Postagens mais visitadas

6 de abr. de 2009

Materia sobre Blogs - JC dia 18/03/2009

Blogs viram ferramenta de ensino

Publicado em 18.03.2009
Páginas virtuais são usadas por professores para tornar comunicação com alunos mais dinâmica. Recurso deve ser usado aliado à proposta pedagógica Os blogs deixaram de ser apenas diários virtuais há muito tempo, mas nos últimos anos eles ganharam novo papel. Aliando textos a outras formas de linguagem, passaram a servir como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da educação formal. (...)
No Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem, um blog vinculado ao site da escola foi criado, no ano passado, como uma forma de aprofundar conteúdos ministrados em sala de aula. Para terem acesso ao espaço virtual, os estudantes precisam de login e senha. Se alguém escrever conteúdo considerado inadequado, o administrador pode deletar. “Alguns professores já tinham blogs pessoais, mas optamos por criar um da escola para aplicarmos nossas próprias regras e termos mais controle”, explicou a supervisora pedagógica do Madre de Deus, Socorro Oliveira. Na opinião dela, na internet, os alunos se sentem menos envergonhados para fazer perguntas.
Através do blog, os professores podem postar slides, experimentos, dicas de estudo, material de revisão, provas de vestibular e vídeos. Os alunos, por sua vez, podem fazer comentários acerca do material e tirar dúvidas. “Durante a aula, algum assunto pode ficar pendente. É interessante porque a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos”, destaca o estudante do 2º ano do ensino médio Heider Tardelli, 15. Rebeca Pantoja, 16, acrescenta que o blog ajuda no processo de aprendizagem por ser uma fonte extra para acompanhar o conteúdo. Já Manuella Moraes, 16, acredita que a nova forma de comunicação ajuda a aproximar alunos e professores.
Para Raíssa Maria Silva, 16, a ferramenta contribui para suprir as necessidades escolares. “E nós já usávamos a internet antes”, destaca. O professor de história do Madre de Deus, Fábio Salvari, é um dos mais entusiasmados com o uso da tecnologia. “Os alunos gostam e a ferramenta já faz parte do dia a dia deles. A informática não é um monstro. Ela veio acrescentar, e não acabar com o trabalho do professor”, opina. (T.F.)

Nenhum comentário: