e do misticismo com as "luzes" da razão e do conhecimento cien¬tífico. Eles também lutavam contra o absolutismo dos reis e defendiam os ideais de liberdade e de igualdade de todos perante a lei.





Imigração - É o ingresso em um país de pessoas ou grupos de pessoas pro¬venientes de outro país, de forma temporária ou permanente. Imigração é, portanto, a transferência de pessoas de um país para outro considerada a partir do ponto de vista do país que recebe essas pessoas.




Imperialismo - Qualquer forma de ex¬pansão e de dominação de um país sobre outras áreas geográficas. Ten-dência de um Estado a expandir, de forma mais ou menos constante, sua área de influência para outras regiões (sobretudo no setor económico), ou a ampliar cada vez mais seu território.




Inclusão social - Processo pelo qual, devido à melhoria crescente de seu padrão de vida, pessoas antes margi¬nalizadas ou excluídas passam a inte¬grar a sociedade de forma mais digna, com a satisfação de suas necessidades básicas.





Indigente - Extremamente pobre; pes¬soa que vive em extrema pobreza.




Individualismo - Doutrina que de¬fende o primado do indivíduo sobre a sociedade. Segundo essa corrente de ideias, a sociedade nada mais seria do que a soma de indivíduos. Cada ho¬mem, diz ela, é dono de si: seu inte¬resse pessoal, o zelo por suas coisas particulares, o apego ao bem indivi¬dual devem prevalecer sobre o inte¬resse comum e o bem social. O indivi¬dualismo é uma característica que se acentua mais fortemente na sociedade capitalista, que incentiva a competi¬ção e a concorrência, dificultando ao máximo o desenvolvimento de formas de solidariedade entre as pessoas.




Indústria cultural - Expressão criada na década de 1940 para designar um fenómeno característico da socieda¬de industrial capitalista, pelo qual a indústria lança no mercado produtos culturais tratados como bens de con¬sumo de massa. A indústria cultural transforma em mercadoria os produtos da cultura, seja ela popular ou erudi¬ta. Para isso, conta com os meios de comunicação de massa - como a in¬dústria fonográfica (CDs), o cinema, o rádio e a televisão. Esses meios são parte constitutiva da indústria cultural e seu principal veículo de difusão. Eles vulgarizam as manifestações artísti¬cas, manipulam e induzem as pessoas a consumir, aniquilando sua liberdade de escolha e seu espírito critico.




Inércia cultural - Capacidade de re¬sistência à mudança social de certos aspectos culturais.
Informacionismo - Expressão utili¬zada para designar uma nova fase no modo de produção capitalista, histori¬camente moldada pela reestruturação do sistema de produção, a partir do final do século XX, com a substituição de tecnologia mecânica por tecnolo-gias de informação. Também chama¬do pós-industrialismo ou economia de serviços.



Infraestrutura - É a parte que susten¬ta uma estrutura. Para as Ciências So¬ciais, é a base material ou económica de uma sociedade ou de uma organi¬zação social.






Iniciação - Consiste nas cerimónias e provas por meio das quais, ao atingir a adolescência, os jovens são iniciados nas tradições e costumes da tribo a que pertencem, para serem conside¬rados aptos e admitidos como adultos nas comunidades. Também chamada de ritos de iniciação.




Instabilidade social - Fase de tran¬sição entre a desorganização e a reor¬ganização social. É caracterizada por crises e incertezas entre os diversos grupos sociais.




Instrumentos de produção – São todos os objetos que direta ou indi-retamente nos permitem transformar a matéria-prima num bem final; são as ferramentas de trabalho, os equi¬pamentos e as máquinas.




Instituição social - Estrutura especí¬fica da sociedade, ou forma de organi¬zação social estável, relativamente du¬radoura, cuja existência ultrapassa a das pessoas que dela participam e que pode durar gerações, ou mesmo sécu¬los, como a Igreja e o Estado. É tam¬bém definida como um conjunto de regras e procedimentos produzidos, re¬conhecidos, aceitos e sancionados pe¬la sociedade e que têm grande valor social; são os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa encontra preestabelecidos na sociedade e cuja mudança se faz muito lentamente.





Interação social - É a reciprocidade de ações sociais entre indivíduos, por meio da qual os seres humanos se aproximam ou se afastam, se associam ou se dissociam.





Introjeção - Mecanismo psicológico pelo qual o indivíduo assume incons¬cientemente um rato social ou uma ca-racterística cultural, tornando-a parte de si mesmo.






Isolamento social - Situação na qual uma pessoa ou um grupo social ficam desprovidos de contatos sociais com outras pessoas, ou grupos, devido a fatores físicos, psíquicos, culturais ou sociais.





Integração social - Adaptação do in¬divíduo, ou de grupos de indivíduos, à sociedade. A integração se manifes¬ta por meio da assimilação de nor¬mas, hábitos e modelos de conduta pelo indivíduo para sua convivência em sociedade.




Interatívidade - Situação marcada pela possibilidade de trocas de informações simultâneas e acesso imediato a qual¬quer parte do mundo por intermédio da rede mundial de computadores.





Jacobinismo - Doutrina ou partido dos jacobinos, tendência radical da Revo¬lução Francesa de 1789.





Latifúndio - Propriedade rural de gran¬de extensão, cuja maior parte aprovei¬tável não é utilizada em exploração económica.




Liberalismo - Doutrina que defende a mais ampla liberdade individual, a democracia representativa, o direito inalienável à propriedade, a livre ini¬ciativa e a concorrência no mercado entre indivíduos e empresas. O libe-ralismo surgiu na Europa no decor¬rer do século XVIII e foi a ideologia dominante sob o capitalismo compe-titivo, vigente sobretudo entre o sé¬culo XVIII e o fim do século XIX. No início, polemizou com o mercantilis¬mo, opondo-se radicalmente à inter¬venção do Estado na vida económica: uma de suas propostas políticas era o "Estado mínimo", situação na qual caberia ao Estado apenas a manuten¬ção da ordem e da segurança interna e externa da sociedade e a defesa do direito de propriedade.




Líder - Aquele que ocupa posição proe¬minente numa sociedade, em um gru¬po ou em um movimento; chefe, guia, condutor; pessoa que dirige um grupo, conseguindo uni-lo em tomo de ideias e valores.




Liderança - Capacidade de um indiví¬duo de conduzir e mobilizar um grupo no esforço coletivo para a obtenção de metas e objetivos comuns.




Linha de pobreza - Imagem criada por estudiosos para caracterizar o grau de indigência das pessoas mais pobres. Em geral, considera-se que está abaixo da linha de pobreza a pes¬soa que tem um rendimento diário de l dólar ou menos, ou seja, o equiva¬lente a 30 dólares por mês, cerca de 60 reais.





Marxismo - Doutrina criada a partir da obra e da ação dos pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engels e seus se¬guidores. O marxismo foi definido por Vladimir Hitch Lenin, líder da Revolu¬ção Russa de outubro de 1917, como um "guia para a ação". De fato, não se pode separar os princípios doutri¬nários elaborados por Marx e Engels da ação política e social concreta do proletariado, classe vista pêlos dois pensadores como destinada a eman¬cipar a humanidade da opressão capi¬talista. A teoria marxista apoia-se em dois princípios fundamentais: a ideia de que a base material, económica, da sociedade é determinante (em última instância) dos acontecimentos políti¬cos e sociais, assim como da organiza¬ção da sociedade (teoria dos modos de produção); e a noção de que "a histó¬ria da humanidade é a história da luta de classes". A teoria política de Marx, denominada por ele próprio (e por Engels) "socialismo científico", consi¬dera que a luta de classes é o motor da História, cabendo aos trabalhadores (classe operária) a tarefa de destruir o Estado capitalista e com ele a socie¬dade burguesa, instaurando primeiro a ditadura do proletariado e, mais tarde, o socialismo e o comunismo, quando a sociedade não estaria mais dividida em classes nem precisaria mais do Estado como órgão de coerção e repressão.




Mass media - Meios de comunicação de massa; são os modernos veículos de comunicação, como a imprensa, o rádio, o cinema, a televisão e o com¬putador.




Massa - Agrupamento social difuso formado por indivíduos de diferentes camadas sociais que recebem e assi-milam opiniões formadas e veiculadas pêlos meios de comunicação de massa, sobretudo pelo rádio e pela televisão. Também considera-se massa qualquer ajuntamento de indivíduos, formando um grupo instável e transitório, sem unidade coletiva.




Matéria-prima - Produto natural ou semímanufaturado que, depois de passar por diversas operações no pro¬cesso produtivo, transforma-se em um bem de consumo. O algodão, por exemplo, é matéria-príma para diver¬sos tipos de tecido.





Meios de produção - São os meios ma¬teriais utilizados na produção de bens. Entre eles estão as instalações (edifí¬cios, armazéns etc.), os instrumentos de produção (máquinas, ferramentas), as várias formas de energia e os meios de transportes utilizados na produção de qualquer bem. A terra (principal meio de produção na agricultura), as matérias-primas, as jazidas minerais e outros recursos naturais também fa¬zem parte dos meios de produção.





Mercantilismo - Conjunto de práticas económicas dos Estados absolutistas modernos (séculos XVI, XVII e XVIII). Para os mercantilistas: 1) O comércio era a principal fonte de riqueza; 2) A balança comercial deveria ser sempre favorável, ou seja, o país deveria ex¬portar mais do que importar; 3) Quan¬to maior o volume de metais preciosos (ouro e prata) acumulado por um país, tanto mais rico ele seria; 4) O Estado deveria intervir na vida económica, praticando uma política protecionis-ta, ou seja, aumentando as taxas so¬bre os produtos importados, de modo a proteger os similares nacionais.




Meritocracia - Sistema que privilegia o mérito das pessoas, ou seja, seu ta¬lento, sua criatividade, sua qualidade profissional, etc. Esse sistema baseado no mérito se contrapõe ao sistema de valorização das pessoas pelo paren¬tesco, pela filiação e pelas relações de sangue, sistema esse que caracterizou a sociedade aristocrática, feudal, da Europa medieval. Assim, na socieda¬de feudal uma pessoa da nobreza não precisava demonstrar nenhum tipo de mérito: seu valor e seu status na so¬ciedade eram determinados pelo nas¬cimento.





Método científico - Conjunto de re¬gras e procedimentos por meio dos quais é possível chegar às verdades científicas.







Mídia - Palavra derivada da pronúncia em inglês da expressão latina media, que em português significa meios. Refere-se, especificamente, aos meios de comunicação de massa usados para transmitir informações ou trocar men¬sagens. A mídia escrita reúne jornais, revistas e livros. O rádio constitui a mí¬dia falada. 3á a televisão (também cha¬mada de mídia eïetrônica), o cinema e o computador são multimídias, pois en¬volvem simultaneamente a transmissão de imagens, sons e palavras escritas.





Migração - É o deslocamento de pes¬soas ou grupos de pessoas no espaço geográfico. Esse deslocamento pode ser interno, isto é, dentro do próprio país, ou externo, de um país para ou¬tro. Denomina-se emigração a saída de pessoas de seu próprio país para outro e imigração a entrada em um país de pessoas provenientes de outro país.





Mobilidade social - É o movimento, no espaço social, executado por indi¬víduos ou grupos que se deslocam na escala de uma sociedade estratifica¬da em camadas sociais, passando de uma camada para outra. A mudança de posição social do indivíduo pode ser tanto no sentido horizontal como no sentido vertical ascendente e des¬cendente.





Modo de produção - Conceito criado por Karl Marx para designar o conjun¬to formado pelas forças produtivas e pelas relações de produção de uma sociedade em um período histórico de¬terminado. É a maneira pela qual a so¬ciedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e como os distribui. Segundo Marx, teriam existido na His¬tória os modos de produção comunal primitivo, escravista, asiático, feudal e capitalista. Marx previa ainda a for¬mação de um modo de produção que superaria o capitalismo: seria o modo socialista de produção.





Monarquia - Forma de governo em que o poder é exercido por uma só pes¬soa (o rei), que o recebe por meio de herança e o mantém até a abdicação (renúncia) ou a morte.





Monopólio - Situação em que uma única empresa controla a produção ou distribuição de determinados bens ou serviços.





Mores - Do latim mores, que quer dizer costumes. Seu emprego em Sociologia tem o sentido específico de designar os costumes considerados sagrados de uma sociedade e cuja violação é severamente punida. Por exemplo, a proibição do incesto (relações sexuais entre parentes muito próximos, como pai e filha, irmão e irmã, etc.). São os modos de agir mais enraizados, manti¬dos com tenacidade e que são conside¬rados essenciais para a vida social.




Multidão - É um agregado físico de pessoas, instável e transitório, que sofre influência de um impulso ou emoção comum, levando a uma ação conjugada.





Mutirão - Manifestação de solidarie¬dade que consiste no auxílio gratuito que prestam uns aos outros os mem-bros de uma comunidade, reunindo-se e mobilizando esforços em bene¬ficio de um de seus membros ou de todos eles.




Nação - Comunidade formada por um grande número de pessoas que têm geralmente origem comum, utilizam a mesma língua e estão ligados por uma mesma cultura e por interesses e as¬pirações igualmente compartilhados. Nem sempre uma nação dispõe de um Estado organizado. É o que ocorre, por exemplo, com o povo palestino, que embora forme uma nação não está or¬ganizado em Estado.




Nacionalismo - Corrente de ideias ou movimento que tende a exaltar como valor supremo a nação, suas tradições, seu passado, sua cultura, etc. Durante as décadas de 1950 e 1960, nos paí¬ses subdesenvolvidos, ou integrantes do Terceiro Mundo, o nacionalismo se manifestou muitas vezes como corren¬te de oposição e denúncia ao chamado "imperialismo" norte-americano ou europeu. Nesse caso, assumiu cono¬tações nitidamente de esquerda, pro¬pondo também mudanças estruturais em seus países, como a reforma agrá¬ria e a nacionalização das empresas estrangeiras.





Nazismo - Movimento político e regime liderados por Adolf Hitler na Alema¬nha entre 1933 e 1945. Tinha carâter violentamente antissocialista e antide¬mocrático. O nazismo é uma doutrina que prega uma forma de nacionalismo totalitário, no qual a Nação é absorvida pelo Estado e dirigido por um partido único. Durante o período em que go¬vernou a Alemanha, o nazismo supri¬miu as liberdades individuais e coleti-vas, extinguiu todos os outros partidos, calou a oposição e assassinou cerca de seis milhões de pessoas em campos de concentração criados especialmente para promover o extermínio programado de judeus, comunistas, ciganos, socialistas e outros grupos. O nazismo é uma ideologia racista que prega a supremacia da raça ariana (branca) e o extermínio dos judeus, considerados por ela uma raça "impura", responsá¬vel por todos os males do mundo. Jun¬tamente com o fascismo italiano, foi um dos causadores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).





Nível de renda - É o total de rendi¬mentos obtidos por uma pessoa, num determinado período.





Normas sociais - São regras de condu¬ta que orientam e controlam o com¬portamento das pessoas que vivem em sociedade.





Obscurantismo - Estado de quem vive em total ignorância, ou que, por mo¬tivos irracionais, se recusa a aceitar mudanças. Atitude de quem rejeita as descobertas da ciência por seguir ao pé da letra certos textos considerados sagrados. O poder público também pode assumir posições obscurantistas, ao impedir inovações ou a propagação de propostas de mudanças na estru¬tura da sociedade, por considerá-las um perigo para a ordem social ou por achar que estejam em conflito com seus interesses.





Oligarquia - Forma de governo em que o poder está nas mãos de um pequeno grupo de indivíduos.







Opinião pública - Conjunto de ati¬tudes, reações e correntes de ideias adotadas coletivamente por grande parte da sociedade diante de aconte¬cimentos políticos ou sociais. Fazem parte da opinião pública os meios de comunicação de massa - imprensa, rá¬dio, televisão e cinema -, certas Orga¬nizações Não-Govemamentais (ONGs) e outras entidades da sociedade civil, como os sindicatos, as Igrejas, asso¬ciações profissionais, etc. Em certos momentos, a ação da opinião pública na democracia pode ser determinante no sentido de estabelecer novos rumos para a sociedade, ou de corrigir ou punir atividades consideradas nocivas dos governantes. Em 1992, por exem¬plo, a mobilização da opinião pública brasileira, indignada com as evidências de corrupção no governo de Fernando Collor de Mello, obrigou o presidente a renunciar.





Organização social - Cada um dos par¬ticipantes de uma estrutura social de¬sempenha o papel correspondente à posição social, ao status que ocupa. O conjunto de ações realizadas quando os membros de um grupo desempe¬nham seus papéis sociais constitui a organização social; é a parte dinâmica da estrutura social.





Padrão cultural - Norma (ou conjunto de normas) de comportamento esta¬belecida pela sociedade; os indivíduos numa sociedade agem habitualmente de acordo com os padrões culturais es-tabelecidos por essa sociedade.





Padrão de vida - Quantidade e quali¬dade dos bens e serviços que uma pes¬soa consome em condições considera¬das normais. É o nível de consumo real alcançado por uma pessoa. O padrão de vida, portanto, depende diretamente da renda que a pessoa recebe.




Países emergentes - São assim cha¬mados os países pertencentes ao an¬tigo Terceiro Mundo que apresentam níveis de desenvolvimento e de indus¬trialização superiores aos dos países considerados pobres mas que, por ra¬zões sociais e económicas, ainda não são considerados desenvolvidos. Entre eles, estão a China, a índia, a Rússia, a Turquia, o Brasil, o México, alguns dos chamados "tigres asiáticos" (Cingapu-ra, Malásia, Hong-Kong, Taiwan) e a Argentina. De modo geral, os países emergentes estão em processo de in¬tegração à economia mundial.





Papel social - É a função ou o compor¬tamento que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupa determina¬do status social; é o aspecto dinâmico do status, a realização dos direitos e deveres referentes ao status social.





Paradigma - Modelo; padrão. Também tem o sentido de princípios ou ideias que servem de referência norteadora de uma sociedade ou de uma época. Para os marxistas, por exemplo, as ideias de Marx constituíam um para¬digma do pensamento.




Participação - Conceito genérico usa¬do em certos casos como sinónimo de integração do indivíduo ao grupo. Nessa acepção, é o ato de comparti¬lhar os processos de interação social. Do ponto de vista político, a expressão designa o princípio democrático se¬gundo o qual todos os cidadãos devem tomar parte no processo de tomada de decisões na esfera pública, ou seja, na esfera do Estado.





Partido político - Associação políti¬ca baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na qual os indivíduos profes¬sam as mesmas ideias sobre questões políticas e sociais.





Pequena burguesia - Grupo social in¬termediário entre a burguesia e o pro¬letariado. Também chamada de classe média, ou classes médias. É a camada social formada pêlos que vivem do pequeno capital - como os pequenos industriais, pequenos comerciantes, e pequenos proprietários rurais -, por profissionais liberais - médicos, engenheiros, advogados, intelectuais em geral, etc. - e por assalariados do setor de serviços - bancários, profes¬sores, funcionários públicos, etc.




Pertença - É o sentimento de perten¬cer a um grupo social, a uma comu¬nidade ou a uma sociedade, também chamado de pertencimento.





Pirâmide social - Representação grá¬fica das diferentes camadas sociais, de acordo com o critério de distância social existente entre elas.





Poligamia - Forma de matrimónio na qual um indivíduo pode desposar si¬multaneamente vários outros. Quando o casamento se dá entre um homem e várias mulheres, recebe o nome de po-liginia. Quando é uma mulher que des¬posa mais de um homem, temos uma manifestação de poliandria.





Política - Expressão que deriva da pa¬lavra polis, que em grego significa ci¬dade. A polis era a cidade-Estado na Grécia Antiga. Em algumas delas, a assembleia de cidadãos decidia sobre todas as questões que diziam respeito a seu Estado, isto é, à polis. Política tem a ver, portanto, com Estado, go¬verno e poder. Em sentido mais amplo, é toda atividade ligada ao exercício de um poder organizado em uma co-letividade, seja esta um Estado, uma cidade, uma empresa, um sindicato, uma universidade, etc. Assim, pode-se falar, por exemplo, na política sindi¬cal de determinado líder trabalhista, na política salarial de uma empresa, etc. Para o senso comum, política é a "arte de governar um povo".




Posição social - Lugar ocupado por uma pessoa na sociedade. É o status social relativo do indivíduo no grupo, quando comparado com o status de ou¬tros indivíduos ou grupos sociais.




Positivismo - Sistema filosófico cria¬do por Augusto Comte que pretende reduzir a filosofia e o conhecimento da vida em sociedade a limites e métodos científicos (veja também a biografia de Comte na seção Grandes mestres das Ciências Sociais).







Povo - Conjunto de pessoas que habitam um mesmo território e que formam uma nação, ou seja, que se expressam na mesma língua, têm a mesma his¬tória, seguem as mesmas tradições e compartilham hábitos, valores e cos¬tumes comuns.




Preconceito racial - Conjunto de ati¬tudes mentais discriminatórias e into¬lerantes, quase sempre acompanhadas de ações impregnadas de ódio irra¬cional dirigido contra indivíduos ou grupos de outra raça. O apartheid na África do Sul, entre 1948 e 1991, é um exemplo de política de Estado baseada no preconceito e no ódio racial.




Pressão social - É a coação exercida sobre pessoas ou grupos com o ob-jetivo de obrigá-los a uma mudança de atitudes, de comportamento ou de ideias.





Prestígio social - Posição desfrutada por um indivíduo que desperta con¬fiança em outras pessoas e é capaz de exercer influência sobre elas. O prestí¬gio social pode ser adquirido em virtu¬de de qualidades especiais atribuídas pêlos outros à pessoa prestigiada. Tais qualidades podem ser reais ou ima¬ginárias. O prestígio pode ser obtido também por meio da conquista de po¬sições sociais consideradas influentes na sociedade. Assim, um atleta pode desfrutar de prestígio apenas por ter vencido competições e conquistado medalhas em torneios esportivos.





Primogenitura - Qualidade do primo¬génito, ou seja, do filho mais velho. O direito de primogenitura, vigente em muitas regiões da Europa durante a Idade Média, atribuía ao filho mais velho de um senhor feudal a herança do feudo. Entre a realeza, era o pri¬mogénito que assumia o trono com a morte do rei.




Processo social - Conjunto de fenó¬menos sociais em movimento, isto é, em constante mudança, ainda que de forma lenta e gradual. Qualquer mu¬dança numa sociedade proveniente da interação dos seus membros é um pro¬cesso social.





Produção - Processo pelo qual certos recursos naturais sofrem transforma¬ções deliberadas pela intervenção do trabalho humano, resultando daí bens necessidades individuais ou coletivas.






Produtividade - Relação entre o valor total da produção de uma empresa ou de um país e o número de horas traba¬lhadas nessa produção. A produtivida¬de aumenta quando são introduzidas novas técnicas de produção, máquinas e novos processos de trabalho. Assim, por exemplo, se dez trabalhadores produzem dez pares de sapatos por dia e, a partir da introdução de uma nova máquina, passam a produzir quinze, diz-se que houve um aumento de 50% na produtividade.





Proletariado - Classe social surgida com a formação do modo capitalista de produção e considerada por Karl Marx como uma das classes funda¬mentais da sociedade burguesa (a outra seria a burguesia). É composto pêlos trabalhadores assalariados da indústria, do transporte e da agricul¬tura (proletariado agrícola). Também chamado de classe operária, sobretu¬do quando se refere aos trabalhadores industriais (operários), da construção civil (pedreiros, serventes, mestres de obra) e dos transportes (ferroviários e portuários).





Propaganda - Técnica de comunicação ou de difusão de mensagens que tem por finalidade criar atitudes, desper¬tar interesses e motivações, levando as pessoas a realizar certas ações ou a se comportar de maneira que satisfaça as expectativas daqueles que emitem as mensagens. Assim, a propaganda eleitoral de um candidato a cargo eletivo tem por finalidade induzir o eleitor a votar nele. Da mesma forma, a propaganda de um produto (ou pu¬blicidade comercial) visa a despertar no consumidor o desejo de comprá-lo, mesmo não tendo necessidade imedia¬ta dele.




Público - Agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos; é es¬pontâneo e amorfo, ou seja, não tem forma definida, e não se baseia no contato físico, mas sim em estímulos recebidos através dos diversos meios de comunicação. Pessoas que assistem a um espetáculo musical ou a um co¬mício formam um público.





Quilombo - Aldeia fortificada erguida em lugares inóspitos, na floresta, por escravos que conseguiam escapar do cativeiro durante o período da escra¬vidão no Brasil (século XVI ao século XIX). O mais famoso desses aldea¬mentos foi o Quilombo de Palmares, na capitania de Pernambuco, durante o século XVII. Os escravos que se re¬fugiavam nos quilombos eram cha-mados de quilombolas.



Quimera - Fantasia; sonho; ilusão.





Racismo - Conjunto de atitudes, ou doutrina, que afirma a superiorida¬de de uma raça sobre outras e está baseado, na maioria das vezes, em conceitos pretensamente científicos e enganosos. Tais conceitos estão em contradição com estudos realizados pela Antropologia moderna e com os ensinamentos da História, que mos¬tram a inexistência de raças.





Regime político - Forma pela qual o Estado se organiza e se estruturam as relações entre governantes e gover¬nados. Um dos aspectos centrais do regime político são os controles esta-belecidos pelo grupo dominante para ordenar a convivência social em uma comunidade ou sociedade. Desse modo, regime político não pode ser confun¬dido com forma de governo. O regime fascista, por exemplo, dominou tanto a Alemanha (1933-1945), um país com governo republicano, quanto a Itália, onde o governo era monárquico (1922-1945). Da mesma forma, uma Repúbli¬ca pode ter tanto um regime democrá¬tico quanto um regime fascista.





Relações sociais de produção – São as relações que os indivíduos e os gru¬pos sociais estabelecem entre si no processo produtivo.





Religião - Sistema de crenças associa¬das a sentimentos de respeito e vene¬ração a poderes sobrenaturais e que se expressa em atividades públicas desti¬nadas a cultuar esses poderes por meio de rituais regulares. Os seguidores de uma religião formam uma comunida¬de espiritual, reunindo-se geralmente em templos especialmente dedicados ao culto da divindade, como as igrejas católicas, os templos budistas e evan¬gélicos, as mesquitas muçulmanas, as sinagogas judaicas, etc.





Renda - É a soma dos rendimentos de uma pessoa num espaço de tempo de¬terminado. No sistema capitalista, a renda dos trabalhadores assalariados toma a forma de salário. A dos em¬presários, por sua vez, adota a forma de lucro.





Renda nacional - É a soma das ren¬das de todas as pessoas físicas e jurídicas de uma nação num período determinado.





Renda per capita - É o valor resultan¬te da divisão da renda nacional pelo número total de habitantes de uma nação.






República - Forma de governo em que o poder é exercido temporariamente por representantes eleitos periodica¬mente pêlos cidadãos.





Revolução - Mudança brusca e radi¬cal, muitas vezes violenta, de toda a ordem económica, social, política e institucional vigente. A revolução não consiste apenas na derrubada de um governo, mas implica transformações profundas na sociedade, chegando em certos casos a alterar até mesmo o regime de propriedade, como ocor¬reu com a Revolução Russa de 1917, que extinguiu a propriedade privada dos meios de produção e instituiu a propriedade coletiva ou estatal desses meios de produção.





Sanção social - Punição imposta ao in¬divíduo por um grupo ou por uma so¬ciedade com o objetívo de adequar seu comportamento social às normas da cultura estabelecida; é um instrumen¬to de controle social que consiste em punir o transgressor de alguma norma.





Secularizar - Tomar secular ou laico o que era eclesiástico, o que era ligado à Igreja. A Revolução Francesa de 1789, por exemplo, secularizou os bens do clero, ou seja, confiscou as proprieda¬des da Igreja e entregou-as a particula¬res ou ao Estado. Por secularização do pensamento entende-se a passagem de um pensamento puramente religioso para um pensamento científico, ba¬seado na razão humana.





Segregação - Política destinada a se¬parar e isolar certos indivíduos ou grupos sociais ou étnicos do convívio com a parcela dominante da socieda¬de. A segregação racial é uma forma extrema de preconceito racial. Consis¬te em separar do contato com a et¬nia dominante os indivíduos da etnia considerada inferior.




Serviços - Atividades de valor econó¬mico ou social que não têm relação di-reta com a produção. São exemplos de serviços: a assistência prestada pelo médico a um paciente, a aula de uma professora, o trabalho de um cabelei¬reiro, etc. Entre os serviços mais im¬portantes de uma economia estão os transportes, as atividades bancárias, o comércio, o ensino, a distribuição de água e de energia elétrica, etc.





Servidão - Instituição pela qual um grupo social se coloca ou é colocado em relação de total dependência para com outro. Essa instituição predomi¬nou nas relações de trabalho entre os servos da gleba e os senhores feu¬dais, donos das terras, durante toda a Idade Média na Europa ocidental, ou seja, sob o modo feudal de produção. Os servos trabalhavam em lotes de terra (as glebas) pertencentes aos se¬nhores. Estavam ligados à terra. Caso um senhor quisesse vender suas pro¬priedades, os servos fariam parte da transação, passando a trabalhar para o novo senhor. Além disso, eles pa¬gavam uma série de impostos e taxas ao proprietário e prestavam serviços pessoais gratuitos a ele. Em troca, o senhor lhes garantia proteção em caso de guerra ou de agressões externas.





Setor externo - Em Economia, é o con¬junto das operações comerciais e finan¬ceiras de um país no mercado externo, aquele que é formado pela totalidade dos países. Essas operações envolvem atividades como exportações (vendas a outro país) e importações (compras de outro país).





Setor privado - É composto pelas em¬presas pertencentes a particulares, pes¬soas ou grupos de pessoas, sem a parti¬cipação ou intervenção do Estado.




Setor público - É composto pelas or¬ganizações, instituições e empresas do Estado.





Simbiose - Associação íntima e prolon¬gada entre dois ou mais organismos de espécies diferentes que se beneficiam mutuamente dessa associação.




Símbolo - Algo concreto que representa uma realidade abstrata. Por exemplo, as cores verde e amarela, quando utiliza¬das conjuntamente, representam o Bra¬sil; a aliança é um objeto que simboliza a união e a fidelidade entre os cônjuges em nossa sociedade; a cruz simboliza o cristianismo, e assim por diante.




Sincretismo - É a fusão de traços cul¬turais provenientes de culturas di¬ferentes, dando como resultado um novo complexo cultural. A umbanda, uma religião afro-brasileira, por exem¬plo, reúne aspectos do cristianismo e de crenças africanas trazidas pêlos negros para o Brasil. É uma das mani¬festações de sincretismo religioso em nossa cultura.






Sindicato - Associação profissional que tem por objetivo a defesa dos in¬teresses dos que exercem determinada atividade.





Sistema de ensino - Conjunto de nor¬mas e instituições que organizam e disciplinam, em seus vários aspectos, o processo educativo formal.




Sociabilidade - É a tendência natural do ser humano para viver em socie¬dade.




Socialismo - Expressão que designa tanto uma doutrina como um sistema social. Como doutrina, o socialismo é uma corrente de ideias que propõe a superação da sociedade capitalista por meio da socialização (ou coletivi-zação) dos meios de produção - que passariam a pertencer à sociedade e não mais a capitalistas privados - e da entrega do poder político às as¬sociações dos trabalhadores. Como sistema social, o socialismo teve um caráter marcadamente autoritário em países como a antiga União Soviética e a China. Ali, a propriedade social ou coletiva acabou se transformando em propriedade do Estado e o governo tornou-se monopólio de uma buro¬cracia privilegiada que nega os ideais igualitários dos fundadores do pensa¬mento socialista.





Socialização - É o processo pelo qual a pessoa se integra ao grupo ou à socie¬dade em que nasceu, assimilando seus hábitos, valores, costumes e outros traços culturais; é o ato de transmitir, de introjetar na mente do indivíduo os padrões culturais da sociedade; pela socialização o indivíduo, naturalmente social, toma-se sociável, isto é, capaz de viver em sociedade.





Sociedade - Coletividade organizada e estável de pessoas que ocupam um mesmo território, falam a mesma lín¬gua, compartilham a mesma cultura, são geridas por instituições políticas e sociais aceitas de forma consensual e desenvolvem atividades produtivas e culturais voltadas para a manuten¬ção da estrutura que sustenta o todo social. A sociedade apresenta-se ge¬ralmente dividida em classes ou em camadas sociais nem sempre harmó¬nicas. Entretanto, mesmo quando há oposição e conflito entre essas classes ou camadas, verifica-se também com¬plementaridade entre elas, e é essa complementaridade que mantém de pé a sociedade como um todo.




Sociologia - Ciência social que estuda as relações sociais e as formas de asso¬ciação dos seres humanos, consideran¬do as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia estuda os grupos sociais, a divisão da sociedade em camadas ou classes sociais, a mobi¬lidade social, os processos de mudança, cooperação, competição e conflito que ocorrem nas sociedades, etc.; é a ciên¬cia social que estuda os fatos sociais.




Solidariedade social - Vínculo re¬cíproco entre pessoas que envolve ações de ajuda mútua e está baseado em interesses e sentimentos de res¬ponsabilidade comuns a esse grupo de pessoas. Uma das manifestações da solidariedade é a cooperação.


Status quo - Expressão em latim que significa o estado atual em que se en¬contram as coisas. Em certos contex¬tos, pode designar também a ordem social estabelecida.




Status social - É a posição social ocu¬pada pelo indivíduo no sistema de es¬tratificação social; essa posição social determina o conjunto de deveres e di¬reitos do indivíduo na sociedade.




Subcultura - Complexo cultural com características próprias no interior de uma cultura maior, mas adotando também os valores gerais dessa cul¬tura mais ampla. É o que ocorre, por exemplo, no Brasil, com as subculturas nordestina e gaúcha.




Subemprego - Emprego temporário, não qualificado, não coberto pela le¬gislação trabalhista em vigor e, em geral, mal remunerado.





Superestrutura - Expressão utilizada por Karl Marx para designar a parte superior da estrutura social, que é sus¬tentada pela base material, económica, denominada infraestrutura. Na supe-restrutura se localizam o Estado, a vida cultural e o conjunto das ideologias, filosofias, religiões, princípios jurídicos e políticos da sociedade.




Tecnocracia - Sistema de organização política e social baseado no predomí¬nio de uma camada social constituída por técnicos e burocratas de formação científica.




Tecnologia - Conjunto de conhecimen¬tos científicos com aplicações técni¬cas e práticas em determinado setor de atividade.




Tensão social - Estado emocional que resulta das oposições e conflitos que ocorrem entre grupos sociais. Na ter¬minologia marxista, as tensões sociais são expressão e consequência da luta de classes. Uma greve de operários, por exemplo, é uma das manifesta¬ções da tensão social.




Teocracia - Sistema de governo no qual o poder político aparece unido ao po¬der religioso. O Vaticano, por exemplo, é um caso típico de Estado sob governo teocrátíco. Localizado no interior da Itália, o Vaticano é um Estado inde¬pendente governado pelo papa, chefe da Igreja católica. A teocracia pode ser definida também como um sistema de poder no qual o governo está nas mãos do grupo sacerdotal.




Totalitarismo - Forma extrema de Es¬tado autoritário. Estado policial carac¬terizado pelo monopólio do poder nas mãos de um único grupo, que não per¬mite a existência de outros partidos, pela supressão de todo tipo de liber¬dade, pelo controle do Estado sobre os meios de comunicação, pelo constante desrespeito aos direitos humanos, pela repressão permanente aos opositores e pela existência de um aparelho poli¬cial todo-poderoso, que controla até mesmo a vida individual das pessoas. São exemplos de totalitarismo o nazis¬mo, que governou a Alemanha entre 1939 e 1945, e o stalinismo, que traiu os ideais socialistas e oprimiu o povo da antiga União Soviética entre 1929 e 1953.



Tirania - Governo arbitrário exercido por um ditador cruel e sanguinário (o tirano) ou por um grupo de indivíduos com autoridade absoluta.




Traço cultural - Unidade mais sim¬ples de uma cultura; a menor unidade mensurável da cultura.




Tradição - Conjunto de ideias, senti¬mentos e costumes que, numa socie¬dade, se transmite de uma geração a outra; parte da herança social e cul¬tural valorizada pelo que representou no passado.




Transição social - É o processo de mudança na estrutura social de uma sociedade, que passa de um estágio mais atrasado para um estágio mais avançado.




Transmissão social - Difusão de as¬pectos culturais pelas sociedades hu¬manas; processo pelo qual o patrimó¬nio cultural é transmitido de uma ge¬ração a outra.





Tribo - Forma de organização social en¬tre povos antigos. Podia incluir vários grupos locais - fossem eles aldeias ou bandos - unidos por uma mesma língua e uma cultura comum. Entre os povos pré-letrados, a tribo tinha geralmente um chefe e estava unida também por laços de parentesco e de solidariedade muito fortes. Na Grécia e na Roma antiga, o termo era aplicá¬vel mais à população de determinados territórios.





Urbanização - Processo de crescimen¬to da população e das condições de infraestutura das cidades. Também é atribuído o termo urbanização ao pro¬cesso social que consiste na adoção de hábitos e atitudes peculiares à vida urbana, que se caracteriza pela acen¬tuada divisão do trabalho e pela proli¬feração de papéis sociais, e na qual as relações sociais tendem a ser superfi¬ciais, formais e impessoais.





Utopia - Palavra de origem grega, uti¬lizada para designar sistemas políti¬cos e sociais ideais, nos quais vigora¬riam normas e instituições altamente aperfeiçoadas. Pode ser também a perspectiva de um sonho irrealizável ou de realização num futuro imprevi¬sível, irreal.





Valor social - Significado ou apreço que a sociedade atribui a ideias, fatos, conhecimentos, objetos e normas.





Xenofobia - Ódio às pessoas e coisas estrangeiras. A xenofobia é uma ma¬nifestação de intolerância que atenta contra os direitos humanos e dificulta o entendimento entre os povos.







3 comentários:

Izadora Luiza disse...

eu estava fazendo um trabalho que precisava de algumas dessas palavras, o seu blog me ajudou muito obg

D' Aro Branco disse...

vlw esse era o meu trabalho de recuperaçao pra passa de ano vlw....

Anônimo disse...

Parabéns seu Blog me ajudou muitoooo